terça-feira, setembro 30, 2008

O fundamentalismo Hindu e as conversões ao cristianismo


OBJEÇÃO DO HINDUÍSMO ÀS CONVERSÕES

Um convertido do Hinduísmo não é
apenas um Hindu a menos, mas sim um inimigo a mais
Swami Vivekanand

Tradução de João Cruzué

"As conversões criam tensões sociais. A comunidade visada sente que perde uma parte da sua civilização e de seus valores culturais. Mahatma Gandhi disse: "Na Índia cada um vai descobrir que as conversões ocasionam profundo desdém pela velha religião de alguém e de seus seguidores, isto é, dos velhos amigos e dos parentes. A mudança seguinte afetará a maneira de vestir, os costumes e o comportamento. Tudo isso traz grande dano ao país.
.
De forma similar, Babasaheb Ambedkar disse que se juntar o Islã ou o Cristianismo às classes sociais mais baixas da Índia, não apenas elas abandonariam a religião Hindu, como também a cultura Hindu. A conversão ao Islã ou ao Cristianismo iria secularizar e "desnacionalizar" as classes inferiores.

A concepção do Cristianismo segundo o fundamentalismo Hindu:

"O Cristianismo crê que Jesus Cristo é o unigênito filho Deus. Supõe-se que ele tenha sido enviado à terra para limpar os pecados das pessoas, e assim remi-las. Naturalmente, isto somente acontece àqueles que o aceitam como ÚNICO filho de deus. Todos os outros que não adquirem este benefício, serão então destinados àquele lugar onde cada um é assado eternamente."

A cristandade diz que ele [Jesus Cristo] tem um caminho único para a salvação, e todos os outros caminhos são falsos. Conquanto haja alguma mudança nessa visão, a aceitação é que todos os outros caminhos podem ser no máximo um segundo caminho melhor. Por isso, é melhor que pessoa aceite o cristianismo para não se arriscar. Os Cristãos acreditam que foram comissionados por Cristo para ir e converter todas pessoas deste mundo. Também se supõe que isto lhes dê méritos especiais quando da sua volta no dia do juízo final.

O Cristianismo é uma religião hierárquica, e pressupõe-se que as ordenanças do clero sejam a palavra final. Também este clero é supostamente uma conexão entre o homem e deus, através de Cristo. Deste modo, se uma pessoa houver pecado, e quiser que Deus a perdoe, tem de ir a um sacerdote, e pedir para ele falar com deus em seu nome.

A concepção do Hinduísmo sengundo o fundamentalismo Hindu.

A essência do Hinduísmo é o seu pluralismo, no qual a tolerância é um subproduto. Este pluralismo é expresso em um famoso "shloka" feito por Swami Vivekanand durante sua viagem ao Ocidente durante o Parlamento Mundial das Religiões, em 1893. O "shloka" dizia o seguinte: "Ekam viprah sad bahudda vadanti." Que traduzido por ele por ele ficou assim: "Aquele que existe é UM, e os sábios o chamam por vários nomes".

Em resumo, significa que cada pessoa tem um caminho único em direção à salvação, que é melhor ajustada para ela. Para ser capaz de fazer isto, cada pessoa tem de produzir a sua própria experiência espiritual. Ela pode tomar o conselho de gurus, amigos, livros, etc. Todavia, deve decidir-se e chegar a uma conclusão da conveniência de um caminho por si mesma.

Cada um deve assumir a responsabilidade pela própria decisão. A tolerância significa que, ao escolher um caminho para si, cada um deve aceitar que o outro possa escolher um caminho diferente, e conseqüentemente ambos se encontrarão [um dia] no mesmo lugar da salvação. Esta tolerância é a razão pela qual as lutas religiosas têm sido infinitamente pequenas na Índia, através de eras." VHP

A concluir nos próximos dias...........

Nota: eis parte da comosvisão do fundamentalismo Hindu. A tradução desse extenso artigo, cuja introdução apresentei acima para você. Pretendo concluí-la até o final da semana. É um texto muito interessante para entender a religião Hindu no seu contexto atual. Tenho certeza de que vai gostar.

FOTOS DA PERSEGUIÇÃO EM ORISSA

Não deixe de conhecer meus textos em Mensagens de João Cruzué Você pode ser surpreendido(a) pela voz do Espírito Santo.


.

3 comentários:

Chicago Revival disse...

John 15:18-21

“If the world hates you, you know that it hated Me before it hated you. If you were of the world, the world would love its own. Yet because you are not of the world, but I chose you out of the world, therefore the world hates you. Remember the word that I said to you... If they persecuted Me, they will also persecute you... because they do not know Him who sent Me."

Anônimo disse...

muitos comentarios a respeito de eventos politicos e religiosos sobre a india neste momento, estou orando por todas as pessoas que estão passando dificuldades na india e desejo que elas se salvem. apenas algumas perguntas?
isto e cumprimento de profecia biblica?
qual?
como será o final de tudo?
o mal será eliminado do planeta terra? como?
quando ocorreu o começo do mal e como será o no final? alias haverá fim de desgraças neste planeta? se alguem puder me responder gostaria de saber resposta convenientes e baseadas na biblia sagrada meu e-mail mizaelmm@hotmail.com obrigado.

Anônimo disse...

Tenhan fé que DEUS nos dara a recompensa de tanto sacrificio,nos da IGREJA PENTECOSTAL ASSEMBLEIA DE DEUS MINISTERIO VILA REDENÇAO EM GOIANIA GO,Eu MARCILENE AMORA,PASTOR GLEYDSON,PASTORA LUCILEI,juntamente com todos os irmaos estamos orando por aqueles que sao pesseguido por causa do evangelho.Fiquem com DEUS e tenha a certeza que cristo vai voltar...