sábado, setembro 09, 2017

Temporada de Furacões 2008 x Temporada de Furacões 2017

Furacão Irma - 9.9.17

João Cruzué:

Em 2008, registrei a passagem de dois furacões que devastaram Cuba - Gustav e Ike [Mc]. Naquele mesmo ano o Furacão Hanna ceifou  mais de 500 vida em sua passagem pelo Haiti [G1]. Todos eles tinham uma coisa em comum: o mês de setembro de 2008.

Nove anos depois, agora em setembro de 2017, outra temporada de furacões está começando. O furacão Irma está em todas as mídias sociais.  Há dois dias ele está passando por Cuba. Hoje, à meia noite ele atinge o sul da Flórida. Todos dizem que ele subirá pela Flórida, mas à semelhança do que aconteceu em 2008 com o Gustav e o Ike, acho que ele pode ir direto pelo meio do Golfo do México, podendo atingir o Texas, pela segunda vez este ano.

O furacão José, segue o mesmo caminho do Irma. Hoje deve passar pelas Ilhas do Caribe: Barbuda, Antigua e San Marteen. Espero que não faça nada no Haiti, como fez o segundo furacão de 2008 - o Hanna.

O Terceiro Furacão da Temporada, potencialmente, está se formando, no paralelo 15,  perto da costa africana.  Quem quiser olhar nos mapas pode ver uma imensa tempestade tropical caminhando para o meio do Atlântico, da mesma forma que o Irma e o José estão fazendo.

Mapa de 9.9.17


Agora, vamos à temporada de furacões de setembro de 2008:

Furacão Gustav
Período: 25 de agosto a 7 de setembro de 2008


Caminho do Furacão Gustav


Furacão Hanna
Período de 28 de agosto a 12 de setembro de 2008.


Caminho do Furacão Hanna


Furacão Ike
Periodo de 1 de setembro a 15 de setembro de 2008


Caminho do Furacão Ike



Não sou especialista em furacões. Estou registrando apenas minhas observação, depois de ter comparado a temporada de setembro dos grandes furacões de 2008 com o início da temporada de setembro de 2017. A respeito do Furacão Irma (setembro 2017) em certo sentido, seu caminho parece um pouco com o do Furacão Ike, da figura acima.  Seu caminho inicial foi um pouco mais ao norte. Os dois passaram por Cuba. O Ike segui direto para o Texas, quanto ao Irma vamos saber por onde passará a partir dos próximos 3 dias.





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domingo, agosto 27, 2017

Eleição de candidatos evangélicos - voto distritão e voto distrital misto




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Voto Evangélico
Por: João Cruzué

Sempre que uma pauta negativa fustiga os maiores políticos do Brasil, um balão de ensaio é lançado na mídia. Se colar, colou. Este é meu entendimento. Dilma tentou isso, há uns dois anos e agora, quando a temperatura da chapa esquentou muito, o assunto requentado da "reforma política" está aí tomando conta da pauta. Se mudar alguma coisa, embora a chance seja mínima, as mudanças podem prejudicar a eleição de candidatos evangélicos.

O fator decisivo para uma eventual mudança é o dinheiro de campanha. É muito comentado (vide Reinaldo de Azevedo) que em tempo de falta de dinheiro para custear campanhas, o "as seitas e o crime organizado" é que se darão bem.

Eu sei que pouco crente sabe. O sistema de voto que temos hoje para cargos legislativos se chama voto proporcional. Por este sistema, os partidos fazem coligação. A coligação recebe um total de votos.  Votos em nome dos candidatos + votos na legenda. O total de votos é dividido pelo quociente eleitoral. Esta conta dá o número de candidatos eleitos. Os mais votados da coligação ganham as vagas.

Principal defeito do sistema de voto proporcional: Você vota em um evangélico, e é possível que seu voto vá eleger um ateu. A recíproca também é verdadeira: alguém poderia votar em um ateu e acaba elegendo um evangélico. O que também ocorria: políticos "espertões" chamavam um artista para ser um puxador de votos. Exemplo: O palhaço Tiririca. Com os votos recebidos ele elegeu sozinho outros 2 ou 3 candidatos. O evangélico só se dava bem neste negócio se ele fosse bom de voto. 

