sexta-feira, junho 09, 2023

Além do Vietnã - Um sermão de Martin Luther King na contramão do pensamento americano da época.

 

"Exatos 365 dias antes de lhe tirarem a vida, um histórico discurso.

Dentro da Igreja Riverside, em Nova York, Martin Luther King desferiu fortes palavras sobre a Guerra do Vietnã, os destinos da América e o próprio caminho do capitalismo. Visceral, questionou valores e até flertou com o radicalismo, colocando em xeque a opção de resistência pela não-violência".

Fonte do comentário: https://efemeridesdoefemello

Crédito da Foto: Daily Maveric

Vietnã

Excertos do Sermão "Beyond the Vietnan"

Tradução: ChatGPT / Revisão J. Cruzué.

"Eu venho a esta tribuna esta noite, para fazer um apelo apaixonado a minha amada nação. Este discurso não é dirigido a Hanói, nem ao Frente Nacional de Libertação. Não é dirigido à China nem à Rússia. Como sou pregador de profissão, suponho que não seja surpreendente que eu tenha sete grandes razões para trazer o Vietnã para o campo da minha visão moral.

No início, há uma conexão muito óbvia e quase fácil entre a guerra no Vietnã e a luta que eu e outros temos travado na América. Há alguns anos, houve um momento brilhante nessa luta. Parecia que havia uma promessa real de esperança para os pobres - tanto negros quanto brancos - por meio do programa de combate à pobreza. Houve experimentos, esperanças, novos começos. Então veio a escalada no Vietnã, e assisti a esse programa ser quebrado e dilacerado, como se fosse um brinquedo político ocioso de uma sociedade enlouquecida pela guerra, e eu sabia que a América nunca investiria fundos ou esforços necessários na reabilitação dos seus pobres enquanto aventuras como o Vietnã continuassem a atrair homens, habilidades e dinheiro como um canudo de sucção demoníaco e destrutivo.

Portanto, fui cada vez mais compelido a ver a guerra como inimiga dos pobres e a atacá-la como tal.

Talvez, o reconhecimento mais trágico da realidade tenha ocorrido quando ficou claro para mim que a guerra estava fazendo muito mais do que devastar as esperanças dos pobres em casa. Ela estava enviando seus filhos, irmãos e maridos para lutar e morrer em proporções extraordinariamente altas em relação ao restante da população. Estávamos levando os jovens negros que haviam sido prejudicados pela nossa sociedade e enviando-os a 13.000 km de distância para garantir liberdades no sudeste da Ásia que eles não encontraram no sudoeste da Geórgia ou no Harlem. E, assim, fomos repetidamente confrontados com a cruel ironia de assistir a meninos negros e brancos na televisão enquanto matam e morrem juntos por uma nação que não conseguiu uni-los dentro das próprias escolas.

A terceira razão adentra um nível ainda mais profundo da consciência, pois surge da minha experiência nos guetos do Norte nos últimos três anos, especialmente nos últimos três verões. Enquanto caminhava entre os jovens desesperados, rejeitados e revoltados, eu lhes dizia que coquetéis Molotov e rifles não resolveriam seus problemas. Tentei oferecer-lhes minha compaixão mais profunda enquanto mantinha minha convicção de que a mudança social vem de forma mais significativa por meio da ação não violenta. Mas eles perguntavam - e com razão - o que dizer do Vietnã? Eles perguntavam se nossa própria nação não estava usando doses maciças de violência para resolver seus problemas, para realizar as mudanças que desejava. Suas questões tocaram-me e eu soube que nunca mais poderia levantar minha voz contra a violência dos oprimidos nos guetos sem antes confrontar claramente o maior produtor de violência no mundo hoje - o meu próprio Governo.

Para aqueles que perguntam: "Você não é um líder dos direitos civis?", e com isso pretendem excluir-me do movimento pela paz, tenho uma resposta direta.

Em 1957, quando um grupo de nós formou a Conferência de Liderança Cristã do Sul, escolhemos como nossa bandeira: "Salvar a alma da América". Estávamos convencidos de que não poderíamos limitar nossa visão a certos direitos para as pessoas negras, mas afirmávamos a convicção de que a América nunca seria livre ou salva de si mesma,,até que os descendentes de seus escravos fossem totalmente libertados das correntes que ainda usam.

E enquanto pondero a loucura do Vietnã e busco em mim mesmo formas de entender e responder com compaixão, minha mente volta constantemente para o povo daquela península. Falo agora, não dos soldados de cada lado, nem das ideologias da Frente de Libertação, nem da junta em Saigon, mas simplesmente das pessoas que têm vivido sob a maldição da guerra por quase três décadas consecutivas. Penso nelas também porque está claro para mim que não haverá uma solução significativa ali até que algum esforço seja feito para conhecê-las e ouvir seus gritos de desespero.

Elas observam enquanto envenenamos suas águas, enquanto destruímos um milhão de acres de suas plantações. Elas devem chorar quando as escavadeiras passam por suas áreas, preparando-se para destruir suas árvores nativas. Elas vão aos hospitais com pelo menos vinte vítimas de fogo americano para cada ferimento infligido pelos vietcongues. Até agora, talvez já tenhamos matado um milhão delas, a maioria crianças. Elas vagueiam pelas cidades, milhares de crianças desabrigadas, sem roupas, correndo em bandos pelas ruas como animais. Crianças sendo humilhadas pelos nossos soldados enquanto imploram por comida. Crianças vendendo suas irmãs para nossos soldados, se prostituindo pelas mães.

Talvez a tarefa mais difícil, mas não menos necessária, seja falar por aqueles que foram designados como nossos inimigos. O que dizer do Frente de Libertação Nacional, esse grupo estranhamente anônimo que chamamos de "VC" ou "comunistas"?

O que eles devem pensar dos Estados Unidos da América quando percebem que permitimos a repressão e a crueldade de Diem, o que ajudou a trazê-los à existência como um grupo de resistência no Sul?

O que eles pensam ao ver que concordamos com a violência que levou à sua própria tomada das armas? Como podem acreditar em nossa integridade quando agora falamos de "agressão do Norte" como se nada mais essencial para a guerra?

Como podem confiar em nós quando agora os acusamos de violência após o reinado assassino de Diem e os acusamos de violência enquanto despejamos todas as novas armas de morte em sua terra?

Certamente, devemos entender seus sentimentos, mesmo que não condonemos suas ações. Certamente, devemos ver que os homens que apoiamos os pressionaram à violência. Certamente, devemos ver que nossos próprios planos computadorizados de destruição simplesmente diminuem os atos mais grandiosos deles.

Como eles nos julgam quando nossos funcionários sabem que sua adesão é inferior a 25% dos comunistas, e ainda assim insistimos em chamá-los coletivamente? O que eles devem pensar quando sabem que temos conhecimento de seu controle sobre grandes áreas do Vietnã e, no entanto, parecemos prontos para permitir eleições nacionais nas quais esse governo político paralelo altamente organizado não terá participação?

Eles perguntam como podemos falar de eleições livres, quando a imprensa de Saigon é censurada e controlada pela junta militar. E eles estão certos em se perguntar que tipo de novo governo planejamos ajudar a formar sem eles, o único partido realmente em contato com os camponeses. Eles questionam nossos objetivos políticos e negam a realidade de um acordo de paz do qual serão excluídos. Suas perguntas são assustadoramente relevantes. Está nossa nação planejando construir novamente sobre um mito político e depois consolidá-lo com o poder de uma nova violência?

Aqui está o verdadeiro significado e valor da compaixão e da não-violência: quando nos ajuda a ver o ponto de vista do inimigo, ouvir suas perguntas, conhecer sua avaliação de nós mesmos. Pois a partir de seu ponto de vista podemos, de fato, ver as fraquezas básicas de nossa própria condição, e se formos maduros, podemos aprender e crescer e nos beneficiar com a sabedoria dos irmãos que são chamados de oposição.

O mesmo vale para Hanói.

No Norte, onde nossas bombas agora atingem a terra e nossas minas colocam em perigo as vias navegáveis, somos recebidos com uma desconfiança profunda, mas compreensível. Falar por eles é explicar essa falta de confiança em palavras ocidentais, e especialmente a desconfiança em relação às intenções americanas agora. Em Hanói estão os homens que lideraram a nação para a independência contra os japoneses e os franceses, os homens que buscaram a adesão à Comunidade Francesa e foram traídos pela fraqueza de Paris e pela teimosia dos exércitos coloniais. Foram eles que lideraram uma segunda luta contra a dominação francesa a um custo tremendo, e depois foram persuadidos a abrir mão da terra que controlavam entre o paralelo treze e dezessete como uma medida temporária em Genebra. Depois de 1954, observaram-nos conspirar com Diem para impedir eleições que poderiam certamente ter trazido Ho Chi Minh ao poder em um Vietnã unido, e perceberam que haviam sido traídos novamente.

Neste ponto, devo deixar claro que, embora tenha tentado nos últimos minutos dar voz aos sofrimentos dos vietnamitas, como os tenho conhecido, posso não ter sido bem-sucedido como pregador, mas estou seguro de que sou verdadeiro como profeta.

E, embora possa ser uma tarefa difícil para um pregador convencer o mundo de que ele deve prestar atenção aos pobres, aos injustiçados, aos oprimidos, quando um profeta fala, quando ele compartilha palavras de Deus, as pessoas sabem que algo diferente está acontecendo. Há algo no profeta que lembra as escrituras antigas que o povo reconhece. Sua palavra ressoa com a verdade. Essa é a responsabilidade do profeta - falar a verdade.

E assim, na minha última noite na Terra, como no passado, dirijo-me aos meus compatriotas, a todos os americanos, a todas as pessoas deste mundo que amam a paz e a justiça. Digo a vocês que os desafios ainda são imensos, mas a esperança nunca deve ser perdida. A busca da paz e da justiça é um caminho longo e árduo, mas deve ser trilhado. Nunca devemos desistir. Nunca devemos nos render ao desespero.

Não posso prever o futuro. Não sei se conseguiremos alcançar a paz que buscamos tão ardentemente. Não sei se a minha vida será sacrificada em vão. Mas sei que o caminho que escolhemos, o caminho da não violência e do amor, é o caminho certo. É o caminho que trará a redenção para o nosso mundo.

Que a paz e a justiça prevaleçam. Que o amor triunfe sobre o ódio. E que a esperança guie nosso caminho adiante.

Obrigado e que Deus abençoe a todos vocês."


Fonte: MIT.EDU


Nenhum comentário: