terça-feira, março 30, 2010

Boas notícias da Igreja Evangélica do Equador



ENTREVISTA COM ZOILA CEVALLOS LECARO
Guayaquil - Ecuador
.
(+ Complemento)
João Cruzué

Recentemente escrevi à Irmã Zoila Cevallos, editora do Blog Hablando con Dios perguntando como está a Obra de Deus no Equador. Queria saber sobre as relações entre o Governo e as Igreja Evangélicas, se há liberdade no país para se pregar o Evangelho. E se existe uma Lei de Cultos, como acontece no Chile.

Também perguntei sobre os Pastores cujos trabalhos mais se destacam por lá. Irmã Zoila Cevallos é Professora de Música no Seminário Teológico em Guayaquil, é blogueira afiliada a UBE, e pertence a uma tradicional família evangélica do Equador. Nossa Irmã congrega na Iglesia del Dios Vivente, na Cidade de Guayaquil.

Irmã Zoila também falou de uma legislação interessante do Equador, que obriga a pastores evangélicos a entreguar anualmente suas declarações de bens, para que aja transparência e se evite os "negociantes" da palavra de Deus.

É uma entrevista muito interessante. Está em espanhol, mas assim que tiver tempo, vou cuidar de traduzi-la, embora saiba que nenhum de nós tem dificuldades de entender o texto. Com vocês, a resposta da Irmã Zoila, do Equador.


"Estimado hermano João Batista:


Le saludo en el nombre de nuestro Señor Jesucristo esperando que Él derrame abundantes bendiciones sobre usted, su familia y el ministerio que le ha asignado dentro de la iglesia.

Eu o saúdo em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, esperando que le derrame abundantes bênçãos sobre o irmão, sua família e o ministério que Ele tem lhe atribuído na Igreja.


Con respecto a su pregunta, debo decirle que gracias a Dios nuestras leyes, hasta ahora, nos permiten actuar de manera libre en los cultos de las iglesias. No hay prohibición alguna para predicar la palabra. Lo que sí está analizando el gobierno de nuestro país, es que los pastores de las iglesias rindan una declaración de bienes cada año, y estoy muy de acuerdo con esto, pues actualmente el evangelio está siendo muy utilizado por pseudo pastores para aprovecharse de la fe de los hermanos, y hay muchos "pastores" que son muy ricos, por no decir millonarios a costa de los hermanos de las iglesias. Todo esto se está dando por la famosa doctrina del "evangelio de la prosperidad" la misma que está confundiendo a los hermanos en la fé.

Sobre sua pergunta, devo lhe dizer que, Graças a Deus, nossas leis, até agora, nos permeitem atuar com liberdade nos cultos nas Igrejas. Nâo nenhuma proibição para pregar a palavra. O que se está analizando pelo governo de nosso país, é que os pastores das igrejas entreguem uma declaração de bens todo ano, e sou muito favorável a isto, pois atualmente o Evangélio está sendo muito utilizado por falsos pastores para se aproveitar da fé dos irmãos, e há muitos "pastores" que são muito ricos, por não dizer milionários, às custos dos irmãos das Igrejas. Tudo isto está acontecendo por causa da famigerada doutrina do "evangelho da prosperidade", que está trazendo confusão à fé dos irmãos.


En cuanto a las relaciones de la iglesia con el gobierno. Puedo decirle que hay un poco de tensión, porque precisamente estos pastores son los que se niegan a rendir cuentas pues esto implicaría un escándalo para sus formas de actuar dentro de sus iglesias. Pero esperemos en el Señor que haya una solución pacífica, sin que el evangelio se vea afectado.

Quanto às relações da Igreja com o governo, posso dizer que há um pouco de tensão, porque precisamente "aqueles" pastores se negam a prestar contas, pois isto implicaria em um escândalo, pela suas maneiras de agir dentro de suas igrejas. Todavia, vamos esperar no Senhor que haja uma solução pacífica, sem que o Evangelho se veja afetado.


En cuanto a su última pregunta sobre el evangelista o misionero influyente en mi país... Tengo tres nombres de pastores porque conozco sus trayectorias.

E quanto a sua última pergunta, sobre o evangelistas ou missionários mais influentes do meu país, tenho três nomes de pastores, dos quais conheço suas trajetórias.


Como misionero, está el hermano José Pucha, quien trabaja en la provincia del Chimborazo predicando entre los pueblos indígenas. Cuando él llegó allí, no existía el evangelio, y él, como el apóstol Pablo, sufrió algunas persecusiones, incluso lo apedreaban, pero de todas ellas lo libró Dios. Incluso, el Señor le dió el don de la sanidad, para que en esos lugares Dios manifestase su poder y los indígenas creyesen en Él. Actualmente su iglesia es el centro de todas las demás acciones evangelísticas de esa región. Este pastor vive de una manera humilde y continúa sirviendo al Señor, a pesar de su avanzada edad.

Como missionário, temos o Irmão José Pucha, que trabalhar na Província de Chimborazo, pregando entre os povos indígenas. Quando ele chegou ali, não havia Evangélio, e ele, como o apóstolo Paulo, sofreu algumas perseguições, inclusive o apedrejarama, mas de todas elas o livrou Deus. Também o Senhor lhe deu o dom de curar, para que nesses lugares, Deus manifestasse seu poder e os indígenas cressem Nele. Atualmente sua igreja é o Centro de todas as demais ações evangelísticas nesta Região. Este pastor vive de uma maneira muito humilde, e contínua servindo ao Senhor, apesar de sua idade avançada.


Como pastores, primero tengo el nombre de mi abuelo: Miguel Lecaro Tobar, quien fuera por muchos años la voz de un programa que se llamó "Alianza en Marcha". Él ha sido pastor del Templo Alianza de Guayaquil por más de 60 años, promotor de las misiones, y ha escrito muchos libros y folletos cristianos, tales como: Fue por Gracia, el Poder de la Perseverancia, etc. (no recuerdo todos porque son más de 30 publicaciones). Ha sido invitado dentro y fuera del país para predicar la Palabra en campañas evangelísticas.Actualmente sigue sirviendo en el Templo Alianza a pesar de su edad, y esperamos que continúe haciéndolo hasta que el Señor lo lleve a su presencia.

Quanto aos pastores, primeiro tenho o nome de meu avô: Miguel Lecaro Tobar, que fora por muitos anos a voz de um programa que se chamava "Aliança em Marcha". Ele foi pastor do Templo Aliança de Guayaquil por mais de 60 anos, promotor de missões, e escreveu muitos livros e folhetos cristãos, tais como: Foi pela Graça, O Poder da Perseverança, etc.(Não me recordo de todas, porque são mais de 30 publicações). Foi convidado para pregar a palavra dentro e fora do país, em campanhas evangelísticas. Atualmente segue servindo no Templo Aliança, apesar de sua idade, e esperamos que continue fazendo isto até que o Senhor o leve a sua presença.


El otro pastor que considero muy importante para el mundo evangélico es mi padre el Dr. Isidoro Cevallos Basurto, pues mi padre a más de pastor, es evangelista (su especialidad es los cultos evangelísticos), y por más de 30 años ha sido profesor del Seminario Bíblico Alianza de la ciudad de Guayaquil. Por sus clases de Homilética y Hermenéutica han pasado infinidad de estudiantes que hoy son pastores en diferentes iglesias de todas las denominaciones evangélicas de nuestro país. Así, mi padre no sólo es predicador de la Palabra,sino que enseña a otros a elaborar sermones para que puedan llegar de una mejor manera a sus respectivas congregaciones.

O outro pastor que considero de muita importância para o mundo do Evangélho é meu pai, Dr. Isidoro Cevallos Basurto, pois meu pa, além de pastor, é evangelista (sua especialidade são os cultos evangelísticos), e por mais de 30 anos tem sido professor do Seminário Bíblico Aliança da cidade de Guayaquil. Por suas aulas de Homilética e Hermeneutica têm passado inúmeros estudantes de todas as denominações evangélicas de nosso país. Assim, meu pai não é apenas pregador da Palavra, mas que também ensina outros a esboçar sermões para que possam pregar de uma maneira melhor em suas congregações.


Bueno hermano, espero haber podido responder a sus preguntas. Disculpe que haya mencionado a mi familia, pero en realidad, puedo dar fe del trabajo de mi padre y abuelo, no de los demás pastores. Además, que ellos son muy conocidos en el mundo evangélico de nuestro país; y al hermano Pucha lo conocí, cuando de pequeña visitaba a mi papá y nos contaba los testimonios de sus viajes y todo lo que padecía como predicador.

Bom, espero ter respondido a suas perguntas. Desculpe por mencionar minha família, pois na realidade, posso dar fé ao trabalho de meu pai e avô, não dos outros pastores. Ademais, aqueles são muito conhecidos no meio evangélico de nosso país; e sobre o Irmão Pucha, eu o conheci quando era pequena, Ele visitava o papai e nos contava os testemunhos de suas viagens e tudo o que padecia como pregador.


Por último, me gustaría saber ¿cómo marcha el evangelio en su país?


Gracias por permitirme hablar un poco del mundo evangélico en el Ecuador.


Obrigado por permitir que eu falasse um pouco do meio evangélico no Equador.


Fraternalmente en Cristo, Zoila Cevallos


COMPLEMENTO DA ENTREVISTA


1)Como é a liturgia do Culto/Servicio da Igreja onde sua família serve a Deus?

Bueno, con respecto a esta pregunta puedo decir con mucha pena, que la sana Liturgia en nuestro país se está perdiendo poco a poco. A muchos pastores les interesa tener salas llenas, pero no reparan si son o no convertidos los asistentes a las mismas. Montan shows en lugar de preparar verdadero cultos de alabanza y adoración a Dios. Buscan que los cultos sean atractivos a la gente, por esto incluyen música con ritmos del mundo y dicen que ya se santifica el ritmo por la letra…

Para mí, como músico consagrado a Dios tengo mucha tristeza pues los cultos en Ecuador están siguiendo los lineamientos de otros países y todo para captar gente y tener llenas sus salas.

Pero, gracias a Dios, que aún queda un remanente. Quedamos unas pocas iglesias en donde los pastores predican y defienden una Liturgia enfocada a honrar y glorificar el Santo Nombre de nuestro Dios, y entre esas iglesias está la Iglesia del Dios Viviente que es la congregación donde mi padre es pastor y junto a mi madre y hermana, somos el apoyo que él necesita para apacentar las ovejas que un día el Señor le encargó.


2) Quem são os cantores principais de música evangélica do Equador?

En cuanto a los principales cantantes de mi país, no deseo mencionar nombres, porque los que conozco utilizan ritmos mundanos para captar el interés de la gente y no veo ninguna diferencia entre lo que cantaban (cuando estaban en el mundo), y lo que actualmente producen, musicalmente hablando.

Seguramente habrá en algún lugar de mi país algún cantante que realmente alaba a Dios, pero no sé de su existencia, porque precisamente a estos hermanos nadie promociona sus alabanzas. No son atractivas para los jóvenes.


3) Como e onde se batizam os novos convertidos no Equador?

Sobre el bautismo. Bautizamos siguiendo las enseñanzas bíblicas: en el agua, y en nombre del Padre, del Hijo y del Espíritu Santo.

Por lo general, las iglesias tienen sus propios bautisterios y es allí donde se realizan estos programas de bautizos. Pero, los que no tenemos un lugar propio, podemos ir a la playa o prestar alguna piscina privada para realizar los bautizos.


4) Existem políticos evangélicos no País - Como a Igreja lida com a presença dos candidatos nos anos das eleições?

Sí hay candidatos que dicen ser cristianos y políticos a la vez, pero, como por sus obras los conoceréis, uno puede darse cuenta que no son verdaderos creyentes.

En lo personal, no estoy de acuerdo con que los cristianos evangélicos ingresen a la política. Primero, que Dios nos ha llamado para predicar su Palabra y no distraernos en asuntos fuera de la iglesia.

Segundo, la política siempre ha sido y será sucia, y un cristiano que hace política, tarde o temprano se “enreda en los negocios de la vida” para agradar a sus seguidores y para mantenerse en los puestos políticos.


5) Equador é um país laico, ou a Igreja Romana tem a primazia...?

El Ecuador desde muchos años atrás es un país Laico, pero la iglesia católica tenía bastante injerencia en asuntos políticos. Desde que subió al poder el Presidente Rafael Correa, puso bastante orden a este asunto, y la iglesia católica ya no tiene mayor fuerza como antes lo tenía.

Que no quiere decir que la iglesia católica no está atrás de los grupos opositores al gobierno, pues ellos no están muy contentos con las nuevas políticas religiosas.


6) Conte seu testemunho de fé e salvação.

Yo nací en una familia cristiana, y viendo cada domingo predicar a mi abuelo (Miguel Lecaro) o a mi padre (Isidoro Cevallos). Más, cuando tenía unos 10 años, escuché una predicación en la que se hacía énfasis en que la salvación era personal y que el que yo fuera hija y nieta de pastores no me hacía salva.

Desde ese día, decidí aceptar a Cristo en mi vida, reconociendo que era una pecadora y que necesitaba a Dios en mi corazón.

Ahora bien, no ha sido nada fácil la vida cristiana para mí, pues, por mi profesión de profesora de piano, los conciertos, y las reuniones con los amigos del conservatorio, en algún momento de mi vida, ellos fueron más importantes que Dios. Pero, Él se encargó, mediante muchos sucesos en mi vida, de enderezar mis veredas y corregir mi camino para que no me aparte del evangelio.

Finalmente, el mayor y mejor encuentro que he tenido (como creyente en Cristo) con mi Dios, fue hace tres años, pues mi familia y yo nos vimos afectados por una persecución a nuestra labor de amor. Sufrimos mucho, lloramos mucho porque no entendíamos cómo, si estábamos trabajando para el Señor, había “hermanos en la fe” que manchaban nuestro testimonio y procuraban hundir el ministerio de mi padre, y por ende el de todos nosotros.

Pero allí estuvo el Señor, fortaleciéndonos y mostrándonos que esos hechos lamentables, que esa tempestad no provenía de Él, sino del diablo que como león rugiente quería devorarnos…

Cuando la tempestad pasó, mi padre, madre, hermanos y yo, salimos como oro refinado, más fuertes y dependientes de Dios, porque pudimos ver todo el poder de nuestro Salvador en esa situación, y cómo en su infinita misericordia nos libró y afirmó en Su obra dentro de la iglesia.

Como directora de las alabanzas en mi iglesia y como profesora de Liturgia en el Seminario Bíblico de la Alianza, estoy agradecida a Dios por todos los días maravillosos que me ha permitido caminar junto a Él, pues me ha mostrado un camino mucho más excelente que el que el mundo me puede ofrecer; y es precisamente dentro de su iglesia, sirviéndole con el talento que Él me ha dado, y también dando testimonio de mi fe en mi lugar de trabajo, pues laboro en un lugar secular.

Amados hermanos, ánimo, el Señor está cerca. No os preocupéis si vienen a sus vidas infinidad de pruebas, tengan por seguro que nuestro Capitán (Dios) está dirigiendo la barca de sus vidas y no va a permitir que ninguno de ustedes perezca.


Para terminar sólo me queda decir lo siguiente:

“Pero por la gracia de Dios soy lo que soy; y su gracia no ha sido en vano para conmigo…”

(I Cor.15:10ª)


Muchas gracias por la entrevista hermano Joao.

Espe.Zoila Cevallos Lecaro

Prof. del Seminario de la Alianza- Guayaquil - Ecuador"




.


domingo, março 28, 2010

CAPETOWN 2010 - GLOBAL LINK



CAPETOWN 2010

III CONGRESSO DE LAUSANNE PARA EVANGELIZAÇÃO MUNDIAL


Capetown 2010

GlobaLink Interconectando pontos do Congresso
Cape Town 2010 em todo o mundo


Reunindo líderes cristãos de todo o mundo
Confrontando questões críticas do nosso tempo.
Conectando líderes orando em humildade, promovendo níveis mais profundos de colaboração e parceria.

O Que é GlobaLink? GlobaLink é o termo usado para identificar pontos remotos em todo o mundo que participarão do Cape Town 2010.

Um ponto GlobaLink pode ser um seminário, uma escola bíblica, uma instituição teológica, uma organização missionária ou uma igreja que participará “virtualmente” do Terceiro Congresso Lausanne sobre Evangelização Mundial.

Pontos GlobaLink cadastrados se conectarão (pela Internet) com o Congresso na Cidade do Cabo, na África do Sul, de 16 a 25 de outubro de 2010.

Cada ponto poderá personalizar o seu próprio programa e horário usando recursos fornecidos pelo Movimento Lausanne.


Alguns exemplos desses recursos são:

Cópias de documentos importantes e recursos enviados meses antes das reuniões do Congresso de outubro de 2010.

Conteúdo detalhado e diferentes opções para programação local.

Transmissão ao vivo em video e audio dos eventos do Congresso.

Meios para que os pontos possam dar retorno e interagir com o evento Cape Town e outros pontos GlobalLink durante a realização do Congresso.

Ferramentas para colaboração e acompanhamento.



Capetown Global Link


Sobre Cape Town 2010

Qual o propósito? líderes cristãos de todo o mundo para confrontar questões críticas do nosso tempo e ajudar a desenvolver um nível de unidade, parceria e colaboração mais profundo na tarefa contínua de levar todo o Evangelho para todo o mundo.

Quem participará? O Congresso reunirá 4000 líderes cristãos de 200 países na Cidade do Cabo, África do Sul. Além disso, milhares participarão através dos pontos GlobalLink em todo o mundo.

Quem está organizando? O Movimento Lausanne é o principal organizador do Cape Town 2010 em colaboração com a Aliança Evangélica Mundial e vários outros parceiros ministeriais.

Onde o Congresso será realizado? Cidade do Cabo, África do Sul e simultânea- mente em pontos GlobaLink em todo o mundo.

Quando? outubro de 2009 - Inicia-se o “Global Conversation” sobre questões críticas em todo o mundo.

Dias 16-25 de outubro de 2010 - o Congresso reúne na Cidade do Cabo, na África do Sul, e em pontos GlobalLink em todo o mundo.

Dias 26 de outubro e além - Oportunidades para consultoria, colaboração e parceria adicionais serão desenvolvidas apos o Congresso.


PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

Como nosso grupo pode ser aprovado como um ponto GlobaLink?

Inscreva-se on-line. No dia 1o. de agosto de 2009, inauguraremos oficialmente o site de inscrição para os grupos GlobaLink. O site é: www.capetown2010.com. Você também pode direcionar suas perguntas para o email GlobaLink: globalink@capetown2010.com. Depois de aprovada sua inscrição, você receberá material com mais detalhes e instruções específicas para entrar no site do usuário GlobaLink. Um vez que o seu grupo foi aprovado, você também começará a receber emails mensais com atualizações.


Como convidaremos e Registraremos os indivíduos que desejam participar do nosso ponto GlobaLink?

O seu grupo GlobaLink terá a responsabilidade de convidar e fazer inscrição daqueles que participarão do seu ponto GlobaLink. Independentemente do seu grupo ser um seminário, uma escola bíblica, igreja ou organização missionária, você precisa decidir quem e como convidar aqueles que participarão do seu evento GlobaLink.

Todos os pontos GlobaLink’s são encorajados a convidar líderes da sua área geográfica. Os pontos GlobaLink’s devem convidar líderes fora do seu próprio grupo. Por exemplo, um seminário é encorajado a convidar não apenas aqueles que frequentam sua escola, mas também outros líderes de igrejas e ministérios locais.
Os pontos GlobaLink inscritos fornecerão material que pode ser usado para promover o Cape Town 2010 GlobaLink. Estes materiais podem ser modificados conforme a necessidade. Eles podem ser distribuídos impressos, como parte de um convite por email ou como parte de um site organizacional. No ano do Congresso, mais detalhes informativos serão divulgados. Sugerimos que você comece a promover o Congresso em setembro de 2009, uma vez que o Global Conversation sobre questões importantes se iniciará on-line um ano antes do Congresso.

Que de tecnologia precisaremos para nosso ponto GlobaLink?

O Cape Town 2010 será verdadeiramente um congresso mundial, uma vez que quatro mil participantes se reunião na Cidade do Cabo, na África do Sul e outros milhares se reunião através dos pontos GlobaLink em todo o mundo.

Como isso acontecerá e que tipo de tecnologia precisaremos em nosso ponto GlobaLink site?


Primeiro vamos responder sobre qual tecnologia conectará a Cidade do Cabo com os pontos GlobaLinks. Todas as conexões com a Cidade do Cabo acontecerão via internet. Este tipo de conexão foi selecionada ao invés dos links de satellites por duas razões: mais pontos GlobaLinks podem participar usando conexões normais de internet e os custos para participar serão significamente mais baixos.

Todos os pontos GlobaLinks precisarão ter acesso à internet a fim de transmitir os eventos ou vivo ou fazer o download do video, do audio ou de arquivos disponíveis. Os pontos com conexão banda larga mais rápida poderão acessar videos em alta resolução (em alguns casos, em HD/hi-def). Entretanto, o sistema está projetado de forma que aqueles pontos com acesso mais lento à internet também podem acessar e fazer download de materiais formatados em baixa resolução.


Os pontos GlobaLinks cadastrados terão um log-in de entrada no site Cape Town GlobaLink. Este site será especialmente feito para os grupos GlobaLink e terá materiais pré-conferência, documentos, arquivos de audio e video e transmissão ao vivo em video de alguns eventos Cape Town. Cada ponto GlobaLink receberá “ferramentas” da internet para retorno para o Congresso Cape Town. Este recurso ajudará os pontos GlobaLinks a interagirem com o Congresso e não serem apenas observadores do Congress.

Qual é a taxa de inscrição para o GlobaLink?

Não há taxa de inscrição para os pontos GlobaLinks aprovados. Entretanto, Lausanne - Cape Town 2010 recomenda que cada instituição participante faça uma doação para ajudar com os custos. Como você pode imaginar, o custo para montar todo os sistemas tecnológico, administrativo e de programação do GlobaLink é muito alto. Mais informações sobe como fazer doações serão fornecidas no site de inscrição do GlobaLink.


Quais serão as responsabilidades administrativas e de organização do nosso ponto GlobaLink?

Cada ponto GlobaLink terá responsabilidades diferentes, dependendo do tamanho do grupo e da disponibilidade de ajuda voluntária. Segue abaixo uma lista das principais responsabilidades que cada GlobaLink participante terá:


 Custos Promocionais (para divulgação do seu GlobaLink).
 Sistemas para convidar e inscrever (aqueles interessados no evento do seu GlobaLink).
 Acesso à internet para acessar durante o Congresso video e audio do Cape Town 2010 e material de acompanhamento.
 Qualquer custo local com alimentação e hospedagem (dependendo do modelo da programação escolhido).
 Administração e recurso humano do seu ponto GlobaLink.
 Uma sala ou auditório usado para receber o ponto GlobaLink.
 Qualquer equipamento técnico (video, audio, etc.) necessário para produzir o programa GlobaLink local.

Que tipo de Flexibilidade nosso GlobaLink terá na programação local?

Cada ponto GlobaLink local poderá escolher a programação que melhor se encaixe com suas necessidades. A equipe do Cape Town 2010 GlobaLink fornecerá modelos de programação e materiais; entretanto, caberá a cada ponto criar uma programação local. Devido à diferença de fuso horário entre a Cidade do Cabo, na África do Sul, e os pontos GlobaLinks locais, serão necessários ajustes nos horários locais. Uma programação detalhada com o horário dos eventos Cape Town será publicada em Março de 2010.




Liderança de Participação Global:

Presidente: Dr. Victor Nakah, Faculdade Teológica de Zimbábue, Africa
Vice-Presidente: Dr. Manfred Kohl, Concílio Internacional, Canada
Vice-Presidente: Dr. Douglas Pennoyer, Biola, EUA
Diretor: Rev. Lawrence Russell, Lausanne, EUA


Divulgação: Blog Olhar Cristão

João Cruzué

.

sábado, março 27, 2010

O Resultado do julgamento do Caso Isabella Nardoni




Recorte da sentença do Juiz.

E abaixo, a carta que Alexandre Nardoni divulgou, após a descoberta do crime.

(Aqui a
sentença completa
)
-------------------------------------------------------------------

"Esta sentença é lida em público, às portas abertas,
na presença dos réus, dos Srs. Jurados e das partes,
saindo os presentes intimados.
"
MAURÍCIO FOSSEN
Juiz de Direito
-------------------------------------------------------------------------------


"VISTOS"

(...)Como não existem circunstâncias atenuantes de pena a serem consideradas, torno definitivas as reprimendas fixadas acima para cada um dos réus nesta fase.

Por fim, nesta terceira e última fase de aplicação de pena, verifica-se a presença da qualificadora prevista na parte final do parágrafo quarto, do art. 121 do Código Penal, pelo fato do crime de homicídio doloso ter sido praticado contra pessoa menor de 14 anos, daí porque majoro novamente as reprimendas estabelecidas acima em mais 1/3 (um terço), o que resulta em
31 (trinta e um) anos, 01 (um) mês e 10 (dez) dias de reclusão para o corréu Alexandre e 26 (vinte e seis) anos e 08 (oito) meses de reclusão para a corré Anna Jatobá.

(...) Como não existem outras causas de aumento ou diminuição de pena a serem consideradas nesta fase, torno definitivas as reprimendas fixadas acima.

11. Esta sentença é lida em público, às portas abertas, na presença dos réus, dos Srs.. Jurados e das partes, saindo os presentes intimados.

Plenário II do 2º Tribunal do Júri da Capital, às 00:20 horas, do dia 27 de março de 2.010.

Registre-se e cumpra-se.

MAURÍCIO FOSSEN
Juiz de Direito"

--------------------------




Confira a Carta

Carta escrita pelo pai de Isabella, sr. Alexandre Nardoni,

divulgada em 2009, a poucos dias depois do crime:

"Eu, como pai de três filhos, posso dizer sem dúvida uma coisa, que a Isabella é o maior tesouro da minha vida. Tenho outros filhos meninos, mas a minha menininha era a princesa da casa. A Isabella sempre foi muito carinhosa comigo e com os irmãos dela. Costumava dizer que era a mamãe do meu filho mais novo, o Cauã, e defendia o do meio, o Pietro, acima de tudo.

Quando me dei conta que tinha perdido a Isabella, senti naquele momento que meu mundo acabou. Não sei como caminhar. Todos estão me julgando sem ao menos me conhecer, não faria isto com ninguém muito menos com minha filha. Amo a Isabella incondicionalmente e prometi a ela, em frente a seu caixão, que enquanto vivo não sossego, até encontrar este monstro. Tiraram a vida de minha princesa de uma maneira trágica e não me permitem sentir falta dela, pois me condenam por algo que não fiz. Minha filha, como os irmãos dela, são tudo na minha vida, estou sem rumo.

Mas confio que Deus me dará forças para vencer esses obstáculos, mostrando o caminho certo para a justiça. Quero minha filha bem, em paz e tenho plena certeza e consciência tranqüila do amor que tenho por ela. Pois por mais que me julguem, só eu e minha filhinha sabemos a dor que estamos sentindo. E o mais importante é que Isa sabe o pai que fui para ela".

-------------

Sem comentários!

.




quinta-feira, março 25, 2010

A Páscoa de Isabella

.


João Cruzué

Na semana da Páscoa de 2009, eu estava trabalhando (de novo) no Centro de São Paulo. Desta vez próximo à Praça da República, região "anexada" à Cracolânda. E foi ali, que presenciei um grupo de 15 a 20 garotos, como um enxame, desesperados, esfomeados, não por comida, mas pelo crack. Eu não precisava olhar nem perguntar, pois meu espírito sentia a presença opressiva do mal. De volta a 2010, a quase uma semana da Páscoa, estamos de novo diante de um fato também ruim, ou seja, a poucos dias do desfecho do julgamento do casal Nardoni. Eles são suspeitos de ter assassinado a filha/enteada. A falta de amor em algum momento está ligada a estes dois episódios - tristíssimos. Páscoa é um tempo muito apropriado para refletir, pensar com mais carinho na família. Páscoa é a celebração do amor de Cristo.

Na Páscoa de 2009 eu sofria o impacto da mensagem silenciosa da miséria de dezenas de grupos de moradores de rua, os "habitantes" da região da cracolândia. Do "seu" Mário, o economista cuja "casa" era uma bancada de cimento no jardim, na saída do Metrô República. Seu Mário sumiu de repente. Uma vez morador de rua, sempre na rua, a menos que Deus intervenha. Por que tanta gente vem perdendo vínculos com a família, não somente em São Paulo, mas todas as grandes e médias cidades do Brasil, para "morar" sob as marquises dos prédios ou no sereno das praças? Mas voltemos ao contexto.

Daqui a poucos dias vai ser Domingo de Páscoa - 04 de abril de 2010. E não há outro assunto que esteja tirando tanto o sossego das família brasileiras, quanto o julgamento do pai e da madrasta da menina Isabela, suspeitos de seu assassinato.

Se eles eventualmente são culpados, a frieza com a qual vêm se comportando - choca. Ela passa a impressão de que Isabella não era nada. Será que esse pai e esta madrasta vieram de uma cultura familiar onde o amor era desconhecido? O julgamento desse caso perturba as pessoas. Assistimos a um processo difícil de compreender: é como se a defesa e os réus quisessem passar a seguinte mensagem: "A única culpada nesta história foi a menina Isabella.


Eu até compreenderia que na maioria dos lares há discussões, divergências, e até alguma perda de controle por poucos momentos. Todavia, uma família vivendo sob uma cultura plena da violência, inversão de valores, apologias à Lei de Gerson - em quaisquer circunstâncias - é assustador. É muito assustador que alguém agarre o pescoço de uma criança, a esgane até matar, e que o cônjuge atire pela janela para completar o "serviço". Não se trata de dedução minha, são revelações do legista. E mais assustador ainda é ver a frieza, a esperteza aparente e o desejo de salvarem-se todos.

É um caso que mexe fundo com as emoções da família brasileira.

Na semana da Páscoa de 2010, todos nós seremos impactados pelo veredito juri e pela sentença do Magistrado que preside o tribunal, do caso Isabella Nardoni. Não importa se os réus ficarão livres ou se sofrerem uma pena de 30 anos.

Este caso mostra a ponta de um iceberg, de um mal que a sociedade brasileira ainda não sabe lidar: As consequências da inversão dos valores. Quando todos buscam levar vantagem em tudo, em algum tempo a conta começa a ser paga. E começa pelas crianças.


A primeira vítima da inversão de valores é a família. Assim com um morador de rua não consegue mais voltar para sua casa, a família que profana os reais valores cristãos, chamando o bem de mal e o mal de bem derruba os muros da dimensão espiritual. É uma visão muito comum ver portões altos, cercas elétricas e grades em janelas nas moradias das médias e grandes cidades brasileiras. A busca pela segurança. Paradoxalmente, na área espiritual está acontecendo o inverso: a sociedade brasileira está pondo abaixo os muros da decência, os portões da honestidade, as cercas da honradez, e as trancas da verdade.

Não temos olhos para ver os protagonistas do reino espiritual. Pela fé na palavra de Deus eu sei que há dois reinos lá fora: o reino das trevas e o Reino de Deus. A família que deita por terra os reais valores cristãos, fica à mercê das hostes espirituais da maldade. Sem temor de Deus, não há família que permaneça de pé. Deus é nossa única segurança, tábua de salvação, resistência eficaz contra o poder das trevas.

Pais estão espancando e matando filhos; filhos estão odiando e matando pais. Os moradores de rua estão se multiplicando. Os crimes hediondos não estão mais nos assustando. Até famílias cristãs lutam desesperadamente para recuperar entes queridos que estão sendo arrastados pelas correntezas das drogas.

O que é isto? O que está acontecendo em nosso meio?

As famílias estão sendo abandonadas por Deus, porque, primeiro, se esqueceram Dele. Desprezaram a sua palavra. Com poucas exceções, não há quem busque a Deus. Não há quem respeite os mandamentos de Deus, não há quem se interesse por Deus. O pecado parece uma flor de agradável aspecto e admirável perfume - o bastante para camuflar um espinho venenoso que perfura o coração e entristece a alma.

Páscoa quer dizer passagem. O anjo destruidor passando sobre a terra do Egito por volta de 1455 aC. Ele passava por sobre as casas que tinham o sangue do cordeiro marcado nas portas, sem matar o primogênito da família. Mas se alguém saísse porta afora naquela noite, também morreria. Páscoa fala da segurança do lar, da união da família. Também mostra que há perigos fora da porta.

O que dizer de uma sociedade que em tempos de Páscoa lembra-se mais de ovos de chocolate do que do protagonista cruxificado na cruz do Cálvário? É uma sociedade que decidiu eliminar Deus do cotidiano. Os abalos sofridos com os casos Suzane, Isabella, Eloá, Rua Cuba e tantos outros, que infelizmente vão acontecer.

Quero terminar minha reflexão sobre a Páscoa de 2010 com uma advertência baseada no Salmo 46: "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia." Sem Deus, não há proteção alguma para nossa família. Não basta ser religioso, não basta ir todo dia na Igreja - é preciso iniciar uma conversa íntima com Cristo, que evolua até um diálogo, e daí até uma comunhão profunda. É preciso um interesse pela Bíblia - a palavra escrita onde se aprende a vontade de Deus.

É preciso separar um tempo em nosso cotidiano para estar diante da presença de Deus. E por Deus, quero dizer Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que depois de sua morte e ressurreição recebeu do Pai todo o poder e glória sobre tudo.


Convide Jesus nesta Páscoa para fazer morada no seu coração. Ovos de chocolate são de fato muito gostosos, mas quando vem o calor eles se derretem. O sacrifício de Jesus é eterno.

A família de Isabella nunca conheceu Jesus. Só ovos de chocolate. Uma pessoa sem Deus, e sob influência das trevas PODE cometer desgraças muito maiores do que a sofrida por Isabella.
Quando o futuro da sua família está em jogo, não brinque com o mal. Esteja atento à inversão de valores.

Páscoa não é coelho nem ovos de chocolate. Páscoa é a presença de Cristo no lar. Quantas crianças sabem disso?

Está é a mensagem do caso Isabella de Oliveira Nardoni,
por ocasião desta Páscoa, para mim: É preciso ter a presença de Deus dentro de casa. É preciso cuidar da vida espiritual dos filhos, para que eles aprenda a defender a vida. Dinheiro, anel e ovos de chocolate não são suficientes para transmitir um bom caráter a um filho(a). É preciso praticar o amor de Deus no lar, com gestos e atitudes cristãos. Isabella morreu porque sua família não tinha em casa o amor de Cristo para dar. Apenas ovos de chocolate, infelizmente, como tantas outras.




Meus textos de Páscoa

O Retorno do Rei

Páscoa Cristã 2008

Domingo de Páscoa

Páscoa Cristã 2009

Jesus o Cordeiro Definitivo

A Páscoa de Isabela

terça-feira, março 23, 2010

Pastor Alfredo Reikdal - Assembleia de Deus do Ipiranga está de luto


NOTA DE FALECIMENTO

Pastor Alfredo Emilio Reikdal (1916-2010)


Pr. Alfredo Reikdal


João Cruzué

Pastor Alfredo Emilio Reikdal, foi o fundador da AD Ministerio no Ipiranga, onde foi Pastor Presidente por 66 anos consecutivos. Também presidiu a CONVENÇÃO DOS MINISTROS ORTODOXOS NO ESTADO DE SÃO PAULO E OUTROS - COMOESPO.

Ele construiu, com a ajuda de toda Igreja, o magnífico templo da Igreja Assembleia de Deus, cuja arquitetura ímpar e o grande relógio octogonal na torre embeleza o centro do Bairro do Ipiranga - Zona Sul de São Paulo.

Igreja AD Ipiranga


O ministério do Pastor Reikdal tem reconhecimento internacional. O serviço do Pastor sempre glorificou o nome do Senhor Jesus Cristo. Ele iniciou a AD - Ministério do Ipiranga com 171 pessoas. Hoje são mais de 200.000 membros. Construiu centenas de templos em São Paulo, na Grande Sao Paulo, no Interior do estado de São Paulo, Minas Gerais, Brasilia DF, Mato Grosso do Sul e outros Estados. O Ministério do Ipiranga conta com um quadro de 7.000 Obreiros: Cooperadores, Diáconos, Presbíteros, Evangelistas, Missionários e Pastores.

Pastor Alfredo Emilio Reikdal faleceu às 02:30h de hoje, d23/03/2010, no Hospital Santa Catarina, onde recebeu toda e devida atenção médica.

Seu velório está sendo realizado no Templo Sede da AD - Ministério do Ipiranga, na Av. Dr. Ricardo Jafet, 214 - Ipiranga - SP.

Seu sepultamento será no Cemitério da Paz, com horário marcado para as 15:30h.

Pr. Alfredo Emilio Reikdal


A família, obreiros e membros da AD - Ministerio no Ipiranga agradecem a solidariedade e os votos de sentimentos de todos os irmãos, amigos e autoridades.


Informações: AD.Ipiranga.org.br



.

segunda-feira, março 22, 2010

AmBev - água que passarinho não bebe


RESPEITE A ÁGUA: NÃO BEBA CERVEJA!

Foto: Eduardo Srur

Rio Pinheiros - São Paulo

João Cruzué

A multinacional AmBev lançou hoje, 22 de março de 2010, uma campanha publicitária milionária denominada: Movimento Cyan. Achei um desrespeito a nossa inteligência. É uma publicidade hipócrita.

Desde quando uma indústria que toma bilhões de litros de água da natureza, para depois diluí-la em álcool, no fabrico de cervejas cujo destino mais tarde será o esgoto, tem algum tipo de moral para tentar conscientizar a sociedade sobre respeito e consumo consciente da água?


Por ventura a AmBev acha que nós brasileiros somos idiotas?

Antes de pretender nos ensinar sobre postura e consumo consciente no uso da água, esta empresa deveria enterrar a carapuça até o pescoço. Sua pedagogia é tão "verdadeira" quanto uma nota de 13 reais.


A foto dos cinco diretores da AmBev (O Estado de São Paulo A10/11) tendo ao fundo um laguinho azul não passa de um sofisma.

Para mostrar a verdade inteira, seria preciso outra foto. Uma que tivesse ao fundo, por exemplo, as águas "cristalinas" do Rio Pinheiros, em uma manhã de sábado (depois da sexta-feira).


"Parabéns!" AmBev. Eu nunca vi tanto cinismo e cara de pau juntos.



.

TV do Bispo Macedo faz apologia da violência

.


João Cruzué

Quem diria! Você sabia que a TV Record foi comprada pelo Bispo Edir Macedo no ínicio da década de 90, com o propósito básico de levar a palavra de Deus à nação Brasileira? Em vez disso, na busca desenfreada pela audiência, ela de fato mudou seu propósito.

Quer uma prova?

De tudo o que é ruim: crimes, mortes, assassinatos, sequestros - notícias de todo tipo de violência você assiste sabe onde? Na Tv Record! Operando assim, ela impacta, assusta e deprime a família brasileira.

Jesus saiu de cena, e foi trocado por uma apologia das obras do diabo. Eu não consigo ver de outra forma. Tudo o que que acontece na cidade, tudo o que não presta, é divulgado para crianças, jovens e velhos. Creio que não é exagero: de cada 10 notícias do cotidiano, nove ou todas as dez são de coisas ruins. E sabe onde você encontra? Na TV Record!

Está na imprensa que a origem dos recursos para a compra da TV Record, que era da Família Machado e do Sr. Abravanel, veio da contribuição dos fiéis da Igreja Universal. Era dinheiro carimbado para uso na Casa do Senhor.

O que adianta ganhar o mundo inteiro. O que adianta pregar o Evangelho para todas as nações da terra, e logo em seguida mostrar as obras do inferno para escandalizar essa gente.

É preciso mais juízo. É preciso uma mudança de atitude. Não foi com o propósito de fazer apolgia da violência que a TV Record foi comprada. Os meios não justificam os fins. A Casa do Senhor não pode ser escandalizada com loucuras e desvarios de maus mordomos.

Abaixo a violência dos programas da Rede Record. Quero que minha família tenha direito de assistir as coisas boas que Deus tem feito no Brasil.

Imaginei que em uma Rede de TV evangélica isto fosse possível. Enganei-me!



Consulta:
Observatório da Imprensa









domingo, março 21, 2010

Novela da TV Globo: apologia do adultério

.


.João Cruzué

Fiquei impressionado com a insatisfação de tantas pessoas, inclusive jornalistas, sobre a quantidade de traições e adultérios que acontecem na velha novela das oito - mal-entitulada de "Viver a Vida".

Minha surpresa veio do fato de que não são os crentes, mas os não-crentes que estão fartos de sua apologia ao adultério.
As provas disso estão nos blogs com o nome da novela, no site da Editora Abril, etc.

É impresionante a quantidade de adultérios e traições que são despejados todo dia, há decadas, por esta emissora de TV. Ninguém é obrigado a ver porcarias, mas se a TV é uma concessão pública, porque aceitar passivamente que a concessão vá para um grupo que se prima por destruir os valores que restam da família brasileira?

É uma pedagogia nefasta. Creio que a família brasileira merece coisas melhores. É ela quem paga a conta quando copia estas más influências. Perguntar não é pecado. E os comentaristas dos blogs de Viver a Vida perguntaram: O que faz uma criança no meio daqueles atores? Recebendo aulas de adultério?

Isto é vergonhoso!

O nome correto dessa novela deveria ser "Viver mal a Vida"




.

sábado, março 20, 2010

Sonhos Inacabados - Sermão de Martin Luther King

.
Martin Luther King.


"UNFULFILLED DREANS"

Tradução (1) de João Cruzué

"Eu quero pregar nesta manhã sobre o tema sonhos não concretizados. Sonhos não realizados. E vou usar como texto básico o capítulo 08 do primeiro livro de Reis. Às vezes ele passa despercebido. Não é uma das passagens mais familiares do Velho Testamento, mas eu não me esquecerei de quando o encontrei pela primeira vez. Ele impactou-me com uma mensagem de uma significância cósmica, porque diz muito em tão poucas palavras sobre as coisas que nós experimentamos nesta vida.

Davi, como você sabe, foi um grande Rei. E uma das coisas que era primordial na mente e no coração de Davi era a construção do grande templo. Construir o templo era considerado o projeto da maior relevância a ser empreendido pelo povo judeu. Esperava-se que o rei o levasse a cabo. E Davi tinha o desejo, e tentou começar.

E então nós chegamos àquela passagem de primeiro Reis onde se lê: "E estava no coração de Davi, meu pai, construir uma casa para o nome do Senhor Deus de Israel. E o Senhor disse a Davi, meu pai: Porquanto propuseste em teu coração edificar uma casa em meu nome, bem fizeste em propor isto em teu coração".

É sobre aquele desejo que vou pregar nesta manhã: "Bem fizeste em propor isto em teu coração" Foi como se Deus dissesse: "Davi, você não será capaz de terminar o templo, mas eu quero abençoar-te, porque isto estava em teu coração. Teu sonho não se cumprirá. A majestosa esperança que guiou teus dias não será suficiente para trazer à existência um templo que você não será capaz de construir. Mas eu te abençoo Davi, porque isto estava em teu coração. Você tinha desejo de fazê-lo, você tinha a intenção de fazê-lo, você tentou fazê-lo, você começou a construí-lo. E Eu te abençoo por ter este desejo e a intenção em teu coração. É bom que isto estivesse em teu coração.


