sexta-feira, outubro 29, 2010

Aos Pastores da Igreja Evangélica Assembleia de Deus

.

Projeto de Evangelização Digital.
100 mil blogs cristãos até dezembro de 2012
Da Associação de Blogueiros Cristãos

.
Olhar Cristão
Antes que ela comece a ler, aprenda a publicar na Internet

João Cruzué

Reverendos Pastores:

Os meios de comunicação estão passando por uma mudança radical. A velocidade desta mudança tem sido assombrosa. Creio firmemente que Deus está neste processo, disponibilizando tecnologia de ponta para a divulgação do Evangelho de Jesus Cristo. Decidi escrever este texto, pois tenho uma proposta a fazer. E esta proposta não é nova; tenho trabalhado nela há alguns anos; quanto mais o tempo passa, mais claro fica o caminho. Estou disposto a compartilhar seis anos de conhecimentos de publicação. De graça. O tempo de falar é agora, então por favor, leia. Ore. E o que sua consciência disser: ponha em prática.

Uma geração de crianças está crescendo dentro de nossos lares. Daqui a duas semanas eu vou ser avô. Em menos de dois anos, com a graça de Deus, meu neto já estará colocando seus dedinhos em um mouse de computador. Nossos pequenos são atraídos pelo fascínio destas máquinas; não só elas, mas tudo o que provoca a visão. Eles não vão comprar um jornal na esquina. Jornais são feitos de papel. De um papel que necessita de bilhões de litros de água para chegar à brancura dos grandes rolos armazenados ao lado das impressoras dos grandes jornais.

Eles vão ler, estudar, se informar através de um monitor ou da tela de um celular. É uma mudança que não tem como abortar. Assim como a imprensa de Gutemberg acabou (com o tempo) com a profissão do copista (escriba) a era digital é chegada.

E agora o que faremos?

As lideranças desta Igreja precisa aprender a usar os meios tecnológicos disponíveis para acumular conhecimentos desta cultura digital, para que nossos filhos , filhos de nossos amigos, vizinhos, conterrâneos descubram as boas coisas que podemos escrever e publicar. Sabe porquê eles leem os textos dos ateus, dos incrédulos, dos ímpios? Por que está faltando escritores crentes na internet. Somos mais de 30 milhões de evangélicos neste país. Apenas considerando os professores de Escola Dominical das Assembléias de Deus, por baixo, há mais de 50.000.

cinco anos eu comecei a publicar o blog Olhar Cristão. Levou dois anos para que eu alcançasse 7.000 visitantes. Sete mil em dois anos. Apenas nesta última semana, foram 12.000 os visitantes. Se eu tivesse desistido, desanimado, continuado apenas como um leitor passivo, não teria alcançado este patamar. É muito pouco, em vista dos blogs esportivos, de fofoca e de artistas.

Sou uma pessoa comum. Não tenho fama, nem Pr. antes do nome. Mesmo assim, há mais de três anos, o Blog Olhar Cristão tem sido o primeiro "blog cristão" na busca do Google. Espero que em breve possa ser superado por outro blog cristão mais focado que o meu.

Por que é importante publicar conteúdo cristão na Internet? Nossos jovens precisam dominar a arte da comunicação. Todo líder tem uma característica marcante: ele lê muito. E quem lê também pode colocar seus pensamentos, sua visão em um texto. Um blog é uma oficina digital, onde você aprende (com o tempo) as estratégias de comunicação digital. É o meio mais fácil, para começar a ser um agente digital de boas novas. Quanto mais cristãos escreverem, mais estarão lendo, se informando e formando opinião.

Eu tenho um sonho. Neste sonho eu posso ver 100 mil líderes cristãos formando opinião com seus escritos e comentários na Internet. O milagre não acontece da noite para o dia; ele acontece pela insistência. No momento, usar uma rede de televisão é o meio mais eficiente para comunicar o Evangelho. Mas quando eu percebo que simples vídeos no YouTube chegam a alcançar milhões de visitas em apenas um dia, eu imagino que não podemos ficar de fora desta nova cultura de comunicação. Em lugar de leitores passivos, é preciso que cada moço, moça, adolescente e vovô que goste de ler, ministrar, escrever seja desafiado, incentivado, que alguém os provoque a abrir o olho para esta oportunidade que Deus colocou diante de nós.

Por que um texto dirigido a Pastores assembleianos? Porque a juventude desta Igreja é a maior e mais participativa em espaços digitais, como comunidades Orkuts, MSNs, Facebooks, etc. Em 2007 havia mais de 800 comunidades de Orkut. somente das Assembleias de Deus. Não há como deixar de ver isto. É uma liderança natural.

E, no que precisar, para que alguém saiba como começar, o que escrever, como escrever, onde se pode criar um Blog gratuitamente, aqui entra o meu trabalho. Desde 2007 venho fazendo isto. Meu testemunho e trabalho é conhecido dentro e fora do meio evangélico. Não sou um dr. sabetudo, apenas alguém que gosta de escrever e comentar mensagens e textos sob um olhar cristão. Em português, inglês, espanhol e alemão.

Tudo o que peço é que observe os talentos que há dentro da sua Igreja. Família. Comunidade. Você não tem nenhuma obrigação de dizer qualquer coisa para mim. Que este compromisso seja assumido por você com o Senhor. Sabe, por muito tempo eu via nas estantes das livrarias apenas livros de autoajuda de autores espíritas. Enquanto isso, nossos escritores evangélicos tinham um pequeno mercado cativo nas livrarias evangélicas. somente de uns dois anos para cá eu comecei ver autores evangélicos naquelas estantes.

Se você, tanto quanto eu, desejamos passar por uma megastore secular, uma banca de jornal, e contemplar 05, 10, 15 títulos de autores evangélicos, saiba de uma coisa: é preciso de uma oficina para praticar a arte de escrever textos. Esta oficina tem um nome: Blog. Para começar, basta ter um email em www.gmail.com e depois abrir gratuitamente um blog em www.blogger.com . Saiba mais sobre blogs neste endereço: curso de blogs. E neste outro: como blogar.

Pense nisto: 100 mil blogueiros cristãos até o final de 2012. Hoje eles são em torno de 20.000. Eu prefiro mil vezes ler um testemunho de um escritor crente iniciante, que as palavras venenosas de um ateu que pisa no nome do Senhor. E Um desses talentos cristãos que pode ser lido no mundo inteiro, está bem dentro da sua Igreja, e nem sabe que se este talento for revelado e consagrado à glória de Deus, vai mostrar ao mundo que o Brasil tem escritores melhores que Paulo Coelho.


Irmão João Cruzué
* Presbítero da Igreja Ev. Assembleia de Deus
* Auditor do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

* Administrador da Associação de Blogueiros Cristãos

Fale conosco: cruzue@gmail.com





.

Nenhum comentário: