domingo, agosto 24, 2014

Carta para um adolescente cristão

.
Não pare no meio do caminho
João Cruzué

Este é um texto longo para o padrão teen. Mas vai valer a pena chegar até o fim. Você não vem pedindo a Deus para falar com você? É isto que vai acontecer em algum ponto desta mensagem. Abraço.

-----------

Tenho visto dezenas de adolescentes (e adultos também) indo à frente do púlpito no fim da pregação da mensagem a convite do pregador outra oração. E outra. Mais outra... e tudo continua do mesmo jeito. O mesmo tédio, o mesmo desânimo, a mesma fraqueza, parece que nada muda.

E Isto eu vi acontecer de novo neste domingo. Quando eu olhei,  vi aqueles rostos de sempre. Meu coração se moveu e eu chorei. Vi que eles estavam preocupados com sua forma de caminhar diante de Deus.

Chorei porque vi ali uma angústia e um desejo sincero de buscar ajuda do Senhor Jesus. Alguns já estavam parados na fé, sem forças para voltar a caminhar. Outros estavam tropeçando nas pedras das dificuldades. Outros tentando se livrar das redes do pecado. Tempos difíceis.

Difíceis pelas muitas ofertas de pecado. Difíceis pelas muitas cobranças. Estudos, trabalho, falta de dinheiro, responsabilidades. Por outro lado, tem a questão da não aceitação nos grupos - a rejeição do patinho feio. A experiência do primeiro amor ou da primeira desilusão. "De quem eu gosto não gosta de mim". O mundo dos adultos definitivamente não é um lugar confortável para um adolescente, senão estranho e hostil.

O que é muito valorizado pelos adolescentes não cristãos na atualidade é, via de regra, repugnante diante dos olhos de Deus. E manter a fidelidade ao Senhor exige compromisso, mas também é um investimento. E este compromisso de fidelidade é muito importante na hora das necessidades mais agudas, quando você ora e Deus responde. Esta é a diferença.

Muitas coisas eu poderia dizer olhando para os micos e babaquices que aconteceram na minha adolescência. Até os 18, era muito raro ter algum dinheiro no bolso. Quando recebi meu primeiro salário, gastei tudo em roupas, cintos , perfumes... Na maioria das vezes, eu olhava as coisas com um olhar comprido. Sonhos de consumo impossíveis.

Alguns desistem facilmente da fé, parando pelo meio do caminho em busca de se dar bem roubando, prostituindo-se ou sendo escravos do tráfico de drogas. Dinheiro amaldiçoado. Vida sem paz e sem Deus. A morte mora bem perto, do outro lado da parede.

Aos 18 aceitei a Jesus como meu Salvador. Aos 19 eu me firmei na fé. Foi no dia do meu aniversário. Foi quando eu entendi mais claramente o que significava aceitar Jesus como SENHOR. Batizei-me nas águas pouco tempo depois. Também recebi a promessa do batismo com o Espírito Santo, algo hoje que está completamente desvalorizado. Foi só a partir daí, eu entendi o que era a verdadeira alegria, pela presença de Deus em minha vida.

Passei por muitas aflições, mas nunca perdi a alegria nem a paz. E uma dessas aflições foi a "sugestão" de meus pais para que eu saísse de casa, depois que me tornei um crente. Isto basta. Foi este o preço que paguei, para poucos anos depois ver os dois aceitando também a fé. Minha mãe veio primeiro e depois meu pai. Os dois já estão com Jesus.

E depois que o Espírito de Deus fez morada em mim, aprendi o exercício do perdão. Que devemos perdoar sempre, mesmo que isto seja muito difícil. O perdão é a condição para que a presença de Deus permaneça em nossas vidas. Isto é muito importante para obtermos as respostas de nossas orações.

Se eu fosse examinar cada ano da minha fé para definir o que foi mais importante para minha aproximação de Deus eu diria que manter um coração perdoador. Eu não fiquei parado à beira do caminho, chorando pelas decepções do passado. Podemos receber muitas bênçãos, mas não vamos conseguir receber todas.

Algumas orações têm respostas imediatas. Mas para que a nossa fé cresça, Deus sabe que não pode nos dar tudo o que queremos. Ele quer que aprendamos também a esperar pelas respostas. E esperar não é muito do nosso feitio, mas é bíblico: Esperei com paciência no Senhor e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. O Senhor sempre nos ouve.

Não pare no meio do caminho.

Abandonar a esperança e descrer das promessas da palavra de Deus é uma triste realidade. Existe uma guerra espiritual e o diabo conta com as frustrações e decepções do nosso dia a dia para enfraquecer a nossa fé. Eu sei que o SENHOR existe e que confia em nós nessas pequenas batalhas cotidianas que travamos, para não sermos envenenados pelas coisas do mundo.

Santidade é separação das coisas do mundo. O domínio da nossa vontade é uma batalha crucial. Ou agradamos ao Senhor e a seu tempo colhemos os bons frutos da nossa oração ou se desistirmos de esperar damos de "bandeja" nosso futuro para o diabo. Se permanecermos fiéis durante as tribulações, Deus nos dará vitória naquilo que precisamos.

