quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Darwin e o macaco

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CRIAÇÃO e EVOLUÇÃO

Por Cláudia Aparecida Alves*

Dois pontos de fé: um em Deus, outro no acaso.

Discorrendo sobre uma disciplina que lhe é familiar – a bioquímica – o professor Michael Behe, da Universidade Lehigh, Pensilvânia, EUA, demonstra em suas pesquisas que a teoria da evolução ( que se propôs, no século XIX, a explicar a origem da vida por meio da seleção natural ) não pôde resistir aos avanços científicos que desvendaram a complexidade do mundo celular.

Na obra A caixa-preta de Darwin: o desafio da bioquímica à teoria da evolução, o autor afirma que o desenvolvimento do microscópio eletrônico, da cristalografia de raios x e da ressonância magnética nuclear revelaram os segredos da complexa estrutura molecular da vida que, na época de Darwin, não era ainda conhecida. Nas palavras de Behe: “talvez tenhamos de pagar um preço por este conhecimento. Quando escavamos alicerces, as estruturas que neles repousam são abaladas e, às vezes, desmoronam”.

A partir de sistemas orgânicos irredutivelmente complexos – como o olho humano, a coagulação do sangue, o transporte celular – o autor revela que tais sistemas, descritos detalhadamente no livro, não podem ser produtos do acaso ou de mutações aleatórias, pois, se qualquer um dos seus componentes não existir, a função do sistema não seria alcançada, favorecendo sua extinção, e não uma suposta evolução, conforme os pressupostos evolucionistas.

De fato, existem inúmeros trabalhos científicos ressaltando o silêncio constrangedor da literatura científica sobre a origem dos mecanismos celulares e a inconsistência das tentativas de explicá-las. Indagamos: “Por que, então, a teoria da evolução ainda é a mais aceita e ensinada no meio acadêmico?”. As palavras do bioquímico podem nos nortear em busca desta resposta: “O dilema é que, enquanto um lado do elefante é etiquetado como planejamento inteligente, o outro poderia ser rotulado como Deus”.

Na realidade, qualquer evolucionista que aceitar o planejamento da criação por um ser superior poderá sentir-se frustrado, pois os mecanismos usados na produção da vida estarão para sempre fora do seu alcance. Desde a publicação de A origem das espécies houve choque entre cientistas e teólogos, o que gerou uma lealdade à disciplina científica que a coloca acima do objetivo a que deveria servir. E corrobora para isso o fato de que muitos cientistas não querem que seus conhecimentos, fruto de anos de dedicação, sejam confrontados com um conhecimento além da natureza, isto é, não desejam que um ser sobrenatural afete a natureza.

Numa época em que as publicações científicas procuram cada vez mais desacreditar as Escrituras Sagradas, vemos, com satisfação, que o conhecimento científico chegou a um impasse sobre a origem da vida e que algumas pessoas começam a reconhecer que as respostas podem estar no âmbito da teologia.

Nesta matéria, analisaremos, com franqueza, os fundamentos históricos e científicos da chamada “teoria da evolução”. Será que resistem?
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A teoria da evolução

Em 1859, Charles Darwin publicou sua obra intitulada Sobre a origem das espécies. Em 1872, já na sexta edição, o título foi mudado para A origem das espécies. Com esta obra, a teoria da evolução saiu do anonimato e entrou no cenário das idéias brilhantes. Darwin defendia que as modificações adaptativas das espécies eram provenientes de um mecanismo de seleção natural, e que essa seleção natural, ocorrendo por muitas vezes, era capaz de gerar novas espécies e de extinguir outras.

Para os humanistas e naturalistas da época, este raciocínio permitia explicar a origem da imensa quantidade de espécies de organismos vivos observados em toda a terra. Assim, em apenas trinta anos, as idéias de Darwin foram aceitas e difundidas, mesmo sem haver provas científicas adequadas que as comprovassem. A “antiga serpente” está sempre seduzindo a mente humana, oferecendo-lhe “conhecimento” enganoso. As artimanhas para infiltrar na humanidade os conceitos evolutivos vêm desde a antiga Babilônia, Egito e Grécia. No tempo de Darwin, o palco estava montado. Os pensadores queriam mais do que nunca uma explicação, em termos naturais, para a origem da vida e sua variedade.

Darwin formou-se em teologia, mas seu avô, Erasmo Darwin, era um evolucionista famoso, o que certamente contribuiu para que ele rumasse para o naturalismo. Também em 1809, um pouco antes das idéias de Darwin se tornarem conhecidas, Jean Baptiste Lamark tinha proposto que mudanças no meio ambiente eram capazes de modificar os organismos para que se adaptassem às novas condições, e que essas mudanças poderiam ser transmitidas às futuras gerações. Todavia, as idéias de Lamark não resistiram ao método científico e foram abandonadas. (ver infográfico sobre as girafas)

A diferença entre Darwin e seus antecessores é que ele argumentava em cima da chamada seleção natural, a qual somente os mais aptos sobrevivem. A partir de 1930, conhecimentos acumulados sobre mutações reforçaram as idéias de Darwin e assim surgiu a Teoria Sintética da Evolução (neodarwinismo), que afirma que o processo evolutivo é regido, principalmente, por mutações e seleção natural.

Em 1936, o russo A. I. Opárin publicou o livro A origem da vida, que foi aceito pela comunidade científica por julgarem que nele havia pensamento claro e defensável sobre como se originou a vida na terra. Opárin sugeriu que a seleção natural, proposta por Darwin para explicar a evolução orgânica das espécies, começou atuar já no plano molecular no chamado caldo primordial de onde, supostamente, teria surgido a primeira vida. Os agregados coloidais, formados por aglomeração de moléculas do caldo, competiam entre si pelas moléculas livres do meio e os agregados mais aptos, em termos de arranjo interno e composição química, prevaleciam sobre os demais. Eis aí as bases da chamada evolução química.

Os pensamentos de Darwin e Opárin colocaram um ponto final no desconforto da comunidade científica por não ter uma resposta racional sobre a origem da vida e sua imensa variedade. A resposta dos mestres da ciência tem como base a obra do acaso. A criação sobrenatural passa a ser de domínio dos ignorantes do povo, dos sem imaginação, dos fracos e dos religiosos.

Existem provas confiáveis do processo evolutivo?

As provas de que dispõem os evolucionistas são baseadas em análises de fósseis e em estudos filogenéticos relacionados à anatomia e fatores bioquímicos das espécies. As provas, se é que podemos tratá-las assim, são frágeis e envoltas em contradições, equívocos e até fraudes. As provas bem intencionadas usadas para demonstrar que a evolução das espécies é verdadeira também são questionáveis em relação à sua validade.


O documentário fóssil comprova que no passado houve formas de vida bem diferentes dessas que são observadas no presente. Por conta deste fato, os evolucionistas buscam nos fósseis a descoberta de formas de vida que apresentem características transitórias entre uma espécie ancestral e outra que possa estar um passo evolutivo adiante. Mesmo com tantos esforços para comprovar a evolução das espécies com um achado fóssil de peso, até agora nada se tem que possa ser considerado “prova incontestável”. Como certa vez declarou G.K. Chesterton, “os evolucionistas parecem saber tudo acerca do elo perdido, a não ser o fato de que ele está perdido”.

De fato, os elos perdidos, fósseis de criaturas apresentando características do ancestral e da forma evoluída, continuam perdidos. Aliás, se esses animais transitórios tivessem existido realmente, seriam verdadeiras fábulas vivas. É preciso muita fé para acreditar neles, uma vez que não se tem nenhum vestígio confiável desse tipo de vida.

Nos estudos de semelhanças anatômicas entre as diferentes espécies nada pode ser considerado conclusivo. Uma vez que para usar esses argumentos como evidências da evolução seria necessário que a própria evolução fosse comprovada ou, do contrário, é o mesmo que andar em círculos. A semelhança entre um homem e uma criança não serve como prova de paternidade, o que pode ocorrer, mediante tal observação e o depoimento da mãe, é que surja uma suspeita de paternidade. Essa suspeita tem de ser provada por meio de exame apropriado ou, do contrário, a semelhança não passa de semelhança.

Ainda dentro do conjunto de provas relacionadas à anatomia, os evolucionistas citam os chamados órgãos vestigiais que, para eles, são heranças de antepassados evolutivos. Classificam como vestigial os órgãos que aparentemente não possuem nenhuma função no organismo. O apêndice e o cóccix humano são considerados vestigiais pelos evolucionistas. O primeiro porque deixou de ser usado por não se comer mais carne crua e alimentos mais duros e o segundo, alegam, que é vestígio da cauda de antepassados que a possuíam. Entretanto, atualmente são atribuídas funções para esses dois órgãos, mas pouco se fala a esse respeito. O fato de não se entender muito bem o papel de um órgão não faz dele um órgão vestigial. Esse tipo de erro já foi observado antes na história da ciência. Quando todos os órgãos endócrinos e linfáticos foram considerados vestigiais.

As provas bioquímicas estão relacionadas à análise das proteínas presentes nos mais variados organismos. Duas espécies são consideradas parentes próximos quanto maior for a semelhança entre suas proteínas, isso porque uma proteína é um polímero de aminoácidos e a seqüência desses aminoácidos é determinada pela leitura do gene que a codifica. Um gene é um pedaço do DNA que possui a receita para que uma proteína seja feita ou expressa. No DNA de uma espécie existem muitos genes. Dizer que o conjunto de proteínas de dois organismos são semelhantes é o mesmo que dizer que seus DNA são semelhantes e, na visão evolucionista, isso é sinal de que houve um ancestral comum. O problema dessa classe de argumentos está no fato de que espécies que não deveriam mais apresentar semelhança protéica, devido à suposta distância evolutiva, as apresentam. Por exemplo, a hemoglobina da lampreia, que é um peixe, é muito parecida com a humana. O mesmo se observa em relação à clorofila de plantas e à nossa hemoglobina.

Como se vê, não há provas capazes de proteger a teoria da evolução de perguntas embaraçosas e críticas plausíveis por parte de opositores. Muitas vezes, os ataques e as críticas vêm do próprio meio evolucionista que não consegue concatenar a teoria com provas empíricas. Um exemplo relevante foi o que ocorreu no dia 5 de novembro de 1981 envolvendo o respeitado paleontólogo e evolucionista Collin Patterson, do Museu de História Natural de Londres. Patterson chocou os cientistas americanos reunidos no Museu Americano de História Natural ao perguntar para sua platéia: “Vocês podem me dizer alguma coisa sobre a evolução, qualquer coisa que seja verdade?”. Dizem que a platéia ficou muda, mas não ficou parada porque Patterson moderou seu discurso em relação à teoria da evolução. Para manter essa teoria viva, os evolucionistas precisam fazer vistas grossas para os próprios erros e reprimir opiniões divergentes até que se encontre “a prova”. O problema é que esta busca pode durar para sempre.

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A história do homem e do macaco

Era uma vez um macaco muito sabido que de tão sabido virou “gente”, mudou sua aparência, seu modo de agir e esqueceu de seus antigos parentes macacos. Construiu uma família que se tornou numerosa e dominou toda a terra. Após ter passado muito tempo, os descendentes desse “macaco” querem saber como ele era, mas a tarefa tem sido árdua, pois tudo o que sabem dele é que era meio macaco meio homem. A partir daí, o que vale é a imaginação dos descendentes do “macaco”. Vejamos as mais famosas:

1. O Homem de Nebraska: teve sua imagem reconstituída a partir de um dente com idade estimada de um milhão de anos. Após quatro anos e meio, descobriu-se que aquele dente na verdade pertencia a uma espécie de porco já extinta.

2. O Homem de Java: foi imaginado a partir de um fêmur, uma caixa craniana e três dentes molares. O mais interessante é que esses itens não foram encontrados no mesmo local e ao mesmo tempo. O fêmur foi encontrado a quinze metros da caixa craniana. Um dos dentes foi encontrado a três quilômetros do fêmur e do crânio. E, para completar o quadro, o dr. Dubois, que descobriu o material, esqueceu de mencionar em seu relatório que também encontrou restos mortais humanos na mesma camada de escavação. Ele se lembrou deste fato após ter passado trinta anos.

3. O Homem de Neanderthal: foi reconstituído a partir de um crânio quase completo descoberto em 1848 e um esqueleto parcial em 1856. Muitos estudiosos dizem que o Neanderthal era tão humano quanto qualquer um de nós. As diferenças do esqueleto são atribuídas ao fato de pertencer a um homem velho que sofria de raquitismo. Esse detalhe foi comprovado com novos achados fósseis, pois os Neanderthais sepultavam seus mortos.

4. O Homem de Cro-Magnon: segundo o dr. Duane T. Gish, professor de ciências naturais e apologética, o chamado Homem de Cro-Magnon passaria despercebido por nossas ruas se usasse a moda corrente, ou seja, nele não há nada de símil.

5. O Homem de Piltdown: foi uma fraude forjada por Charles Dawson a partir de um fragmento de maxilar, dois dentes e um fragmento de crânio. A fraude foi descoberta quarenta anos mais tarde.


Dificuldades que cercam a origem da vida na versão evolucionista

Stanley Miller ficou famoso ao publicar, em 1953, os resultados de sua experiência, realizada sob as condições da suposta atmosfera primitiva. A atmosfera primitiva, proposta no experimento de Miller, era composta por vapor d’água, metano, amônia e hidrogênio, na total ausência de oxigênio livre, pois ele sabia que o oxigênio impediria a formação das grandes moléculas orgânicas. Sob estas condições, Miller relatou que obteve formação de alguns aminoácidos. Entretanto, não existem provas de que a atmosfera primitiva fosse isenta de oxigênio livre.

Outra dificuldade para a formação da vida ao acaso está na matemática. A probabilidade estatística não é favorável à teoria da evolução. Segundo a Lei de Borel, um evento que tenha 1 chance entre mais que 1050 chances simplesmente não ocorre. Por exemplo, a probabilidade de que uma proteína de cinqüenta aminoácidos seja formada casualmente é de 1 chance entre 1065 chances, o que não é viável matematicamente. O que dizer então do complexo código genético que possui a probabilidade de ter sido formado ao acaso de uma chance em 101505 chances (o número 1 seguido de 1505 zeros)?

A Segunda Lei da Termodinâmica diz que tudo tende ao caos, à desordem e à deterioração. A teoria da evolução afirma justamente o contrário, ou seja, que moléculas simples foram gradativamente tornando-se estruturas cada vez mais complexas e ordenadas. O problema da tendência à desordem pode ser contornado se houver fornecimento de energia externa ao sistema. Em organismos vivos já estruturados, como os atuais, existem mecanismos que compensam essa tendência à desordem transformando a energia solar em energia química. As plantas convertem a luz solar em energia química, os animais comem as plantas e aproveitam sua energia armazenada. Esse ciclo de dependência energética é chamado de cadeia alimentar. Seres tão primitivos como a primeira vida não dispunham de mecanismo de captação e conversão de energia solar. Para contornar essa dificuldade, os evolucionistas apelam para o processo fermentativo, que é bem mais simples do que a captação de energia externa, mas mesmo a fermentação seria algo muito complexo para a primeira vida formada ao acaso.

Uma teoria com força de Lei

Apesar de a teoria da evolução apresentar tantas dificuldades e paradoxos, ela mantém o status de ser a teoria oficialmente aceita pela comunidade científica para explicar a origem da vida e sua diversidade. Todas as crianças, adolescentes e jovens são doutrinados nas escolas com essa teoria. Suas supostas evidências são ensinadas como se fossem provas estabelecidas e bem trabalhadas, o que muitas vezes confunde a fé da juventude cristã no Deus Criador. Diante disso, é importante ressaltar que, assim como o criacionismo, o evolucionismo também baseia suas conjecturas na fé. Fé no acaso, pois tudo o que defendem são suposições que, em circunstâncias primordiais ou normais, jamais poderiam ocorrer.

Se é racional pensar que dos peixes surgiram os anfíbios, dos anfíbios os répteis, dos répteis as aves e os mamíferos, por que não é racional pensar que Deus criou o homem do pó da terra? No mundo físico, nenhuma dessas posições pode ser provada, portanto, ambas são pontos de fé. Entretanto, ridicularizam o criacionismo e geram um sentimento de vergonha, principalmente nos estudantes cristãos, que passam a rejeitar “Adão e Eva” e a aceitar a idéia do homem-macaco. Não há nada de vergonhoso em acreditar no criacionismo, pelo contrário, é motivo de grande alegria. O criacionismo escolhe acreditar que Deus é o criador de todas as coisas, inclusive da vida. O evolucionismo acredita na obra do acaso que vai transformando uma forma de vida em outra, num processo cego e sem nenhum objetivo final. Ademais, a evolução das espécies é somente uma teoria.

Uma teoria é um conjunto de idéias estruturadas que interpretam fatos. Fatos são situações observadas em nosso mundo físico. Os evolucionistas argumentam que o processo evolutivo é um fato e que resta apenas estabelecer como se deu este fato. Mas a verdade é que não possuem fatos em si, o que possuem são interpretações usadas como fato. Para se afirmar algo usando a metodologia científica é preciso primeiro observar e registrar os fatos. Depois é preciso fazer uma generalização baseada nas observações. Em seguida, formula-se uma hipótese para predizer os fatos do mundo real. Após muitos experimentos, que confirmem os fatos preditos, surge uma teoria. Se a teoria resistir ao tempo e a novos experimentos, pode passar à lei científica. Entretanto, somente a evolução dentro de uma mesma espécie (microevolução) pode ser demonstrada pela metodologia científica. A evolução entre as diferentes espécies (macroevolução), proposta por Darwin e mantida por seus seguidores, não pode ser provada pelo método científico, no entanto, é chamada de teoria.

A criação é obra de Deus

Deus criou toda a realidade existente com um ato de sua vontade a partir do nada (criação ex nihilo). Em Romanos 4.17 está escrito que Deus “chama à existência as coisas que não existem”. Muitas outras afirmações semelhantes a esta são encontradas no Novo Testamento. No momento da criação não havia matéria preexistente, nada foi adaptado ou moldado, tudo foi original. Deus planejou e executou seu plano e a obra criada agradava a Deus, pois tudo foi declarado por Ele como sendo bom (Gn 1.1-31). O propósito das passagens bíblicas a respeito da criação não é dizer como Deus executou seu projeto, mas sim que foi Ele o seu autor e executor. Este ponto de fé a ciência não tem como substituí-lo.

Para um criacionista existem a fé, a Bíblia e a grandiosidade da realidade física criada por Deus. Não há como demonstrar satisfatoriamente um ponto de fé com provas físicas, mas muitas vezes a realidade ampara a fé e é isto que vemos no caso da criação. A grandeza e a complexidade da vida podem ser vistas em toda a terra. O corpo humano esbanja detalhes. Como explicar a obra do acaso analisando a sofisticação de órgãos como o cérebro, o olho e o ouvido? O cérebro humano é tão complexo que mesmo com toda a tecnologia moderna, somente uma pequena parte de seu funcionamento é compreendida. E o que dizer das diferentes formas de vida com tanta variedade de estrutura? Não há espaço para a ação do acaso na origem da vida, tudo foi planejado nos mínimos detalhes por Deus, o Criador. A primeira afirmação da Bíblia está em Gênesis 1.1 e nela está escrito: “No princípio criou Deus os céus e a terra”. No Salmo 148.5 a Bíblia ensina que Deus deve ser louvado como o Criador.

Para os cientistas evolucionistas esse tipo de argumentação não significa nada, entretanto, não usam, a rigor, o método científico ao tentar provar a evolução das espécies e a origem da vida. A ciência se apóia na realidade, nos fatos e nas provas físicas e, seguindo estes parâmetros, o bioquímico Behe e outros sérios cientistas já classificam a teoria da evolução como uma teoria ultrapassada. Os cientistas precisam provar o que pensam e ensinar como verdade somente o que provam, inclusive os evolucionistas. Se não há fatos físicos nem provas, tudo não passa de idéias, nós, portanto, seguimos o conselho do apóstolo Paulo a Timóteo, quando disse: “Guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror às oposições da falsamente chamada ciência, a qual, professando-a alguns, se desviaram da fé” (1Tm 6.20).
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Cláudia Aparecida Alves

*Bacharel em Química/USP, Mestre em Ciência e Química Analítica/USP e doutorando em Biotecnologia Molecular Estrutural/USP. Página na Internet:

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

A maioria pode estar errada

De que lado você está?

Christ Passion
Jesus carregando a cruz de muitos
João Cruzué

A voz do povo é a voz de Deus. Não é isso que estamos acostumados a ouvir? Depois de muitas vezes repetido, será que este clichê resistirá a uma análise cristã? Sinto muito em dizer, mas vou ser um desmancha-prazeres, um destruidor de sofismas. Muito raramente, na história dos personagens bíblicos a voz do povo era a voz de Deus nem a razão estava com a maioria. Vamos analisar, então, este assunto a luz da Palavra de Deus.

Até construir, betumar e encher a arca com animais, Noé e sua família levaram muitos anos. Apesar de Deus ter ordenado que ajuntasse sete casais de animais limpos para um casal de animais não limpos, a ordem para colocá-los na arca veio somente sete dias antes do dilúvio. Pedro fala claramente que Deus aguardava com longanimidade uma mudança de atitude da maioria dos vizinhos de Noé, durante o tempo que construia a arca.. Somente oito pessoas entraram na nela, porque a maioria era incrédula. Somente percebeu que estava enganada quando nada mais podia ser feito. O dilúvio se abateu sobre todos eles, e a porta da arca estava fechada. Noé a fechou por dentro, e Deus a fechou por fora, pois o tempo da graça e da oportunidade de arrependimento tinha se esgotado.

Quando Deus prometeu a Abraão e Sara que teriam um filho na velhice, eles acharam graça da promessa. Nunca contaram para ninguém porque achavam aquilo, sinceramente, uma coisa ridícula. Quando Sara, então, ouviu essa promessa em Gênesis 18, começou a rir. Mas para que nunca se esquecesse da sua incredulidade naquele momento, um ano depois batizou o filho com o nome de Isaque, que significa riso.

O Êxodo dos judeus do Egito para terra de Canaã teve vários episódios em que a maioria ou estava enganada ou fracassou. Quando Moisés se apresentou diante do faraó do Egito para pedir que deixasse o povo de Israel ir sacrificar no deserto, a seu lado tinha apenas a Arão. O faraó simplesmente desprezou Moisés, e Jeová, o Deus de Israel, porque se achava o maior.

Quando os doze espias foram enviados para observar a terra de Canaã, dez entre os doze voltaram com um relato assustador para contar. Os outros dois, Josué e Calebe, quase foram apedrejados por discordarem do relato, ao apresentarem uma visão de fé.

Gideão era um jovem valoroso. Foi o capitão escolhido por Deus para livrar Israel dos midianitas. Dos 32.000 soldados que ele recrutou, apenas 300 ficaram para ir à batalha. Deus não contava nem confiava naquela maioria. Ao simples aviso de que os medrosos podiam voltar para casa, 22.000 não pensaram duas vezes: foram embora!

Diante do gigante Golias todo exército de Israel tremeu. Do coração do rei Saul até o do mais humilde pajem de armas. A maioria aceitava passivamente as blasfêmias e ofensas diárias do gigante de boca “suja”. Bastou apenas um jovem sem nenhuma experiência de guerra para derrubar o gigante e cortar o pescoço dele.

Noutra feita, fugindo da perseguição do sogro, Davi e seus 600 homens de armas voltavam para casa. A cidade de Ziclague, em I Samuel capítulo 30. Em lugar das famílias e dos filhos encontraram lares queimados, filhos e mulheres capturados pelos amalequitas. Seriam vendidos como escravos. Os 600 companheiros de Davi ficaram tão amargurados, tão revoltados por andarem com ele, que chegaram mesmo a pensar em matar Davi à pedradas. Diz a Bíblia que “Todavia Davi se esforçou no Senhor”. Enquanto o desespero tomava conta da maioria, Ele foi orar e consultar a Deus. Deus ouviu a oração de Davi e lhe assegurou a vitória para si e seus companheiros. Recuperariam tudo e trariam de volta as famílias. Foi exatamente isso que aconteceu, porque um homem entre 600 pensava e agiu de modo diferente. Deus não estava no desespero da maioria, estava com Davi. Um com Deus é maioria, e a maioria sem Deus é nada.

Nos dias de Jesus Cristo, as lideranças religiosas estavam distanciadas de Deus. Quando o menino nasceu não teve o teto nem o calor de uma casa para abrigá-lo. Com tanta gente e tantas casas em Belém o único lugar disponível para hospedar José e Maria fora uma estrebaria. Para revolucionar o mundo e manter seu nome como o maior homem que jamais pisou nesta terra, Cristo precisou de apenas 12 homens iletrados para iniciar a Igreja. Nos dias que antecederam a sua morte, ele foi julgado culpado pelos líderes do Sinédrio. O próprio Sumo Sacerdote produziu a prova que o mandou para a cruz, quando lhe perguntou se era o Filho de Deus, e Jesus lhe deu testemunho da boa confissão, mesmo sabendo que a resposta iria sentenciá-lo à morte.. No auge do julgamento a maioria do povo, insuflada pelos sacerdotes e príncipes, escolheu a liberdade para Barrabás e a morte cruz para o Filho de Deus. Nunca a maioria esteve tão longe da verdade.

São inúmeras as histórias e situações ao longo da Bíblia que mostram o perigo de se deixar manipular e levar pela voz da maioria. Mais exemplos: o Rei Saul tinha o mau costume de desobedecer à voz de Deus para atender ao povo. Jó enfrentou sozinho o ataque de cinco pessoas, manipuladas pelo diabo. Daniel e seus três companheiros enfrentaram muitos perigos. O profeta Jeremias era uma voz solitária entre tantos falsos profetas. O Apóstolo Paulo em seus últimos dias ficou só e abandonado pelos novos “donos” da Igreja que o consideravam um homem derrotado e sem fé. Por fim, alguém perguntou a Jesus: Senhor, são poucos os que são salvos? Ao que ele respondeu: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.

Depois de tantos fatos e acontecimentos negativos patrocinados pelas “maiorias”, vamos parar um pouco e refletir. Um cristão que se julga ser fiel, sincero, reto, íntegro, temente a Deus não deve nunca tomar decisões com base na voz da maioria. A voz do povo nunca foi a voz de Deus. Muitos irmãos neste momento estão prestes a tomar decisões erradas baseados em uma falsa sensação de segurança porque estão do lado da maioria.

Se Deus não estiver no meio dessa maioria, como normalmente não está, qual será o futuro de quem fica do lado errado? Antes de participar de algo pelo qual venha a se arrepender pelo resto da sua vida, guarde bem isso: é melhor ouvir a voz de Deus, do que a voz da maioria.


Mensagens bíblicas de cruzue@gmail.com



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terça-feira, fevereiro 17, 2009

Como ouvir a voz de Deus

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João Cruzué

Sempre fui um ávido leitor de livros cristãos. A princípio fui lendo tudo, depois, quando os assuntos ficaram repetitivos, passei, então, a escolher os que pudessem adicionar conhecimentos novos. O gosto pela leitura veio de minha mãe, a professora Glória, que por sua vez aprendera com meu avô. Sei Deus fala de várias maneiras: pela palavra, pela leitura bíblica diária, pelos pais, pastores... mas fala principalmente pela voz do silêncio que apenas a alma pode ouvir.

Em um país ainda com tantos analfabetos ter aprendido a ler com seis anos, foi uma grande bênção. Ter concluído um curso universitário ao custo de cinco anos de salário também foi mais uma bênção. Mais dois anos de um curso de inglês. Para um jovem que criou-se e viveu no campo, em um sítio, ter conseguido estas três coisas seriam motivos de muita satisfação. Mas, o melhor veio depois: além daquelas três coisas, tive um encontro real com o Senhor aos 18 anos.

O conhecimento é algo maravilhoso, alicerçado no temor de Deus é melhor ainda, porque Ele é quem dá relevância a nossa vida e nos mostra o propósito para o qual fomos criados. Ainda que para isso, Ele possa até permitir que sejamos moídos em moendas de ferro. Diz a Bíblia que Deus é Pai e sabe corrigir bem seus filhos, para que eles adquiram um carater parecido com o dEle. Quem aceita a correção e persiste na busca, conseguirá o favor de Sua intimidade, isto é, quando você ora, Ele responde.

Quando escrevi pela primeira vez esta mensagem tinha 50 anos. Hoje, ao reescrevê-la, estou com 52. Não penso mais como há 10 anos, pois, a medida que os anos passam posso ver uma realidade que antes não conseguia ver. Eu sei que as receitas para uma aproximação com Deus são mais teóricas que práticas, por isso, quem não tem o poder de Deus, costuma exibir-se com pavonices, palavrórios, empáfia, que são de pouco proveito. É uma experiência pessoal, que não pode ser passada por tradição.

Para ouvir a voz de Deus é preciso: fé, sede, fidelidade a Deus, comunhão, paciência e trabalho.

FÉ EM JESUS CRISTO
"Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz
não endureçais o vosso coração". Hebreus 3:15

Deus, o Criador, nos amou de tal maneira que enviou seu único filho, Jesus Cristo, para nos trazer uma mensagem - O Evangelho - que significa Boas Novas. A missão de Jesus Cristo era reconciliar todos os pecadores com Deus, pagando um alto preço em resgate da vida de cada homem e cada mulher, sujeitos à condenação eterna por causa do pecado. O preço da liberdade já foi pago, mas para que cada pecador seja livre do senhorio do diabo, é necessário que ele tenha um encontro com o Senhor Jesus para aceitá-lo com salvador de sua alma e Senhor de sua vida. Todos os que aceitam publicamente a salvação por meio da fé em Jesus Cristo, tem o direito de ser chamados de filhos de Deus e de ter seus nomes escritos no Livro da Vida. Não há nenhum outro nome no céu, nem na terra, que possa trazer salvação e reconciliação entre um pecador e Deus, a não ser o nome do Senhor Jesus Cristo.

SEDE DA PALAVRA DEUS
"Eis que vêm dias, diz o SENHOR Deus,
em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água,
mas de ouvir as palavras do SENHOR". Amós :11

Quem aceita o Senhor Jesus como Salvador e Senhor naturalmente tem um desejo profundo de compreender a vontade de Deus, que se acha disponível nas Escrituras - A Bíblia Sagrada. Esta sede de Deus a fome pela sua Palavra é uma característica básica de um cristão sincero, tanto novo quanto maduro.

COMPROMISSO DE FIDELIDADE
"Então, o SENHOR, do meio de um redemoinho,
respondeu a Jó: Cinge agora os lombos como homem;
eu te perguntarei, e tu me responderás". Jó 40:5-6

A característica de um cristão sincero está resumida no primeiro capítulo do Livro de Jó: "Perguntou ainda o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal. Integridade, retidão, temor de Deus e distância do mal. Integridade: Jó não era um homem corrupto nem era amigo de gente corrupta; retidão: entre o certo e o errado, o santo e o pecado: Jó seguia a justiça e a santidade; temor de Deus: Jó andava em justiça e retidão porque sabia que Deus abominava o pecado; distância do mal: Jó desviava-se do mal porque não queria perder a comunhão com Deus. Depois de sua provação, o próprio Deus respondeu a Jó.

O EXERCÍCIO DA COMUNHÃO
"Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto,
orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice!
Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres". Mateus 26:39.

Comunhão é ouvir e falar. É preciso ter tempo para conversar com Deus. Orar. A oração nunca está completa enquanto conversamos com Deus. Depois que falamos tudo, é preciso exercitar o silêncio para aprender a ouvir. Aqui está o detalhe porquê existem pessoas que passam muito tempo diante do Senhor enquanto outras ficam apenas 15 minutos. A voz de Deus são palavras que se ouvem com a alma, e não com os ouvidos. Em uma geração tão apressada como a nossa, isto soa muito estranho ao nosso entendimento.

Deus não tem pressa, pois é onipresente; na verdade, nascemos apressados, pois nossa vida também é um sopro. Todavia, as grandes escolhas de nossa vida podem correr perigo por causa da pressa. Deus pode responder uma oração de apenas uma palavra, mas quando se trata de comunhão, ele ama estar conosco para dizer principalmente - que nos ama! Aqui vou corrigir uma frase que considero errada: "Muita oração, muito poder" na verdade, precisamos mudar um pouco: "Mais comunhão, mais poder de Deus."

PACIÊNCIA PARA ALCANÇAR AS PROMESSAS
"E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim,
negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me".Lucas 9:23

Para chegar a ser "árvore madura" que produz muitos frutos, demanda algum tempo. Temos também uma tendência natural e ruim à presunção, isto é, quer ser aquilo que ainda não é; e pensar que já se sabe tudo. Ao estudar a história de Abrão, Moisés, Saul e Pedro uma coisa pode ser compreendida: eles erraram por achar que sabiam mais que Deus. Não estavam ainda maduros, Abrão, Moisés e Pedro alcançaram o favor de Deus, pois não insistiram no erro. O rei Saul não teve a mesma sorte, pois era teimoso em fazer escolhas erradas achando que sua vontade era a vontade do Senhor.

O importante a essa altura da vida cristã, já perto da maturidade, é não jogar tudo fora por falta de paciência; em querer ser algo sem ter vocação de Deus, baseando-se em chamado de homens. Ou trocar a visão de Deus por uma coisa superior aos olhos dos homens. Em nossos dias, quem seguiria o conselho de Paulo em Romanos 12:16 "Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos"?

O TRABALHO COMO ATRIBUTO DE CARÁTER
"E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora,
e Eu trabalho também". João 5:17

Em todas as fases de nosso crescimento espiritual Deus espera que sejamos produtivos e laboriosos. O trabalho é o atributo natural de um cristão sincero. Por outro lado, o diabo é o pai de todo ocioso. Não existe nenhum homem ou mulher na história reportada pela Bíblia Sagrada que ouviram a voz de Deus e continuaram no sono dos mortos, no ócio dos pecadores ou árvores que não produziram frutos. Quem crê verdadeiramente no Senhor tem alegria de trabalhar tanto na vida secular quanto espiritual.

Quando o profeta Samuel à casa de Jessé ungir um de seus filhos para ser o novo rei para Israel, não disse antecipadamente quem seria. E por não ter ouvido ainda a voz do Senhor, diante da beleza e altura de Eliabe - o primogênito - o profeta se enganou. Todos os filhos de Jessé que estavam em casa, ociosos, foram rejeitados. David, o mais moço, estava no campo t r a b a l h a n d o. Havia uma diferença entre o caráter deles que significou a rejeição do ócio e o prêmio da unção ao trabalho. Louvado seja o nome do Senhor, que hoje, 01 de maio de 2008 - dia mundialmente comemorado como Dia do Trabalho, este atributo seja uma das principais características de seu caráter.

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Espero que estas palavras simples possam agradar ao Espírito Santo e ao concluir esta leitura, você esteja sentindo algo diferente alegrando a sua alma.

Irmão João Cruzué
SP-01/05/2008
cruzue@gmail.com

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domingo, fevereiro 15, 2009

Uso do hífen - nova ortografia da língua portuguesa


HÍFEN
Novas regras ortográficas aplicadas no Brasil

( aqui: > somente com palavras hifenadas como usar o hífen)

Por João Cruzué

PRIMEIRA DICA
1 - Regra: prefixos terminados em vogal diante de palavras que começam com r e s, perdem o hífen e dobram-se estas consoantes.

Resultado: autorretrato, contrarregra, antissocial, autossugestão, contrassenha e suprarrenal.


SEGUNDA DICA
2 - Regra: palavras com prefixos terminados com a mesma vogal do início da palavra seguinte, passam a ser escritas com hífen.

Assim: anti-inflamatório, arqui-inimigo, micro-ônibus, anti-imperialista, micro-ondas.

Exceção: O prefixo "co" aglutina-se com a segunda palavra, e não aceita o hífen mesmo diante de palavra que comece com a mesma vogal "o". Em cooptar, coobrigação, cooperação, coordenar, etc.


TERCEIRA DICA
3 - Regra: O hífen deixará de ser grafado quando o prefixo terminar em vogal diferente da que inicia a palavra seguinte.

Assim: semiaberto, semiárido, semiautomático, autoafirmação, autoajuda, autoaprendizagem, autoescola, autoestrada, autoinstrução, coautor, contraexemplo, contraindicação, contraordem, extraescolar, extraoficial, infraestrutura, intraocular, intrauterino, neoexpressionista, neoimperialista.


QUARTA DICA
4 - Regra: prefixos terminados com a mesma letra r que inicia a segunda palavra, continuam sendo grafados com hífen.

Resultado: Hiper-resistente, inter-relacionado, super-resistente.


QUINTA DICA

5 - Regra - Os prefixos: ex, sem, além, recém, aquém, pró, pós, e pré pedem o hífen.

Assim
: Sem-terra, ex-presidente, recém-chegado, pró-ativo, pós-graduado, além-mar, pré-temperado.


SEXTA DICA
6 - Regra - Com prefixos em que a segunda palavra se inicia com h, a regra manda por o hífen:

Assim: Super-homem, sobre-humano, co-herdeiro, anti-higiênico, anti-helmíntico, mini-hotel.

Exceção: sub-humano que perde o h e o hífen resultando nova grafia: subumano


SÉTIMA DICA

7. Regra - Não se usa hífen quando o prefixo termina com vogal diante de palavra que comece por consoante, exclusive diante das consoantes "r" e "s"

Assim: Anteprojeto, antitetânico, contraproducente, contraparente, autopeça, geopolítica, microcomputador, semicírculo, semideus, ultramoderno.

Exceção: Usa-se sempre o hífen depois o prefixo "vice" Como em: Vice-presidente, vice-rei, vice-diretor, vice-almirante, etc.


OITAVA DICA
8. Regra - Quando o prefixo terminar em consoante igual à da segunda palavra, grafa-se com hífen:

Assim: Inter-racial, super-requintado, hiper-radical, super-resistente, hiper-romântico

Nos demais casos (consoante diferente) não tem hífen. Assim: hipermercado, supermercado, intermunicipal, superprotetora,


NONA DICA

9. Regra - Com o prefixo sub, usa-se o hífen diante de palavra que comece com a letra "r"

Assim: Sub-região, sub-raça, sub-repticiamente,


DÉCIMA DICA
10. Regra - Usa-se hífen: com os prefixos Pan e Circun diante de palavra inicada por m, n e vogal

Assim: Circun-navegação, pan-americano, pan-meridional, etc.


DÉCIMA PRIMEIRA DICA

11. Regra -Não se usa o hífen quando o prefixo termina em consoante seguida de vogal na segunda palavra.

Como em: interestadual, hiperacidez, hiperativo, superaquecimento, supereconômico, superexigente, superamigo,


DÉCIMA SEGUNDA DICA
12. Regra -Usa-se hífen em palavras de origem tupi-guarani compostas com os sufixos açu e mirim

Como em : Mogi-guaçu, capim-açu, anajá mirim, Mogi-mirim, (Manhu-açu??), (Para-guaçu??)


Ishhh! AINDA NÃO ACABOU!!!


Para consultar mais palavras: Manual de Redação da PUC -RS




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sábado, fevereiro 14, 2009

Novas regras ortográficas da língua portuguesa

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João Cruzué

1 - O alfabeto terá 26 letras, pelo acréscimo de: k, w e y.

2 - O trema foi definitivamente eliminado das palavras da língua portuguesa.

3 - Não se acentuam mais os ditongos abertos "oi" e "ei" das palavras paróxitononas. Assim não mais serão acentuadas palavras como "as-sem-blei-a", "ji-boi-a", etc.
Obs: A acentuação das oxítonas "ei", "oi" "eu" continuam: cha-péu, fi-éis, cons-trói, etc.

4 - Não haverá mais acento diferencial. Como em "para", "pelo", etc.
Obs.: O acento continua no verbo "pôr" e na flexão "pôde" (passado)

5 - Não mais se acentuam palavras em hiatos terminadas em "oo" e "ee". Agora se escreve assim: creem, voo, leem, etc.

6 - Não se acentuam mais os "i" e "u" tônicos em hiatos depois de ditongos. Como em baiuca, feiura, bocaiuva, etc.

7 - Sobre o uso do hífen: há tantas exceções e particularidades adicionadas às regras que à medida que fui anotando, mais confuso ficava. Minha impressão de usuário: a língua portuguesa ficou sem a mínima racionalidade quanto ao uso deste sinal gráfico. Irritante.

Veja aqui o: uso do hífen - novas regras


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Las conquistas de Sansón

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"Sansón"

Pastor David Wilkerson

(Excerto)
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Sansón representa los ministerios y ministros que gozan en el

poder del Espíritu Santo--¡pero que toman ligeramente el Espíritu de verdad!
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Sansón fue un hombre que estaba totalmente desprevenido para la crisis que sufrió su generación. Ell abusó sus dones y derrochó el poder que el Espíritu Santo le dio. Y yo creo que su fracaso y caída son una lección especial para la iglesia en estos últimos días.