E muitos de nós começam a construir templos pela vida: templos de caráter, templos de justiça, templos de paz. E então, frequentemente, nós não os terminamos, porque a vida é como a Sinfonia Inacabada de Schubert. Em muitas ocasiões nós começamos, tentamos, nos preparamos para construir uma variedade de templos. E eu acho que uma das grandes agonias da vida é que estamos constantemente tentando terminar aquilo que nos é inexequível. Nós somos compelidos a fazê-lo. E tanto nós, como Davi, nos encontramos diante de várias circunstâncias, tendo que enfrentar o fato de que nossos sonhos não serão realizados.

Agora, deixe-me dizer que a vida é uma história contínua de sonhos despedaçados. Mahatma Gandhi laborou por anos e anos em prol da independência do seu povo. E através da poderosa revolução da não-violência, ele foi capaz de conquistar aquela independência. Por muitos anos o povo indiano foi dominado politicamente, explorado economicamente, segregado e humilhado por forças estrangeiras, e Gandhi batalhava contra isso. Ele batalhou para unir seu próprio povo e nada era mais importante em sua mente do que um país grande e unido movendo-se em direção a um grandioso destino. Este era seu sonho.

Mas Gandhi tinha de enfrentar o fato de que seria assassinado, e morreria com o coração quebrantado, pois a nação que almejava unir, terminou dividida entre Índia e Paquistão, como resultado do conflito entre Hindus e Muçulmanos.

A vida é uma contínua história de projetos de construção de grandes templos sem capacidade para terminá-los.


O presidente Woodrow Wilson sonhou com a Liga das Nações, mas ele morreu antes que a promessa se cumprisse.

O apóstolo Paulo falou certo dia, sobre seu desejo de ir até a Espanha. O maior sonho de Paulo era levar o Evangelho à Espanha, mas Paulo nunca chegaria lá. Ele terminou seus dias na cela de um cárcere romano. Isso é a história da vida.

Tantos de nossos ascentrais costumavam cantar a liberdade. E eles sonharam o dia em que seriam capazes de sair do caverna da escravidão, da longa noite da injustiça. E eles costumavam cantar uma pequena canção: "Ninguém sabe dos meus problemas, ninguém sabe, a não ser Jesus" Eles pensavam de um dia melhor, e eles sonhavam seus sonhos. E eles cantavam: "Estou muito contente porque este problema não vai durar para sempre. Mais tarde, mais tarde, eu vou deitar fora o meu pesado fardo." E eles costumavam cantá-la, pois tinham um poderoso sonho. Entretanto muitos deles morreram antes de ver o cumprimento desse sonho.

E cada um de nós nesta manhã, de alguma maneira, está construindo algum tipo de templo. A batalha está sempre lá. Algumas vezes é bem desencorajador. Outras vezes, muito desencantador. Alguns de nós estão tentando construir um templo de paz. Nós falamos contra a guerra, nós protestamos, mas parece que nossa cabeça está batendo contra um muro de concreto. Parece não significar nada. E é muito frequente que ao construir o templo da paz, você seja deixado sozinho, desencorajado, confuso.

Bem, é a história da vida. E uma coisa que me faz feliz é que eu posso ouvir uma voz clamando através do tempo, dizendo: "Pode ser que não seja hoje, pode não ser amanhã, mas é bom que isto esteja em teu coração. É bom que você esteja tentando" Você pode não ver. O sonho pode não ser cumprido, mas é bom que você tenha um desejo de trazê-lo à realidade. É bom que ele esteja em teu coração.

Agradeçamos a Deus nesta manhã porque nós temos certeza de ter algo significativo em nossos corações. A vida é uma história contínua de sonhos despedaçados.

Agora deixe-me trazê-lo a outro ponto. Quando você estabelece construir um tempo criativo, seja ele qual for, você deve enfrentar o fato de que há uma tensão no centro do universo entre o bem e o mal. Ela está ali: uma tensão no coração do universo entre o bem e o mal. O hinduísmo refere-se a isto como um conflito entre a ilusão e a realidade. Platão explica que há uma tensão entre o corpo e a alma. O Zoroastrismo, uma religião antiga, costuma dizer que há um conflito entre o deus da luz e o deus da escuridão. O Judaísmo tradicional e o Cristianismo dizem que há uma tensão entre Deus e satanás. Qualquer nome que você chame, há uma luta no universo entre o bem e o mal.

Não é tão somente uma luta travada lá fora, em algum lugar entre as forças externas do universo, ela está sendo travada em nossas próprias vidas. Os psicólogos tratam o assunto a sua maneira, e assim dizem eles várias coisas. Sigmund Freud diz que esta tensão é uma crise entre o que ele chama de id e o superego.

Mas você sabe, alguns de nós sentem que há uma tensão entre Deus e o homem. E em cada um de nós, nesta manhã, há uma guerra em andamento. É uma guerra civil. Eu não quero saber quem seja você, Eu não quero saber onde você mora. Existe uma guerra civil acontecendo em sua vida. E cada vez que você levanta para ser bom, há alguma coisa empurrando você e lhe dizendo para ser mau. Isto acontece em sua vida. Toda vez que você se dispõe a amar, alguma coisa continua atraindo você, tentando fazer com que você odeie. Cada vez que você se prepara para ser gentil e dizer coisas boas sobre as pessoas, algo esteja perturbando você para ser ciumento e invejoso, para espalhar o mal e difamar.

uma guerra civil acontecendo. Existe uma esquizofrenia, como diriam os psicólogos ou os psiquiatras, acontecendo dentro de todos nós. E há momentos em que todos nós sabemos que de alguma maneira há em nós um Mr. Hyde e um Dr. Jekyll. E nós terminamos por chorar como Ovídio, o poeta romano: "Eu vejo e aprovo as coisas boas da vida, entretanto são as más que eu faço". E terminamos por concordar com Platão: Que a personalidade humana é como uma carruagem com dois cavalos teimosos, cada um querendo seguir por uma direção. Outras vezes nós terminamos clamando como Santo Agostinho, quando ele diz em suas Confissões: "Ó Senhor, faze-me puro, mas não agora". Ou como o apóstolo Paulo: "O bem que eu quero, não faço. E o mal que não desejo, isto faço". Ou nós terminamos dizendo como Goethe: "Que há várias coisas em mim, o bastante para fazer de mim um cavalheiro e um velhaco. Existe uma tensão no interior da natureza humana. E sempre quando nós nos propomos a sonhar nossos sonhos e construir nossos templos, devemos ser honestos o bastante para reconhecê-la.

De volta ao texto básico. Em uma análise final, Deus não nos julga por incidentes separados ou por enganos isolados que fazemos, mas pela inclinação total de nossas vidas. Na análise final, Deus sabe que seus filhos são fracos, que são frágeis. Em uma análise final, o que Deus requer é que nossos corações sejam retos. A salvação não está na conquista da moralidade absoluta, mas no processo e na estrada certos.

Existe uma rodovia chamada BR-80. Eu tenho viajado nesta rodovia de Selma, no Alabama, até Montgomery. Mas eu nunca vou esquecer da minha primeira experiência coma HW-80, quando eu estava dirigindo ao lado de Coretta, Ralph e Juanita Abernathy para a Califórnia. Nós saímos de Montgomery direto para Los Angeles pela "Highway" 80 - e ela pode levar a vários caminhos para fora de Los Angeles. Sabe, mesmo sendo um homem bom ou uma boa mulher, isto não quer dizer que você vai chegar a Los Angeles. Simplesmente quer dizer que você está na Highway 80. Pode ser que você não tenha se esquecido [dos lugares] de Selma, Meridian, Mississipi, Monroe, Louisiania - isto não vem ao caso. A questão é se você está na estrada certa. A salvação é estar na estrada certa, mesmo que não tenha ainda alcançado o destino.

Oh! Eu tenho finalmente que enfrentar o fato de que não há ninguém bom, a não ser o Pai. Todavia, se você estiver na estrada certa, Deus tem o poder, Ele tem algo chamado Graça. Ele coloca você onde você precisa estar.

Agora, uma coisa terrível na vida é tentar chegar a Los Angeles pela HW-78. É quando você está perdido. Aquela ovelha da parábola estava perdida, não meramente porque ela estava fazendo alguma coisa errada, mas porque estava no caminho errado. Ela nem mesmo sabia para onde estava indo; ela ficou tão distraída no que estava fazendo, mordiscando a grama verdinha, que entrou pelo caminho errado. A salvação é ter certeza de que você está no caminho certo. É bom - como nós gostamos - que isto esteja em nosso coração.

Algumas semanas atrás, alguém estava me dizendo algo sobre uma pessoa que eu tenho um grande respeito. E tentavam dizer alguma coisa que não soava muito bem a respeito de seu caráter, sobre algo que estava fazendo. E eu disse: número 1: Eu não acredito nisso. Mas número 2: mesmo que esteja, ele é um bom homem porque seu coração é reto. E em última análise, Deus não vai julgá-lo por um erro isolado que esteja fazendo, se a inclinação da sua vida é reta.

E a questão quero levantar nesta semana com vocês: Seu coração é reto? Se o seu coração não é reto, conserte-o hoje; peça a Deus para consertá-lo. Encontre alguém que seja capaz de dizer sobre você: "Ele pode não ter alcançado as alturas superiores, ele pode não ter realizado todos os seus sonhos, mas ele tentou." Não seria uma coisa maravilhosa para alguém dizer assim sobre você? "Ele tentou ser um homem justo. Ele tentou ser um homem honesto. Seu coração estava no lugar certo." E eu posso ouvir uma voz dizendo, clamando através da eternidade "Eu me agradei de ti" Tu és uma vaso da minha graça porque isto estava em teu coração" E é tão bom que isto estava em teu coração"

Eu não sei nesta manhã que é você, mas eu posso dar um testemunho. Você não precisa sair por aí dizendo nesta manhã que Martin Luther King é um santo. Oh! não. Eu quero que você saiba nesta manha que eu sou um pecador como todos os filhos de Deus. Mas eu quer ser um bom homem. E eu quer ouvir uma voz dizendo para mim, um dia: "Eu te escolhi e eu te abençoo, porque você tenta. É bom que isto estava em teu coração." O que há em seu coração nesta manhã?

Oh! Nesta manhã, se eu puder deixar alguma coisa com você, deixe-me adverti-lo para estar bem certo de ter um forte barco para sua fé. Os ventos vão soprar. As tempestades do desapontamento estão vindo. As agonias e as angústias da vida estão chegando. E tenha certeza de que seu barco é forte, e também esteja muito certo de ter uma âncora. Em tempos iguais a estes, v
ocê precisa de uma âncora. E esteja bem certo de que sua âncora segura o barco.

Estará escuro algumas vezes, e triste tentar, e tribulações virão. Mas se você tiver fé no Deus, de quem eu estou falando nesta manhã, não importa. Por que você pode se erguer no meio das tempestades. E eu digo para você da experiência desta manhã, sim, eu vi um flash do relâmpago. Eu já ouvi o estrondo do trovão. Eu senti o mal tentando conquistar minha alma. Mas eu ouvi a voz de Jesus, dizendo ainda para lutar. Ele prometeu nunca me deixar, nunca me deixar sozinho. Não, sozinho, nunca! Ele prometeu nunca me deixar. Nunca me deixar só.

E quando você tiver esta fé, você pode caminhar com seus pés firmes sobre o chão e sua cabeça para cima, e você não temerá o homem. E você não temerá nada que chegar diante de você. Porque você sabe que ainda está em Creta. Se você subir aos céus, Deus está lá. Se você descer ao inferno, Deus também está lá. Se você tomar as asas do vendo nesta manhã e voar para os lugares mais remotos do mar, deus também está lá. Para qualquer lugar que nos virarmos nós O encontraremos. Nós não podemos escapar Dele".


Fonte: Stanford University


Nota: Exepcionalmente, esta tradução não está disponível para cópia.



.

Biografia de Hillary Clinton

Grandes Mulheres Evangélicas

Hillary R. Clinton
Sra. Secretária de Estado - Hillary Rodham Clinton


Tradução: João Cruzué

Em 21 de janeiro de 2009, a Sra. Hillary Rodham Clinton foi juramentada como a 67ª Secretária de Estado dos Estados Unidos. A Secretária Clinton foi guindada ao Departamento de Estado, depois de quase quatro décadas de serviços públicos como advogada, procuradora, Primeira Dama e Senadora.

A Senhora Clinton nasceu em Chicago, Illinois, em 26 de outubro de 1947, de Hugh e Dorothy Rodham. Ela frequentou as escolas públicas locais antes de se graduar no "Wellesley College" e na Faculdade de Direito da Universidade de Yale, onde conheceu Bill Clinton. Em 1974, a Senhora Clinton mudou-se para o Arkansas, e depois de um ano, casou-se com Bil Clinton e se tornou uma procuradora de grande sucesso enquanto criava a filha do casal, Chelsea. Ela foi professora assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Arkansas, e depois de trabalhar no fortalecimento da defensoria acadêmica local, foi indicada pelo Presidente Jimmy Carter, em 1977, para servir no quadro de Consultoria Jurídica Corporativa, que mais tarde ela presidiu.

Formatura no colégio

Durante seus 12 anos como Primeira Dama do Estado de Arkansas, ela presidiu o Comitê Normas Educativas do Arkansas, e foi co-fundadora da "Advocacia para a infância e Família" e participou da administração do Hospital da Infância do Arkansas e do Fundo de Defesa Infantil.

Em 1991, o Governador Clinton foi eleito Presidente dos Estados Unidos, e como Primeira Dama, Hillary Clinton se tornou uma defensora da reforma dos serviços de saúde e trabalhou em várias questões relacionadas com infância e família. Ela liderou com muito sucesso esforços supra-partidários para melhorar adoções e sistemas de cuidados sociais, redução de gravidez entre adolescentes, e providenciar serviços de saúde para milhões de crianças através do Programa de Seguro de Saúde Infantil. Ela também visitou mais de 80 países como um das representantes americanos, conquistando o respeito como campeão de defesa dos direitos humanos. Seu famoso discurso em Pequim, em 1995, quando ela declarou que "Direitos Humanos são direitos das mulheres e direitos das mulheres são direitos humanos" inspirou mulheres em todo o mundo e ajudou galvanizar um movimento global em favor dos direitos femininos.

Estudante de Direito em Yale

Juntamente com a (ex)Secretária de Estado Madeleine K Albright, Hillary Clinton trabalhou para o lançamento da Iniciativa Governamental das "Vozes da Democracia pela Vida". Hoje a "Vital Voices" é uma organização não governamental que continua treinando e organizando lideranças femininas pelo mundo.

Em 2000, Hillary Clinton fez história com a Primeira Dama eleita para o Senado americano e como a primeira mulher eleita ao Senado pelo Estado de Nova York. No Senado ela serviu nos Comitês de Serviços das Forças Armadas, Saúde, Educação, Trabalho e Pensões, Meio Ambiente e Obras Públicas, Orçamento e Melhor Idade. Ela também foi Comissária na Comissão de Segurança e Cooperação com a Europa.

Como Senadora, a Senhora Clinton trabalhou entre as fronteiras partidárias para construir um suporte para causas importantes do país e pra seus comitentes, incluindo oportunidades de expansão econômica e acesso aos serviços de saúde disponíveis com mais qualidade. Após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, ela foi uma poderosa defensora pela consolidação e reconstrução de Nova York quanto aos cuidados de saúde dos primeiros trabalhadores que arriscaram suas vidas trabalhando no Marco Zero. Hillary Clinton também patrocinou a causa dos Militares da americanos e lutou por melhores cuidados de saúde e benefícios para os membros e veteranos da Reserva e Guarda Nacional, feridos em serviço. Ela também foi a única membro do Grupo Consultivo do Comando das Forças conjuntas do Departamento de Defesa.

Album de casamento

Em 2006, a Senadora Clinton foi re-eleita para o Senado por Nova York, e em 2007 começou sua histórica campanha para a Presidência. Em 2008, se envolveu na campanha para eleger Barak Obama e Joe Biden, e em novembro do mesmo ano, ela foi designada pelo já Presidente Obama, para servir como Secretária de Estado.

A Secretária Hillary Clinton é autora de best-sellers, incluindo suas memórias, "História Viva", e do livro pioneiro sobre crianças "It Takes a Village". A Senhora Clinton e seu esposo, o ex-presidente Bill Clinton, moram na cidade de Nova York.

Fonte: U.S. Department of State
---

Nota: A senhora Hillary Clinton é evangélica, membro da Igreja Metodista. Ela conquistou o respeito dos cidadãos americanos pelo seu comportamento público digno, discreto e cristão em face aos escândalos sexuais que seu marido, o então Presidente Bill Clintou foi protagonista nos anos 90. Sua filha Chelsea, 29, noivou no "Thanksgiving" do ano passado com o jovem judeu Marc Mezvinsky.





.

quinta-feira, março 18, 2010

Prisão de pastor evangélico em Karnataka - Índia

.

Estado de Karnataka - clique para ampliar

All India Christian Council

Tradução de João Cruzué

O Pastor Hanume Nayak, da Igreja "Good Shepherd Community Church" (Igreja da Comunidade Bom Pastor) foi preso por pretensas atividades de conversão em massa em Cellur, vila do Estado de Karnataka.

Em 10 de março de 2010, a polícia chegou na residência do Pastor e o levou preso, junto com sua esposa, para a delegacia local, sob acusação de pretensas atividades de forte proselitismo na área. O casal passou a noite inteira na cadeia.

A detenção foi feita a mando de um líder local da Viswa Hindu Parishad, uma ala radical do Hinduísmo, que fez uma denúncia formal acusando falsamente o Pastor e sua família de forçar a conversão de indianos, na área, em larga escala.

...

Comentário: Como em outras religões, o Hinduísmo também tem segmentos radicais. A conversão de um cidadão indiano seja ao cristianismo ou islamismo é encarado como uma grave ofensa perante a religião local e à família. Em muitos casos as autoridades religiosas hinduístas forçam o convertido a se "desconverter."

A Índia, talvez seja um dos únicos países do mundo, aonde uma pessoa precisa registrar em escritura pública, lavrada em cartório, a mudança de religião. Prisões como a do Pastor Hanume e esposa, infelizmente é muito comum neste país. (João Cruzué)





.


quarta-feira, março 17, 2010

Quanto vale o seu perdão

.
"Eis que estou à porta e bato!"

João Cruzué

Quando um dos discípulos pediu a Jesus que os ensinasse a orar, Ele ensinou orando o "Pai nosso". E no texto do "Pai Nosso" há uma frase muito conhecida e pouco entendida: "Perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo o que nos deve." Quero testemunhar aqui de uma forma bem singela três experiências minhas com o perdão. Eu sei que neste mundo tão violento, se não tomarmos cuidado, podemos repercutir aquele famigerado mandamento "olho por olho e dente por dente".

Quando Jesus ensinou o ato do perdão, ele tinha um propósito: ensinar a confiar nas promessas e provisões de Deus. Mais tem Deus para dar do que o diabo para carregar. Ouvi esta frase ainda criança. E isto se cumpriu literalmente em minha vida em várias ocasiões.

A primeira. Tão logo aceitei Jesus de verdade, em 1985, meus pais muito católicos tiveram uma grande decepção. Eu tinha saído de casa para estudar e trabalhar na grande São Paulo. Dois anos depois, com saudades do sítio, eu estava de volta para a casa deles. Crente convicto. Por pressão do padre, fui "convidado" a sair de casa. Eu não guardei raiva deles. Foi muito difícil mas eu perdoei. Doze anos depois minha mãe se tornou uma crente em Cristo da Igreja Presbiteriana. Dois anos mais adiante, meu pai seguiu o mesmo caminho. Foi uma grande vitória para mim, e quem deu foi Jesus.

A segunda. Em 1993 em estava no sítio. Eu estava vendendo as últimas caixas de tomates de uma experiência de muito trabalho e pouco dinheiro. Um comprador da cidade próximo mandou colher tudo que estivesse nos tomateiros. Foram mais de 200 caixas de 25 kilos cada. Cinco toneladas de tomates. Verificando que o tamanho deles não era o esperado, desistiu da compra.

Assim, no chão estavam estavam 5.000kg de tomates. Era Dia de Finados, quando eu voltei de São Paulo, para o Vale do Rio Doce, onde era o sítio da família. Fiquei tão triste, que não tive coragem de subir até a horta, para ver uma montanha de tomates amadurecendo e se estragando no sol. Eu não dei lugar a raiva. Nem me amargurei com a atitude do comprador. Desde o momento que soube, eu fui orando e contei tudo para Jesus.

Então, eu comecei a ver a mão de Deus. Naquela tarde, um moço da cidade de Muriaé ligou para minha casa. Ele tinha conseguido o telefone do sítio, através de um moço que alugava seu caminhão para que levássemos as hortaliças para o Ceasa de Caratinga.

--Você tem tomate para vender?

--Tenho, mas eles já foram apanhados e estão maduros no chão.

-- Mas são os maduros que eu quero. (O Rio de Janeiro não compra tomates verdes, só maduros.)

E no outro dia, ao lado da montanha de tomates maduros, cobertos por folhas de indaiá, estava um caminhão Mercedes, trucado, com 300 caixas vazias. O preço foi menor do que eu iria ganhar no primeiro negócio.

Mas o testemunho não fica só nisto. Tendo problemas de consciência, o primeiro comprador mandou pagar-me a metade do prejuízo. E somando o que recebi do segundo comprador, com o ressarcimento do primeiro, o total recebido foi maior do que o combinado no primeiro negócio. Quem poderia imaginar que Deus estava neste negócio?

A terceira, e maior experiência. No final dos anos 80 um parente próximo procurou-me para oferecer dois terremos em um bairro da Zona Sul de São Paulo, a 100 metros da Represa do Guarapiranga. Depois, voltou e propôs a compra de mais quatro. Um lugar lindo. Só que poucos anos depois, alguém com apoio da justiça colocou uma cerca de arame de alto a baixo e o negócio complicou-se.

Não consegui as escrituras. Veio a Prefeita Erundina. E um padre da região reunião muitas pessoas e se apossaram da rua em frente aos terrenos. Uma cerca sobre os terrenos e casas sobre a rua. Eu tinha sido enganado. Era uma área em litígio. Tendo ido ao local, um morador saiu para me receber com um facão na mão.

Fui na Imobiliária e ouvi que não era possível vender. E eu mesmo achei que, sem as escrituras não era honesto vender. Foi aí que orei: Senhor, mais tens Tu para dar, do que o diabo para carregar. Em minhas orações eu coloquei aquela causa nas mãos do Senhor.

Decidi passar uma borracha naquele assunto, e mantive a comunicação como o meu parente. Tive oportunidade de receber tudo de volta - a contragosto dele - mas não usei da oportunidade para revidar. Sofri o prejuízo e confiei no Senhor.

Já testemunhei em minhas últimas mensagens que estou trabalhando no Tribunal de Contas do meu Estado. Concurso feito em 2005; 16.000 candidados para cento e poucas vagas. O concurso foi prorrogado por mais dois anos e, por isso, um telegrama chegou à minha casa, avisando para que eu tomasse posse do cargo de auditor.

Com um ano de remuneração neste meu novo serviço, eu poderia comprar hoje todos eles. Eu até tinha me esquecido do assunto, mas em minhas orações da semana passada o Senhor lembrou-me do assunto.

Conheço, por outro lado, um caso muito triste de falta de perdão. Um outro parente, depois de uns 20 anos, viajou para ver a irmã que no passado tivera uma rusga. Ao bater na porta, ela foi abrir. E ao reconhecê-lo, sem nenhuma palavra, fechou porta com um estrondo. Menos de um ano depois ele morreu. Creio que tinha a consciência limpa. Ele dera uma chance para a prática do perdão, mas o ódio do outro lado ainda era tão forte, mesmo tendo se passado mais de 20 anos, não diminuiu.

Sei por experiência própria que se perdoarmos, se nos esforçarmos para perdoar ofensas, prejuízos, e até dívidas, então em nosso coração não haverá lugar para quenenhuma raiz de amargura cresça. E dessa forma e com essa atitude, nós podemos chegar diante do Senhor e expor nossa situação. Assim, mais dias, menos dias, o que Ele vai nos dar será bem maior do que o que o diabo nos roubou.

E foi por isso que guardei bem o texto de dois versículos da Carta de Paulo aos Filipenses: "...E uma coisa faço: e é que esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e olhando para as que estão adiante de mim, prossigo para o alvo pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus" Fil.3:13-14.

O valor do perdão pode vir dobrado, triplicado, quadruplicado, decuplicado, ou muito mais que isto. Mas é condicional. Desde que você pare de olhar com angústia o passado. Jesus, através do ensino do perdão, estava dizendo que devemos perdoar para ser perdoados.

O perdão é a única chave que pode abrir as portas das bênçãos que estão no futuro. Negar um perdão é ficar preso ao passado. É a mesma coisa que amarrar uma corrente de aço nos pés, colocar um cadeado nela, fechá-lo, e entregar a chave na mão do diabo. Todo pensamento de amargura e vingança é alimentado (sem que você perceba) por um demônio a serviço do diabo.

Aprenda o propósito do perdão com Cristo para ficar livre das correntes malignas. Conte para O Senhor Deus onde é a sua dor. Onde foi o seu prejuízo. A raiz da sua mágoa. As feridas do seu ressentimento. Aquele enorme prejuízo que você levou. Os abusos que você sofreu. Aquela picuinha que você ainda não esqueceu. Peça forças a Jesus para perdoar. Insista em perdoar. Só assim você vai ficar livre das tranqueiras malignas, para receber as grandes vitórias que o Senhor tem para você.

Com muito carinho, em Cristo

Irmão João Batista Cruzué

cruzue@gmail.com



.