Não importa quem ou o que esteja afligindo você. Não importa o tamanho da "pedra" no seu sapato. Confie nas promessas do Senhor. Fique firme. Seja fiel. Pois chegará um tempo, em que você vai receber a resposta de Deus para todas as suas necessidades.

Para isso, não tenha comunhão com o mundo. Não tenha amizade com colegas mundanos. Seja separado daquilo que não presta, e Deus vai amá-lo como filho, como filha. E tudo que você pedir vai receber. Uma outra coisa tão importante quanto. Não fique perto das pessoas que só veem o lado ruim das coisas, o defeito das pessoas, o lado ruim de tudo. Elas podem fazer de você uma cópia delas.

Que fique bem claro: pessoas que veem o lado ruim de tudo SEMPRE em todo tempo. Pare e observe: eu disse sempre! Os olhos delas estão acostumados a enxergar apenas o que é ruim. Se apenas enxergassem, ainda não teria problema, mas elas não só veem, como também falam MAL o tempo inteiro de tudo e de todas.  Abra bem os olhos para ver isto que estou dizendo.

Deus é fiel. A provação vem, mas ela passa porque Ele se lembra de nós. Eu sei disso, é assim que vem acontecendo comigo há 34 anos. O Senhor tem sido fiel. Tenha você também um firme compromisso de fidelidade com ele, como fez Daniel. Se você não firmar este compromisso de fidelidade e santidade com o Senhor, não haverá oração que baste.

Depende de você. Se você for fiel, você conseguir ajuda do Senhor para estudar, se graduar, se casar, comprar sua casa, criar uma família abençoada, possuir um carro novo, ser uma bênção para você e a sociedade. Jacó não tinha nada quando fugiu de casa. Deus o fez rico. Mas Jacó aprendeu a ser fiel com o Senhor.

Seja fiel em tudo. Nunca fique parado no meio do caminho, pois as maiores bênçãos da sua vida, ficam para ser recebidas depois.


A paz do irmão João.



.




.

3 comentários:

Anônimo disse...

Graça e paz João. Louvo a Deus por sua vida, pois seus textos são bons, têm fundamento bíblico e nos passa a confiança de um homem que teve suas experiências com Deus e nos auxilia nesses verdadeiros aconselhamentos que escreve neste blog.

Confesso ser um leitor assíduo e, conhecendo um pouco de sua história através do que escreve, vejo a mão de Deus em sua vida. Me encontro um pouco na mesma situação em que você descreveu certa vez, por um longo período de desemprego. Assemelha-se também as diversas tentativas em concurso público. É difícil nos encontrar nessa situação e não se desesperar. E em minha mente bate aquele versículo em que Jó dizia: me sobreveio aquilo que temia. E quando este verso entra em minha mente, logo me sobrevem seu testemunho, de 11 anos desempregado. Isso me desespera, em apenas imaginar que isso poderia também me ocorrer. Mas espero firme em Deus, em suas promessas, que em hora oportuna ele virá me socorrer. E deixei, como escrito nesse post atual, de ir todas às vezes pedir oração em toda pregação por um mesmo propósito. Estou aprendendo a orar em secreto em meu quarto e na igreja ficar atento à pregação, guardar palavra pregada em meu interior e confiar plenamente nEle.

Que Deus em Cristo te abençoe ainda mais. Um abraço fraterno.

Joao Cruzue disse...

Meu irmão, obrigado por suas palavras. Sobre a questão de ir, e tornar a ir , e ir de novo à frente, vem de um ensino do Pastor Chiquinho Gonzaga, lá do Jardim Peri, Zona Norte de São Paulo. E ele ensinava ao povo que ia à frente para atender aos convites de pastores visitantes. Ele falava assim: Venham aqui, todos os doentes, venham os cadáveres, os mortos... e o povo ia. Pastor Chiquinho achava que isto depunha contra a Igreja, onde, pelas aparências só tinha gente doente, fraca, alegria dos pregadores, porque enchiam à frente do púlpito. Oração ia , oração vinham e nada mudava. Imagino, porque a partir de certa idade espiritual, Deus quer que o Cristão amadureça. E este processo passa pelas orações não respondidas.
Lembro de uma vez que passei a frequentar a casa de duas irmãos Profetas. Uma dizia uma coisa, e a outra dizia outra coisa. Só que eu esperava uma bênção para breve, mas ela demorou mais de 7 anos, e por isto meu coração se enfraqueceu com a desesperança. Não imagina que a promessa que me disseram fosse para daí a longos anos. Seria então preferível que não me dissessem nada...


.

Anônimo disse...

Interessante isso pastor. Quando ficamos sabendo de uma promessa, achamos que será para breve, depositamos nossa confiança nisso e, com o tempo, nosso coração vai desfalecendo. Mas fiel é Deus para cumprí-las. Deus te abençoe, obrigado pela resposta.