quinta-feira, março 31, 2011

Bob Pierce e a Visão Mundial

.
.
WOLD VISION HISTORY


Tradução: João Cruzué

A World Vision teve início com a visão de um homem – O Reverendo Bob Pierce.

.Em 1947 Bob Pierce conheceu uma professora chamada Tena Hoelkedor, durante uma viagem à China. Ela lhe apresentou uma criança espancada e abandonada chamada White Jade. Incapaz de cuidar dela, a professora perguntou: “O que o senhor vai fazer por ela?” Então, o Reverendo Pierce lhe deu seus últimos 5 dólares e combinou de enviar, mensalmente, a mesma quantia, para ajudar aquela mulher a cuidar da menina.

Aquele encontro trouxe uma virada na vida de Bob Pierce. E foi assim que em 1950 ele fundou uma organização humanitária dedicada a ajudar crianças do mundo inteiro, chamada "World Vision". Seu primeiro programa de patrocínio infantil começou três anos depois, atendendo às necessidades de centenas de milhares de crianças órfãs coreanas, do final da Guerra da Coréia.

Durante as próximas décadas, a Visão Mundial estendeu seu trabalho a todas as partes da Ásia, América Latina, África, Oriente Médio e Europa Oriental. Os recursos do patrocínio infantil assistiram crianças pobres com comida, educação, cuidado da saúde e formação profissional.

Nos anos 70 a Visão Mundial abraçou um amplo modelo de desenvolvimento comunitário e estabeleceu uma divisão de ajuda de emergência. Ela tentou atingir as causas da pobreza concentrando-se em atender às necessidades comunitárias tais como: água, saneamento, educação, saúde, treinamento de lideranças e programas de geração de renda.

A Visão Mundial iniciou o século XXI fortalecendo seus esforços de advocacia, particularmente em questões relacionadas à sobrevivência infantil e diminuição da pobreza. Tornou-se mais ativa em parcerias com governos, empresas e outras organizações em questões ligadas ao combate do trabalho infantil, crianças utilizadas em conflitos armados e à exploração sexual de mulheres e crianças.

A Visão Mundial se tornou uma organização líder em questões humanitárias. Conta Aproximadamente com 31,000 membros, pessoas que implementam programas de desenvolvimento comunitário, ajuda de emergência e promoção de justiça em quase 100 países.



O QUE FAZ A VISÃO MUNDIAL

A Visão Mundial trabalha com desenvolvimento comunitário, ajuda em desastres e advocacia.


Transformando Comunidades
Transforming communitiesCom a pobreza tem causas locais e globais, a Visão Mundial opera dentro das comunidades em determinadas áreas geográficas para ajudar indivíduos e grupos a melhorarem o bem-estar de crianças e a superar a pobreza.

Resposta aos Desastres
Responding to disastersQuando os disastres sobrevêm, a World Vision fica globalmente posicionada para ajudar com gêneros de primeira necessidade, tais como: alimentos, água e abrigo. A Visão Mundial também trabalha junto à comunidade na recuperação pós-desastre e prevenção de futuras catástrofes.

Buscando uma Mudança Global
Seeking global change
A Visão Mundial engaja instituições, doadores e o grande público, para atacar os problemas globais que perpetuam a pobreza. O staff de sua advocacia capacita as comunidades a defendere, seus direitos, tanto local como globalmente.

Comentários: No mês de novembro(2008) tivemos a oportunidade de conhecer o pastor e conferencista luterano, Valdir Raul Steuernagel, na abertura da Conferência Missionária 2008 da Igreja Batista do Morumbi. O pastor Valdir foi durante alguns anos o Presidente do Conselho Administrativo da Visão Mundial Internacional ( World Vision). Na ocasião se mostrava preocupado com a atual e grave crise financeira. Chegando de uma recente viagem à Moçambique e África, afirmou que quando uma crise mundial se aproxima, os primeiros recursos a minguarem são os fundos destinados às causas humanitárias por governos e empresas. A primeira vítima da crise, disse ele, é a solidariedade. Também impresionou-me seu relatório abordando o lado espíritual de certos lugares de extrema miséria no mundo, como os campos de refugiados de Darfur no Oeste do Sudão. Ele disse com todas as letras que não existe em lugar nenhum do mundo um lugar onde um processo demoníaco de aniquilação é tão evidente quanto em Darfur. Disse que ao andar ali um cristão se angustia em ver, sentir e ouvir um processo destrutivo interminável. Que em pleno século XXI ninguém conseguiu deter ainda. Uma mistura de pavor, impotência, angústica ao ser confrontado com uma situação onde todos os tipos de misérias se aglutinam para humilhar, quebrantar, matar pela fome, pela doença, pela sede, violência - enfim - eu entendi de suas palavras que a última palavra em ação destrutiva com todos os requintes do inferno está acontecendo ali, cravado bem no coração da África.

Como não vi publicado em lugar algum, vou reportar que a Prefeitura do Município de São Paulo, através do Decreto 50.299 de 05/12/2008, publicado do DOC de 06/12/2008, delegou competência ao Secretário Municipal de Participação e Parceria, Sr. José Ricardo Franco Montoro, para representar o Município de São Paulo na assinatura de Contrato de Subvenção entre a PMSP e a Visão Mundial, cujo objeto é a implementação de atividades de gerenciamento do Centro de Refer~encia da Mulher, voltado ao atendimento da demanda de mulheres em situação de vulnerabilidade social e/ou casos de violência doméstica.

Também, ainda sobre a Visão Mundial, nosso contato para confirmação de assuntos de perseguição religiosa na Índia, irmão Jyoti, é missionário da World Vision, que trabalha entre outras coisas em campos de plantio de arroz em West Bengal para atender comunidades carentes.

Muito inspiradora esta visão inicial da WWI. Um fato deu conseqüência a um ato de solidariedade humana, que ao se repetir, deu lugar a uma visão; e depois uma instuição de renome mundial. tE 60 anos depois, cresceu tanto ao ponto de estender suas mãos generosas que ajudam pessoas em quase 100 países, inclusive no Brasil.

Vendo a situação do Haiti depois do pavoroso terremoto nesta segunda semana de janeiro 2010, lembrei-me da visão Bob Pierce. Que Deus ilumine os leitores deste artigo a criar projetos de cunho cristão dentro do que chamamos Agenda 2012.

João Cruzué.

cruzue@gmail.com


.




.

sábado, março 26, 2011

Missionário Pr. Itamar Fernandes - há 13 anos em Moçambique

.
Missões Transculturais em Moçambique


Missao Africa Pieia 2
Pr. Itamar Fernandes pregando em Cruzada de Evangelismo em Moçambique

Por Joao Cruzué/ano 2009.

