domingo, outubro 31, 2010

31 de outubro de 2010 - 493 anos da Reforma Protestante

.
Blog Olhar Cristão

"Por isto, não posso nem quero renegar nada,

porque ir contra a própria consciência não é seguro nem saudável."

(Martinho Lutero)



Joseph Fiennes - no papel principal de Lutero.

João Cruzué

Hoje, 31 de outubro de 2010, faz 493 anos que um frade alemão afixou uma crítica com 95 teses na porta da catedral católica do Palácio de Wittemberb. O primeiro passo para uma Reforma ainda não concebida. Lutero era um mestre católico de Teologia. As circustâncias e o plano divino o conduziram à Reforma. Se esta obra fosse concebida apenas por homens, teria sido esmagada e desarraigada para sempre. Mas não era. Eu quero deixar neste texto alguns fatos e fotos para celebrar as conquistas que a humanidade obteve com a Reforma. A Imprensa é apenas uma delas; e aproveito para orar ao Senhor, como fez Habacuque, e que outras grandes Reformas aconteçam para que a lama da corrupção, do desvario e do pecado seja sacudida para dar lugar a outras primaveras na vida do Cristianismo.

Em 25 de maio de 2010 p.p., foi a data do 489º aniversário da publicação do Decreto de Worms - o desfecho da decisão do Imperador Carlos V e do núncio papal Girolamo Aleander, depois da conclusão da Dieta de Worms, em 19 de abril de 1521. Data em que Lutero declarou publicamente, diante do Imperador, da nobreza germânica e do representante do Papa Leão X, que não renegaria seus escritos nem revogaria suas teses. Por causa disso, em 25 de maio de 1571, um mês depois, Lutero foi declarado herege e sua cabeça foi posta a prêmio pelo Édito de Worms .

ÉDITO DE WORMS
Tradução de João Cruzué.

"Por esta razão, proibimos que toda e qualquer pessoa, de agora em diante, ouse por palavras ou obras, receber, defender, abrigar ou favorecer o dito Martinho Lutero.

Pelo contrário, nós o queremos capturado e punido como merece um notório herege, que deve ser trazido diante de nós ou ser mantido em segurança até que os que o prederem nos informem, para que ordenemos a maneira apropriada de como proceder com o esse Lutero.

Aqueles que ajudarem na sua captura serão generosamente recompesados pelos bons ofícios."



As ilustrações abaixo são algumas imagens clicadas do Filme "Luther"

Lutero foi convocado pelo Imperador para ir a Worms e renegar as 95 teses que publicou contra as práticas abusivas e antibíblicas da Igreja Romana.


O núncio Papal Girolamo Aleander e o Imperador Carlos V


Príncipe Frederico da Saxônia, Tio de Carlos V e protetor de Lutero

O mentor espiritual de Lutero era Johann von Staupitz,

O embate entre Aleander e Lutero - no ápice do filme.


Lutero, você renega seus livros e as heresias que eles contêm?


"A menos que me convençam mediante o testemunho das Escrituras e claros argumentos da razão, porque não acredito em Papas nem em Concílios, já que está provado que por tantas vezes se contradisseram, pelos textos da Sagrada Escritura que já citei. Minha consciência permanece cativa à Palavra de Deus - renegar, eu não posso!



Por isto, não posso nem quero renegar nada, porque ir contra a própria consciência não é seguro nem saudável."



E assim, o imperador Carlos V da Alemanha, se retirou irado e envergonhado diante do clero e da nobreza alemã. Um mês depois redigiu e mandou publicar o Édito de Worms, em 25 de maio de 1571, declarando Martinho Lutero fugitivo e herege, banindo suas obras da Alemanha. O estopim da Reforma estava armado. É a História.



Não deixe de ler: Las Cinco Solas de la Fe Evangelica


Veja o magnífico trailer no YouTube

http://www.youtube.com/watch?v=r5P7QkHCfaI



Comentário: parafraseando um colega Márcio de Souza do Púlpito Cristão: "Halloween o 'caramba'!' Viva a Reforma Protestante" É por isto que os Estados Unidos vão mal. Estão trocando a salvação pela graça, pelo dia das bruxas. E pior, estão financiando a vinda desta porcaria para as escolas brasileiras. Dia 31 de outubro é o dia de comemoração da Reforma Protestante.
.




.

2 comentários:

OBLATVS disse...

Caro Pastor,

Felicito-o pela passagem do Dia da Reforma. Como o senhor pode supor, para um padre católico não é um dia feliz.

Lutero, um sacerdote como eu, deu início a um processo terrivelmente fragmentador que provocou ainda mais divisões no Corpo de Cristo, a Igreja.

Mas apesar das imensas divergências entre nós dois, entre a fé católica e a reformada, não podemos perder as esperanças de que um dia o Espírito Santo reúna os filhos dispersos na unidade da Igreja. Como nosso Senhor orou ao Pai, "que sejam um, como Eu e Tu somos um".

Com sinceros respeitos,

Pe. Clécio

Joao Cruzue disse...

Estimado Irmão em Cristo,

Agradeço seus sinceros cumprimentos, e também comungo com o mesmo sonho: Um dia no futuro o Senhor irá reunir os seus santos, de entre todas as Igrejas cristãs, para cumprir aquela promessa de celebrar a grande Santa Ceia (Eucaristia). Se eu não prevaricar nem vacilar, me encontrarei com o senhor por lá e poderemos conhecer pessoalmente todos os santos, profetas e apóstolos de todos os tempos e de todas as eras.

O verdadeiro Corpo de Cristo, constituído pelos fiéis ligados na Videira não se fragmenta. São os galhos secos, estéreis e brocados que são descartados ou se descartam por si próprios.

E por fim também creio na profecia que está na oração sacerdotal do Senhor, que o ilustre comentarista citou.

Irmão João Cruzué


.