terça-feira, outubro 14, 2008

Índia - As razões da perseguição da Igreja cristã


BODES EXPIATÓRIOS
Líderes cristãos indianos explicam as razões políticas dos ataques

Grupo de indianos sob o comando do fundamentalismo Hindu

ASHOK SHARMA
The Associated Press – 14/10/2008

Tradução de João Cruzué

"NOVA DHELI - Líderes da Igreja cristã indiana disseram nesta terça-feira que os cristãos mortos em conflitos recentes eram “bodes expiatórios” visados propositalmente por Hindus de linha-dura em busca de vantagens nas próximas eleições nacionais de 2009.

O Conselho Cristão para as Igrejas da Índia divulgou que as perdas, quase dois meses depois da violência esporádica, foram 59 mortes, 50.000 pessoas e expulsas de suas casas. As autoridades do Estado de Orissa, situado no Leste da Índia, "epicentro" da violência maior, afirmaram que 34 pessoas foram mortas.

Esta violência recente começou depois que ativistas Hindus acusaram Cristãos pelo assassinato de um líder Hindu, morto em Orissa no dia 23 de agosto. Ataques retaliatórios deixaram grande número de mortos, dezenas de Igrejas destruídas e milhares de pessoas desabrigadas, à despeito da alegação do governo que foram partidários maoístas que mataram o líder Hindu.

“Um enfurecido e bem armado bando de criminosos políticos tem ameaçado nossa comunidade, como talvez nunca antes tenha acontecido em 2.000 anos na história da Índia”, disse John Dayal, secretário geral do Conselho Cristão da Índia.

Há uma história antiga de tensão entre grupos religiosos em Orissa, porque líderes Hindus acusam os missionários cristãos de forçar a conversão de Hindus da casta inferior, acusações negadas pelos líderes Cristãos.

Os Líderes do Conselho Cristão disseram nesta terça-feira que a violência foi liderada pelos partidos de linha dura Hindu, em preparação para as eleições nacionais, esperadas para o começo do ano que vem, estão agitando o fervor religioso.

“O único motivo é adquirir vantagem nas próximas eleições nacionais”, disse John Dayal da AICC. "Nós cristãos fomos escolhidos como bodes expiatórios."

Os líderes Cristãos acusam de violência os grupos de radicais Hindus, incluindo o Bajrang Dal e o Concílio Mundial Hindu, organizações livremente filiadas ao partido de linha dura Bharatiya Janata. O BJP comanda os estados de Orissa e Karnataka, justamente os dois estados onde tem acontecido grande violência anticristã. Ele está desafiando o Partido do Congresso pelo poder em Nova Delhi.

Aproximadamente 2,5% da população da Índia, estimada em 1,1 bilhão de pessoas, é cristã enquanto 80% dela são Hindus. A Índia é oficialmente um país laica.

Os líderes Cristãos exigiram nesta terça-feira um inquérito federal sobre a violência."
...
Comentários: Aí está a análise do secretário geral do Concílio das Igrejas Cristãs da Índia, Pastor John Dayal. Um partido fundamentalista Hindu de linha dura busca visibilidade nacional perseguindo e matando cristãos. Hoje ele detem o poder em dois estados: Orissa e Karnataka. Exatamente os dois estados onde há maiores perseguições. Os planos desse partido é conquistar o poder político na Índia nas próximas eleições no início de 2009. Que Deus livre a Índia de políticos como estes. Por isso temos mais motivos ainda para interceder. João Cruzué

cruzue@gmail.com

.

4 comentários:

guiomar barba disse...

A motivação não é o cerne da questão, e sim,creio eu, que estamos vivendo o cumprimento das profecias. A minha maior oração é que cada mártir tenha a graça de dizer: Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem.
Não esqueço de clamar pelas famílias dos que ficaram para que a fé não desfaleça... Abrços. Guiomar

Márcia Santos disse...

Alarmante!Tenho uma jovem amiga que irá pra lá no inicio do proximo ano. Temos que orar mais!

Anônimo disse...

A paz do Senhor Pr. João Cruzué,

Desde a sua primeira postagem sobre essa perseguição em Orissa, nos comprometemos em pedir orações por onde passamos e levamos a palavra do Senhor Jesus. Não podemos ir, mas o Espírito Santo com certeza se encontra nessa cidade realizando a vontade do Pai.
Que o Deus soberano tenha misericórdia de todos.

Desde já, tenha um bom final de semana.

Anônimo disse...

eu tenho a dizer naçoes que vao contra o reino de deus nao prevalecerao por que a ira de deus caira sobre elas.por que maior e meu deus que crio tudo sobre a face da terra.david paz e graça deus aqueles que estao sendo persequidor por mior e a vitoria que deus vai dar
Lucas 6:22 Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do homem.