sábado, janeiro 09, 2010

AGENDA 2012 - Uniao Blogueiros Evangelicos

.
João Batista Cruzué

O ano de 2009 foi difícil. Blogueiros e líderes evangélicos sabem disso, por exemplo, batalhando contra o PL 122 e o bombardeio que a sociedade brasileira sofreu com respeito a agenda gay. Por erro de discipulado a grande maioria dos evangélicos considera ações políticas como terreno do diabo. Com isso, a sociedade apesar de religiosa é liderada por homens que não têm compromisso cristão - com honrosas exceções.

Tentando consertar isso a Igreja Evangélica, principalmente a IURD e a IEAD vem trabalhando em alguns projetos políticos. Infelizmente, tirando homens acostumados com púlpitos para representá-la em tribunas. Um erro trouxe outros erros: os escândalos de toda a sorte. A resposta veio firme: políticos evangélicos sem caráter não foram e não serão eleitos.

O Brasil não precisa de políticos que deem sustentação à Igreja. Mas precisa que o Evangelho permeie e atinja todos os brasileiros. Este é o plano certo. Investir na evangelização, e não em projetos políticos de longo prazo, pois se a população for cristã, naturalmente seus representantes serão homens e mulheres de Deus. A maneira de fazer política no Brasil somente vai se livrar da praga da corrupção quando sua população for de fato cristã. Isto é um sonho? É um sonho que pode perfeitamente se tornar realidade.

Trouxemos há poucos meses um projeto cristão para a UBE batizado de Agenda 2012. Nós blogueiros evangélicos temos crescido muito em quantidade e ao seu tempo em qualidade. De 2007 para cá, a blogosfera evangélica vem experimentando um rápido crescimento. Somente a UBE em 2009 recebeu 5.000 novos blogueiros. Ainda estamos dispersos, mas podemos aprender e melhorar rápido.

Há uma verdade robusta que não podemos desconsiderar: um blogueiro e blogueira apenas vão conseguir qualidade em seu ministério se trabalhar com equilíbrio duas coisas: palavras e ações reais. O conteúdo de nossos blogs precisa estar calçado por projetos e ações cristãs que trabalharmos. Palavras desprovidas de realidade vão soar vazias aos olhos de nossos leitores. É preciso ter, para poder dar.

A Agenda 2012 é um movimento provocador e incentivador de projetos cristãos. Não importa onde você esteja, nem a idade que tenha, para melhorar esta sociedade e evangelizar nossa gente, cada um de nós precisa orar, criar e desenvolver seu projeto pessoal de evangelização na sua comunidade. Passei muitos anos de minha vida trabalhando com música, ensino e evangelização com a palavra escrita. Não é preciso, por exemplo, pedir autorização na Igreja para comprar uma Bíblia e dar para o filho da vizinha. Nem pedir licença na Igreja para levar ao culto o colega de trabalho. Podem ser pequenas ações aos olhos das pessoas, mas você não tem nem idéia das bênçãos que já recebi porque Deus sempre me via com as mãos no trabalho.

Crie e desenvolva seu projeto. Escreva em seu blog sobre as experiências que você adquirir com ele. O Evangelho é contagioso. Já pensou se aquela bênção que você vem esperando a tanto tempo ainda não chegou porque você não está ocupado(a) com algo para a glória do Senhor? E se eu lhe dissesse que o dia que você se colocar em ação ela vai chegar?

A Agenda 2012 é uma estratégia da UBE - União de Blogueiros Evangélicos, para evangelizar a sociedade brasileira e ao mesmo tempo abençoar cada blogueiro e blogueira com experiência e bênçãos. Se somos 20 milhões de crentes, devemos ter pelo menos um milhão de pessoas que exercem algum tipo de liderança cristã. Precisamos nos envolver mais com projetos de evangelização e menos com projetos políticos.

A Associação Billy Graham agitou fortemente a Igreja Evangélica há dois anos. Centenas de denominações se envolveram e agiram, apesar dos eventos acontecerem em horários não muito próprios. Hoje, a única pessoa que tem martelado com força este assunto é o Pastor Silas Malafaia. Mas esta bigorna não é objeto de ação de meia dúzia de obreiros, evangelizar deveria ser um ato natural de cada crente. Se o Brasil tiver metade da população crente, a sociedade não vai ouvir a opinião de uma imprensa anti-cristã. Nossos representantes políticos vão pensar duas vezes antes de votar um projeto de pseudo homofobia. Eles vão ter respeito pelos crentes.

Quem faz a opinião da sociedade é o povo sob a ação dos formadores de opinião. Blogueiros são formadores de opinião. Quanto mais experientes mais eficientes. É por isso que a UBE vai vai trabalhar a AGENDA 2012 através de projetos, sugestões, desafios, estratégias, para melhorar a qualidade do conteúdo da maioria dos blogs de nossos associados. A qualidade virá quando cada blogueiro se envolver com projetos reais e pessoais que tragam glória para o nome do Senhor.

Escrever baseado nas experiências pessoais adquiridas em projetos pessoais para a glória do Senhor naturalmente vai trazer um peso precioso na balança entre o virtual e o real. Um blog com um conteúdo assim agradaria a muitos leitores.







|ubeblog.com|

Um comentário:

Leonardo Gonçalves disse...

João Batista Cruzué,

Não sabia que o irmão se chamava João Batista. Você não imagina o quanto o personagem bíblico que pregava no deserto vestido de peles, a "voz que clama no deserto" me causa admiração! Que grata surpresa saber que o amigo se chama assim.

Falemos da sua iniciativa:

Pequenas iniciativas como essa podem resultar em grandes projetos. Ainda penso que o maior problema que o cristianismo enfrenta é que o peso das nossas palavras não é o mesmo das nossas ações. Como dizia o pastor José Vitor Pereira, da cidade mineira de Três Corações: "Palavras convencem; testemunhos arrastam"

Espero que a Agenda 2012 ache lugar no coração dos blogueiros. Mas ainda tenho uma dúvida:

- Porque 2012 e não 2010 ou 2011?

Abraço,

Leonardo.