quarta-feira, maio 27, 2009

Informação digital - esta é a nossa vez!

"Para ser uma estrela,
primeiro você deve acender uma luz"
(Joao Cruzue)

João Cruzue

Aos Blogueiros Evangélicos

Não sei se você já notou, mas as grandes empresas jornalísticas, tanto no mundo quanto no Brasil estão fechando seus Balanços (ou as portas) com grandes prejuízos. Por exemplo: em São Paulo existia um famoso jornal de finanças chamado A Gazeta Mercantil. Um prédio enorme em Santo Amaro, próximo ao Hotel Transamérica. Saiu hoje na imprensa que a partir de 01 de junho ele deixará de ser publicado. Isto acontece no mundo inteiro.

A imprensa tradicional, impressa, está falindo. Por que?

Porque a nova geração de crianças e
teens se atualizam diante de um computador - pela via digital. Aqui está o problema: As empresas jornalísticas ainda não descobriram como ganhar dinheiro com publicidade virtual. Com exceção do Google, que investiu nisso e vai muito bem, o restante está amargando prejuízos e podem não sobreviver.

Antes todo mundo comprava o jornal ou a revista na banca da esquina para ler o que o grande jornalista escrevia. Hoje o grande jornalista está sendo substituído por você e por mim. Nós, as pessoas comuns, temos gratuitamente o mesmo acesso e as mesmas ferramentas para publicar o que vemos, sentimos e queremos. Com isso, a informação se democratizou e eles perderam prestígio e leitores.

Nós fazemos as reportagens de hoje. Nós publicamos as poesias do cotidiano. Nós comentamos, evangelizamos, emitimos opiniões, esbravejamos, reividincamos, reclamamos, informamos e repassamos o que acontece hoje. Com isso mais e mais leitores lêem o que escrevemos e começam a ter um compromisso de fidelidade conosco.

Nossa hora é agora. Continue investindo no seu talento. Seja fiel ao seu leitor. É engano achar que ainda não tem qualificações - antes de tentar, experimentar e gostar. Aquilo que você vê e sente é interessante para os leitores. É muito importante trabalhar este seu lado subjetivo.

A sabedoria está, não em pensar que seja o dono da verdade, mas em se informar bem, melhorar na gramática, na ortografia, na concordância, na oração para produzir uma boa informação. Isto compromisso de fidelidade com o leitor. Informar com simplicidade, com conhecimento da realidade, seja o que acontece em uma vila ou na Metrópole.

Se você tiver este respeito por por seus leitores, essa responsabilidade, esta seriedade, esta disciplina, este "sempre-melhorando", ainda que eles sejam poucos no começo, ao perceberem seu compromisso, eles serão fiéis leitores do seu Blog, do seu Site.

A fonte da notícia em língua portuguesa ou espanhola do dia de amanhã estará em seus olhos e e ouvidos. A UBE está aqui discretamente para dizer que você é o futuro da informação. Você faz parte de uma revolução digital; da democratização digital da informação. O agente principal.

Trocando em miúdos: você está substituindo a imprensa tradicional. Nós, o povo evangélico, precisamos estar conscientes disso. A União de Blogueiros Evangélicos
tem uma visão. Cada lider evangélico precisa publicar um Blog. Ministros, professores, superitendentes, profissionais liberais, estudantes, líderes de departamentos, maestros, etc. Nem todos podemos brilhar com estrelas. Mas não há como saber se não acendermos uma luz.

Que o Senhor Jesus lhe ensine, cada dia, a usar o bom tempero do Espírito para alimentar e informar com bom conteúdo dezenas, centenas, milhares, milhões e bilhões de leitores.

Isto você precisava saber. Esta é a nossa vez. Crie um blog. Desafie outros líderes evangélicos para fazer o mesmo. Eis a Terra de Canaã diante de nós. Vamos cruzar o Jordão. Vencer batalhas e tomar posse.



8 comentários:

Andrade disse...

Quero parabenizar o autor desse texto pelo incentivo. Criei um blog mas nunca ativei, ou seja, nunca publiquei algo relevante. Essa leitura me fez refletir sobre o assunto. Que Deus te abençoe irmão Cruzué.

Eder Barbosa de Melo disse...

Olá João,

Parabéns pelo excelente artigo! Cada dia mais me encanto com a UBE, é muito bom saber que não se trata de um grupo de mais de 3.000 pessoas discutindo e emitindo pareceres sobre os mesmos temas que não agüentamos mais ou somos omissos em discutir nas igrejas. É interessante constatar que os evangélicos não são um povo simplório e alienado como a mídia destaca, hoje refletimos sobre a realidade sócio-cultural, sobre os meios de comunicação e a nossa adequação a essa “revolução digital”, sobre as políticas públicas, e até temas que, até então, eram considerados tabus, como sexualidade. Penso que a Igreja pode sim se contextualizar sem perder a identidade. Nisso a UBE tem sido inspiradora, cumpre seu papel e faz jus a visão que o senhor, enquanto idealizador desse projeto tão bonito transmite aos filiados. A UBE me mostrou que posso ir mais longe como blogueiro cristão, e que o nosso trabalho realmente não é vão no SENHOR, seguindo o seu exemplo incentivo a todos a criar um Blog, mas nem todos se apaixonam por ele como eu – tenho investido muito no meu tanto em qualidade de conteúdo das postagens quanto em estética no visual.
Quanto ao declínio da imprensa tradicional, creio que é relevante discutirmos também o peso que a internet tem relação aos downloads – “legais” e “ilegais”, seja de e-books (será que os livros impressos também serão substituídos?), músicas, até a própria TV; há quem já diga que a televisão está com seus dias contados em relação a internet, mesmo que ambas interajam bem, a tendência é que “net” ocupe todos os espaços. Estamos conectados! Bem como a realidade difícil com que lidam os profissionais do jornalismo seja em revistas impressas e até mesmo em blogs; se eu e você temos as mesmas ferramentas e podemos informar o nosso público, a tendência é que a profissão seja extinta? Admiro a imparcialidade e coerência com que trata esses assuntos no “Olhar Cristão”, e seu esforço e incentivo aos novos blogueiros, tenho aderido a alguns de seus pensamentos. No mais, fica o meu abraço e vê se dessa vez responde ao meu comentário.

Eder Barbosa de Melo
http://betel-canguatema.blogspot.com

omundoegospel disse...

Querido irmão os seus textos são sempre motivadores para nós que somos iniciantes e eu concordo plenamente com a Vossa opinião."AGORA É A NOSSA VEZ, VAMOS GANHAR O MUNDO PRA JESUS!!!!"
Deus abençoe

Lainizinha disse...

nada melhor do que expor nossas ideias de mostrar o qto Deus nos tem abençoados... enfim de Louvo a Deus por sua vida, e que venham outros blogs, que venham outras pessoas que se juntem a nós, que façam a inforção circular e assim acad vez mais Deus sera reconhecido entre as povos...
Ja estamos fazendo nossa parte né?
hehehhe
Fique na paz!

Anônimo disse...

Como pessoas "comuns" já deveríamos estar atentos às mudanças da era digital. Ainda mais como cristãos, pois, com certeza, a internet será um grande instrumento de evangelização e comunhão da Palavra de Deus. Precisamos ser hábeis na utilização deste instrumento. Buscando sempre capacitação nos softwares e linguagens e capacitação em dobro na Palavra.

www.halicia.net

Claudia Paiva disse...

Irmão João! Este texto foi excelente para mim, e creio que para todos os outros irmãos da UBE. Eu nunca havia pensado nisso antes... Só sabia que falar de uma experiência pessoal e em como ajudou o meu crescimento é algo interessante para as pessoas. Deus continue sempre te dando palavras para nos ajudar, irmão, pois o nosso trabalho é sempre com um único objetivo: levar a Palavra de Salvação em Jesus através do arrependimento a todos.

Deus é contigo, irmão!!!

Em Cristo,

Claudia Sunshine (Claudia Paiva)

Ary Freitas disse...

Parabéns amado pelo seu interesse em que pessoas de bem escrevam coisas boas para abençoar outras vidas. Certamente este é o nosso Jordão e temos que passá-lo, este é o tempo. DEUS continue te usando para impulsionar o reino Dele.

Tiago Nascimento disse...

Excelente, o texto sobre o fracassado sistema de informacao em papel - jornal - Tenho um blog, comecei em fevereiro de 2008, a minha audiencia ainda é pouca, mas, tenho apontamentos no blog que pessoas de outros paises acessam meu blog. As minhas postagens são de divulgaçaõ da palavra de Deus, principalmente relacionadas ao IDE de Jesus Cristo, meu Senhor. Cito aqui Eclesiaste 9:10 "TUDO QUANTO TE VIER À MÃO PARA FAZER, FAZE-O CONFORME AS TUAS FORÇAS, PORQUE NA SEPULTURA, PARA ONDE VAIS, NÃO HÁ OBRA, NEM INDÚSTRIA, NEM CIÊNCIA, NEM SABEDORIA ALGUMA". Êta! Deus é bom, instruiu Salomão, sobre aproveitar o tempo e a oportunidade. Será que nossos irmãos em Cristo estão fazendo assim? Minha URL: http://www.missoes-tiagonascimento.blogspot.com