Em 1998 o pastor Itamar Fernandes, 35 anos, deixou a Igreja Assembléia de Deus em Feira de Santana, arrumou as malas e junto com a esposa e três filhos, foram cumprir o sublime chamado de Jesus para anunciar as promessas do Evangelho em Moçambique, no Sudeste da África.

O tempo passou, mas sua paixão pelas almas dos moçambicanos continua a mesma. Hoje 13 anos depois, o Pastor Itamar e família trabalham firmes na liderança da Missão PIEIA desenvolvendo muitos projetos com boas perspectivas. Pastor Itamar é casado com a Irmã Alda Fernandes, e juntos têm três filhos: Brunno - 24, Thayane – 22 e Thaymires – 17 anos. A Igreja Assembléia de Deus em Feira de Santana, pastoreada pelo Pr. Joezer Santana, é responsável pelo sustento e supervisão do missionário em Moçambique.


PERGUNTAS E RESPOSTAS


Olhar Cristão - Como se converteu a Cristo, e como foi sua chamada missionária?
Pastor Itamar - Eu nasci em um lar cristão e quando tinha 10 anos de idade tive um sonho que eu estava em uma aldeia. Passaram-se os anos e um dia eu estava em uma aldeia africana e Deus me abriu os olhos e disse - Veja ai o que eu te mostrei quando tinhas 10 anos. Ai eu tive certeza que estava no lugar de Deus. Agora estamos completando 11 anos aqui em Moçambique.

Qual é sua cosmovisão sobre o Moçambique atual, nos aspectos social, político e espiritual?

Quanto ao aspecto social nos últimos anos depois da guerra que durou 16 anos, o país tem crescido consideravelmente a uma taxa de 7% ao ano. Podemos ver esse desenvolvimento no comércio, na área tecnológica, na cultura, educação, na saúde e na mentalidade das pessoas que têm a sua auto-estima renovada.


Na política, o país caminha para um mono-partidarismo esmagando violentamente as forças políticas da oposição. Mas por outro lado, a abertura democrática não para, o país está, apesar de passos lentos, caminhando para uma democracia madura e definitiva. Falar em guerra civil aqui é motivo de piada e risadas, graças a Deus.

No aspecto espiritual, como em todos os países africanos, o ocultismo alinhado a uma cultura rígida e resistente à mudanças formam uma barreira de oposição às igrejas evangélicas e missões. O cristianismo nominal atrapalha em muito a verdadeira Igreja e o verdadeiro Evangelho do senhor Jesus. A falta de visão missionária das igrejas enviadoras que estão principalmente no ocidente, faz com que muitos missionários voltem para casa por falta de sustento. Outros ficam sem condições financeiras de trabalhar, enquanto que o processo deficitário de envio de missionários permite que muitos venham ao campo sem sem nenhum preparo, e portanto, sem condições de desenvolver um trabalho sério - servindo apenas de objeto de zombaria. Costumamos brincar e dizer que o missionário come um leão por dia, isso porque temos um problema sério todos os dias para resolver. Ontem mesmo roubaram nossa única moto que nos foi doada por um irmão no Brasil. Só pra vocês terem uma ideia, na minha família já aconteceram 72 malárias, eu já estive a beira da morte por 3 vezes, meu filho já esteve em coma por causa da malaria, e minha filha já deitou sem nenhuma esperança de viver porque há muitos dias não comia, porém em tudo isso Deus nos deu vitórias tremendas.

Como foi parar em Moçambique?

Minha vinda a Moçambique foi interessante. Eu estava servindo a Deus como copastor e vice-presidente da igreja AD em Feira de Santana na Bahia, na época eu dirigia o culto de libertação e numa dessas noites Deus levantou um vaso que disse que eu iria ser enviado a um lugar muito distante dali e que ele iria mudar meu ministério. Alguns dias depois Deus me desafiou a dar todo o meu salário para obra missionária que estava sendo desenvolvida na Rússia e eu obedeci a Deus dando todo meu salário durante um tempo. Imediatamente fui a escola de missões e um ano depois estava chegando a uma aldeia africana aqui em Moçambique.Onze anos já se passaram; eu que pensei que voltaria um ano depois, agora já nem sei quando vou voltar.


Fale sobre a Missão PIEIA?

O objetivo da Missão PIEIA - Projeto Internacional para Evangelização do Interior da África é essencialmente plantar Igrejas em aldeias de solo africano, mas Deus também nos deu outros ministérios:

1- Projeto PAI-(projeto de amparo infantil) - alimentamos com a palavra de deus e com pão material cerca de 250 crianças diariamente.
2- Projeto Filemon- evangelização das presídios. Temos 150 novos-convertidos estudando a palavra de deus semanalmente
3- CASE - evangelização das feiras livres
4- Igrejas nas aldeias - são 117 igrejas nas aldeias
5- Radio - deus nos deu uma radio 100% evangélica que evangeliza mais de 600 mil pessoas diariamente. Além de outros projetos.

Como tem sido a aceitação do povo evangélico em Moçambique, e que autonomia a Igreja tem para fazer cultos, construir templos... existe Lei de Religião?

Não percebemos nenhuma rejeição visivelmente. Na cidade e fácil as pessoas se decidirem por Jesus, porem o difícil esse manterem na igreja. O mesmo acontece nas aldeias, principalmente por causa da força da cultura que e muito resistente e fixa.

A dificuldade reside no registro legal da denominação, porque o Governo exige que a igreja tenha no mínimo 500 membros ,e esta exigência e válida até mesmo para as aldeias mais distantes, e o Governo mantém controle de suas leis em
todo o território nacional não importando se é na cidade ou no interior. Uma vez que a denominação esteja legal, ela pode abrir representações em qualquer parte do país sem nenhuma perseguição governamental, porém no Norte do país existe sim uma forte resistência do povo muçulmano.

O Governo estabeleceu uma direção chamada Assuntos Religiosos que trata de toda a questão religiosa, inclusive recebimento, permanência e expulsão de missionários. É bom citar que em Moçambique não se compra terreno, ele é doado pelo Estado, e a facilidade de liberação para construir templos depende da boa vontade e da estrutura administrativa de cada localidade. Moçambique é um país regido por uma constituição democrática, fora isso temos as leis tradicionais que mudam de região para região.

Seu trabalho em Moçambique fica em que província ou estado? É ligado a Assembléia de Deus em Feira de Santana?

A Missão PIEIA tem registro nacional podendo operar em todo Moçambique. Neste momento já alcançamos quatro províncias e temos representação em mais dois países vizinhos. Estas representações são consideradas campos missionários da nossa igreja-sede. Em Moçambique temos mais de uma centena de igrejas espalhadas pelas aldeias.

Nossa Missão apesar de ser fundada por um missionário enviado e mantido até hoje pela Igreja de Feira de Santana, é uma missão inter-denominacional na sua totalidade. Recebemos ajuda de qualquer denominação, recebemos missionários de qualquer denominação e cooperamos aqui no com igrejas de qualquer denominação evangélica. A igreja de Feira de Santana é a igreja mantenedora da nossa família e nos somos seus missionários, porem a Missão é um órgão, como disse antes, inter-denominacional de tal forma que a responsabilidade de Feira de Santana é apenas em manter seus missionários que desenvolvem funções na Missão PIEIA, porem a manutenção dela vem de pessoas e igrejas amigas, não sendo assim de responsabilidade da Igreja Assembléia de Deus de Feira de Santana.



Pr. Itamar Fernandes

email: mpinternacional@hotmail.com
Moçambique – África




.






.

O destino das nações no tabuleiro de xadrez divino

.
.

Por João Cruzué

Estamos no começo de um século, e mudanças estão acontecendo no plano espiritual com consequências imediatas no mundo que conhecemos. Três grandes mudanças aconteceram nos últimos 11 anos que vêm fragilizando tanto a segurança quanto a economia mundial.

O orgulho e a segurança dos americanos foram quebrados, em 11 de setembro de 2001, dois grandes aviões derrubaram as Torres (de babel) Gêmeas do World Trade Center.


O ditador Hosni Mubarak foi obrigado a deixar o poder no Egito, em 11 de fevereiro de 2011, por uma revolta popular iniciada no meio do mundo árabe.

O Japão foi castigado duramente por um terremoto de 9º graus, que provocou um tsunami devastador com ondas de mais de 10 metros de altura. Sabe quando? em 11 de março de 2011.

Pode ser pura coincidência ou a demonstração divina de que Deus tem o Controle de tudo, dependendo da sua crença. Como cristão, posso ver a mão de Deus movendo o destino das nações em um grande tabuleiro de xadrez no plano espiritual, invisível aos olhos humanos.
Nações que deixam a cada dia a solidariedade e a justiça de lado, em busca de um individualismo e propósitos egoístas e desumanos.

Minha intuição diz que esta partida de xadrez está apenas começando, e que infelizmente acontecimentos maiores e piores estão a caminho, para assombrar e mudar o pensamento o padrão de pensamento mundial, da mesma forma em que se desenrolaram as mazelas no início do século passado.

O bramido do mar (tsunamis) irá aumentar sacudido por grandes e devastadores terremotos. Guerras muito mais destrutivas do que a História já registrou.

Mas o que de pior poderia acontecer mesmo, e há probabilidades reais para isso, seria o baque mortífero de um meteoro, ainda que pequeno, sobre algum lugar já planejado por Deus.
Se ele cair um uma região cheia de petróleo, pode atear um incêndio tão grande, que a fumaça alterar em muito o padrão atual do clima global. Há uma teoria, aceita nos meios acadêmicos, que afirma que os grandes répteis do passado, foram destruídos em curto espaço de tempo, por causa dos efeitos da queda de um grande meteoro.

Como a humanidade não tem por hábito ser efetivamente solidária no tempo da prosperidade, certamente vai reaprender a praticá-la quando as grandes catástrofes vierem para humilhar a soberba dos que pensam que o mundo não tem dono, nem manual do fabricante.

Enquanto isso, parafraseando o poeta, por trás das cortinas eternas, os olhos atentos do Senhor a tudo observam.



SP-26.03.2011.




.

Concurso para estudantes evangélicos de jornalismo

.

.

Por João Cruzué/Editor

Se você é evangélico, está cursando os dois últimos anos de jornalismo, não gosta de injustiças, mas quer participar propondo sugestões que podem melhorar as condições econômicas das classes de baixa renda, venha divulgar seus textos aproveitando esta oportunidade que o Blog Olhar Cristão* está patrocinando no primeiro semestre de 2011.

1 - Objetivo:

Divulgar conteúdo de interesse do Blog Olhar Cristão e ao mesmo tempo tornar conhecido o potencial dos melhores estudantes de jornalismo cristão do país.

2 - Regras:

1 - Tema do primeiro texto: impostos sobre alimentos e serviços básicos comprados pela população brasileira de baixa renda. Incluir no texto proposições de mudanças bem fundamentadas - sem radicalismo ou ofensas nominais. Por quê? Porque não há publicações detalhadas sobre este assunto na Internet. Resumindo: uma excelente oportunidade de trabalhar o assunto produzindo informações essenciais.


2 - Duração do concurso: até junho 2011.

3 - Será publicado um texto escolhido em cada 10; ou mais de um, se a qualidade do texto for
considerada excelente pela comissão julgadora do Blog Olhar Cristão.

4 - O melhor texto do semestre receberá um prêmio simbólico de R$ 100,00.

5 - A publicação dos textos escolhidos indicará os créditos dos autores;

6 - Os textos publicados farão parte do acervo de publicações do Blog Olhar Cristão.

7 - Para participar, você pode participar com até três textos originais - ainda não publicados.

8 - Os participantes deverão informar o nome da Igreja e o município onde congregam. Esta
informação pode ser dada na forma de comentários, no rodapé do texto deste concurso.

9 - Estas regras podem ser melhoradas, dependendo da crítica recebida.


3 - Comunicação:

Fale conosco: cruzue@gmail.com . Não uso MSN.


4 - Blog Olhar Cristão


O editor deste blog, João Cruzué, vem patrocinando com sucesso outros concursos (Prêmio Blogueiro Cristão) desde 2007.

* O primeiro blog cristão na busca do Google, há pelo menos uns três anos.



SP - 26.11.2011.






Governo: O maior explorador do dinheiro de pobres e mendigos




.
CHUTANDO O PAU DA BARRACA 2


sob uma perspectiva cristã



Por João Cruzué

De acordo com reportagem da estudante de jornalismo, Caroline Garcia, publicada no site da Universidade Metodista, em 03 setembro de 2010, os impostos da cesta básica podem chegar a 35% na Região do Grande ABC, baseada na pesquisa da CRAISA (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) publicada no começo do mesmo mês.

Tomei mais de uma hora pesquisando na Internet atrás de uma lista de alimentos com seus impostos, e apenas vi publicação de dados antigos. Parece que este tipo de assunto "queima" consciências e não fica disponível para leigos. Tenho interesse em publicar uma, e preciso de ajuda de mestres no assunto.
cruzue@gmail.com

Um fato é inegável: se uma cesta básica de R$ 333,92, no Grande ABC, em setembro de 2010, trazia embutidos cerca de R$ 116,88 de impostos, os pobres e miseráveis da região, em lugar de beneficiários, passaram a ser contribuintes das burras do governo. Passaram, não! sempre foram. Se acontece na "terra" do ex-presidente Lula, também ocorre no país inteiro.

Isso é uma pouca vergonha. O governo dá com u'a mão, gasta milhões em publicidade com tais bolsas-esmola, mas toma tudo de volta. Esta é uma das maiores injustiças que vem sendo praticada. Uma das causas da recorrente má distribuição da renda nacional. Tomar dos pobres e mendigos para manter o "superavit primário", os juros dos "coitadinhos" dos barões da especulação internacional.

Enquanto isso, aquele tal projeto de lei que retira os impostos dos itens da cesta básica continua empoeirando na gaveta de algum burocrata de Brasília. Sabe quando ele vai ser convertido em lei? no dia de "São Nunca!"

Conclusão: Se uma família, que não ganha o suficiente nem para comer, chega pagar até 35% de impostos sobre uma cesta básica, se até quem se beneficia do bolsa- família e outras esmolas, quando utiliza este dinheiro, também está pagando os mesmos impostos, eu não tenho outras palavras para definir o papel do Governo a não ser a de EXPLORADOR de pobres e mendigos.



SP- 26.03.2011.

Nota:
Tenho interesse em publicar uma tabela com o correto valor dos impostos sobre os alimentos comercializados no país. Você pode ajudar, extraindo estes dados dos tíkets do supermercado. (João Cruzué)







O petróleo ainda não é nosso

.

CHUTANDO O PAU DA BARRACA I
sob um olhar cristão


"E CONHECEREIS A VERDADE, E A VERDADE VOS LIBERTARÁ"
(Jesus Cristo - Evangelho de S. João)

Por João Cruzué

Em recente entrevista o diretor de abastecimento da Petrobrás, Paulo Roberto Costa, trouxe a público essas informações desconcertantes:

"A Petrobras espera a um carregamento de gasolina importada até o dia 15 de abril para garantir o fornecimento ao aquecido mercado doméstico. No ano passado ela importou cerca de 3 milhões de barris de gasolina de várias origens, o que não fazia há cerca de 40 anos, também em função de um mercado interno aquecido."

"Mesmo com as refinarias da empresa, trabalhando a plena carga e produzindo 380 mil barris diários de gasolina, ainda não são suficientes para a demanda interna. Estamos produzindo o máximo de gasolina em todas as nossas refinarias e se verificarmos que o estoque está abaixando e que precisa importar, iremos importar."

Comentário do blogueiro:

1. Este mesmo senhor foi preso, faz duas semanas, por corrupção e sabe-se  lá o que mais. Como a corda se rompe no seu ponto mais frágil, imagino que sua prisão se trata de uma tentativo de oferecer os anéis para não perder os dedos. 

1 - O dinheiro que deveria ter construído mais refinarias para que o "petróleo" fosse realmente nosso, foi gasto com o pagamento dos maiores juros do mundo, para banqueiros e especuladores internacionais.

2. A Petrobrás - a empresa "do povo" - tão "defendida" nas últimas eleições presidenciais produziu um lucro no ano de 2010 de 35,189 bilhões. Deste lucro, 11,7 bilhões foram para o bolso dos acionistas.

3. E você sabe quem são estes acionistas tão sortudos? 62% são estrangeiros. Nada contra o investimento externo. Minha indignação é contra as mentiras das campanhas eleitorais, pela manipulação da ignorância de um povo que tem mais de 100 milhões de adultos que não concluíram o ensino médio.

4. O petróleo é nosso apenas de conversa. Se fosse, o preço da passagem do transporte público não estaria em torno de R$3,00, o litro da gasolina. acima dos R$2,80, nem o dinheiro suado dos impostos dos trabalhadores brasileiros, pagando juros em lugar de construir refinarias e boas estradas.

5. Para que o petróleo seja mesmo nosso, o governo precisa utilizar os serviços de head hunters para colocar o melhor executivo brasileiro na mais alta cadeira de chefia da Petrobrás, no lugar de políticos IMCOMPETENTES. 

6. Mas ele não vai fazer isso não, pois está ocupado na arquitetura de um novo sofisma: veicular na praça uma peça publicitária denominada o Minério é "Nosso".

Conclusão: Como o petróleo, o minério, e tantas outras riquezas podem ser NOSSOS, se os controladores de todas essas empresas não chegam a uma centena de barões? 

O que é de fato nosso? 

É por isso que investir em Educação no Brasil, há 511 anos, é considerado um "tiro no próprio pé" pelos sucessivos governos, pois no dia que cada brasileiro conquistar uma graduação, e começar a pensar por si, vai deixar de ser tão crédulo. 

 A ficha da verdade vai cair e o engano não irá mais prevalecer apenas quando milhões de brasileiros não dependerem mais de bolsas esmolas e seus filhos conquistarem uma graduação em uma faculdade de primeiro mundo.


.




SP-26.03.2011

Estados Unidos invadem o Sudão

.

O genocida Omar al-Bashir

Por João Cruzué


Desculpem amigos, mas esta notícia ainda não aconteceu; e provavelmente nunca vai acontecer, por uma questão de pragmatismo americano.

Se houve um governo que destruiu de uma forma tão maligna a população civil de um país, este cara é o presidente Omar Hassan Ahmad al-Bashir [1]. O demônio por trás de Darfur [2]. Foram 2,5 milhões de pessoas expulsas de suas casas e cerca de 200 a 400 mil mortos, principalmente pela fome.

E apesar disso, e por décadas, a máquina de guerra americana nunca cogitou ir lá para "defender" a população civil do Sudão. Motivo: o Sudão não tem tanto petróleo como o Iraque e a Líbia. Veja isso na tabela com dados de 01/jan/2010:

Reservas Comprovadas
Oil


Fonte de dados: CIA



sexta-feira, março 25, 2011

Quando Deus vale mais que o dinheiro

.

-------------------------------------------------------------------------

"Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos,


nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus


que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos;"

Paulo - I Tim 6;17.
--------------------------------------------------------------------------


Por João Cruzue


Com dinheiro você pode comprar uma infinidade de coisas: bens, planos médicos e alguns compram até a consciência das pessoas. Mas no terreno das impossibilidades ele não tem nenhuma serventia. Por outro lado, a Bíblia diz no Evangelho (Lucas 1;37) que não há coisa alguma impossível para Deus.


Em 17 de abril de 1998, Linda Loise Eastman MacCartney , 56 anos, morria de Câncer. Esposa do ex-contrabaixista dos Beatles, Paul MacCartney, foi diagnosticada em 1995 com câncer no seio. Durante três anos ela tentou a cura, e dinheiro não era o problema. Creio que procurou os melhores médicos. Na última semana de vida, ela foi cavalgar um animal appaloosa no sítio do casal em Tucson no Arizona.

Em 23 de junho de 1998, morria o cantor sertanejo Leandro (Luís José Costa), vítima de um agressivo câncer de pulmão, causado por um maço de cigarros diários. Ele fazia parte da famosa dupla sertaneja Leando e Leonardo. Mesmo usando os melhores recursos médicos não houve dinheiro que comprasse sua cura. Desde o diagnóstico até a morte foram apenas 65 dias. Leandro tinha 36 anos.

Também no mesmo ano de 1998, foi internada no Hospital São Paulo com um tumor no colo do útero, uma parente, filha de um tio muito querido. Ao contrário dos dois personagens ilustres, ela não rica. Apenas uma jovem agricultora, pobre, recém-casada, com duas filhas gêmeas pequenas e um esposo para cuidar.

Durante os 69 dias de sua internação recebeu transfusão de 42 bolsas de sangue. Nos últimos 45 dias, seu "peso" foi de 60 para 38 kg. Mas ela não morreu. Ao contrário, Valdirene está bem viva. Sua riqueza não era o dinheiro. Ela era crente no Senhor Jesus Cristo.


Onde está a diferença?

A diferença está em ter intimidade com o Senhor Jesus. Esta intimidade vem de estar na presença de Deus*, de ter uma vida interessada em agradá-lo, de uma comunicação cotidiana com Ele através da oração, não repetida, mas de palavras sinceras, do fundo da alma. Deus fez o milagre na vida da Valdirene em resposta das orações dos crentes. Não sei qual oração que Ele ouviu, ou se ouviu todas. O que sei é que ela não tinha dinheiro, mas tinha o Senhor com seu bem mais precioso.

É por essas razões que Jesus disse uma vez que ão podemos servir a dois senhores ao mesmo tempo: Deus e as riquezas. De que serve um bilhão de dólares quando ele não pode comprar o milagre da cura de um câncer?


"Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos,
nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus,
que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos;"

(Apóstolo Paulo, em I Timóteo 6;17 )


Se você gostou, leia também: Como se reconciliar com Deus


SP- 25.MAR.2011

* O Deus dos crentes é o mesmo YAVEH dos Judeus.


quinta-feira, março 24, 2011

Notícias do Japão - 24 de março 2011

.

"Escondi a tua palavra no meu coração,

para eu não pecar contra ti."


Salmo 119,11

----------------------------------------------------------------------------


POR CÍNTIA KANESHIGUE/JAPÃO

Blog Vivendo a Última Hora

AICHI - QUINTA-FEIRA - A usina nuclear de Fukushima está sob controle - é o que dizem os técnicos da companhia de energia de Tóquio. Mas a radiação já se espalhou com grandes proporções e atingiu alimentos e a água em Fukushima, Ibaraki e na capital, de acordo com o governo 11 tipos de alimentos, o leite produzido em Fukushima, e a água da torneira desta províncias estavam ipróprias para o consumo, por registrar alta dos de radiação. Esta informação gerou grande pânico entre a população japonesa, e entre a comunidade brasileira também. Os consulados-gerais do Brasil neste país ainda registram um fluxo fora do normal, bem acima do cotidiano.

Mas lendo as notícias locais, a informação é de que essa preocupação excessiva com a ingestão de alimentos irradiados, é exagerada, um exemplo citado é de que se você ingerir1 kg de espinafre da região afetada,vai estar consumindo 44 msv de radiação.(quero ver alguém conseguir comer tudo isso!!) . em um exame de raio X do tórax você recebe 50 msv de radiação.

A água só foi restringida a bebês com menos de 1 ano, e em Tóquio, os níveis de radiação já baixaram. No entanto, as pessoas ainda estão com muito receio da comida, e boatos tem se espalhado, não somente nas regiões oficialmente afetadas, mas em todo o Japão, um certo tipo de histeria tem tomado conta da população.

"Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas." Habacuque 3.17-19


Quinta-feira, dia do nosso culto no lar, contamos com a presença de nossa vizinha e sua filha, nossa sala encheu ( a sala aqui é minúscula, rs). Compartilhamos estes versos de Habacuque, que diz que ainda que faltem recursos para a vida, nós que estamos em Deus, temos a nossa alegria e força no Senhor, e não nos acontecimentos temporais.


"E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão" Marcos 16,17,18.


Como é bom conhecer a Palavra de Deus! Nela realmente está contida a fonte da vida! As pessoas aqui estão com medo da comida contaminada e água contaminadas, mas nós temos uma promessa de que se estamos em Cristo não sofreremos dolo algum.


"Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei,e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação." Isaías 12.2


Se você ainda não conhece esse Deus maravilhoso, as suas promessas e o que Ele diz das pessoas que crêem nEle, não perca tempo, se informe, deixe a luz de Deus entrar no seu coração!!!



"Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti."

Salmo 119,11





terça-feira, março 22, 2011

Resultados da viagem de Barack Obama no Brasil



Por João Cruzué


Semana passada postei estas linhas:

O que o Presidente Obama vem fazer no Brasil?

1 - Apresentar a esposa Michele e as filhas para Dona Dilma,

2 - Tirar meia dúzia de fotos no Corcovado,

3 - Visitar algum morro carioca onde vai receber o abraço de uma moradora,

4 - Fazer um discurso na Cinelândia,

5 - E dizer no final: "Valeou Brezioul!"

Resumindo: nada!

------------------------

AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS:

Acertei as três primeiras afirmações. Quanto ao discurso, que Jânio de Freitas classificou como "Discurso de Churrascaria", foi feito no Theatro Municipal, local mais seguro, com convidados escolhidos a dedo. E errei também a frase final, pois Obama se debruçou um pouco mais em Paulo Coelho, Jorge Benjor, e o jogo do Butafogo. Gostei do "cariocas", "polistas, mineros e "baianas", he he he! Não esqueci do "amigos"... muy amigo!

Deixando o humor de lado, vamos à avaliação . Tenho apreço pelo moço; devo ter sido o primeiro blogueiro a traduzir sua biografia (e a da esposa também) para o português - antes que fosse presidente. Bem antes.

Não mudei de opinião: sua visita ao Brasil foi apenas publicidade. Ele discursa muito bem e arrancou muitos aplausos dizendo o que a plateia queria ouvir.

O que me deixou aborrecido nesta história foram duas coisas: as interrupções (talvez na reunião com Dona Dilma) para dar o "ok" para bombardear a Líbia. Poderia ter feito isso em outra hora e outro local.

"Excuse-me Mrs. Roussef... Hello! Mr. Sarcôzy? Yes, you may go on!

Sorry Mrs. Dilma... ring!!! I beg your pardon Mrs. Roussef, that's another fone.

Yes? Mr. Cameron? Ok, just wait our pilots head the operation,and don't forget to send a "letter" to Kadaf's house".

Sorry Mrs. Dilma, I promisse there wil no more interruptions.

Lamentável mesmo! Imagino a cara de desconforto de nossa Presidenta... com um sujeito interrompendo uma reunião para mandar bala na Líbia. Para não falar no desconforto dos Ministros brasileiros: tiveram que tirar os sapatos para três revistas de seguranças americanos!

Gosto muito dos Estados Unidos e de seus Presidentes. Mas, esta atitude de ordenar uma guerra no meio de uma visita oficial ao Brasil, foi muito indecente, indelicada e inoportuna.

Shame on you, Mr. Obama!




.



.

Como contribuir para ajudar as vítimas no Japão

.
CÍNTIA KANESHIGUE/JAPÃO

Blog Vivendo a Última Hora

AICHI - TERÇA-FEIRA- 22.03.2011: Muitos irmãos têm perguntado como ajudar na área material. Hoje encontrei algumas alternativas que são fontes seguras:

Para a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social - Bunkyo, depósitos podem ser feitos no Banco Bradesco, agência 0131-7, conta 112959-7 ou Banco Santander, agência 4551, conta 13090004-4.

Depósitos para a Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil - Kenren - podem ser feitos no Banco do Brasil, agência 1196-7, conta: 29921-9.

Ou ainda, a Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo - Enkyo, está aceitando depósitos no Banco Bradesco - agência 0131-7, conta 131000-3.

Os organizadores da campanha ADVERTEM que nenhum indivíduo está autorizado a coletar doações em nome das entidades que estão participando da arrecadação.

Quanto a roupas não serão necessárias, pois as doações internas do país são suficientes para suprir a demanda.




.

Noticias do Japão - 22 de março 2011

..

CÍNTIA KANESHIGUE/JAPÃO


Blog Vivendo a Última Hora

Bom dia Sr. Joao,

AICHI - TERÇA-FEIRA - 22.03.2011: Aqui as coisas estão entrando em ritmo de normalidade, apesar do risco eminente da radiação. O que mais me assusta na verdade são os constantes terremotos, em escalas menores, mas são muitos por dia, e sempre na mesma região em que deu o grande terremoto e o tsunami.

Fico me perguntando quando esse povo vai parar de sofrer. Mas a Palavra do Senhor diz que precisa haver a humilhação, clamor pelo Nome do Senhor, para que Ele se incline. Sei que todas as Igrejas daqui estão se colocando na brecha da oração. Nosso motivo de intercessão é pedir perdão pela idolatria japonesa, pelos corações endurecidos , para que o Senhor se incline e veja a aflição deste povo e abra esses corações para receber sua Palavra.

Minhas crianças estão bem graças a Deus e nós também. A única inconveniência é ter que usar máscara durante toda primavera por causa do pólen dos pinheiros, que causa grande alergia na maior parte da população. Mas como disse o meu médico: fique feliz,pois só dura três meses, depois são nove, sem alergia...

Em nossa região o abastecimento de combustível e alimentação por enquanto ainda estão normais; vamos ver o que vem pela frente.

Sr. João, o senhor acha que já basta do assunto? Ou as pessoas no Brasil ainda estão interessadas? Continuo a escrever ou mudo de assunto? Se bem que é tão difícil falar de outra coisa vivendo aqui.

O saldo desta terça-feira dada pela NHK é de 9.079 pessoas mortas e 12.782 estão desaparecidas. Este número não para de crescer, porque vilas inteiras foram arrastadas, sem sinal de sobreviventes. A situação nos abrigos ainda é precária, mas a cada dia vem mostrando sinais de melhoras. O abastecimento de combustível foi normalizado até Tokio, que fica bem no meio do Japão, mas para cima ainda impera o racionamento.

Alguns alimentos, tais como: leite e a água de torneira da região de Fukushima foram contaminados pela radiação, tornando seu consumo desaconselhável. A notícia teve um tom muito negativo entre os japonese, pois esta região é forte na produção agrícola, com distribuição para todo território. Então, fica evidente que em um futuro próximo, algum tipo de alimento ficará escasso. Mas como escrevi no post anterior, vivemos pela fé e não por vista.

Estou muito feliz com as mensagens de apoio que tenho recebido em nome dos cristãos e da nação japonesa, é muito confortante saber que não estamos lutando sozinhos.

O destaque da programação de hoje foram os soosugiyoshiis. Esta palavra diz respeito ao fim do ano letivo no Japão. Aqui o ano termina em março e começa em abril. A TV está mostrando as cerimônias de encerramento do ano letivo nas escolas das regiões atingidas.

Por costume, quando o filho não pode receber seu diploma, o pai ou parente próximo, recebe por ele. Vários pais tiveram que receber o diploma no lugar dos filhos, e os discursos também estão cheios de emoção. O que leva o meu coração a arder mais em levar a Palavra a estes povoados que foram fragilizados por essa catástrofe. Clamo ao Senhor para que o Verbo seja conhecido dentro desta nação.

O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz. Isaias 9:2. Essa porção das escrituras me fez ter esperança de que o povo japonês vai ser alcançado. Ele tem sede e fome da Verdade. Eles buscam por respostas que só o Senhor pode dar.

Muitos irmãos tem perguntado como ajudar na área material, hoje encontrei algumas alternativas que são de fonte segura:

Para a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social - Bunkyo, depósitos podem ser feitos no Banco Bradesco, agência 0131-7, conta corrente 112959-7, ou no Banco Santander, agência 4551, conta corrente 13090004-4.

Depósitos para a Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil - Kenren - podem ser feitos no Banco do Brasil, agência 1196-7, conta corrente número 29921-9.

Ou ainda, a Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo - Enkyo, está aceitando depósitos no Banco Bradesco - agência 0131-7, conta corrente 131000-3.

Os organizadores da campanha advertem que nenhum indivíduo está autorizado a coletar doações em nome das entidades que estão participando da arrecadação.
Quanto a roupas não serão necessárias, pois as doações internas do pais será suficiente para cobrir a demanda. Os japoneses e alguns brasileiros também, tem fixação por comprar roupas, por isso não vai faltar nesse sentido.

Quanto a mim irmãos, não precisam se preocupar, meu marido não parou de trabalhar nem um dia sequer (glória a Deus!) e eu ainda estou recebendo meu seguro-desemprego, o Senhor tem suprido nossas necessidades. A exemplo de Paulo não queremos ser pesados para ninguém, mas o meu coração se alegra em saber que temos irmãos com essa disponibilidade, pois esse tipo de atitude esta cada vez mais rara, pelo menos por aqui.

Agradeço de coração a todos.



.

domingo, março 20, 2011

Album de Fotos de Barack Obama


.
Barack Obama e Dilma Roussef
.

Ele tinha tudo para ser uma pessoa frustrada,

mas se graduou em Harvard,
a melhor Universidade do mundo,

e depois Presidente dos Estados Unidos.



João Cruzué

Abandonado pelo pai aos três anos de idade, cresceu longe da mãe. Enfrentou preconceitos na escola.Ele tinha muitas probabilidades para ser um jovem frustrado e revoltado. A pesar de já ser Senador pelo estado de Illinois, em 2004, ele foi barrado na entrada da Convenção do Partido Democrata. Era um desconhecido sem aparência.

Mas alguma coisa diferente ele possuia. em vez reclamar da vida e por a culpa nos outros ele batalhou, estudou, trabalhou, para se tornar o primeiro presidente negro dos Estados Unidos da América, a maior e mais poderosa nação da terra.

A profecia de Martin Luther King se cumpriu literalmente. Em 1963 ele pregou que tinha um sonho. Um sonho que se cumpriu literalmente na família e na vida Barack Hussein Obama.


As fotos mostram isso.

Obama 1
O filho e a mãe, Ann Duham, falecida de câncer aos 52 anos.

Avós e Mãe de Obama 18
Ann Duham e os Avós maternos: Stanley e Madelyn Duham

Obama 2
A antropóloga Ann Duham e o filho primogênito

Obama 14
Barack no colo da mãe, e a foto de casamento dos pais

Obama 15
Barack Obama brincando

Obama 7
O abraço da irmã, Maya

Obama 21
Curtindo altas ondas com o vovô Stanley Duham

Obama 22
Com os pais de criação vovôs Stanley e Madelyn Duham

Obama 16
Com os avós e a irmã caçula

Obama 12
Ann Duham(mãe), Maya (irmã) e Barack Obama

Obama 19
Um patinho feio no meio dos branquelos.

Obam 23
De novo!

Obama 5
Cunhado chinês, sobrinha e Maya, irmã de Obama

Obama 11
Namorando no sofá

Obama 8
Foto de casamento

Obama 10
Juntos com a família da irmã

Obama 4
Foto no gramado da casa

Obama 3
Bis!

Obama 6
Foto na calçada

Obama 9
Foto de campanha

Obama 17
Foto mais bonita da família na campanha presidencial de 2008

Obama 13
Primeira Família dos EUA

Obama 24
O Primeiro Casal americano



Biografia de Barack Obama - Biografia de Michelle Obama


cruzue@gmail.com


.

Notícias do Japão - 21 março 2011

.

POR CÍNTIA KANESHIGUE/JAPÃO

Blog Vivendo a Última Hora

A paz sr. João,

O fim de semana foi restaurador para nós, o nosso culto foi acalentador, tranquilizou-nos a alma. Segue abaixo um pequeno resumo do culto de sábado, obrigada pelo espaço que o senhor tem a dado ao Japão e a nossa causa. Espero que esteja tudo bem com a sua familia, um abraço da filha virtual do outro lado do mundo

AICHI-SEGUNDA-21.03.2011 - Creio que as notícias objetivas, tem chegado com precisão através dosveículos de comunicação, TV e internet. Por aqui entre os japoneses, a tensão é muito grande por causa do risco de contaminação radioativa sim. Mas eu hoje quero contar como foram nossos cultos, baseados nessa tragédia, como não podia deixar de ser.

No sábado a noite o nosso pastor começou a reunião com Romanos 5:2,3, 4, 5, Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

Nos temos que colocar a nossa esperança em Cristo, nos nao precisamos buscar um caminho, e Jesus já nos deu este caminho.

No livro de Ester, Mardoqueu diz para Ester em 4:14 Se você ficar calada numa situação como esta, do Céu virão socorro e ajuda para os judeus, e eles serão salvos; porém você morrerá, e a família do seu pai desaparecerá. Mas quem sabe? Talvez você tenha sido feita rainha justamente para ajudar numa situação como esta! ”

Não sabemos se vamos escapar, mas se não fizermos a nossa parte, com certeza Deus levantará pessoas para fazê-la. Chegou nossa hora de proclamar a Palavra, precisamos confiar e continuar na direção que Deus já nos deu.

Nós cristãos, precisamos ter a paciência e a perseverança, que o Senhor já liberou sobre as nossas vidas. Quando nãoo perseveramos não enxergamos com clareza a direção de Deus para nossas vidas, vamos perseverar e prosseguir em conhecer e se aproximar de Deus. Não podemos perder a visão que o Senhor tem para este pais, não vamos olhar para os acontecimentos, vamos manter os nossos olhos em Jesus.

Animador não é mesmo? Quando estamos dentro do problema é difícil enxergar o propósito que Deus tem para nós, mas o Senhor usa os seus vasos para nos animar, e manter-nos onde Deus quer.

Em 2 Coríntios 5:7 diz (Porque andamos por fé, e não por vista). Vamos seguir na contra-mão do mundo!

A nossa igreja agora é ponto de coleta de donativos para os sobreviventes do terremoto. Estamos coligados com a igreja Chama Viva de Okazaki, do pastor Hisashi e missionária Nadir, que esta
organizando os donativos para enviar à Sendai.

Minha casa também se tornou ponto para receber donativos que irão para o Nordeste do Japão através dos bombeiros da cidade de Kakamigahara, que estão agindo em conjunto com a empreiteira Work Relation, que tem como responsável pelos estrangeiros o sr. Alexandre Asahida.






Como mudar o cabeçalho dos Blogs do Google

.
BLOGGER DO GOOGLE
.
Por João Cruzué

Associação Blogueiros Cristãos

A - O cabeçalho de um blog ("Header" em HMTL) é aquele título que fica na parte superior do seu blog. Veja exemplo na figura abaixo:


Cabeçalho ou Header do Blog olhar Cristão


B - Você consegue acessar o cabeçalho a partir de DESIGN no painel do seu blog. Em algumas configurações de blogs não aparece o título CABEÇALHO. Mas ele é bem fácil de ser encontrado: fica logo abaixo do 2º menu, onde aparece o nome do seu Blog, como está indicado na figura, clicando em Editar:



C - Quando você clica no menu Editar da figura acima, a tela de configuração do Cabeçalh do seu blog vai se abrir. Ali você mudar tanto o título do blog, quanto a imagem onde ele aparece, também conhecida por Banner. Veja na figura 3:

Figura 3

Outras dicas: para ajustar o banner onde fica o título do Seu blog é preciso conhecer exatamente seu tamanho. Se você clicar com o mouse sobre o banner antigo (botão direito do mouse), copiar a imagem e depois colocá-la no programa paint do Windows (Iniciar/todos programas/acessórios/paint) vai descobrir, de uma forma bem simples, quais são suasdimensões para largura e comprimento. O outro banner deve ter as mesmas dimensões.

Como o programa "Paint" é insuficiente confeccionar um banner com mais qualidade que o antigo, no meu caso particular, venho usando o JASC-Paint Shop Pró. Com os dois programas: Paint e Jasc venho editando figuras, fotos, desenhos há mais de três anos. É leve, simples e muito rápido. Melhor que ele, certamente, o Corel, Photoshop, etc.

É isso. Há quatro anos venho compartilhando os conhecimentos adquiridos com você. Embora eu seja cristão, não tenho feito restrições ao uso das dicas deste blog, embora o público alvo dele seja blogueiros cristãos - independentemente de denominações e doutrina.



João Batista Cruzué
Gestor da Associação de Blogueiros Cristãos
Editor do Blog Olhar Cristão
cruzue@gmail.com



sábado, março 19, 2011

IBGE - População evangélica desde 1890

.


João Cruzué / Blog Olhar Cristão

Reuni os dados disponíveis das séries históricas do IBGE para construir uma tabela e com isso facilitar sua consulta. Elaborei uma Projeção da população evangélica para 2010, em abril de 2008, supondo que o Instituto fosse contar a população no Censo de 2010. Como isso não aconteceu, e o questionário utilizado sob amostragem (como sempre foi) fica difícil dizer, em termos absolutos, qual é população brasileira classificada por religião.

SH


Há uma divulgação especulativa na internet de que os evangélicos seriam da ordem de 57 milhões em 2011. Imagino que isto venha do presuposto de que a taxa de crescimento decenal histórica continue a mesma: de 100% a cada 10 anos. De uma forma simples o número de evangélicos dobra a cada 10 anos. Pensando assim , em 2011 os evangélicos seriam 52 milhões, em 2020; 104 milhões e daqui a 20 anos: 200 milhões! Completamente sem lógica.

Depois de ter pesquisado mais um pouco, anotei alguns textos para uma compreensão melhor do tema. Veja esta longa palestra do Professor Doutor Carlos Engemann e do articulista Merval Pereira e para contraponto o pensamento ufanista do jesuíta Padre Joãozinho da RCC que tenta conter a perda de católicos fazendo um benchmarking do pentecostalismo.

Este assunto está longe de ser concluído, mas posso adiantar algumas premissas.

1 - É preciso fazer distinção entre fiéis católicos e católicos nominais. Quando as estatísticas do IBGE projetaram para 2000 uma população católica da ordem de 73%, incluia os dois grupos.

2 - Assim como o Islamismo tem duas vertentes principais: sunitas e xiitas, também o Cristianismo tem Católicos e Protestantes. No países onde há perseguição de cristãos (Miyanmar por exemplo) tanto padres quanto pastores oram juntos. Em tempos de sossego as coisas são diferentes. E quando uma Igreja tem grande hegemonia, em detrimento da outra, a perseguição e o abuso de poder imperam.

3 - A perda de católicos para os apriscos evangélicos vai continuar, mas à taxas decrescentes.

4 - As autoridades católicas explicam a razão perda que houve a partir dos 90s, como a estocada fatal que João Paulo II deu sobre as lideranças da "Teologia da Libertação", que introduziu e propagava o pensamento marxista usando as CEBs - Cominidades Eclesiais de Base. Com isso a opção pelos pobres se esvaiu. Para cobrir este vácuo, tão bem explorado pelo messianismo de Frei Leonardo Boff, Sua Santidade o Papa, permitiu o aparecimento da RCC - Renovação Carismática Católica, com base no município de Cachoeira Paulista/SP, maior veículo de comunicação: Rádio/TV Canção Nova.

5 - De nosso ponto de vista, não foi a desconstrução das CEBs que tornaram possível o grande crescimento dos pentecostais na década dos 90s, mas o fortalecimento do tele-evangelismo tanto da Igreja da Graça quanto da Igreja Universal. A Rede Record de Televisão fez a diferença. Investimento maciço em comunicações. O que o Pr. David Miranda fez na década dos 80s, o Bispo Macedo vez nos 90s.

6 - Ainda há outra explicação bem mais simples na teoria: basta que cada crente ganhe uma pessoa não crente para Jesus a cada 10 anos, para que a população evangélica dobre a cada década. A tabela acima aponta para isto.

7 - Minha interpretação para a queda na taxa de crescimento da população evangélica, e certamente ela vem caindo, também é bem simples: A Igreja pentecostal cresceu e continuou crescendo no Brasil, enquanto era pobre e vivia na periferia das grandes cidades. Calsses "D "e "E". Hoje esses fiéis não moram mais em barracos de madeira, onde um rato atravessava de um lado para outro pelas frestas das tábuas. As moradias melhoraram. Os filhos estudaram. A prosperidade aconteceu. E o que está no Evangelho: "E aos pobres é anunciado o Reino de Deus" deixou de ser cumprido. As Igrejas Assembleias de Deus que congregam 50%, ou mais, dos evangélicos , literalmente abandonou a evangelização dos pobres.

8 - Os presbiterianos, batistas, metodistas, não vieram das classes "D" e "E". Minha intuição diz que ficaram estagnados por falta de esforços consistentes na evangelização dos mais pobres. As Igrejas: Universal e da Graça de Deus têm seu foco pessoas da classe média. De novo os pobres ficaram abandonados.

9 - O Evangelho não avança apenas com palavras. Amar é dar. E Paulo citou o Senhor com estas palavras: "Melhor coisa é dar, que receber. Com estas palavras vou fazer uma crítica mais contundente. A grande maioria das Igrejas Evangélicas nos últimos 20 anos estão mais preocupadas em RECEBER do que dar. Não posso dizer nada quanto ao catolicismo, pois não conheço seu universo.

10 - Para recuperar o vigor das taxas de crescimento de 1960 - 2000, é preciso deixar a hipocrisia de lado. Hipocrisia de tentar um evangelho de palavras sem a correspondência em amor. As igrejas precisam de uma re-engenharia em seus planos e projetos. Precisam voltar a DAR aquilo que estão perdendo: o próprio Cristo! Sim, porque se Deus é amor... e não existe amor para dar, o Cristo deve ter ficado para trás, e precisa ser re-encontrado.


SP-20.03.2011.


.