quinta-feira, abril 30, 2020

Qual é o propósito da santidade

.
"NÃO AMEIS O MUNDO, E O QUE NO MUNDO HÁ"


Por João Cruzué
.
Em tempos que os cristãos estão perdendo as referências e as palavras sagradas estão sendo relativizadas pelo testemunho de algumas lideranças cristãs, é muito importante saber o valor da santidade. Além do propósito principal, garantia de ver o Senhor, a santificação tem tesouros ocultos que ainda não foram revelados ao coração de muita gente. Guarde bem isso.

Podemos começar por este versículo: "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do pai não está nele". Quando João escreveu assim em sua carta, estava falando (e ainda está) de algo que vale mais que tudo: a presença de Deus. Quando o cristão decide no seu íntimo seguir um princípio de vida baseado em atitudes que agradam ao Senhor Jesus, ele passa a andar com Deus. E esse andar no dia a dia com o Senhor, traz uma comunhão sempre crescente com Ele. Esta comunhão se traduz pela presença do Senhor na vida deste cristão.

A presença do Senhor na vida do cristão é um tesouro de valor incalculável. Quando uma parenta nossa estava com séria enfermidade no útero, internada no Hospital São Paulo, não tinha recursos financeiros. Na mesma ocasião, Linda Eastman McCartney e Leandro (da dupla Leandro e Leonardo) também estavam se tratando de câncer nos melhores hospitais. Estes dois infelizmente morreram embora fossem muito ricos. A esposa de Paul McCartney era filha do fundador da Kodak. Dinheiro não era problema, mas era um câncer. Minha prima não tinha nada, mas está viva - por quê? A misericórdia do Senhor estava com ela nos dias mais difíceis da vida, pois precisou de 42 bolsas de sangue, ficou 69 dias no hospital, saiu de lá com menos de 40 kg, mas já se vão 22 anos e ela está muito viva. Estive com meu Tio esses dias (outubro 2019) e ele me contou a aflição daqueles dias, em cima de um lugar onde havia sido a casa onde minha prima morava.

Andar em santidade significa praticar atos que agradam a Deus. 

E também buscar com interesse o conhecimento da Sua vontade para deixar de praticar aquilo que não o agrada. Fazer o bem, procurar ser justo e evitar o mal com um coração alegre e sincero. Ao fazer isso, o cristão está de acordo com a condição estabelecida no Salmo 91: "Pois que tão encarecidamente me amou, também Eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o Meu nome. "

Em nossos dias, quando nos deparamos com atitudes surpreendentemente profanas de grandes médios e pequenos líderes cristãos, nós paramos e pensamos: Meu Deus era tudo de mentirinha, de faz de contas... eles são hipócritas. Assim temos vistos nossos paradigmas nos decepcionando um após o outro. Este texto foi escrito em 2010; contextualizando  esse assunto hoje, 30 de abril de 2020, não posso imaginar qual vai ser a situação das organizações religiosas ao final do coronavírus. Pode ser que tudo o que ajuntaram com hipocrisia e avareza vai ser levado pela "correnteza".

Vamos, então, por isso, também relativizar e menosprezar as coisas santas? O andar com Deus, o desejo íntimo e profundo de agradar ao Senhor? De certo que não!

A consciência sincera, o andar com retidão na presença do Senhor agradam nosso Paizinho Celestial e tem, sim, um valor incalculável, inestimável e surpreendente. Sabe quando a santidade torna-se útil? A resposta é  simples: no dia da adversidade, quando você estiver diante do imprevisível, do assombroso, do assustador, das dívidas, da doença incurável de um filho, de um câncer na família ou do Covid-19. Isso não garante uma resposta sempre positiva de Deus, mas Ele pode nos ouvir. A palavra de Deus expressamente diz no Livro de Provérbios 28:9:
.
----------------------------------------------------------------
"O que desvia os ouvidos de ouvir a Lei 
 até a sua oração será abominável."
--------------------------------------------------------------

Se você andar em santidade diante de Deus e seguir o caminho para agradá-lo, corforme escreveu o Apóstolo João no início deste texto, você vai olhar para cima e fazer uma pequena oração, uma oração até bem curta e o Senhor vai inclinar os ouvidos e vai ouvir a sua súplica. Se Ele quiser, vai atender sua oração e livrá-lo de todo o mal. Mas se você seguir o caminho do mundo, da hipocrisia religiosa e pisar na palavra de Deus, copiando o desvio de muitos bispos, pastores e pregadores, você clamar e o Senhor não vai ouvi-lo. Nem todo o dinheiro do mundo vai lhe servir socorro.

Há coisas que estão além do alcance das riquezas deste mundo. 

Se você é cristão e teme ao Senhor não deixe que os desejos mundanos comandem o seu coração. Não ande na prostituição, não procure ficar rico jogando em loterias, não gaste a maior parte do seu tempo com distrações .Não deixe seu coração vazio nem desocupado na obra do Senhor, por exemplo. Faze do assim aquelas coisas não vão impedir sua oração no dia que mais precisar. A santidade é um princípio, um caminho, a banda larga que conecta sua oração aos ouvidos do Senhor.

É para isto que serve andar separado do mundo  perante o Senhor. Um tesouro único, ajuntado dia a dia, cujo valor só será descoberto no dia da adversidade. Sede santos, porque o Senhor é o Santo de Israel.








.
.

Nenhum comentário: