domingo, julho 27, 2014

Hamas: um clube de milionários na Palestina


GAZA



Tradução:João Cruzué

Nas eleições legislativas de 2006, as ruas da palestina esmagadoramente votaram no Hamas por causa exuberante contribuição  financeira que corrompeu a  Autoridade Palestina. Agora, depois de anos do lucro da exploração da guerra, parece que próprio Hamas  se tornou o  primeiro entre o clube dos milionários palestinos.

Desde muito cedo,  depois de tomar 0 controle da Faixa de Gaza em 2007, o Hamas  e seus aliados começaram a escalada de lançamento de foguetes contra o estado judaico. Dado a gravidade das represálias israelenses, que pareceriam não ser muito boas para o negócio. Mas, que de fato tem sido.

Passados sete anos, a liderança de Hamas arrecadou  somas ultrajantes de dinheiro graças ao bloqueio israelense de Gaza. A maior parte dos ganhos foram o resultado de impostos exorbitantes sobre as mercadorias contrabandeadas do Egito em túneis que correm embaixo das fronteiras de Gaza, ou grosseiramente tributando  o combustível egípcio subsidiado.

Nenhuma daquelas fontes de receita seriam possíveis sem  a provocação  violentamente a Israel para estabelecer o cerco à Gaza.Da mesma maneira os lucros de Hamas são ameaçados pelas quantidades enormes da ajuda humanitária e outras mercadorias que o Israel e a comunidade internacional distribuem em Gaza todo mês, que numerosos relatórios sugerem que o Hamas bloqueia aquela ajuda.

Ao mesmo tempo, os líderes de Hamas tem se provido de arrecadações de fundos agressivas nas suas viagens ao exterior. E, desde que a razão da existência do Hamas é a destruição de Israel, seria duro virar as costas para o lobby financeiro  para alguns mísseis  em cima do judeus de vez em quando.

E para onde vai o dinheiro?

Em entrevistas recentes  aos meios de comunicação , o Professor Ahmed Karima da Universidade al--Azhar no Egito observou que, nos últimos anos, o Hamas se tornou um movimento florescente de milionários. Segundo Karima,  o Hamas gerou  mais de 1,200 milionários sob sua liderança entre os funcionários de nível médio. Esta  afirmação foi confirmada pelo líder palestino Mahmoud Abbas, que em 2012 estimou que o número de milionários de Gaza era de 800.

Particularmente, o líder geral do Hamas, Khaled Mashal, acumulou uma fortuna de 2.6 bilhões de dólares, segundo fonte jordaniana.

Há um ano, quando a Fraternidade Muçulmana, organização de onde veio o Hamas, governava o Egito, o grupo de liderança de Gaza do grupo menos tinha pouco cuidado em ostentar  sua prosperidade, e o mercado imobiliário luxuoso que cresceu como resultado.

Tudo isso está acontecendo porque muitos habitantes de Gaza se afundam  na pobreza e lutam com uma taxa de desemprego de 40 por cento. Imagine quantos novos empregos poderiam ser criados com todo o dinheiro  reunido pelo Hamas. 

Em vez disso, o grupo de terror instalado em  Gaza sente prazer em ver o povo de Gaza sofrer, tanto economicamente como em consequência de sua violência contra  Israel, tudo a serviço do principal  objetivo  do Hamas.


SP 27.7.14.








Nenhum comentário: