quarta-feira, abril 09, 2014

Páscoa no Mackenzie com a Orquestra Liberdade

cid:image001.png@01CEC670.48C59C30

Mackenzie comemora Páscoa com grande louvor 

Amanhã (10), às 20h, a Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM realizará em comemoração a páscoa, o “Musical Experiência Com Deus”. O evento contará com o tradicional Coro Liberdade, da Igreja Batista da Liberdade, que existe desde 1915, além da Orquestra Liberdade.  Mais de 100 coristas e 40 músicos participarão do louvor. A orquestra tem a regência do maestro Donaldo Guedes.   

Segundo o reverendo Gildásio Jesus Barbosa dos Reis, capelão universitário do Mackenzie, a Páscoa é uma das principais festas da cristandade. Na data, comemora-se a passagem da morte e ressurreição de Cristo. “O Musical Experiência com Deus, por meio de suas 14 canções retrata a mensagem da Páscoa. A importância desse evento em nossa Universidade, além de apresentar a verdadeira mensagem da Páscoa, é expressar a nossa confessionalidade”.

Para o maestro, ministro de música da Igreja Batista da Liberdade há 26 anos, “o Brasil e o mundo estão carentes de uma mensagem séria e nós temos a obrigação de transmitir esses ensinamentos por meio da música ou da palavra falada. Esse é o espírito que deve nortear a família musical Liberdade. Além da boa música, bem interpretada, temos o compromisso de, em conjunto, levarmos a mensagem a todos os corações e mentes, para que conheçam a verdadeira redenção e felicidade do homem, que estão em Cristo Jesus, nosso único Salvador’, salienta.

O evento organizado pela Capelania Universitária da UPM, será realizado com base nos conceitos reformados, um evento solene, tradicional, ordeiro, respeitoso e regido por pregação e louvores.

Coro Liberdade

É o mais antigo da Igreja. Quando iniciou suas atividades em 1915, tinha apenas 20 integrantes - entre homens e mulheres - e o objetivo de apresentar-se nos cultos e eventos da própria Igreja.
Hoje, 97 anos depois, conta com cerca de 120 coristas e participa ativamente de eventos na cidade de São Paulo e em outras capitais do Brasil. Trabalha com um repertório eclético, reunindo grandes autores, como J.S. Bach, G. F. Handel, Ralph Manuel, Nabor Nunes, entre outros.

Orquestra Liberdade

A Orquestra Liberdade foi fundada em março de 1995, fruto da visão e filosofia implantados no Ministério de Música da Igreja Batista Liberdade pelo seu titular, o maestro Donaldo Guedes. Donaldo, que fora empossado alguns anos antes – em 3 de março de 1986 –  assumiu, justamente  com o desafio de dar um referencial de qualidade à musica. Já em 1997, dois anos depois de organizada, a Orquestra realizou o seu primeiro grande concerto, ao acompanhar o Coro Liberdade numa audição no Teatro Municipal de São Paulo. No ano seguinte, em 1998, parte da orquestra acompanhou o Coro Jovem em sua primeira excursão internacional, pelos EUA.

A orquestra não parou mais. Atualmente, com uma formação de 50 músicos, muitos dos quais, profissionais em outras orquestras; tem um repertório abrangente, que mescla as grandes obras da literatura musical  clássica internacional, com a sacra, contemporânea e folclórica.

Mais uma vez, em 2010, a Orquestra Liberdade acompanhou o Coro Aliança aos Estados Unidos, com  grande aceitação da crítica americana  e recebendo elogios da mídia por onde passou.

Apresenta-se nos cultos regulares da Igreja, como também em outros auditórios e importantes espaços culturais na cidade de São Paulo, como o Teatro Municipal de São Paulo, Teatro Brasileiro de Comédia, Memorial da América Latina e também em outros Estados da Federação.

Um fato singular é a sua formação familiar: pais e filhos, cada um com seus instrumentos, se apresentam a cada audição. Aliam-se a essa particularidade, também os coristas e músicos, parentes entre si, formando uma grande família musical.

 Gildásio Jesus Barbosa dos Reis

Ministro presbiteriano desde 1990. Bacharel em Psicanálise Clínica pela SPOB (2002). Mestre em Teologia pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper – SP (2003). Mestre em Ciências da Religião pelo Mackenzie – SP (2010). Doutorando em Ministério pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew. Atua também como capelão da Universidade Presbiteriana Mackenzie e como professor de Teologia Pastoral no Seminário Presbiteriano JMC em São Paulo.

Donaldo Guedes

Nasceu na cidade do Recife, PE, no dia 15 de fevereiro de 1955. Começou os seus estudos de música aos 6 anos de idade no Conservatório de Música de Maceió, no estado de Alagoas e, ao terminar o curso colegial, mudou-se para a cidade do Recife, PE, onde iniciou os seus estudos universitários de música, tendo como área maior a regência e como área menor, o piano. Graduou-se no ano de 1979 nas duas áreas. Em 1980 iniciou o Mestrado em Artes Musicas e Música Sacra no Southwestern Baptist Theological Seminary, na cidade de Fort Worth, Texas, nos Estados Unidos da América do Norte. Graduou-se em 1984, tornando-se assim Mestre em Música Sacra e Regência. Participou de vários cursos com grandes mestres como Robert Shaw, Donald Nuoin, Charles Hirt, Bob Bourroughs. Teve como professores de regência o Dr. Robert Burton e Dr. David Keyth. 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Serviço:
Evento: “Experiência Com Deus - O Musical”
Local: Auditório Ruy Barbosa – Universidade Presbiteriana Mackenzie   
Endereço: Rua Itambé, 143 – Higienópolis  - SP
Data: 10 de abril (quinta-feira) às 20h

Para entrevistas, favor entrar em contato com Jéssica Almassi, Rodrigo Freitas ou William Prado através do e-mail: imprensa@mackenzie.br.

Sobre o Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie pelo segundo ano consecutivo (2012/13) foi avaliada como a melhor instituição de ensino privado do Estado de São Paulo, de acordo com o Ranking Universitário Folha de São Paulo\RUF. O Mackenzie ainda está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segunda a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

Informações para a imprensa:
Universidade Presbiteriana Mackenzie; imprensa@mackenzie.br
Assessoria de imprensa: Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação
Alvaro Bufarah; alvaro.bufarah@viveiros.com.br11 2114-7048
Jéssica Almassijessica.almassi@viveiros.com.br; 11 2114-8016
Rodrigo Freitasrodrigo.freitas@viveiros.com.br11 2114-8576
William Pradowilliam.prado@viveiros.com.br11 2114-8016
Beatriz Massibeatriz.massi@viveiros.com.br; 11 2114-7048
Twitter: @RVComunicacao
Site: viveiros.com.br                   

São Paulo 2014


Nenhum comentário: