domingo, outubro 28, 2012

Quando há dúvidas do caminho a seguir


Dois caminhos

Gilberto Horácio

 http://gilbertohoracio.blogspot.com.br/
 
Esta semana, a caminho do trabalho, alguém me perguntou a direção de um  determinado hospital.  Informei a esta pessoa que bastaria que ela virasse à esquerda na primeira rua e à direita na rua seguinte e chegaria no local que procurava. Ela já estava bem próximo de seu destino, mas não sabia disto. Neste momento, continuando minha caminhada, pensei:  - “Se eu tivesse informado o caminho errado a esta pessoa, mesmo estando tão perto de chegar, ela poderia ter se distanciado ainda mais.” Ela precisou confiar em mim, e seguir exatamente a orientação que lhe dei.

Tomé, um dos discípulos de Jesus, certa vez,  também teve dúvidas sobre o caminho a seguir. Jesus lhes falava sobre o futuro, sobre o fato de em breve deixar este mundo físico e voltar para os céus. Tomé não entendeu de forma clara e fez ao mestre a seguinte indagação: “Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?” Logo lhe respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida;” (João 14. 5, 6).

A resposta de Jesus a Tomé, foi o que me veio à mente naquela manhã em que eu caminhava para o trabalho. “Jesus é o caminho a seguir”. E Jesus é o caminho a seguir porque ele jamais ensinaria um caminho errado para que eu me distanciasse ainda mais de meus objetivos e metas. Porque Ele é a verdade posso confirar em suas palavras. Provérbios capítulo 14, versículo 12 diz que “há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.”  

Quantas pessoas estão andando em caminhos que parecem direito mas o fim deles são caminhos de morte. Há pessoas que por não conhecerem o caminho correto foram orientadas e guiadas por pessoas erradas que lhes apresentaram um caminho errado. Tão próximas da vida, da salvação, de chegarem ao alvo que é Cristo, da felicidade e  da eternidade nos céus, se enveredaram por caminhos errados baseados nas orientações equivocadas de “estranhos” inconfiáveis.

Cuidado com os caminhos pelos quais você tem andado meu irmão, minha irmã. Cuidado com as pessoas que lhe apresentaram estes caminhos. Cuidado com aqueles que até parecem conhecer o caminho, pela segurança com que falam, mas na verdade não conhecem para onde eles mesmos estão caminhando.

Em um mundo em que temos que fazer escolhas a todo o momento, que possamos ter a humildade, a intrepidez, ousadia, sinceridade e preocupação de Tomé. A decisão de tomar todos os cuidados para não errar o alvo. Em qualquer de nossas dúvidas, que possamos dizer: “Senhor, como posso saber o caminho?" "Vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno. (Salmos 139. 24) 


Um comentário:

Heverton Oliveira disse...

Olá Irmão. Teu blog já é extremamente premiado, mas creio que seja merecedor de mais um premio, afinal Deus tem te usado grandemente, como evangelizador via Internet! O sr. é uma benção!

Estou te indicando ao premio Dardos - Caso queira participar saiba mais neste link:

http://oblogdoheverton.blogspot.com.br/2012/10/premio-dardos-2012.html#more