João Cruzué
Em 14 de outubro de 1947, o piloto de testes Charles Elwood Yeager "Chuck Yeager" quebrou a barreira do som (1.225 km/h), pilotando o Bell X-1, um jato experimental à 45.000 pés ou 13.700m de altura.
Hoje, 65 anos depois, o austríaco Felix Baumgartner também quebrou a barreira do som.
Para fazer isso, primeiro ele subiu em um balão de Hélio até a estratosfera - a 39.120 m de altura. Em seguida, saltou de macacão, capacete e paraquedas, em queda "livre". O tempo de duração da queda até abrir o paraquedas foi de 04 minutos e 20 segundos.
Fui especular, fazendo os cálculos do chamado movimento uniformemente variado : V = g * t , mas descobri que esta equação não funciona para o evento, pois não leva em consideração os efeitos do atrito. Ainda assim, pela equação errada, nos primeiros 36 segundos ele deve ter quebrado a barreira do som, a 1.236km p/h na estratosfera.
Durante a queda o visor do capecete ficou embaçado e ele não deve ter enxergado quase nada, pois o mecanismo de aquecimento enguiçou. Igual ao parabrisa de um carro. Bateu o récorde de altura em subida de balão e de velocidade em queda "livre".
Esta notícia apareceu na primeira página dos maiores jornais eletrônicos do mundo de hoje.
Esta notícia apareceu na primeira página dos maiores jornais eletrônicos do mundo de hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário