sexta-feira, maio 27, 2011

A causa da queda do voo 447 da Air France

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RELATÓRIO DO BEA EM PORTUGUÊS
(DEPOIS DOS COMENTÁRIOS)


João Cruzué

Da minha leitura do Relatório de Atualização das possíveis causas da queda do voo 447 da Air France, publicado hoje - 27/05/11, observei o seguinte:

O Comandante foi descansar (dormir) e deixou o comando da aeronave para seus dois copilotos.

Quando a turbulência esperada chegou, o piloto automático foi desligado, passando para o comando manual do piloto.

Durante a turbulência o copiloto observou leituras de velocidade estranhas e tomou a iniciativa de levantar o nariz do Airbus. Isto traz à discussão o assunto dos pitots, muito comentando na época da queda, como responsáveis indiretos pela queda.

O Comandante foi chamado várias vezes. (From 2 h 10 min 50, the PNF tried several times to call the Captain back.)

Quando o Comandante retornou a cabine, o avião já havia estolado - voo de bico para cima além do ponto de controle de estabilização. (At around 2 h 11 min 40 s, the Captain re-entered the cockpit.)

Nos 03 minutos seguintes o avião caiu. Se o Comandante podia fazer alguma coisa, ele chegou tarde demais. O avião empinou tanto o bico até que perdeu sua capacidade de sustentação no ar.

Em uma leitura leiga e interpretação não técnica: o avião caiu literalmente de ré.

(the descent lasted 3 min 30, during which the airplane remained stalled. The angle of attack increased and remained above 35 degrees)



SEGUE O ÚLTIMO RELATÓRIO COPIADO DO SITE DO BEA



PREFÁCIO ESPECIAL AO TEXTO PORTUGUÊS

Este texto foi traduzido e publicado pelo BEA a fim de facilitar a leitura pelos leitores brasileiros. Tão exata quanto a tradução possa ser, é o texto original em francês que deve ser considerado como o trabalho da referência


Histórico do voo

No domingo, 31 de maio de 2009, o Airbus A330-203, matrícula F-GZCP, operado pela Air France foi programado para efetuar o voo regular AF447 entre o Rio de Janeiro Galeão e Paris Charles de Gaulle. Doze tripulantes (3 PNT, 9 PNC) e 216 passageiros estão a bordo. A partida está prevista para as 22 h 00(1).

Às 22 h 10 a tripulação teve permissão para ligar os motores e deixar o pátio. A decolagem ocorreu às 22 h 29. O comandante de bordo é PNF, um dos copilotos é PF.

O peso na decolagem foi de 232,8 t (para um MTOW de 233 t), e incluia 70,4 toneladas de combustível.

À 1 h 35 min e 15 s, a tripulação informou o controlador ATLÂNTICO que passou o ponto INTOL e anuncia a seguinte estimativa: SALPU às 1 h 48 e ORARO às 2 h 00. Ela também transmite o seu código SELCAL e um teste é realizado com sucesso.

À 1 h 35 min 46 s, o controlador pediu que ele mantivesse FL350 e informasse sua estimativa para o ponto TASIL.

À 1 h 55, o comandante de bordo despertou o segundo copiloto e disse «[...] vá tomar o meu lugar».

Entre 1 h 59 min 32 s e 2 h 01 min 46 s , o comandante de bordo participou do briefing com os dois copilotos, onde PF disse principalmente que «um pouco de turbulência que você acabou de ver [...] devemos encontrar outras mais à frente [...] estamos na camada de nuvens, infelizmente não podemos subir muito agora porque a temperatura está diminuindo menos rapidamente do que o esperado» e que «o logon com Dakar falhou».

O comandante de bordo deixou a cabine.

A aeronave se aproxima do ponto ORARO voando ao nível de voo 350 e à velocidade Mach 0,82; a atitude longitudinal é de cerca de 2,5 graus. O peso e o centro de gravidade do avião são de cerca de 205 toneladas e 29%. O piloto automático 2 e auto-impulsão são ativados.

Às 2 h 06 min 04 s, o PF chamou os PNC e lhes disse que «em dois minutos devemos atacar uma área mais agitada do que agora e devemos ter cuidado lá» e acrescenta: «eu lhe ligo logo que temos que sairmos de lá».

(1)O tempo universal (TU) é a referência de tempo utilizado na aviação.

As 2 h 08 min 07 s, o PNF propõe «você pode, possivelmente, levar um pouco para a esquerda [...]». A aeronave começou uma ligeira virada para a esquerda ; o desvio em relação à rota inicialmente seguida é de cerca de 12 graus. O nível de turbulências aumenta ligeiramente e a tripulação decide reduzir o Mach para 0,8.

A partir das 2 h 10 min 05 s, o piloto automático e em seguida a auto-impulsão são desativados e PF anuncia «Eu tenho os comandos».

A aeronave rolou para a direita e PF exerce uma ação à esquerda e de elevação do nariz.

O alarme de queda dispara duas vezes.

Os parâmetros registrados mostram uma queda brutal de cerca de 275 kt para 60 kt da velocidade mostrada do lado esquerdo e poucos momentos depois a velocidade é mostrada no instrumento de resgate (ISIS).

Nota 1: apenas as velocidades mostradas no lado esquerdo e no ISIS foram registradas no registrador de parâmetros; a velocidade mostrada no lado direito não foi registrada.

Nota 2: o piloto automático e a auto-impulsão permaneceram desligados até o final do voo.

As 2 h 10 min 16 s, o PNF disse «perdemos as velocidades» e em seguida «alternate law {...]».

Nota 1: a incidência é o ângulo entre o vento relativo e o eixo longitudinal da aeronave. Esta informação não foi apresentada aos pilotos.

Nota 2: em regras alternative ou directe, as proteções em incidência não estão mais disponíveis, mas um alarme de perda (stall warning) é ativado quando o maior dos valores de incidência válidos excede um determinado limite.


A atitude da aeronave aumenta gradualmente para acima de 10 graus e leva a uma trajetória ascendente. PF exerce ações de pique e alternadamente da direita para a esquerda. A velocidade vertical, que tinha atingido 7.000 pés/min, diminuiu para 700 pés/min e a rolagem varia entre 12 graus à direita e 10 graus à esquerda. A velocidade mostrada à esquerda aumentou brutalmente para 215 kt (Mach de 0,68). A aeronave se encontra então a uma
altitude de cerca de 37.500 pés e a incidência registrada é de cerca de 4 graus.

A partir das 2 h 10 min 50 s, o PNF tentou por várias vezes chamar o comandante de bordo.

Às 2 h 10 min 51 s, o alarme de queda soa novamente. Os manches de controle de impulso são colocados na posição TO/GA e o PF mantém sua ordem de elevar o nariz. A incidência registrada, de cerca de 6 graus no disparo do alarme de queda, continua a aumentar.

O estabilizador horizontal regulável (PHR) passa de 3 para 13 graus ao levantar o nariz por 1 minuto aproximadamente; ele permanecerá nesta última posição até o fim do voo.

Quinze segundos depois, a velocidade mostrada no ISIS aumenta abruptamente para 185 kt ; ela é consistente com a outra velocidade registrada.

PF continua a dar ordens de elevar o nariz. A altitude da aeronave atinge o seu máximo em cerca de 38.000 pés, sua atitude e sua incidência são de 16 graus.

Nota: a inconsistência entre as velocidades indicadas no lado esquerdo e na ISIS durou pouco menos de um minuto.

Às 2 h 11 min 40 s, o comandante de bordo retorna à cabine. Em poucos segundos, todas as velocidades registradas se tornam inválidas e o alarme de perda pará.

Nota: quando as velocidades medidas são inferiores a 60 kt, os valores medidos das incidências são considerados inválidos e não são considerados pelos sistemas. Quando são inferiores a 30 kt, os valores de velocidade por si só são considerados inválidos.

A altitude está, então, em cerca de 35.000 pés.

A incidência ultrapassa 40 graus e a velocidade vertical é de aproximadamente -10.000 pés/min.

A atitude da aeronave não excede 15 graus e os N1 dos motores estão perto de 100%.

A aeronave sofre oscilações de rolagem que atingem por vezes 40 graus.

O PF exerce uma ação no manche no limite para a esquerda e de levantar o nariz, que dura cerca de 30 segundos.

As 2 h 12 min 02 s, o PF disse «eu não tenho mais nenhuma indicação», e o FNP disse «não temos nenhuma indicação que seja válida».

Neste ponto, os manches de comando de impulsão estão na posição IDLE (ponto morto), os N1 dos motores estão em 55%.

Quinze segundos depois, o PF faz ações de pique.

Nos instantes que se seguem, houve uma diminuição da incidência, as velocidades tornam-se novamente válidas e o alarme de queda é reativado.

Às 2 h 13 min 32 s, PF disse «vamos chegar ao nível 100». Cerca de quinze segundos depois, ações simultâneas dos dois pilotos nos mini-manches são registradas e o PF diz «vamos lá, você tem os comandos».

A incidência, quando válida, está sempre acima de 35 graus.

Os registros param às 2 h 14 min 28 s. Os últimos valores registrados são velocidade vertical de -10.912 pés/min, velocidade de solo de 107 kt, atitude de 16,2 graus de elevação do nariz, rolagem de 5,3 graus à esquerda e um rumo magnético de 270 graus.


Novos fatos estabelecidos

Nesta fase do inquérito, além dos relatórios do BEA, de 2 de Julho e de 17 de Dezembro de 2009, os novos fatos a seguir foram estabelecidos:

A composição da tripulação estava em conformidade com os procedimentos do operador.

No momento do evento, a massa e o centro de gravidade estavam dentro dos limites operacionais.

No momento do evento, os dois copilotos estavam na cabine e o comandante de bordo em repouso, este último voltou para a cabine cerca de 1 minuto 30 s após a retirada do piloto automático.

Houve uma inconsistência entre a velocidade indicada no lado esquerdo e a indicada no instrumento de resgate (ISIS). Durou pouco menos de um minuto.

Após o desligamento do piloto automático: a aeronave subiu para 38.000 pés; o alarme de perda soou e o avião entrou em perda ; as ordens de PF foram principalmente de elevar o nariz;

A queda durou 3 min 30 s, durante o qual a aeronave permaneceu em situação de queda.

A incidência aumentou e se manteve acima de 35 graus; os motores estavam em funcionamento e sempre responderam aos comandos da tripulação.

Os últimos valores registrados são atitude de 16,2 graus de elevação do nariz, rolagem de 5,3 graus na esquerda e velocidade vertical de -10.912 pés/min.






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quinta-feira, maio 26, 2011

O protesto contra o kit gay no Chile

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PUBLICADO NO BLOG OLHAR CRISTÃO EM 13.05.2010



Pastor Hector Muñoz Uribe /Concepción/Chile

Tradução de João Cruzué


O que você diria se um homossexual entregasse a "teu" filho de oito anos um “manual” para convencê-lo de que condutas [homossexuais] são inteiramente normais? Que diria você se esse “manual” inculcasse que as condutas homossexuais não são aceitas no país por culpa da moral cristã que você tem ensinado?

Que diria você, se soubesse que esse “manual” vem acompanhado de um curso, que inclui algumas “sugestões” como, por exemplo, fazer um convite para que um homossexual visite uma sala de aula para explicar suas próprias experiências ou efetuar visitas a organizações de homossexuais, onde se lhe explicará com todos os detalhes como “assumir” a homossexualidade?

E, que diria você se o Ministério da Educação outorgasse, mediante legislação, um respaldo oficial a este “manual” dando-lhe boas vindas, como acaba de fazer a chefe do Departamento de Educação Extracurricular do Ministério de Educação, do Chile,Magdalena Garretón: “São muito bem-vindos os materiais para ensinar sobre este tema” (publicado no Jornal El Mercúrio em 28 de abril de 2009) ainda que o MEC – Chileno não o respalde?

Tal situação não é uma mera possibilidade. Ao contrário, é muito provável que seu filho venha estudar o manual “Educando na diversidade, orientação sexual e identidade de gênero” editado pelo “Movimiento de liberación homossexual internacional.


Esse “manual” destina-se, em uma primeira edição, a 250 colégios da Região Metropolitana de Santiago do [Chile] para crianças da 7ª série do ensino fundamental até o 4º ano do ensino médio, além de oferecê-lo gratuitamente em página da WEB. Seu objetivo é acostumar aos meninos, e entre eles pode estar “teu” filho, com as condutas homossexuais, acabar com qualquer objeção de consciência a essas condutas e, por último, a quem já tenha sido pervertido por suas diretrizes, a “sair do armário” publicamente.

Ou seja, uma apologia da homossexualidade.


Em poucas palavras, isto significa que os ativistas homossexuais tratarão de convencer a muitos meninos, que se encontram em uma fase de amadurecimento incipiente, de que são homossexuais sem sabê-lo, e que mais adiante se devem comportar como tais.

Posteriormente lhes mostra, nesse processo de "auto-conhecimento", que poderão ter experiências "de intimidade com pares homossexuais ou transexuais e, finalmente, lhes recomenda, a "saída do armário", ou seja, que proclamem sem vergonha sua condição homossexual.

Segundo o "manual", a principal culpada da discriminação aos homossexuais é a influência do cristianismo. Uma das religiões que consideram a homossexualidade com um pecado que atenta contra a moral e os bons costumes.

O "manual" explica aos meninos que "o pecado é um conceito religioso que somente se baseia na Bíblia, em texto "não conclusivo".

A consequência é que "teu" filho, na medida que se deixe induzir por ativistas homossexuais, se convencerá da "normalidade" de tais condutas, e terminará inevitavelmente rechaçando qualquer influência moral da religião, por crer que esta é a causadora de todas as discriminações.

Toda esta incitação à imoralidade e instigação à apostasia da moral cristã está sendo financiada pela Junta de Extremadura do PSOE (partido político da Espanha) e pela fundação espanhola "Triángulo" de lésbicas e homossexuais para impor sobre o Chile o que hoje já é lei na Espanha: as uniões civis homossexuais e a adção de crianças por parte desses "casais".

Mas o objetivo do Movimento de honossexuais (Movilh) é que o Ministério da Educação - 0 do Chile - incorpore o manual para lhe dar uma distribuição nacional. Segundo eles, o Movilh com esta publicação está "fazendo as vezes" do MEC-Chileno.

Ademais, o próprio Ministério de Educação do Chile há deu as "boas-vindas" a este péssimo manual e no passado recomendou um livro de conteúdo muito semelhange que aconselhava aos meninos: "Faça contato com alguma pessoa homossexual que você conheça". Se puder, convide-a para conversar em seu curso no colégio" (Cambiando de Piel" - edição "La morada" 1997)

Pense um pouco em "teu" filho, ou em "tua" netinha. Pense na pressão do ambiente desse curso, nas burlas e sanções, se se obstina em considerar que as condutas homossexuais são "intrisicamente desordenadas" ou simplesmente, um pecado, como sempre tem ensinado a Igreja cristã.

Resistirá?

Este "manual" é uma clara incitação à apostasia da moral cristã e da fé, e um curso de perversão sexual para as crianças; para seu filho e para sua filha e faz parte de uma campanha para descristianizar o Chile desde suas próprias raízes.

E não pense que se você os matricular em um colégio cristão estarão a salvo desta influência. O "manual" foi redigido graças a uma "experiência piloto" realizada em vários colégios, entre os quais, o "Alma Matar" e o "Monsenhor Enrique Alvear", que dizem ter uma orientação católica.

É necessário e urgente exercer uma presão sobre o Ministério da Educação para impedir que aqueles que pretendem dar um respaldo oficial a este "manual" tenham êxito. Se a Ministra da Educação não vir, de parte dos pais de família uma forte reação conrtra esta campanha de pervertimento de nostros filhos, poderá por ceder diante das pressões do movimento dos homossexuais.

Por esta razão, é urgente que você faça chegar agora mesmo seu protesto a Senhora Ministra e re-envie este email a todos seus conhecidos. Envie agora mesmo seu protesto. Emails e cartas o mais que puder. Que o Chile se informe da verdadeira realidade.

Email recebido do Pastor Hector Muñoz por João Cruzué, via Facebook.

Original em espanhol: Blog Mirar Cristiano



Nota: há um ano já sabíamos desta tática: usar o Ministério da Educação como plataforma segura para divulgação do homossexualismo.


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quarta-feira, maio 25, 2011

Presidente Dilma manda cancelar entrega do kit gay

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João Cruzué

A pedido da bancada evangélica, a Presidenta Dilma mandou cancelar a entrega do kit gay a 6.000 escolas no Brasil, porque achou seu conteúdo impróprio, mesmo tendo ouvido que foi "aprovado" pela Unesco. Seu argumento foi fatal: "Este tipo de literatura precisa passar primeiro por um amplo debate com a sociedade."

E disse mais: Que ensino de opção sexual é da competência da família e não do Estado.

Não pode ser feito por baixo dos panos, como já estavam fazendo, à revelia das famílias brasileiras que não foram consultadas. Basta perguntar à direção das escolas, para comprovar que as cópias do kit já chegaram lá. Antes mesmo do MEC autorizar a impressão e a remessa. Esperteza.

Fizeram isto no Chile, no tempo de Michelle Bachelet.

Mas por enquanto isto não vai acontecer no Brasil. No jogo das forças democráticas, a bancada evangélica usou muito bem o momento para fazer pressão nomomento certo.

A| reação foi a de sempre. A maioria dos jornalistas "laicos" reclamaram dizendo que o Brasil perdeu um "grande" oportunidade de "avançar" em direção as nações mais "modernas", mas que as forças conservadoras, impediram o "progresso". Interesante...Antes sempre doutrinaram nossos pastores (que aceitaram o sofisma) dizendo que lugar de crente é na Igreja, e não na política. Agora que descobrimos que o doutrinamento era uma tática preconceituosa e buscamos representação política e descobrimos o significado de cidadania - nos rotulam como o atraso da sociedade!

Um gay falou? Estamos ouvindo a modernidade. Um crente disse alguma coisa? É o "atraso." Este disco já está arranhado faz tempo. Não é por repetir uma mentira que ela vai se tornar um verdade. É puro sofisma.

Será? A história não mente é só analisar as contribuições e conquistas da Reforma.

Se a Presidente tem mesmo interesse em melhorar o nível do ensino no Brasil, precisa mesmo preservar a escola de ideologismos. E se tiver mesmo pressa, que tome uma decisão mais ousada: trocar o Sr. Ministro Fernando Haddad, pois tem mostrado uma incompetência ímpar.








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