Cuando Sansón nació, Israel estaba en la miseria, en cautiverio y aflicción, porque Hicieron, pues, los hijos de Israel lo malo ante los ojos de Jehová…(Jueces 3:7). Pero Dios levantó a Sansón para que fuera su libertador en ese tiempo de ruina y desesperación. Las Escrituras nos dicen: Y el Espíritu de Jehová comenzó a manifestarse en él… (13:25) a temprana edad. La palabra hebrea manifestarse aquí significa un remover regular o a menudo. En otras palabras, el Espíritu de Dios se movía continuamente en Sansón.

Ciertamente, Sansón fue llamado a ser un nazareo desde su nacimiento. La palabra nazareo significa separado, consagrado, abstenido". En pocas palabras, Sansón estaba predestinado a llevar una vida santa, separada--nunca cortarse el pelo, nunca tomar vino o cualquier bebida intoxicante, nunca acercarse a un cadáver, aunque fuera un familiar. Él estaba siendo separado para el uso del Espíritu Santo, y por lo tanto l debía ser un vaso consagrado.

Sabemos que el Espíritu Santo se movía sobre Sansón mucho antes de que él comenzara su ministerio a Israel. Mas sin embargo, ¿cómo se manifestaba el Espíritu sobre Sansón? Pedro nos dice: …sino que los santos hombres de Dios hablaron siendo inspirados por el Espíritu Santo. (2 Pedro 1:21). Cualquiera que fuera la manifestación física que ocurriera en el Antiguo Testamento, todas estaban acompañadas por el Espíritu de Dios hablando en y a través de la gente.

Mientras el Espíritu Santo se movía sobre Sansón, es seguro que el Espíritu le confirmaba la palabra que le había sido enseñada durante su niñez. El constante remover del Espíritu le recordaba a Sansón que el secreto de su poder estaba en su dependencia total en el Señor. Slo a través del Espíritu Santo se podía mantener separado y mantener sus ojos en su llamado.

En efecto, Dios nunca envía a un hombre a hacer una obra de poder sin antes enseñarle la forma en que el Espíritu obraría sobre él. Así que Sansón sabía muy bien que él tenía que mantenerse bajo la cubierta del Espíritu de verdad--manteniéndose consagrado y absteniéndose del mal--para así poder ministrar en el poder del Espíritu.

Mas sin embargo, sabemos que en la vida de Sansón existía una lujuria desenfrenada--una pasión abrumante por mujeres extrañas. Primero, tuvo una relación prohibida con una mujer de los filisteos, luego con una ramera en Gaza y finalmente con Dalila, la prostituta. Dicho en forma sencilla, Sansón tenía una terrible adicción al sexo.

Por supuesto que el Espíritu Santo estaba al tanto de la lujuria de Sansón. Y mientras el Espíritu se movía sobre Sansón, él le hacía saber la verdad que Pablo expresa en el Nuevo Testamento: …mas si por el Espíritu hacis morir las obras de la carne, viviris. (Romanos 8:13). El Espíritu de Dios siempre habla a las personas agobiadas por el pecado, instándoles: ¡Confía en mí! Te mostraré el camino a la victoria.

Sansón tenía acceso a todo el poder del Espíritu Santo para llevar una vida santa. Pero él ignoró la voz del Espíritu. Y él hizo esto su primera misión: Sansón… vio en Timnat a una mujer… y lo declaró a su padre y a su madre… me la tomis por mujer. (Jueces 14:1-2).

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Sansón se atrevió a usar el poder del Espíritu Santo

sin someterse al Espíritu de verdad--y el resultado fue sólo teatro!
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Como Satanás, Sansón … y no ha permanecido en la verdad…(Juan 8:44). Y cualquiera que se atreva a usar el poder del Espíritu Santo sin su verdad terminará tan sólo haciendo teatro.

Cuando Sansón visitó a la ramera en Gaza, los de Gaza lo rodearon y esperaron para capturarlo. Entonces pas algo sobrenatural: Mas Sansón durmió hasta la medianoche, y a la medianoche se levantó, y tomando las puertas de la ciudad con sus dos pilares y su cerrojo, se las echó al hombro, y se fue y las subió a la cumbre del monte que está delante de Hebrón. (Jueces 16:3).

¡Que hazaña de fuerza! Sin duda, el acto de Sansón fue una demostración de poder sobrenatural. Sin embargo, en verdad, no fue mas que teatro. Lo hizo ante una ciudad dormida de paganos despreocupados--sin obtener victoria, sin romper ataduras, ni liberación alcanzada. Mientras leía el pasaje, pens: ¿De qué se trata esto? ¿Cuál fue el propósito?

Hoy de igual manera, muchos llamados avivamientos son demostrados ante un mundo que se mantiene intacto y poco afectado por tales demostraciones. Verás, cada vez que el Espíritu de verdad no recibe preeminencia, toda exhibición de poder sobrenatural--señales, maravillas, manifestaciones--terminan siendo teatros vacíos.

Puedes preguntar: Pero, Hermano David--no crees en las manifestaciones del Espíritu Santo? Claro que sí. Pero si cualquier manifestación no está basada en el Espíritu de verdad, su poder no tiene provecho. ¡Sólo la verdad liberta las almas!

Piensa en lo poco que Sansón logró en su ministerio por todas sus demostraciones de poder sin un verdadero propósito: él mató un león con sus propias manos. Atrapó 300 zorras y ató sus colas. Quemó sembrados y viñas y olivares. Sin embargo, nadie fue liberado por ningunos de estos actos.

El hecho trágico de la vida de Sansón está claro: Él fracasó totalmente en su misión. Después de veinte años de su ministerio, Israel estaba en tan gran atadura como cuando Sansón comenzó.



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Holocausto, Vaticano e o bispo Richard Williamson


Vaticano em "casa" de marimbondos

Auschwitz - o campo da morte no sul da Polônia

Japan Today

Tradução de João Cruzué

O bispo britânico Richard Williamson, cuja reabilitação pelo Vaticano reacendeu um antigo ultraje aos judeus por causa de suas negativas do Holocausto, foi demitido da direção do seminário argentino La Reja, disseram seus superiores na última segunda-feira.

A ultraconservadora Sociedade Pio X dos Santos, que vem tentando uma reconciliação com o Vaticano, anunciou que tinha retirado o Bispo Britânico Richard Williamson da direção do La Reja, porque ele tinha se distanciado da visão do Seminário.

A idiossincrasia de Williamson sobre o Holocausto criou um tumulto no mês passado quando o papa Bento XVI revogou sua excomunhão e de mais três outros bispos consagrados pelo arcebispo francês Marcel Lefebvre. Lefebvre que fundou a Sociedade Pio X dos Santos em 1969, em oposição às reformas de liberalização do Conselho de Vaticano II, em particular no que tange aos judeus.

Em uma entrevista em 21 de janeiro, Williamson disse a TV estatal sueca que "nenhum Judeu foi morto em câmara de gás durante o Holocausto “só” 200,000 a 300,000 foram mortos, não 6 milhões."

“As afirmações
de Monsenhor Williamson de nenhum modo refletem a posição cristã da nossa congregação,” disse o Reverendo Bouchacourt, superior da Sociedade Pio X dos Santos Sul Americana em Buenos Aires, em um email enviado à Prensa Associada.

“Um bispo católico não pode falar com autoridade eclesiástica, exceto em assuntos de fé e moralidade. Nossa fraternidade não está autorizada a falar sobre outras questões.”

O bispo Williamson também questionou o Holocausto enquanto servia como reitor do Seminário de São Thomas de Aquino em Winona, Minn., entre 1988 e 2003.

Segundo a Liga de Anti-difamação, Williamson declarou em um discurso de 1989; “Que os Judeus inventaram o Holocausto, os Protestantes são ordenados pelo diabo e que o Vaticano vendeu sua alma ao liberalismo.”

“Não houve um só Judeu morto nas câmaras de gás. Isso tudo foram mentiras, mentiras e mentiras” disse Williamson em um discurso na igreja Notre-Dame-de-Lourdes em Sherbrooke, Quebec, apontou um grupo judaico em um relatório de internet de 26 de janeiro.

Ele foi citado depois de ter afirmado que “Os Judeus criaram o Holocausto, assim nós deveríamos nos prostrar de joelhos diante deles para aprovar o seu novo estado, Israel.”

O bispo também escreveu na “Newsletter do Reitor” em 01/09/2002, culpando a "Judeu-maçonaria" pelas duas grandes guerras mundiais e acusando os judeus por estarem empenhados em um plano de dominação mundial, segundo o arquivo de mensagens mensais do seminário a amigos e benfeitores.

Na "Carta do Reitor" de 3 de Novembro de 1991, Williamson observou que tinha conseguido uma forte reação quando disse no passado que “as famosas câmaras de gás do Holocausto da Polônia nunca poderiam ter servido de câmaras de gás, em absoluto.”

O comentário veio de uma reclamação a respeito da liberação de mulher e da aceitação do Holocausto pela mídia. “Realmente, ` eu acredito que o Espírito Santo e a Comunhão de Santos foi substituída por ` eu acredito no Holocausto e na emancipação feminina’!” ele escreveu.

Depois que o papa Bento XVI revogou a excomunhão de Williamson, o Grão Rabinato de Israel suspendeu uma reunião para discutir ensinos religiosos Católicos e judaicos, agendada para março.

Na semana passada, o Vaticano exigiu que Williamson fizesse uma retratação pública antes, como condição para ser readmitido como bispo na Igreja Católica Romana.

O rabino David Rosen, participante de longa data no diálogo judaico com o Vaticano, disse na segunda-feira, que graças à nova exigência de Vaticano, a reunião poderia ser realizada, provavelmente no fim do março.

A afirmação do requerimento do Vaticano para Williamson retratar-se “produziu exatamente os efeitos que tínhamos desejado,” disse Rosen por e-mail. “Se ela tivesse sido emitida uns 10 dias antes, poderíamos ter evitado esta aflição e prejuízo, principalmente para a imagem dos “Santos Olhos”

Daniel Goldman, um proeminente rabino argentino, deu as “boas-vindas” nesta segunda-feira à despedida de Williamson do seminário La Reja perto de Buenos Aires, dizendo que as afirmações do bispo “demonstram que há ainda a pessoas no mundo de hoje que continuam instiladas pelo nazismo,” segundo a Agência de Notícias Judaica de Buenos Aires.

