segunda-feira, novembro 24, 2008

O prêmio Pulitzer da omissão


Kevin Carter - Prêmio Pulitzer de fotografia free-lancer de 1994

KC_Pullitzer 1994

João Cruzué

Tradução e complemento

"Kevin Carter, (1960-1994), ganhou o Prêmio Pulitzer de fotografia free-lancer de 1994 com esta foto. Ela foi tirada durante a grande fome do Sudão. O que hoje ainda acontece em Darfur.

A foto retrata uma criança caindo de inanição, nas proximidades de um campo de alimentação das Nações Unidas, a apenas um quilômetro de distância.

"O abutre está só esperando a criança morrer para devorá-la." Ou talvez, antes.

Está foto, conforme previra seu autor, chocou o mundo inteiro. Ninguém sabe o que aconteceu com a criança. Isto inclue o fotógrafo Carter que deixou o local tão logo tirou sua fotografia."

"Três meses mais tarde, ele cometeu suicídio por causa de depressão." Cada vez que olhava a foto na parede de sua sala, lembrava de que tivera a oportunidade de ajudar, mas nada fez, a não ser criticar a ONU com a publicação da foto.

O remorso pela omissão, dizem que o levou à morte, embora os amigos desmintam.


Moral desta história: Aqueles que estão habituados a procurar defeitos nos outros, porque só sabem criticar, diante da realidade não sabem ajudar, pois continuam procurando alguém para por a culpa.

Source: http://www.huaren.com/UnitedNations/photo-1.htm

.

2 comentários:

Unknown disse...

a imagem cruel e desumana de uma realidade
na insensivel lente de um fotografo.

Roger Willians disse...

Mauro, acho que você está enganado, a foto não foi insensível, foi realista. A criança não corria perigo imediato. A criança já estava sendo ajudada pela ONU (veja a fita no seu braço)e sobreviveu aquele momento, mas faleceu em 2006 devido a uma febre.