domingo, outubro 07, 2012

O caminho do Espírito Santo

.

João Cruzué


"Portanto, 
agora nenhuma condenação há 
para os que estão em Cristo Jesus,
que não andam segundo a carne, 
mas segundo o Espírito. 

Porque
os que são segundo a carne
inclinam-se para as coisas da carne;
mas os que são segundo o Espírito,
para as coisas do Espírito.

Porque
a inclinação da carne é morte;
mas a inclinação do Espírito
é vida e paz.

Portanto,
os que estão na carne
não podem agradar a Deus.

Porque,
se viverdes segundo a carne, morrereis;
mas, se pelo Espírito
mortificardes as obras do corpo, vivereis.

Porque
todos os que são guiados pelo Espírito de Deus,
esses são filhos de Deus"

Referência: Carta de Paulo aos Romanos cap. 8: vv 1, 5, 6, 8, 13 e 14

------------------------

Meditação.

Este texto da Carta aos Romanos é um prumo de referência à vida cristã.  Na ordem das palavras, posso dizer que ele começa com esta afirmação:

"Os que estão na carne não podem agradar a Deus."

O que é estar na carne? Entendo que seja uma maneira de viver desinteressada a tudo quanto a voz do Espírito de Deus diz. E o que ela diz?  Que a vida não é só comer, beber, ganhar, casar, gastar e viver intensamente todos os dias. A voz do Espírito diz que há um Deus e que Jesus Cristo é seu filho unigênito - o caminho, a verdade e a vida.

Os que andam segundo a carne rejeitam  e criticam tudo o que é de Deus. Rejeitam  e criticam porque a palavra de Deus condena a prática do pecado. E,  por amarem mais o pecado do que a Deus, os pecadores preferem ficar longe de Deus.

Carne, neste contexto é: egoísmo,  soberba, prostituição, vícios que destroem o corpo, dependência química, recusa em se aproximar de Deus, desprezo por tudo que é santo, ódio às coisas de Deus, inveja, soberba, avareza, ganância por dinheiro, roubos, furtos, ódio e desejo de matar os outros, desejo de suicídio, sodomia, pedofilia, corrupção de todas as formas.

Não só isto, mas aqueles que conheceram Deus de perto, ouviram sua voz, aceitaram a salvação e depois por desculpas várias e razões sem fundamentos, passaram a caminhar pela senda do pecado, tendo conhecido o caminho da retidão. Reincidentes no pecado. Cruxificadores de Cristo uma segunda vez. A Bíblia tem uma referência duríssima quanto a estes: Cães que vomitaram o pecado e depois comeram o próprio vômito. Porcas  lavadas que voltaram ao lamaçal.

Romanos 08 é um termômetro que mede a temperatura do cristão.

O cristão também está sujeito ao domínio da carne quando vai se tornando morno, à medita que vai aceitando as mercadorias mundadas. Sua aplicação é mais ou menos assim. Uma novelinha não faz. mal. Um futebolzinho, não desvia ninguém. Um cineminha de amor-vampiro, de vez em quando é bom para despairecer. Três horas direto no facebook, não tem importância nenhum. Não faz mal isto, não faz mal aquilo...daqui a pouco tudo é lícito. 

Quando o profano se torna mais desejável na vida do crente - do que as coisas santas - temos um problema: a carne esta sufocando o Espírito. É como o passarinho que está fazendo o ninho no caminho por onde passa a serpente.

Quem anda segundo o Espírito, valoriza as coisas que agradam ao Espírito.  A leitura da Bíblia, para conhecer melhor a vontade de Deus. O tempo separado ficar a sós com Deus na oração individual. A preocupação de estar ocupado com  algo que agrade a Deus toda semana. É agradecido e não esquecido do que Deus faz...

Não preciso comentar  mais.

Que Deus nos nos guarde de ficarmos surdos à voz do Espírito.






Um comentário:

Unknown disse...

Tá ai um ótimo exercício: - Andar no Espírito!

Esse na verdade deveria ser o "mantra" de todo crente, a final é uma atividade diária, constante e as vezes até desafiadora, porém vale muito a pena ter a certeza de que estamos andando em Espírito, e, conformidade com a vontade de Deus, procurando agradá-lo em toda nossa forma de viver e estando cada dia mais perto do criador.... Não tem coisa melhor!

Eduardo Cardial Leite