segunda-feira, abril 06, 2020

Coronavírus total de casos informados em 05.04.2020

.

Por João Cruzué

Fonte: https://www.worldometers.info - Acesso  dia: 05.04.2020 - Horário de Brasília 23:25 h

Registros de casos disponibilizados hoje pelo site worldometer.info com dados estatísticos atualizados de todos os países. O Brasil acumulou até hoje - 05.04.2020 - 11.281 casos de contaminção e 487  mortes em decorrência do Covid-19.

Depois do quadro, tem um importante informação sobre a confecção de máscaras caseiras de tecido cujo uso foi sugerido pelo Ministro da Saúde,  uma vez que o produto está em falta no mercado.


Excepcionalmente hoje, domingo, nao utilizei os dados do Ministério da Saúde,
que informou 11.130 casos e 486 mortes, mas os dados mais atualizados
do site  wordometer.info.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A FABRICAÇÃO MÁSCARAS DE TECIDO

Estas informações foram dadas pela Sra.Raquel Stucchi, consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia. O contexto seria de uma cidade onde houvesse registro de caso de contaminação. A providência mais importante é a higienização das mãos com água de sabão, e na falta dela com álcool gel. A máscara seria uma proteção secundária com efíciência de até 70% quando bem feita.

1. Para que servem as máscaras? O uso da máscara caseira diminui o risco de uma pessoa assintomática transmitir o vírus e de outra pessoa contraí-lo em um ambiente fechado, por exemplo, no transporte público, supermercado, filas de banco etc,.

2. Qual é o melhor tecido: TRICOLINE, pois tem a trama mais fechada.

3. Camadas de tecido: duas camadas, para atingir 70% de proteção. A máscara deve cobri metade do nariz, descer abaixo do queixo e comprida o bastante cobrir boa parte das duas faces.

4. Uso do TNT:  A máscara feita de TNT alé de ter a trama mais aterta, quando lavada perde a proteção. A de Tricoline, não.

5. Tempo de uso da Máscara: Depois de 2 horas a proteção fica comprometida. Se contaminada, passa a representar uma porta de entrada de qualquer vírus.

6. Cuidados na retirada da máscara de pano: Sempre tirar a máscar pegando no elástico e nunca pelo tecido. Depois cololcar direto em recipente com água e sabão. Depois disso, lavar bem as mãos, também com água e sabão.

7. Roupas utilizadas em idas a supermercados e outros lugares externos: Não tem nada a ver com as máscaras, mas também é mais seguro colocá-las em outro recipiente com água e sabão.


Jornalista Marcia de Chiara, 




Agora os dados do Coronavírus pelo mundo




COVID-19 CORONAVIRUS PANDEMIC
Last updated: April 06, 2020, 02:25 GMT

Casos de Coronavirus:

1,273,709

Mortes:

69,456

Recuperados/Curados:

262,486

Nenhum comentário: