quarta-feira, julho 09, 2008

A conversão de George Müller

HYSTORY - THE BRISTOL MIRACLE
The George Müller Foundation

George Muller - DWF
foto: David Warren Fisher - www.georgemuller.blogspot.com

Tradução de João Cruzué

As semelhanças entre a juventude de George Müller e a parábola do Filho Pródigo são notáveis, um fato não percebido por muitos escritores e comentaristas.

Em 1810, sua família mudou-se da aldeia prussiana de Kroppenstaedt para as redondezas de Heimersleben, a quatro milhas de distância. George e seu irmão não tiveram nenhum tipo de controle familiar, e o seu pai, sendo muito generoso, dava-lhes fartas mesadas e apenas os encorajaram a manter anotações de seus gastos.

George Müller adquirira o mau costume de roubar o dinheiro do pai: invariavelmente quando pendurava dívidas em nome dele, ao pagar, acertava bem menos do que devia. Seu pai por muitas vezes teve de pagar o dinheiro que faltava. Em uma ocasião George foi pego , mas não se emendava.

George Müller foi matriculado em uma escola clássica em Halberstaedt para se tornar um clérigo Luterano. Apesar de ser um aluno brilhante ele continuava no caminho dos pecadores e o vício de furtar tornou-se compulsório.

Certa vez George Müller empreendeu um período notável de enganos e mentiras quando ia de hotel em hotel, muitas vezes em companhia de mulheres, vivendo uma vida de ‘playboy', mas sem dinheiro. Depois de penhorar posses valiosas e deixar o resto de seus pertences como garantia em um hotel, a lei o alcançou e ele foi parar na prisão. Mesmo na prisão continuava a contar as mais incríveis mentiras para impressionar outro colega preso.

Depois de um mês na prisão, seu pai pagou a fiança e o livrou; ajustou suas dívidas e lhe deu uma surra. Durante algum tempo George Müller tentou agradar o pai e de fato, tentou modificar seus caminhos. Não foi longe contudo, e de novo estava debaixo de dívidas, mas desta vez ele inventou uma história de que fora roubado e seus amigos compreensivos o ajudaram. Em seguida ele negociou um desconto com os credores e quitou as contas atrasadas. Quando seus amigos conseqüentemente descobriram a verdade, isto não o preocupou seriamente.

A última escapada pecadora veio quando ele estudava teologia na Universidade de Halle. Junto com outros três colegas de escola, eles forjaram papéis e documentos e foram gozar boas férias de prazer mundano na Suíça. Lá, George Müller conseguiu também enganar seus amigos: ao pagar a conta de todos cuidou para que sua parte ficasse menor em um terço.

Depois das férias na Suíça, Beta, um velho amigo e colega de classe de George Müller falou-lhe de uma reunião de oração à qual muitas vezes freqüentava. George exprimiu um desejo de ir. E foi naquela reunião que Deus mudou sua vida para sempre.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16.

E Deus agradou-se de ensinar a George Müller algo sobre esta preciosa verdade. A conversão de George Müller, em novembro de 1825, foi dramática e imediata, mudando inteiramente seu modo de viver, objetivos e direção.

George foi levado ao culto de oração pelo amigo Beta e na sua entrada foi cumprimentado com um 'Venha sempre que quiser; esta casa e nosso coração estão abertos para você.' Estas boas-vindas lhe tocaram muito. O hinos cantados, o estudo bíblico e a leitura do sermão produziram nele uma profunda impressão. Naquela noite ele sentiu que encontraria 'algo' pelo qual estava procurando por toda sua vida.


O amor genuíno, a grande alegria, e a humildade profunda nos corações dos membros daquele grupo tiveram um grande impacto em George Muller, mas é possível que o ponto de conversão seja quando todos eles se ajoelharam para orar. Ele nunca tinha passado por isso antes, sozinho, ali ajoelhado para orar por si mesmo. Durante o culto inteiro ele respirou uma atmosfera tão espiritual que isto o levou passar por uma experiência inteiramente nova! Ali ele se converteu e nasceu de novo! Aquele caráter ocioso e preguiçoso já era parte do passado. Ali, de joelhos, estava apenas um novo discípulo do Deus Vivo.

Tempos depois George comentou sobre aquele encontro: 'Ali entendi a razão por que o Senhor Jesus morreu na cruz e sofreu agonias no Jardim do Getsêmane, levando sobre si a punição devida por nós, a qual não podíamos carregar por nós mesmos. E por isso, compreendendo em parte o amor de Jesus pela minha alma, fui constrangido a amá-lo em troca.'

George Müller continuou seus estudos teológicos na Universidade de Halle e depois de dois meses da sua conversão à fé cristã, decidiu se tornar um missionário. Esta decisão irritou tanto seu pai, que este o abandonou retirando todo seu suporte financeiro, levando George a depender exclusivamente de Deus.

Direto da Fonte: http://www.mullers.org/cm/general/127
Tradução: João Cruzué

Leia mais: A chamada missionária de George Müller


Blog Olhar Cristão
SP-09.jul.2008
cruzue@gmail.com



terça-feira, julho 08, 2008

Como está o ensino religioso nas escolas do Chile


Senado - República de Chile

Senador Navarro denunció violaciones a la libertad de culto en escuelas municipalizadas. El parlamentario pidió que el ministro de Educación haga respetar la Ley de Cultos y solicitó que remita al Senado estadísticas por Región respecto de los establecimientos de educación pública que ofrecen clases de religión evangélica.

El senador Alejandro Navarro denunció que se está vulnerando la Ley de Culto en Chile y que “son innumerables las veces en que los concilios de pastores evangélicos en cada una de las Regiones y comunas han señalado que a nivel de municipios hay un argumento permanente respecto de no existir financiamiento para establecer horas de clases de religión evangélica”.

Resaltó que en el caso de la Octava Región del Biobío el concilio evangélico ha que señalado tiene disponibilidad de profesores para que de manera inmediata enseñen su religión, hubiese o no recursos para pagarles, por cuanto lo que interesa es tener un trato equitativo frente a la Ley de Cultos, que estableció igualdad de las iglesias frente a la ley.

Explicó que ello
significa que el derecho que le asiste a la Iglesia Católica de tener profesor de Religión financiado por el sistema municipal, también le asiste a la Iglesia Evangélica, ante la libre decisión de los padres de los educandos respecto del tipo de educación religiosa que se les pueda ofrecer.

“Hoy día lo que
ocurre es que, en numerosas comunas de amplia ascendencia evangélica, los niños salen de clases y quedan en el patio cuando sus compañeros tienen clase de Religión Católica. Es decir, se produce una situación realmente increíble. Por eso, quiero solicitar al Ministro de Educación que pueda enviar a cada uno de los rincones del país las instrucciones necesarias para que, a través de la educación municipalizada, los alcaldes puedan dar cumplimiento a reiteradas circulares que el Ministerio de Educación ha enviado en los últimos años”.

Según el senador Navarro, hasta ahora dichas circulares han sido ineficientes al momento de implementarse.

De allí su interés
en que el Ministro Martín Zilic informe en forma detallada, comuna por comuna y Región por Región, cuántas y cuáles son las escuelas que ofrecen religión evangélica con el fin de que en la discusión presupuestaria de este año ver las glosas destinadas a éste efecto.

“Sin duda, junto
al financiamiento de la subvención escolar, podemos establecer equidad, dar cumplimiento a los compromisos que hemos tenido frente a la libertad de culto y particularmente frente a la Ley de Culto, lo que implica tratar con igualdad de condiciones a todas las iglesias”, puntualizó.

Asimismo pidió
que la Ministra de Salud, María Soledad Barría, también informe respecto de las autorizaciones que los pastores evangélicos tienen para acceder a los centros hospitalarios en igualdad de condiciones con los representantes de la iglesia católica y muchas otras instituciones que brindan atención de carácter humanitario.

“En muchos
establecimientos los pastores están sometidos al horario de visita que todos tienen, en circunstancias de que muchas instituciones de voluntariado que prestan servicios al interior de los hospitales tienen libre acceso. Es difícil poder establecer un horario de visita similar al que tienen familiares para poder cumplir con la tarea pastoral en el ámbito evangélico. Los pastores lo único que solicitan es igualdad, una credencial; es decir, condiciones no privilegiadas, sino iguales a las que tienen hoy día otras instituciones que brindan tareas de atención social y, en particular, religiosa dentro de los centros hospitalarios.

En ese contexto el senador Navarro pidió que la Ministra de Salud informe al Senado cuántos y cuáles son los hospitales que cuentan con reglamentación que regule el acceso de pastores evangélicos para poder ofrecer servicio religioso o atención espiritual, de manera tal de poder tener las reglas del juego claras. “Si va a haber un carné que los identifique, ello es posible, lograrlo en coordinación con los concilios evangélicos, a fin de evitar cualquier problema. Lo que se quiere es facilitar dicho acceso y hacer respetar la Ley de Culto”, concluyó.

Texto da Lei de Culto no Chile

cruzue@gmail.com

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