sábado, maio 18, 2013

O Brasil está morrendo

.
João Cruzué


Tenho observado nestes meus 57 anos que as nações que conquistaram grande desenvolvimento no mudo, o fizeram porque a justiça garantiu a segurança necessária para que houvesse paz e crescimento econômico. A segurança no Brasil está piorando porque nossa justiça é cega, lerda, tardia,  ineficaz e ineficiente e "inefetiva".

Educação. Durante quatro séculos a ignorância e o analfabetismo foram propositalmente planejados, imagino, baseado em um verdade: se as pessoas não estudam, elas nunca poderão ser livres; sempre dependeram da tutela dos "coronéis" e do governo. 

Século 21 - ano 2006. Veio o século seguinte, e no final dele mais de 100 milhões de pessoas ainda não tinham concluído o segundo grau, conforme análise do Senador Cristovam Buarque, ex-Ministro da Educação, em um artigo publicado em 2008 na Folha de São Paulo:  Abandonados no Deserto. Este contingente enorme de pessoas - a metade da população brasileira - não tiveram e não tem ainda um direito básico - que deveria ser obrigatório - seu cumprimento pelos políticos brasileiros para que a renda desses brasileiros fosse potencialmente maior, pela conquista de uma formação superior.

Tive a rara oportunidade de conquistar esta formação, mesmo tendo saído da roça onde li meus livros por muitos anos à luz de uma lamparina de querosene. Meus pais, apesar de simples agricultores, tinham foco na educação e não aceitaram que eu ficasse lá na roça. E em consequência disso, estudei na cidade, formei-me,  e ainda hoje estou estudando uma pós-graduação. Tenho planos mais audaciosos, mesmo aos  57 anos.

Na análise dos números do TSE de 2006, o Senador Buarque enfileirou as seguintes estatísticas:

28,8 milhões de eleitores se declararam analfabetos;

72 milhões não tinha completado o ensino fundamental;

104 milhões de eleitores ainda não tinha concluído o ensino médio;


Em 2013, sei que isto não mudou.

Democracia - O ministro disse que o eleitor sabe votar corretamente, mas sem educação, não tem alternativas de [um bom] emprego e precisa de soluções imediatas para seus problemas - a famosa pirâmide de Abraham Harold Maslow (1908 - 1970). Em vez de votar naquele candidato que propõe mudar o quadro do futuro da saúde, vai votar naquele que lhe oferece uma caixa de remédios, por causa de uma doença atual. "É um voto inteligente" - disse ele, mas que fragiliza a democracia e leva ao aumento da corrupção.

Pesquisando no portal do governo brasileiro, no mês de abril/2013, os beneficiários do programa-bolsa família atingiu a marca de 13,6 milhões de famílias. Calculando uma média de quatro pessoas por família isto dá mais de 50 milhões de pessoas. Segundo o governo, o benefício médio do benefício é de R$150,00. 

Por um lado, eu dou graças a Deus por este benefício, pois ele deve ser uma bênção para o bolso de quem não tem nada. Mas, por outro lado, esses milhões de famílias quando votam, votam sempre no mesmo governo por que não têm liberdade de escolha. 

Mas, eu estou indignado. Indignado porque depois de 500 anos ainda estamos no mesmo buraco, de onde a Coreia do Sul já saiu e a China está saindo.  O ministro ainda disse o seguinte:


Economia: Hoje não há futuro para uma economia cuja mão de obra não seja altamente qualificada, com trabalhadores preparados para para operar maquinas e instrumentos modernos. Também não há futuro para uma economia que não é capaz de criar know-how. Sem reposição de recursos humanos qualificados nas universidades não haverá o desenvolvimento de técnicas com base nas ciências que o mundo de hoje exige.

Notícias desta terceira semana de maio dão conta de que o Governo vai simplificar o processo de visto para estrangeiros que vêm para trabalhar no Brasil. E, por que isto? porque não há mão de obra qualificada para as demandas internas.

Caramba!  Diante desta imensa deficiência e de 500 anos de inércia, qual tem sido as prioridades das autoridades brasileiras? 

1) Perpetuação no governo à custa de mais dependentes de bolsas-famílias;

2) Instituição do casamento gay

3) manutenção da maioridade penal para livrar a cara de marmanjos bandidos de 16, 17 anos;

4) Livrar a cara dos corruptos do mensalão;

5) Calar a boca dos pastores da Igreja Evangélica, por abrirem os olhos políticos dos crentes.

Daí, eu faço as seguintes perguntas:  Será que o casamento gay vai resolver o problema da Educação no Brasil? Não. Será que o aumento de beneficiários do programa bolsa-família vai tirar o atraso do Brasil? Não, vai combater apenas as consequências e não as causas. Será que se o STF liberar todos os processados pelo mensalão, isto vai trazer melhoras para a população brasileira? Não! Definitivamente, não. Será que mantendo a maioridade penal em 18 anos, isto vai levar a nação a ser mais resiliente com os crimes amparados pelo beneplácito do ECA? pelo contrário, a justiça informal (que já existe) vai recrudescer.

Por que o Brasil está morrendo em berço esplêndido? Porque estamos gastando muito com coisas inoportunas. Eficientes, mas não eficazes. Eficazes, mas não efetivas. 

Um exemplo: O programa bolsa família tem sido implementado corretamente? Sim. Mas ele tem sido implementado pelos objetivos certos? Não. Deveria ser dado apenas para famílias cujos filhos estão na escola e passando de ano. Deveria haver um incremento no valor, a medida que o garoto(a) fosse avançado na instrução. O Programa bolsa-família tem sido efetivo em combater a fome? Não, porque a cada ano aumenta o número das pessoas que são dependentes dele e deveria acontecer justamente o contrário. A esmagadora maioria desses beneficiários estão contentes com o conforto trazido pelo benefício, e não desejam mais perdê-lo.

A Venezuela e a Argentina estão aí moribundas porque implementaram medidas populistas para sujeitar o povo às migalhas do governo. Acabaram com as indústrias, acabaram com a iniciativa privada, para criar o monopólio do peixe.  Elas dão o peixe ao povo em lugar de um barco para pescar.

E, o Brasil está no mesmo caminho há mais de 10 anos. Economia ineficiente, aumento na tutela do povo. O estudante pobre continua   pagando pela faculdade noturna, e o programa de cotas é uma mentira, porque é preciso ter primeiro uma boa base para assentar uma carreira encima. 

Um canudo sem um conhecimento diferenciado agregado, não passa de um canudo vazio. Não vai ser o canudo de uma Universidade Federal que vai segurar o emprego de um cara no ambiente competitivo de uma grande empresa, a menos que instituam também uma política de cotas para ineptos.  Pelo visto, a julgar pela falta de vontade política, o Brasil vai precisar de mais 500 anos para conquistar um lugar entre as três maiores economias do planeta. 

O dia que eu puder escrever aqui que as estatísticas do TSE mostram que há 100 milhões de eleitores que com curso superior completo, que 72 milhões já têm curso de pós-graduação e 28,9 milhões já são doutores, eu vou dizer que temos Governo, Ministros e Presidente. Todos com letra maiúscula.

Como isto não está acontecendo, e até piorando, eu concluo afirmando que o Brasil está morrendo. Morrendo nas mãos de  uma justiça cega, que finge não ver as mazelas maiores do povo e se concentra nas causas de uma minoria. Está morrendo nas mãos de um governo populista, que procura aumentar a tutela das famílias brasileiras com bolsas:  bolsa-esmola,  bolsa-crack, bolsa-universidade... há 500 anos mantém a metade da população na ignorância, sem a potencialidade de aumento de renda de um curso superior. E para quê? Para continuar tendo um vasto e crescente curral de eternos cativos de consciência: eles não podem nem pensar em votar nas próprias preferências.















2 comentários:

Aluizio Araujo disse...

Mais uma vez obrigado irmão João Cruzué, por esclarecer todas essas mazelas de escala contínua tem raízes fortes e fica difícil realmente se fazer alguma coisa. Mas esse desnudo nos proporcionou conhecimento. Para mim que tenho sempre escrito que a única forma de se concertar esse formato de governo movido a cesta básica seria com a pressão de pelo menos 51% de cidadãos participantes, agindo como verdadeiros militantes poderia melhorar esse sistema. Sou sempre repetitivo que ninguém sabe nem saberá jamais votar, por que somos mutáveis, e até acredito que alguns poucos quando chegam em qualquer instância do poder, até pensam em melhorar mais são facilmente persuadidos por aqueles que possuem cadeira cativas de décadas no poder e os desanimam; então continuo com a idéia que só muda com a revolta dos atingidos, o grande problema é, como oxigenar essa idéia na mente sofrida?

Aluizio Araujo disse...

A IGREJA PODE TRANSFORMAR

Volto + uma vez a esse espaço interativo para lembrar que essa mudança de comportamento da sociedade pode surgir das igrejas evangélicas, onde pessoas transformadas com suas mentes abertas pela atuação divina, junto com seu potencial numérico, saindo dos quatros paredes para contribuir com uma reforma na mente, norteando o caminho da verdadeira justiça; conforme o irmão mesmo escreveu num texto que as nações que mais prosperaram foram aquelas que trataram com justiça seus compatriotas. Esse movimento que o pastor Silas Malafaia estar coordenando o único caminho para fazer valer a vontade da maioria e não de uma minoria que só atende interesses subjetivos.