segunda-feira, julho 21, 2014

Medicina na Bíblia



Wilma Rejane

Existiria na Bíblia o ensinamento de que é pecado recorrer a medicina para curar doenças? O uso da ciência médica seria indicação de falta de fé? Esses são dilemas constantes no meio cristão, evangélico ou não, visto que há religiões que proíbem sua comunidade de recorrer a procedimentos médicos como por exemplo: transfusão de sangue, transplantes e outros.

Sei que o assunto exige extenso debate, mas quero tão somente que esse artigo sirva de suporte para ajudar pessoas que procuram referencias Bíblicas para o uso da medicina: Deus condena essa prática? 

Há inúmeras passagens Bíblicas sobre a ciência médica, a primeira referência está no livro de Gênesis quando Deus realiza um corte na costela de Adão com o objetivo de originar Eva. Por que Deus escolhe fazer a Eva de Adão? Ele não poderia fazê-la de modo independente, como fez com Adão? Nessa operação cirúrgica de Deus está presente o papel social de homens e mulheres, mas também e de forma esplêndida o papel de medicina na origem de todos os seres humanos; a química, biologia, genética e outros. Observemos:

Gênesis nos diz que Deus criou Eva usando material retirado do lado de Adão. (Gênesis 2:21-22) A palavra hebraica para o que foi tirado de Adão é tsela = costela(H6763 de Strong). 


Os componentes necessários para fazer Eva já estavam nas células de Adão, ou seja, os cromossomos humanos, que carregam o material genético para fazer o corpo humano. Todos os seres humanos têm 46 cromossomos, mas o sexo é determinado por apenas dois deles - chamados X e Y. Os machos têm um X e um Y. As fêmeas têm dois Xs.


Portanto, para tornar células femininas a partir de células masculinas Deus teve todos os diferentes tipos de cromossomos que precisava. Ele tirou o Y e duplicou o X, mas Ele não teve que inventar qualquer novo  cromossomo. Adão e Eva foram, criações únicas e separadas, produtos de um Deus que sabia manipular coerentemente os dados científicos que tinha em mãos.


Passando do Gênesis, vamos para o livro de Levítico, Onde Deus orienta a congregação de Israel a fazer uso de práticas sanitárias e de higiene pessoal em prol da saúde Dt 23: 10 a13

"Quando entre ti houver alguém que, por algum acidente noturno, não estiver limpo, sairá fora do arraial; não entrará no meio dele.Porém será que, declinando a tarde, se lavará em água; e, em se pondo o sol, entrará no meio do arraial.Também terás um lugar fora do arraial, para onde sairás.E entre as tuas armas terás uma pá; e será que, quando estiveres assentado, fora, então com ela cavarás e, virando-te, cobrirás o que defecaste."

Queimar animais mortos, lavar despojos de guerra com água corrente e/ou esterilizar com fogo foram medidas também ditadas por Deus para que Israel tivesse os dias de vida prolongados, com saúde. 

E hoje : Países que não têm politicas de saneamento básico,  possuem maiores índices de doenças, subnutrição e mortes. Porque a proliferação de germes é responsável por muitas doenças. Deus ensinou sobre isolar roupas e pertences de leprosos e anos depois mais precisamente em 1873 ficou comprovado que a lepra era altamente contagiosa e que sua bactéria poderia sobreviver até três semanas fora do corpo.

E no século 14: A peste negra  ceifou  milhões de vidas e não foi quebrada até que os pais da igreja em Viena  incentivaram o público a  a seguir as diretrizes  estabelecidas na Bíblia. Os resultados promissores em Viena obrigaram outras cidades a seguir o exemplo e, a temida praga foi finalmente erradicado .

Circuncisão ao 8º dia
Deus instituiu a circuncisão  dos meninos nascidos em Israel, a partir do oitavo dia de vida (Gn 17:12, 21:14, 00:03 Levi, Lucas 2:21). Médicos pesquisadores descobriram  que os dois principais fatores de coagulação do sangue, a vitamina K e da protrombina, atingem o seu nível mais alto na vida, cerca de 110% do normal, no 8 º dia após o nascimento. Estes agentes de coagulação do sangue facilitam uma rápida cicatrização e reduzem a chances de infecção. Atualmente, qualquer procedimento de circuncisão antes do 8º dia exigirá injeções de vitamina K para cicatrizar sem problemas.

O que levou anos em pesquisa para ser descoberto,já estava escrito pelo Médico dos médicos nas páginas da Bíblia Sagrada.

Ezequias,  Acazias  e Asa

O profeta Isaías (sobre direção de Deus) prescrever um medicamento para Ezequias, o composto feito com pasta de figos foi colocado em cima da enfermidade e teve efeito rápido de cura. II Reis 20:7.“Disse mais Isaías: Tomai uma pasta de figos. E a tomaram, e a puseram sobre a chaga; e ele sarou.” e Isaías 38:21.


II Reis 1:1-4 cita ainda o exemplo do rei Acazias de Israel, que estava doente e foi enviado para Belzebu, o deus de Ecrom, para ver se ele  se recuperava da doença. A resposta de Deus através de seu profeta Elias no versículo 3 foi: "Será que é porque não há Deus em Israel, que você está indo para consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom?"

A Bíblia condena a confiança em deuses pagãos, amuletos, encantamentos ou outras formas de magia ou superstição. Rei Acazias enviou a Baal-Zebube, deus de Ecrom, para saber se ele iria se recuperar de uma doença, da mesma forma como o rei Saul consultou a feiticeira de Endor antes de sua batalha final. Acazias deveria ter consultado a Deus. Esta passagem é sobre a idolatria; não tem nada a ver com a obtenção de ajuda médica. 

Em outro exemplo, quase no final de sua vida, o rei Asa foi repreendido por Deus por causa de uma doença muito grave, ele não buscou a Deus, mas procurou os médicos (2 Crônicas. 16:12-13). O problema era que Asa não havia buscado a Deus primeiramente, mas havia colocado toda a confiança nos médicos.


No Novo testamento

Jesus Cristo disse: "Aqueles que estão bem não precisam de médico, mas os que estão doentes" (Lucas 5:31). Era uma clara referência a cura do espírito, sendo Ele, Jesus a cura daqueles doentes.

Lucas 4:23 Jesus cita o provérbio: "Médico, cura-te a ti mesmo"

Lembremos que Lucas, o que narra esses acontecimentos da vida de Jesus, era médico e em nenhum momento da Bíblia é dito que ele deixou de exercer a medicina por causa da fé. Em Colossenses 4:14 Paulo se refere a Lucas como o "médico amado".

Em Marcos 5:24-29 vemos outra referência aos médicos: Uma mulher há doze anos sofria com fluxo de sangue,tendo ido a vários médicos em vão. E bastou um toque da mulher na orla da veste de Jesus para, enfim, ficar curada.

Quando Jesus exerceu seu ministério na Palestina, Ele encontrou muitos doentes, multidões que estavam sofrendo pela ineficácia da medicina daquela época. Jesus veio trazendo a cura e ensinando que vários fatores poderiam motivar a enfermidade do corpo a espiritualidade era uma dessas causas. Contudo, não deveríamos considerar toda doença como fruto de pecado, maldição. As doenças eram consequências também de falta de cuidado com a saúde, acidentes e outros.


Considerações finais:

Por todo o contexto Bíblico, podemos concluir que Deus Pai, Filho e Espírito Santo têm todo o poder para curar qualquer enfermidade que seja. Devemos sempre recorrer a Ele para vencer do mais brando ao mais terrível diagnóstico. Uma vida de oração e adoração constante  nos dará segurança de que Deus está no controle do que quer que aconteça conosco. E se Deus criou a fé e a medicina, não estamos condenados a padecer por doenças que a medicina pode auxiliar a curar. Contudo e sobre todas as coisas, nossa confiança não deve estar nos homens, mas em Deus. 

Tiago 5:14-16

"Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos."

 Recorrer a Deus em casos de doenças, pode nos proporcionar:

  • Em primeiro lugar uma cura sobrenatural sem auxilio de medicamentos.
  • Uma orientação sobre onde e a quem recorrer
  • Tranquilidade e segurança para lidar com o tratamento médico
  • Recursos financeiros e humanos
  • Sobriedade para tomar decisões
  • Resignação para conviver com certos espinhos que nem sempre deverão ser arrancados ( II Coríntios 12)

Provérbios 3:5-6: "Confia no Senhor de todo o teu coração, e não se apoie em seu próprio entendimento;  reconhecê-O em todos os teus caminhos e Ele endireitará as tuas veredas." 

Deus não condena a medicina, nem os cristãos que recorrem a ela. O que Deus condena é o confiar apenas nos recursos humanos esquecendo-se que Ele pode transformar situações. Condena o ocultismo, a superstição, a idolatria na busca pela cura.

Outra consideração que faço é a de que me sinto pequena e incapaz diante da Soberania e poder de Deus. Por isso, sempre que me deparo com situações de doenças quer seja comigo ou com outros, primeiramente recorro a fé porque sei que ela dá o suporte necessário e eficaz para todas as demais áreas. 

A Deus seja a honra e a glória por Sua justiça e perfeição, pela cura sobrenatural ou medicinal. A Ele seja a glória pelo que a vida nos oferece e também pelo que não nos compete.


Deus o abençoe

Fontes: Bibleevidences e Bíblia sagrada.


Wilma Rejane edita o blog A Tenda na Rocha e colabora com o Olhar Cristão

15 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Acervo da Teologia disse...

A paz de Cristo João Cruzué, tudo bem? Como já conheço e divulgo em nosso Blog o seu excelente Blog há alguns meses já, gostaria de saber do senhor se há alguma possibilidade desse Blog estar divulgando o Blog Missões & Teologia, pois deixo claro que, temos divulgado o seu trabalho sem interesse algum,mas para compartilhar o Evangelho puro de Cristo, inclusive retiramos muitos links dele, e permanecemos com o seu Blog, no qual gostei do conteúdo e sua visão. Se for possível me mande um alô no meu E-mail ou no Blog ok? Agradeço pela atenção e Abraços. michael_rossane@hotmail.com

Acervo da Teologia disse...

http://apaixonadopormissoes.blogspot.com

Joao Cruzue disse...

Lindo Texto, Irmã Wilma. Obrigado por compartilhar

Unknown disse...

nunca tinha lido um texto tosco só pra não dizer que é falta de fé deus deixou a medicina como o ser humano pode ser tão burro e ignorante

Unknown disse...

Queria ter lido este comentario

Wilma Rejane disse...


Joildo,

Se você não acredita que medicina seja um meio que Deus aprova e utiliza para abençoar as pessoas significa então, que o irmão não vai a médicos, é isso?

Penso que o radicalismo religioso mata tanto quanto a falta de fé.

Perdoe, mas não consigo concordar que a medicina seja criação meramente humana ou diabólica visto sua contribuição para o progresso e melhoria de vida da população de modo geral.

Deus te abençoe

Anônimo disse...

Meu pai está muito doente mais não quer ir só médico pois diz que deus vai cura-lo.
Como posso convencê-lo ? Preciso de ajuda pois ele só tem referência na Bíblia

Joao Cruzue disse...


Oi anônimo que está o pai doente.

Deus deixou pessoas com talentos naturais para exercer a medicina por vocação Dele. Apóstolo São Paulo orava pelos enfermos, mas não desprezava Lucas que era médico, inclusive dele.

No meu entendimento, o crente antes de ir para o hospital ou para consultar o médico, ele deve orar. O médico trabalho no campo das coisas possíveis. Pergunta para seu pai se foi Jesus que tirou a pedra da sepultura de Lázaro. Também pergunta quem foi que desatou-o das faixas que estava enrolado. Há coisas que nós temos que fazer e que Deus não vai mover um milímetro, por ser de responsabilidade nossa.

Diga para seu pai, que o Irmão João Cruzué pediu para dizer para ele deixar de ser teimoso e procurar o médico. Mas que não deixe de continuar orando.

Quem sabe o médico que consultar seu pai esteja precisando de um testemunho do seu pai para se converter a Cristo?


Abraço do Irmão João.





WILL disse...

Postagem maravilhosa, pena que os brasileiros, principalmente os crentes não têm o hábito da leitura, motivo pelo qual há muita confusão.

Raquel Meneses disse...

Amém, irmão João Crusué.
Sábias palavras!

Raquel Meneses disse...

Amém, irmão João Crusué.
Sábias palavras!

Anderson Fernandes disse...

Olá,Wilma Rejane
Jesus abençoe pela coletânea de passagens que demonstram como Jesus enxerga a medicina. Primeiramente, glória a Ele por tudo o que temos: pessoas capazes, substâncias ativas usadas como medicamento, conhecimento científico e não meras adivinhações. Cheguei a este blog procurando o fato de não haver na Bíblia a expressão Médico dos médicos. Ainda sim, fica claro que Jesus é, dentre outras coisas (Pastor, Mestre, Salvador) o Médico, que veio para nos curar. Então Médico dos médicos (ou o Melhor Médico) parece coerente. Estudo medicina, e uma das coisas que mais me incentivam a continuar é saber que Jesus tem amor pela função. Que não deve ser vista como endeusamento, porque a glória verdadeira, essa pertence a Jesus. Valeu!

Unknown disse...

Sinceramente , foi um texto muito elucidativo .
Deus continue lhe abençoando .

Unknown disse...

meus amados que Deus no ajude cada vez mas a ter confiança e entendimento, Jesus em Marcos 3:17,Jesus foi bem claro isso tanto no sentido espiritual como no material, hoje vemos muitos crentes, morrendo por ignorância, de conhecimento, onde muitos pastores ensina que não de deve ir ao médico, a ciência Deus falou a Daniel que ela se multiplicarei, isso não quer dizer que tira Deus de eminência, mas quê a fé em Deus também ajudar, muito estão sofrendo com várias doenças, mas Deus ele levantou homem com noções, a qual Deus tem dado sabedoria,porque Deus não vê o homem como , outros seres humanos ver Deus ver diferentes, muito jugar a Medicina.mas Deus está presente em todos os seus conhecimentos e assim permitir ao homem independente de religião, muito tem morrido por falta, de cuidados pessoais no corpo, e querem até que Deus seja empregado até mesmo para li da de comer.o póblema ê o povo não quer se cuida e sim quer fazer igual a Jonas foi para baixo de um abobeira e ali ficou sei fazer nada veio o raio do sol e lhe afetou a cabeça e ele morreu.ja tive várias discussões com líderes de igreja onde eles , nao enchega um palmo além do nariz.é mim questionar por eu instintiva , alguém doente procura um médico, mas eles não aceitam e acha que Deus é que tem que fazer tudo . sim Deus pode fazer como ele quer mas , ele é sábio e da condição de sabedoria e ciência para humanidade .é não só a crentes, os crentes deve entender que , sabedoria e ciência é diferente de salvação.é entender que nem tudo está escrito na bíblia.para conhecimento humano Jesus faz milagre faz mas nem todos os crentes alcançar milagre.isso para que todos saibam que Deus existe porque a fe faz brota em nos confiança em Deus .isso quer dizer que quando vamos ao médico estamos em obediência, no que Jesus falou em , Marcos 3:17 e com a fe em Cristo tudo da certo.portanto a sabedoria que vem de Deus, ela é permissível, por Deus o poblemas e o crente que só que encontrar tudo pronto na geração de hoje, vemos a importância da Medicina no meio evangélico.é muito para dizerem que é santarao não querem ir a Medicina, mas encerro afirmo que a sabedoria vem de Deus.porque nem tudo que tá escrito hoje nos nao temos condição de fazer ou viver .mas a graça e a misericórdias de Deus tem nos ajudado.