quarta-feira, setembro 23, 2009

Adolescentes Evangélicos - Amor, Casamento e Sexo II


VERDADES SOBRE O SEXO
PORQUE VALE A PENA ESPERAR

Christian Couple

Tim Stafford - Christianity Today

Tradução: João Cruzué

É difícil esperar. Naturalmente, muitas pessoas não querem nem tentar. Mas mesmo para aquelas que querem abster-se do sexo até o casamento, é duro. Por que o sexo é tão atrativo? Por que pensamos tanto a respeito dele? Por que é tão difícil evitá-lo? Não existe nenhum mistério. Se você quiser culpar alguém, reclame de Deus. Foi Ele que criou você assim.

Ligado desde o nascimento.

Imagine uma casa em construção. Enquanto as paredes ainda estão no esqueleto, com a brisa soprando um cheiro fresco do madeiramento, os eletrecistas chegam para instalar uma rede de fios. Mais tarde, quando as paredes já estão sólidas, rebocadas com massa fina e totalmente pintadas, os fios elétricos ficam bem escondidos.

Um dia, quando a casa estiver pronta para morar, a companhia de eletricidade vem e executa a ligação com a rede da rua. Você não percebe nenhuma mudança. Os fios continuam escondidos. Mas, de repente você pode fazer coisas que não poderia fazer antes. Você pode ligar e ouvir seu som no último volume, cuidar do trabalho doméstico depois que escurece, assistir seu programa de TV favorito.

Sua sexualidade é algo parecido. Biologicamente, seu potencial foi ligado desde o nascimento. Você tem os órgãos apropriados. Tem um mix de hormônios masculinos e femininos. E disse Deus que isso é bom.

Na puberdade, os fios são ligados na corrente elétrica. Subitamente a sexualidade torna-se potencialmente ativa. Machos e fêmeas são partículas que se atraem mutuamente. Isto também é bom. Foi Deus quem fez você assim, e é assim que você é.

Quando a força é ligada, você começa a sentir que a beleza do sexo oposto é algo mais do que para ser apenas admirada. Se você é um garoto, vai querer uma garota só para você. Se você é uma garota, você também vai querer um "gato". Isto é um impulso forte, emocionante e até mesmo um pouco assustador.

Biologicamente você quer tocar, segurar as mãos, beijar, e por fim fazer amor. Psicologicamente você também quer tocar: para explorar uma personalidade totalmente diferente da sua, para amar e ser amado, para expor seus pensamentos e seus medos, para revelar sua intimidade e não se envergonhar.

Há também o medo: Eu amarei alguma vez? Serei também amado/a? Eu sou uma pessoa normal? Encontrarei a pessoa dos meus sonhos?

Deus fez você para desejar o amor e tudo mais que vem junto com ele. Vamos ainda mais longe: que Ele fez você assim e que a espera é difícil.. Chame-a de um desafio, um desafio lançado pelo Criador. "Eu lhe darei este potencial assombroso. Mas, saiba com antecedência que não é fácil dominá-lo . Isto vai testar você até seus limites."

Se por um lado existe um desafio, por outro trata-se de uma honra. Deus nos desafia porque Ele acredita que podemos vencer o desafio.

Vale a pena esperar?

Se você ficasse de pé na sua classe e propusesse seguir a Palavra de Deus com relação ao sexo, seus colegas pensariam que você fosse veio de outro mundo. Você teria que se esforçar muito para explicar que Deus não é contra o sexo. De fato, Ele considera o sexo como algo bom. É, apesar de tudo, sua idéia. Deus poderia ter-nos feito para reproduzir da mesma maneira que as plantas, com esporos flutuantes e polem. Mas Ele preferiu que a vida humana se reproduzisse em amorosos abraços e pelos movimentos harmoniosos do intercurso. Assim, somente faz sentido crer que se Deus em sua onisciência criou o sexo, somente Ele sabe como deve ser celebrado em seu melhor.

Muita gente realmente sente que estão estragando sua festa se alguém diz que o sexo antes do matrimônio é errado. Mas onde exatamente é a festa? Oh, talvez algumas pessoas pensem que estejam se divertindo muito, mas no final das contas estão se frustrando miseravelmente.. Você não consegue ver isso de forma diferente: AIDS, milhões de divórcios, adultérios, abortos e gravidezes não desejadas. Isto pode ser tudo, menos diversão.

Quando Deus traçou diretrizes para o sexo, Ele o fez para proteger-nos de danos, prover nossas necessidades ou ambos.

A Bíblia é muito franca sobre o sexo. Não há uma nota pudica de Gênesis à Revelação. Um livro inteiro (Cantares de Salomão) celebra a sensualidade do amor erótico. A Bíblia reflete exatamente a atitude que você esperaria de um inventor que descreve o funcionamento de sua invenção. Deus, melhor do que ninguém, aprecia o valor da sua criação. Ele entende como ela funciona e sabe exatamente para que serve. Ele diz-nos como usar o sexo — e como não usá-lo.

Marriage

Então qual é a visão de Deus para o sexo? Simples: o sexo é maravilhoso dentro do matrimônio. Fora do casamento, o sexo é uma ofensa ao seu Criador.

Por que o matrimônio? Isto não é na realidade um compromisso muito sério para um relacionamento? Não! De acordo com a Bíblia, somente o compromisso formal que um homem e uma mulher fazem na cerimônia do matrimônio, é que vale. O Matrimônio é o único modo para se experimentar verdadeiramente um amor com compromisso, um amor que ecoa nosso bom relacionamento com Deus.

"Vós Maridos devem amar suas esposas com o mesmo amor que Cristo dedicou à Igreja. Ele deu sua vida por ela... da mesma maneira, os maridos devem amar suas esposas, da mesma forma que amam seu corpo. Pelo que, na verdade, um homem só ama a si mesmo quando ele ama sua esposa." Efésios 5:25,28.

Foi assim desde o princípio, quando Adão e Eva foram criados e apresentados um ao outro por Deus.

"Finalmente! Exclamou Adão. “Esta é carne da minha carne e ossos dos meus ossos” Isto explica por que um homem deve deixar a casa de seus pais para se unir a sua esposa a fim de que os dois se tornem um. Agora, apesar de Adão e sua esposa estivessem ambos nus, nenhum deles sentiam qualquer vergonha.( Gênesis 2;23-25)

Este é o ideal, o sonho, como a Bíblia mostra: total intimidade, total união, total amor total satisfação sexual dentro do matrimônio. Existe abundância de problemas conjugais nas páginas das Escrituras. Deus não é tolo. Mas o padrão ideal permanece lá, acima dos fracassos.

A Bíblia não ignorou o comportamento que foge do ideal. Jesus, em particular, tinha uma clara visão. Apesar de nunca se ter casado, ele falou com absoluta autoridade contra abusos: como a fornicação (sexo entre pessoas solteiras), adultério e o divórcio. Ele disse para os casados: Uma vez que não são mais dois, mas um, não se separe o homem aqueles que Deus ajuntou.

Paulo tinha conselhos semelhantes: Nossos corpos não foram feitos para imoralidade sexual. Eles foram feitos para o Senhor, e o Senhor cuida de nossos corpos... Não percebem que nossos corpos são na verdade partes de Cristo? Deveria um homem usar seu próprio corpo, que pertence a Cristo, para unir-se com uma prostituta? Nunca! Fugi do pecado sexual. Nenhum outro pecado afeta tão claramente o corpo quanto ele. Porque a imoralidade sexual é um pecado contra o próprio corpo. Ou não sabeis vós que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós e vos foi dado por Deus? Vós não pertenceis a vós mesmos, porque Deus vos comprou com um alto preço. Assim vós deveis honrar a Deus com os vossos corpos (I Coríntios 6:13, 18:20)

Deus quer que seu leito conjugal seja puro porque ele cuida de você. Ele quer proteger você do pior. Ele quer prover para você o que há de melhor.

Mas e se duas pessoas se amam, e sabem que se casarão um dia? Por que eles devem esperar?

Pode parecer que estar profundamente apaixonado seja o bastante para atar duas pessoas para sempre. Mas, Deus não disse isto. Matrimônio é muito mais que amor. É uma promessa de um compromisso para uma vida inteira, um compromisso assumido publicamente. E aqueles que preservam o sexo para o matrimônio são recompensados de duas maneiras:

Virgindade na lua de mel. Virgens podem ficar nervosos em sua primeira noite de núpcias. Mas, isto é bom. Você pode ficar nervoso diante da maior noite de sua vida. Para virgens, tudo está prestes a mudar. Eles pesquisarão os mistérios que passaram boa parte da vida sem saber. Eles desvendarão aqueles mistérios juntos com a pessoa a pessoa que mais amam. Isto, sim, vale a pena celebrar. Para aqueles que já tiveram sua experiência sexual, uma lua de mel é meramente boas férias.

Você somente tem uma primeira vez na vida. Há uma grande alegria em experimentar isso com a pessoa com quem você acaba de se comprometer para toda vida. Mas, isto somente será possível se você esperar.

Compromise

Compromisso total. Quando você se deixa usar sem um total compromisso, fica difícil de entender o quanto da sua vida se rende a outra pessoa. Se, bem cedo em sua vida, sexo significa meramente “ Eu estou fortemente atraída por você”, não é fácil mudar sua maneira de pensar para “Eu me entrego totalmente e exclusivamente para você.”

Virgens são as únicas pessoas capazes de se dar inteira e totalmente para se amarem em um matrimônio. É por isso que "a primeira vez" é um ato tão especial. Você está oferecendo o seu tudo para aquele/a que é o maior amor da sua vida.

Não é fácil resistir às tentações e pressões de fazer sexo antes do matrimônio. Mas se você quiser experimentar o sexo em toda sua plenitude da maneira que Deus o fez, o caminho mais seguro é abster-se de experimentar qualquer outra forma de sexo. É duro esperar por isso, certamente. Mas as melhores coisas que Deus presparou para nós tem um custo, que vale a pena pagar.


Fonte: Christianity Today International/Campus Life magazine.
http://www.christianitytoday.com/cl/2001/001/5.34.html


LEIA: Adolescentes: Amor, Casamento e Sexo 1


LEIA TAMBEM: CARTA PARA UMA ADOLESCENTE


cruzue@gmail.com




.

5 comentários:

Edu Dantas disse...

Show de bola o post, que na verdade é um estudo completo sobre relacionamento.

Estou seguindo seu blog e junto com amigos temos um projeto chamado "Luz para seu dia", nós já temos um link para seu blog lá, se achar relevante, coloque um link nosso aqui também http://luzparaseudia.blogspot.com

Trackback:Salvação

Anônimo disse...

Belíssimo Post!! Certamente que a virgindade é uma dádiva no casamento.. Se DEUS quer assim, certamente é a MELHOR ESCOLHA.. Sexo será sinônimo de grande intimidade e compromisso.. - Acho que se alguém tinha dúvidas de que é melhor esperar.. Agora elas já se foram..;)

Anônimo disse...

Olá!

Excelente post, merece um OSCAR!

Diego Correia disse...

Paz seja convosco!

Parabéns otima postagem, me ajudou muito para uma pesquisa que estou concluindo! Estou te seguindo, e caso queira me visitar sera muito bem vindo! http://diegocorreiarochaa.blogspot.com.br/

Grato
Diego Correia

Anônimo disse...

Amei este post. Com toda certeza é um estudo claríssimo sobre o sexo dentro do casamento e as bençãos que serão desfrutadas por aqueles que souberem esperar.

Chegou no momento certo para mim. Obrigada!