“Temos que continuar trabalhando em favor da educação e justiça a fim de assegurar que essas forças não triunfem.”

Em Nuremberg, na Alemanha, entretanto, uma corte disse na segunda-feira que rejeitou uma solicitação de Williamson para bloquear a transmissão via Internet de sua entrevista na televisão sueca.

O tribunal disse que não encontrou nenhum fundamento para restringir a distribuição da entrevista realizada na Alemanha e aluiu que o bispo deveria ter feito um acordo prévio com a rede de TV quando à pulbicação da matéria.

O semanário alemão Der Spiegel informou no sábado que Williamson não planejava cumprir imediatamente a exigência do Vaticano para que se retrate, e também que tinha rejeitado a sugestão da Santa Sé para visitar o antigo campo da morte em Auschwitz.

Williamson disse que somente se retrataria, se fosse convencido por evidências, mas insistiu que seu exame demandaria tempo, escreveu o Der Spiegel.

Vários esforços da AP para conversar com Williamson em sua casa em La Reja foram mal sucedidos.


A escritora da A.Press Nicole Winfield em Roma contribuiu para este relatório.

Title:Argentine seminary ousts Holocaust-denying bishop

Fonte: Japan Today

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Japão - o sonho acabou

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Por Cíntia Misae - Japão
Fev.13, 2009

Gostaria de pedir aos irmãos orações pelo Japão. Depois que a crise financeira se instalou, muitos japoneses têm cometido suicídio, metade dos brasileiros estão desempregados, sem condições de retornar ao Brasil.

Encontrei compatriotas brasileiros morando na rua sem qualquer auxílio do Consulado Brasileiro ou do governo japonês. Estamos ficando ilhados aqui, sem nenhum tipo de amparo.

As coisas estão ficando críticas por aqui, encontrei brasileiros morando na rua, pessoas desesperadas para ir embora e não terem condições, crianças fora da escola, porque os pais não têm como pagar as mensalidade. Japoneses estão se suicidando por terem perdido seus empregos. Muitas fábricas estão fechando as portas e um governo atordoado que não mostra reação.

O Consulado brasileiro disse que a metade dos brasileiros estão desempregados, mas que não pode fazer nada. O recurso do repatriamento é dificílimo de ser usado pela tamanha burocracia. O governo japonês não se mexe e as fábricas não querem mais mão-de-obra estrangeira. O preconceito tem se acentuado de tal forma que as empresas estão rejeitando empregar pessos de outros países.

Aqui as pessoas estão sem esperança e desesperadas. Muitas têm desistido de buscar a Deus e muitas outras não querem nem ouvir falar de Jesus. Estamos vivendo uma situação impar e sem precedentes no Japão. Que Deus esteja conosco nos sustendando.

Muitos irmãos de várias denominações estão indo morar nas igrejas. Mais de 80% dos homens estão desempregados. Por enquanto estão recebendo o auxílio do seguro desemprego com duração de 6 meses. Algumas famílias estão se juntando em um único apartamento, desfazendo-se de tudo e se comprimindo em apartamentos minúsculos, para não ficar no meio da rua.

Este é um pequeno resumo do que tem acontecido por aqui, conto com o carinho e oração de todos!

Um abraço, Cíntia


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sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Tempo de milagres


Em fevereiro de 2009, graças a Deus, a União de Blogueiros Evangélicos

conseguiu agregar 2000 blogueiros em sua comunidade.
ISTO É UM MILAGRE

De André Valadão

Posso crer que em minha vida
O milagre vai acontecer
Posso ver as promessas
Sendo liberadas sobre mim
Sendo liberadas sobre mim

UBE.MM
Hoje o meu milagre vai chegar
Eu vou crer, não vou duvidar
O preço que foi pago ali na cruz
Me dá vitória nesta hora (Refrão)

UBE.MM
Tua morte, tua cruz, teu sangue
Derramado no calvário
Está selado, foi consumado
Eu Vivo, hoje livre do pecado
Vivo as promessas dos milagres

UBE.MM
Me dá vitória
Nesta hora


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quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Bem-aventurados os que ouvem e escrevem as palavras de Deus


Porque elas não voltarão vazias.

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Joseph Fiennes - no papel de Lutero
João Cruzué

Assisti ao menos umas cinco vezes o filme "Lutero" e desejo compartilhar as impressões sob um ângulo diferente. Entendo que o caminho de Lutero teria sido o mesmo que tantos outros santos homens trilharam debaixo do sol - a não ser por um detalhe: Lutero era um homem inspirado que escrevia e traduzia com paixão a Palavra de Deus.

Paulo, Martinho Lutero, William Carey, John Wesley, Oswald Smith, Watchman Nee e Martin Luther King eram homens que oravam, pregavam e escreviam.

A Reforma Protestante aconteceu, primeiro, pela vontade de Deus, depois pela força dos livros, tratados e a tradução da Bíblia para o alemão pelas mãos de Martinho Lutero. Roma não pode conter suas idéias porque elas foram parar nos livros, e dali para as mãos dos príncipes alemães. Desenvolvia naquele mesmo tempo e lugar a imprensa, o recurso tecnológico que Deus deixou para que seus santos espalhassem o Evangelho.

Deus fez o mundo pelo poder da palavra. Jesus o Messias trouxe o Evangelho da reconcilia ção com Deus pela força das palavras. Estas boas novas sairam de Jerusalém e conquistaram o mundo dos gentios e chegando até os dias de hoje pelas epístolas de Paulo.

Se você deseja impactar as pessoas, fale. Mas se deseja impactar o mundo, escreva. Michelângelo, o grande pintor italiano chegou a levar bengaladas do Papa Júlio II porque demorava entregar a decoração da Capela Sixtina. Começou em 1508 e mostrou o resultado ao Papa no dia de Finados de 1512. Foi algo assombroso. Assim também são as palavras ditadas a um coração que aprendeu ouvir a voz de Deus para depois escrever.

A palavra falada pode alimentar por um dia, um mês, talvez um ano. Mas se ela se converter em um texto, poderá atravessar milênios e alcançar bilhões.

Por isso, se gosta de escrever, atreva-se também a orar para que o Senhor lhe conceda graça para ouvir, e ouvir para escrever textos que sejam verdadeiras fontes de esperança e salvação.


cruzue@gmail.com


Os segredos da beleza de Audrey Hepburn


Audrey Hepburn
Audrey Hepburn

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Isto foi escrito por Audrey Hepburn

Quando lhe pediram para compartilhar os segredos de sua beleza

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Para tener unos labios atractivos, dí siempre palabras amables.
Para tener ojos adorables, mira siempre las cosas buenas de la gente.
Para una figura esbelta, comparte tu comida con los que padecen de hambre.

Para tener un pelo lindo, permite que un niño pase sus deditos por él, por lo menos una vez al día.

Para mantener la elegancia, camina con la certeza de que nunca estás sola. La gente, más que las cosas, tiene derecho a ser reestablecida, revivida, reivindicada y redimida. Nunca rechaces ni deseches a nadie. Recuerda, si necesitas una mano amiga, la encontrarás en el extremo de cada uno de tus brazos.

Con el tiempo y la madurez, descubrirás que tienes dos manos: una para ayudarte a ti misma y la otra para ayudar a los demás.

La belleza de una mujer no está en su figura, en la ropa que viste o en la forma como se peina. La belleza de una mujer tiene que ser vista en sus ojos, por que son la puerta de su alma, el lugar donde habita el amor.

La belleza de una mujer no está en la moda superficial.
La verdadera belleza de una mujer se refleja en su alma.
En la bondad con la que da amor y en la pasión que demuestra.

La belleza de una mujer crece con el pasar de los años.

DIOS TE BENDIGA!!!!


Fonte:Blog glgo para meditar

domingo, fevereiro 08, 2009

A mulher e as letras de música funk

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Letras funk - a despersonificação da mulher.

João Cruzué

O movimento funk carioca chegou à periferia da Capital paulista há pelo menos oito anos. Como foi difícil aguentar durante alguns meses o som alto das caixas tocando uma música chamada "bonde do tigrão". Mais recentemente, nos fins de semana, a coisa evoluiu. As caixas deixaram as janelas abertas das salas e foram para os porta malas ou mesmo dentro dos carros com potências turbinadas, para tocar funk a qualquer hora do dia, da noite e da madrugada. O febre do funk definitivamente "pegou" na "perifa" de Sampa.

O som alto, entretanto, não é o que mais me incomada no Funk. São as letras com palavras chulas despersonificando a mulher que me assustam. Um dia desses, alguns moços do bairro escolheram o começo da minha rua, para colocar o carro na calçada com o porta malas aberto e dali começou um batuque funkeiro em volume máximo. Apesar de, a esta altura de meus 53 anos, já estar um pouco surdo, por causa de barulho, o batuque não incomodava tanto. Mas uma letra "chulíssima" invadia a privacidade de todas as casas da vizinhança, ofendendo todas as mulheres, inclusive minha esposa e minha filha. Era um tal que passar a mão ali... sendo este "verso" um dos mais "castos", entremeado com gritos de orgasmos femininos, palavrões, entre outras coisas que não mencionar aqui. Reclamei, quase apanhei, mas mais o carro não foi mais foi colocado ali.

Como cristão preciso analisar a assnto sob dois ângulos. Pela ótica de um cidadão, posso dizer que tomei uma atitude de resistência pacífica, sem aceitar a provocação para um confronto físico, graças a Deus, foi uma surpresa não ter apanhado para resolver o problema. Pelo lado espiritual, há outras coisas envolvidas que de agora em diante vou analisar. pois diz repeito ao ao propósito do texto.

Não posso dizer que a música funk seja do diabo, mas quanto as suas letras - posso sim! Elas partem do pressuposto de que toda mulher é uma prostituta, pois usam as palavras e palavrões desse meio. Não estou desprezando prostitutas, são dignas de ouvir o Evangelho, mas estou referindo-me a um linguajar que não é próprio fora do meio. Uma comunidade inteira fica exposta a ouvir este som móvel até se acostumar com ele, goste ou não. Estas letras sujas do funk tiraram a mulher de uma condição que já era ruim, para a condição de animal inferior. De objeto de desejo sexual, para uma cadela disposta à cruza. A diferença entre o sexo conjugal cantado em pura poesia bíblica em Cantares de Salomão para uma letra horrorosa e porca da música funk fica muito bem comparada usando apenas duas frases. "Amada minha" x "cachorras e preparadas".

Eu estive conversando com minha filha casada, e ela me disse uma coisa muito triste. Na sua opinião aquelas adolescentes da periferia que estão hoje "quebrando" e balançando o traseiro no meio da rua, daqui a um futuro não muito distante vão estar grávidas. Seus bebês muito provavelmente não conhecerão o pai e serão criados por avós. Crescerão revoltados, agressivos, doidos, não porque lá no fundo sejam isso, mas porque usam desse artifício para encobrir a despersonalização. Quando olham outras crianças andando com os pais, e sentindo a falta de um que não conheceram, deparam-se com um vazio que não conseguem suportar. Eles são o produto do desamor, não de um ato conjugal, mas de uma "cruza" entre um "tigrão" e uma "cachorra."

Conheço alguém de um projeto social contando histórias para crianças de periferia. Em sua roda de leitura tinha um garoto terrível, perturbado e malvado. Conversando com ele, ela conta que descobriu que ele era super carente de amor. Sua maior frustração era não poder conhecer o pai. Nem sua mãe sabia quem ele era. Aliás, foi criado pela avó, uma vez que a mãe casou-se e tem outra família. Conta ainda, que em determinado dia, pediu às crianças da roda, que levassem algum brinquedo para uma melhor interação livro-criança. na próxima roda. Uns levaram carrinhos, outros celulares de verdade, bonecas etc. Como não tinha nada, o garoto "malvado" levou uma tesoura de costura velha!

Assim, em um país tão mal administrado, onde as receitas públicas são gastas primariamente com juros a banqueiros e agiotas, o enfraquecimento econômico da família nas classes baixas é real e aviltante. Cada família enfraquecida não consegue estudar seus filhos, sem estudos não há como romper com a miséria. Na periferia das cidades grandes eles encontram diversão no Funk. Eu critico as letras do funk que depreciam a mulher, porque suas palavras chulas e movimentos obscenos só fazem aumentar a miséria já existente quando usam a música para roubar sua dignidade.

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Einstein - O conflito fé-ciência

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Albert Einstein

"Ao longo deste último século, e parte do anterior, foi vastamente afirmado que havia um conflito irreconciliável entre o conhecimento e a fé. Prevaleceu a opinião entre as mentes avançadas de que era hora de a fé ser substituída cada vez mais pelo conhecimento; a fé que não se baseava em conhecimento era superstição, e como tal devia ser combatida. O ponto fraco desta concepção, contudo, é o de que aquelas convicções necessárias e determinantes para a nossa conduta e os nossos julgamentos não podem ser encontradas senão unicamente nesta trilha científica sólida. Pois o método científico não pode nos ensinar nada mais além de como os fatos se relacionam e são condicionados entre si.

A aspiração a tal conhecimento objetivo pertence ao mais alto de que o homem é capaz, e você, certamente, não estará desconfiado de que eu queira minimizar as descobertas e os esforços heróicos do homem nesta esfera. Podemos ter o conhecimento mais claro e completo do que é, sem contudo sermos capazes de deduzir disso qual deveria ser a meta das nossas aspirações humanas. O conhecimento objetivo nos oferece poderosos instrumentos para o alcance de certos fins, mas a própria meta máxima e o desejo de alcançá-la devem vir de outra fonte. Aqui nos deparamos, portanto, com os limites da concepção puramente racional da nossa existência.

Se perguntarmos de onde deriva a autoridade de tais fins fundamentais – visto que eles não podem ser afirmados e justificados meramente pela razão – podemos apenas responder: eles existem em uma sociedade saudável na forma de tradições vigorosas, que agem sobre a conduta e as aspirações e os julgamentos dos indivíduos; eles estão lá, ou seja, como algo vivo, sem que seja necessário encontrar uma justificativa para a sua existência. Eles passam a existir, não através da demonstração, mas da revelação, através da mediação de personalidades poderosas. Não devemos tentar justificá-los, mas apenas sentir sua natureza simples e claramente."

FRASES DE EINSTEIN


"Sem cooperação honesta com os árabes, não há paz, não há prosperidade. Isso diz respeito a longo prazo, não ao momento presente."

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade."

"A paz não pode ser mantida à força. Somente pode ser atingida pelo entendimento."

"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário."

"A ciência sem religião é manca; a religião sem a ciência é cega."

"A imaginação é mais importante do que o conhecimento.'



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quarta-feira, fevereiro 04, 2009

UBE - União de Blogueiros Evangélicos


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UBE - selo "2000 peixinhos"
João Cruzué


Em 2007 meu irmão blogueiro Eliseu Antonio Gomes enviou-me um email divulgando o endereço digital de uma associação de Blogs chamada União de Blogueiros Evangélicos. Blogando desde 2004 e conhecendo poucos blogueiros evangélicos, comecei a observar de longe o trabalhar da UBE.

O conceito de uma comunidade virtual agregadora de blogs era uma novidade para mim na época. Se já existia antes aqui no Brasil, eu só tomei conhecimento por alto com o trabalho da irmã Poliana Latta da Blogosfera Cristã. A concepção da UBE veio pelos irmãos Valmir Milomem, Altair Germano e Esdras Bentho, mas coube ao irmão Eliseu Gomes através de um incansável trabalho de divulgação tornar a UBE conhecida entre os blogueiros, a mim inclusive.

A princípio não me uni por ainda não conhecer o propósito de seus fundadores. Continuei a observar a evolução da comunidade. Em determinada ocasião, aconteceu um fato que marcou do início de minha empatia pela UBE, pois compreendi que se tratava de um projeto sério. Foi no momento que o Irmão Valmir mediou um conflito de comentários nascidos de picuinhas ministeriais. Hoje sou muito grato a Deus pela atitude do administrador, pois daquele dia em diante, a comunidade foi moldando uma cultura de equilibrio e tolerância indispensável para receber blogueiros de outras denominações evangélicas. Entre os afiliados que congregam na UBE estão: assembleianos, batistas, presbiterianos, metodistas, adventistas, anglicanos; irmãos da Deus é Amor, Universal, Cristã no Brasil, Igreja da Graça, e outras mais. E essa convivência tem sido pacífica e respeitosa. Um exercício de tolerância que esperamos seja duradouro.

Em nosso entendimento, a UBE está no caminho certo, pois 2009 pode ser o ano da popularização dos Blogs, principalmente no meio evangélico. Os blogs são uma ferramenta com grande potencial de divulgação. Eles são mais dinâmicos para publicar que qualquer site, principalmente porque não há necessidade de conhecer uma linguagem de programação. Até uma criança poderia editar um. Os blogs aceitam texto, fotos e textos+fotos. Um blog pode se tornar um site se criar vários outros blogs e encadeá-los no blog principal. A rapidez de publicação é surpreendente. Escreveu, corrigiu, ilustrou, publicou!

O crescimento da UBE tem sido surpreendente. A partir do momento que focou, como seu objetivo primário, a publicação de conteúdo cristão na grande Rede mundial que interliga centenas de milhões de computadores pelo protocolo "http", a UBE não para de crescer. Foram mais de 400 pedidos de filiação, somente no mês de janeiro. Cerca de 95% dos pedidos vêm de lideranças evangélicas que já criaram seus blogs, e estão publicando textos do Evangelho, cultura evangélica e artigos em defesa da fé.

Com tanto conteúdo secular e adulto espalhado na WEB a presença dos blogueiros cristãos ali é indispensável, para levar "ar" fresco, luz, esperança, salvação, reconciliação, restauração, oração e tudo o mais que tenha o bom cheiro de Cristo. A era digital chegou e a UBE está consciente de que Deus também opera salvação através da palavra digital inspirada. O que Deus dita, não volta vazio.

Segundo os blogueiros que administram a UBE existe uma perspectiva de agregar 4.000 blogueiros até o final de 2009. Um número bem pequeno se considerarmos que existem mais de 25 milhões de evangélicos no Brasil. Acreditamos que haja um espaço muito grande a ser explorado por blogueiros evangélicos. Se considerarmos uma relação de um blogueiro para cada mil evangélicos, seriam 25.000 blogueiros. Se apenas 1% desta população evangélica criasse um blog, teríamos 250.000 blogueiros. Por quanto tempo as plataformas manterão os blogs gratuitos não sabemos, todavia como elas vendem espaços publicitários, e esses anúncios aparecem em algum momento na leitura de um blog, isto continuaria sendo lucrativo para elas, principalmente para o Google.

Falando sobre o futuro, o próximo passo da UBE será investir na América Latina. Em termos de Evangelho, evidentemente, é muito interessante congregar blogueiros de língua espanhola na comunidade. A língua (para leitura) não gera empecilho; além do que, existe uma grande possibilidade de melhoria tanto em comunciação como em informações . Não se conhece quase nada sobre o que ocorre nos países latino-americanos em termos de evangelho e cultura evangélica. Não há fontes de informações oficiais, é tudo muito obscuro. Quando a UBE facilita uma aproximação entres blogueiros nativos dos países latino americanos, também pode resolver o problema da falta de notícias. Resumindo: podemos partir e compartilhar o pão juntos.

Depois da língua espanhola, o maior desafio da UBE é agregar blogueiros de todo o mundo usando a língua inglesa como meio de comunicação. O grego do começo da era cristã foi substituído pelo inglês de hoje. Enquanto aquele era a língua da cultura; o inglês é a língua dos negócios e das missões cristãs mundiais. A cada nova geração que surge são mais e mais pessoas que se comunicam em inglês. Sem nenhum receio de erro escatológico, o idioma inglês, a tecnologia de comunicação digital, e a Rede mundial de computadores são a maior oportunidade jamais disponível em outras eras à divulgação do Evangelho.

A União de Blogueiros Evangélicos já está consciente disso.



segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Segura minha mão, Paizinho


João Cruzué

Hoje é segunda-feira. Eu creio que para a maioria das pessoas a segunda é um dia aborrecido, principalmente se ela acontecer no trânsito caótico da Capital Paulista. Mas, trabalho perto de casa, graças a Deus, assim, pelo menos para mim, as segundas-feiras não têm cara de "segunda-feira". Bem, deixando de lado este "inbroglio" de tantas segundas-feiras, um fato muito especial chamou minha atenção no final do dia, quando eu voltava. Quase perto de casa, subindo a ladeira estreita, vi um pai passeando com sua filhinha muito pequena. Ao passar por eles, aquela menininha disse uma frase que chamou minha atenção: "Segura a minha mão, paizinho."

Eu sei que Deus pode falar de várias maneiras, mas ainda não tinha visto Deus falar por uma cena como aquela. Um pai passeando com a filha, e quando ela se viu de mãozinha solta, com medo de cair ela clamou: "Segura a minha mão, paizinho."

Era um pai ainda muito joven, talvez não tivesse 20 anos. Estava todo orgulhoso, falante, era alto, mas se inclinava quase ao chão para se comunicar com palavras carinhosas àquele pingo de gente. Ela, ousada, corajosa, caminhava ladeira acima mudando os passinhos muito devagar. O carinho e a comunicação dele ao lado da filhinha, trouxe-me muita admiração. Admiração, pois não é todo dia que se vê isto por São Paulo, terra que já foi da garoa, mas que hoje é da pressa, do trânsito caótico e da falta de tempo.

Eu fiquei imaginando: que bênção é ter menos de dois aninhos. Com esta idade tudo é novo, tudo é atraente; os pais então são como Deus, fortes, destemidos e maravilhosos. Ao lado deles não há o que temer. Eu imagino que, nesta idade, não se perceba as dificuldades da vida nem o que vai pela mente de um pai, ainda mais quando este pai está caminhando ao seu lado, protegendo, incentivando, conduzindo. Tempos um pouco mais tarde, já vai caminhar sozinha, e ninguém mais ouvirá de sua boca aquelas palavras que hoje ouvi. Pelo menos enquanto estiver de pé.

Lembro-me também de meu pai em minhas primeiras lembranças, era alto, carinhoso, alegre, e sempre que vinha da "Rua" não se esquecia de nos trazer pão. Depois cresci; jovem ainda tornei-me um crente e descobri a bondade Pai Celestial. Não foi difícil para mim conhecer o amor de Deus, pois já estava acostumado a ser amado por meu pai. Deus para mim não um pai vingativo, iracundo, espancador, bêbado ou hipócrita. É o Pai que se agrada de ser chamado de Paizinho (aba Pai), que está disposto a segurar nossa mão, disposto a nos erguer do chão e conduzir-nos através das ladeiras e dos vales da vida.

Assim, como aquele jovem pai que hoje à tarde se desmanchava em cuidados e palavras de amor para sua filhinha, muito mais é o amor de nosso Deus e Pai celestial. Se em algum lugar da vida você tropeçou e caiu, se o chão tiver lhe provocado feridas, e elas ainda estão abertas por ter se recusado a segurar na mão Dele, lembre-se de que Deus ainda ama você. Ele não vai levar em conta tudo o que você já falou, xingou ou pensou dele. Basta que lhe peça com voz sincera: Segura a minha mão, Paizinho!

Links de Mensagens de João Cruzué


cruzue@gmail.com

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domingo, fevereiro 01, 2009

Consciência, inspiração e atitude

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Uniao de Blogueiros Evangelicos

João Cruzué

O mês de janeiro de 2009 foi uma boa surpresa para nós da União de Blogueiros Evangélicos. Pela primeira vez desde o ano de 2005, quando a UBE foi criada, abrimos nossas portas para receber mais de 400 novos blogueiros. Cristãos evangélicos de muitas denominações, sendo que a grande maioria deles já vem com blogs prontos e com textos de bom conteúdo cristão. O "boom" dos blogs está acontecendo no Brasil e a comunidade evangélica que no passado tinha pouco acesso à educação e à tecnologia, foi muito abençoada por Deus nos últimos 40 anos. Hoje, conta em seu rol com membros graduados, pós-graduados, mestres e doutores em diversas carreiras. Além disso, quase um milhão de jovens evangélicos estão estudando em todas as universidades e faculdades brasileiras. A este incremento de nível cultural, seguiu-se a oportunidade favorável de acesso às novas tecnologias de comunicação digital, destacando-se o um crescente acesso às conexões de banda larga na WEB.

Jovens apreciam e valorizam novas tecnologias, atraindo a atenção dos adultos quando estes descobrem um pragmatismo ainda não percebido nelas. Através de pesquisas próprias sabemos que há cerca de três anos, também aconteceu um "boom" no o Orkut. Milhares de jovens evangélicos migraram para este saite de relacionamento social e ali criaram centenas e centenas de comunidades de Igrejas. A falta de participação dos membros, que apenas colecionavam comunidades sem qualquer participação efetiva, mostrou uma realidade diferente dos sonhos de seus criadores. Houve um plantio, mas não houve participação. E não houve participação por dois motivos: não era o espaço adequado e não havia uma consciência objetiva de uso.

Outros sonhadores vieram e a era dos Blogs chegou. Cada blogueiro, à medida que vai amadurecendo e persistindo, vai conquistando a fidelidade e o incentivo dos leitores. Um blogueiro evangélico precisa de um objetivo para se manter ativo. É preciso primeiro ter uma consciência do que é um blog, e uma consciência da área de atuação para trabalhar seu talento. Uns amam a poesia, outros o jornalismo, outros têm prazer em coisas ligadas ao ensino, outros à apologética, à missões, ao evangelismo, música, crônicas, sermões, traduções e versões de textos. Ainda existem muitas outras áreas: ministério infantil, ministério com adolescentes, com jovens, de terceira idade, compilação de biografias, cultura evangélica esportiva, etc., são muitas as áreas de participação.

É preciso que cada blogueiro construa seu "barco", teça sua rede, compre os remos e estenda a vela para navegar. Isso requer mais sinapses: como uma análise crítica dos talentos pessoais, a fim de se descobrir o que é prazeroso de se fazer. E quando fazemos o que gostamos podemos ir mais longe; ir aonde ninguém nunca chegou. Um blogueiro cristão, para nós, deve ter uma consciência de servir seus leitores com o melhor de si. Isto envolve principalmente uma melhora constante na arte de escrever e de encantar. Aprimorar a redação, conhecer de perto a língua portuguesa, fazer uma leitura do que acontece à sua volta. Eu já ouvi comentários de pessoas que são mestres em redação que trabalharam e retrabalharam por várias vezes o texto para torná-lo menos imperfeitos.

Neste particular a área de atuação seria o barco, e os remos as ferramentas de melhoria de textos. Agora vamos falar da vela: somos blogueiros evangélicos, portanto, a Bíblia é a nosso manual de fé e prática cristãs. A vela é a nossa inpiração. O mastro onde vamos pendurar nossa inspiração é a Bíblia. Quem vai assoprar esta vela para aumentar a velocidade de nosso barco é o Espírito de Deus. Alguns podem até imaginar que este post não passa de baboseiras. Mas a cultura de uma comunidade de 2000 mil blogueiros não pode ser moldada ao acaso. Deus não opera na desordem; Ele é muito detalhista. Para Ele ou é tudo ou é nada! Se queremos atrair o olhar de Deus, precisamos agbradá-lo. Já estamos começando a congregar alguns irmãos blogueiros de língua espanhola. Com as bênçãos de Deus, daqui a alguns anos depois de nossas experiências em língua espanhola, estaremos prontos para o nosso maior desafio: a blogagem na língua inglesa. Se no tempo de Cristo o grego foi a língua usada para pregar o Evangelho, em nossa geração para atingir o mesmos fim, não podemos ignorar os fatos: precisamos aprender a escrever em inglês.

O sonho da UBE não se restringe ao Brasil. Ele vai pela America Latina. Ele precisa caminhar pela Europa, com suas igrejas vazias e crentes secularizados. Ele precisa chegar até os países mais populosos do mundo que estão na Ásia. Necessitamos de sonhos tanto quanto precisamos ter consciência da realidade que nos cerca. Se Deus já nos trouxe até aqui, podemos ir um pouco mais longe, como as ondas que uma pedrinha no lago. O inglês será o remo que vai nos permitir uma comunicação com o mundo. Lá fora não existe nenhuma comunidade de blogueiros evangélicos crescendo a 400 blogs por mês. Temos uma oportunidade única. Precisamos investir em sonhos e trabalhar em pontes. Se a internete precisa de conteúdo cristão que leve a luz e as palavras de Cristo para as nações, a UBE está aqui para aceitar o desafio.

Precisamos de uma consciência de que estamos trabalhando em nossos projetos individuais, mas que estes projetos podem ser partes de um projeto maior. Sozinhos nosso poder de ação vai ser limitado. Mas quando estamos juntos, conversando, orando, incentivando, propondo desafios, criticando, direcionando, nós mudamos de patamar: do bom para o agradável, e do agradável para o perfeito.

A comunicação é o nosso calcanhar de aquiles. É difícil e agradar a tantos blogueiros. Por natureza somos individualistas; usamos com muita destreza os botões do mouse, para selecionar e excluir emails alheios sem piedade. Não temos ainda uma cultura de grupo, mas precisamos moldá-la. Sugeriria a cada um dos membros da UBE que acessassem este blog pelo menos uma vez por semana, para se inteirar das novidades. É preciso ainda uma maior interação com sugestões, críticas, dicas, boas e más notícias. Ainda estamos aprendendo a ouvir. O "fale conosco" deste blog é a nossa melhor e mais rápida opção de comunicação.

Uma pessoa nos perguntou recentemente: Qual é o objetivo da UBE? Então vamos respoder: A UBE é uma comunidade agregadora de Blogs Evangélicos que tem por objetivo incentivar a publicação de conteúdo cristão na Internete. Uma parte deste conteúdo chama-se Evangelização Digital e a outra a difusão de aspectos e eventos da cultura evangélica. A UBE também promove a divulgação do uso de blogs em todas as comunidades evangélicas no Brasil e nos países vizinhos. A UBE tem um serviço de suporte que pode atender a crentes de qualquer Igreja evangélica que queiram publicar conteúdo cristão, ensinando a criar e editar um blog gratuitamente.

Assim, temos consciência de onde queremos chegar. Sabemos o que precisamos fazer. A qualidade do conteúdo das pulicações virá do exercício do talento de cada um sob a inspiração do Espírito Santo. A comunicação entre nós precisa ser melhorada, e nossa vontade é servir a Deus com o que de melhor nós pudermos alcançar. Juntos, nós podemos surpreender.

cruzue@gmail.com

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