Há outros sistemas de voto. Vamos falar de dois o tal distritão e o distrital misto.

O sistema distritão funciona assim: Na eleição para cargos do Legislativo não há coligações; leva a vaga quem tiver mais votos. Se este sistema for o escolhido, é o mais fácil de ser entendido pela população. Para os evangélicos ele, aparentemente, é vantajoso porque o candidato pode receber votos dentro de todo estado ou do município. 

Já no sistema distrital misto  o eleitor vota duas vezes para cargos do Legislativo. Uma vez no candidato da sua região (distrito) e outra vez em uma  lista fechada elabora pelo partido. 

Se a região tiver muitos candidatos fortes, um evangélico nunca irá ganhar, porque seus votos vêm da minoria da sociedade. Eleitores de outras regiões do estado (distritos) não podem votar nele. Se votarem, o voto vai ser anulado.

Chamo a atenção para outro ponto. Os candidatos escolhidos pelos líderes das Igrejas Evangélicas, mormente, da própria família deles, podem ter problemas. Uma Igreja que elege seus candidatos com os votos de todo estado, agora não terá estes votos. Somente os votos da região (distrito) é que serão válidos. Assim, se o filho/filha do Pastor Presidente não tiver a simpatia dos crentes da região, nunca será eleito(a).

Assim, as Igrejas terão que entrar em acordo nos distritos onde seus candidatos tiverem mais chance de ganhar. Do contrário, qualquer organização com mais jogo de cintura, leva a vaga do legislativo. Então, o que poderia acontecer seriam coligações entre lideranças das igrejas em lugar das coligações entre partidos. As campanhas dentro dos distritos seriam muito mais acirradas. Diria que chegariam ao sistema p2p (porta a porta).

Outra coisa dentro do sistema distrital misto. O candidato malandro que manda no partido, o corrupto, estaria com o nome dentro da lista fechada. Em um país onde a boca de urna é uma prática criminosa tolerada, muitos corruptos poderiam ser eleitos na lista fechada, porque há muita ignorância e pouca informação sobre assuntos políticos na sociedade brasileira.

Sinceramente?

Acho que este assunto de reforma política é só para tapar o sol com a peneira. A corrupção e a vagabundagem de muitos políticos tem se tornado assunto de terceiro plano com esta pauta de reforma que emplacou na mídia. Pessoalmente, na atual circunstância, ainda prefiro o sistema que temos hoje - o de voto proporcional.












segunda-feira, agosto 21, 2017

Semana de chuvas em São Paulo 15 a 21.8.2017

Por João Cruzué.

Depois de uns 60 dias de seca, tivemos 2 frentes frias e 8 dias de chuvas ontermitentes. Ontem, domingo até houve relâmpagos e trovões pela manha. Hoje teve sol e garoa. Um frio de 11 graus ali pelas 19:00. Talvez uns 7 graus amanhã cedo.

E não vai ser só isso. No mapa do satélite Goes, aparece uma grande frente fria subindo pela Argentina.

Mais chuva e mais frio.


domingo, agosto 20, 2017

POPULAÇÃO EVANGÉLICA NO BRASIL PROJEÇÃO PARA 2020

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POR: JOÃO CRUZUÉ



Quero presentear amigos, irmãos e pesquisadores com mais este trabalho de pesquisa sobre dados estatísticos de religião no Brasil. Para quem ainda não sabe, não temos uma fonte de pesquisa que bata à porta de cada família brasileira e pergunte qual a religião que professa. Tantos os dados do IBGE como os dos maiores institutos de pesquisa (Datafolha e Ibope) tabulam dados por amostragem. Tendo feito esta consideração, segue minha projeção com base em duas fontes.


1) Projeções da população evangélica para  2020, usando dados estatísticos do IBGE:




Notas explicativas:  1) AH, significa "Análise Horizontal"; 2) AV, quer dizer "Análise Vertical" 




Como metodologia da projeção, usei os seguintes critérios:


1) Para  encontrar a população Evangélica, apliquei a mesma variação entre os Censos de 2000 e 2010, sobre os dados populacionais de 2010 para projetá-los para 2020, ou seja o mesmo crescimento de 61,45% em 10 anos ou 4,9% por ano.


2) Quanto à variação de crescimento ou redução da quantidade de fiéis de cada Igreja, é algo mais complexo. Apenas utilizei o mesmo desempenho da primeira década para sugerir que, se tudo permanecer igual, o resultado poderia ser igual. 

Observações importantes: O IBGE não preparou questionários, no Censo de 2010, com os nomes das Igrejas Internacional da Graça de Deus, nem com o da Igreja Mundial do Poder de Deus. Acho que deveriam, mas não o fizeram. Também não fez separação entre Igrejas Pentecostais e Neopentecostais. Por outro lado, nem todos os países do mundo publicam estatísticas oficiais sobre religião. Neste ponto, aprecio o esforço do IBGE.


2) Projeções estatísticas com base em pesquisas publicadas pelo o Instituto DATAFOLHA em 28 de dezembro de 2016: 




a) Série Históricas de 1994 a 2015:




a) Em seguida, ainda pelo DATAFOLHA, seguem as estimativas de fiéis por Igreja Evangélica e nossa projeção para 2020.




Quero acrescentar que não adicionei incremento de eventual crescimento a partir de 2015. Mantive a mesma relação dos 30% sobre a população em 2020.

Conclusão: Comparando a projeção 2020 com base em dados do IBGE (32,18%) com a projeção com dados de 2015 do Instituto DATAFOLHA, é possível estimar que no final do ano de 2020 a população evangélica esteja em um intervalo de 32 a 35%.


P.s: como este post me custou mais de 6 horas ininterruptas de trabalho, por favor, se precisar de usar meus dados, solicite autorização por e-mail (cruzue@gmail.com). Certamente vou atender.


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sexta-feira, agosto 18, 2017

Estudo Bíblico sobre Geazi

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O arrebatamento do profeta Elias  

Por: João Cruzué


Estive lendo esta semana o texto da Bíblia que registra a história da morte do filho da mulher sunamita. Ali, fiquei curioso com as atitudes de Geazi no cotidiano com o profeta Eliseu. Daí, nasceu o desejo de sair do perfunctório e fazer uma análise holística sobre este intrigante personagem.

Geazi aparece, pela primeira vez na Bíblia, atendendo uma ordem do profeta Eliseu, no segundo Livro dos Reis - 2Rs. 4:12. No desenrolar desse diálogo, fica bem entendido que, enquanto o profeta se preocupava com a vida espiritual das pessoas, Geazi se interessava pela vida particular delas.

-Então disse ele [Eliseu]: O que se há de fazer por ela? Ele já havia perguntado diretamente a ela do que precisava. Como foi muito discreta, e não dissera nada, o profeta foi confabular com o auxiliar.

-Ora, ela não tem filho, e seu marido é um velho. Esta foi a análise de Geazi. 

Eliseu não sabia disso, mas Geazi estava muito bem informado. Bem informado e preconceituoso; traduzindo: uma mulher estéril casada com um bisvovô. A meu sentir, isto mostra indubitavelmente que Geazi tinha uma visão apequenada, olhava só  para baixo.

Sinceramente, não sei qual foi o critério de Eliseu para escolher Geazi. Será que Eliseu aceitou a sugestão de alguém, em lugar de esperar pela resposta de Deus? Pergunto a você, no começo deste post,  você acha que foi mesmo Deus que mescolheu Geazi para ser auxiliar do profeta Eliseu?

Continuando, com base na informação de Geazi, o profeta Eliseu mandou chamar a mulher sunamita e lhe fez uma promessa: "Por este tempo [mês] no próximo ano, abraçarás um filho. O que ela, a princípio não quis acreditar.

-Mas, eu analiso que não foi Deus que revelou a Eliseu que a mulher queria um filho. Isto foi dedução e sutil sugestão de Geazi. O profeta era um homem que andava na presença de Deus, chamou a mulher, prometeu, crendo ou não, a promessa se cumpriu.

Depois do menino grande, ele morreu de repente, talvez por um aneurisma cerebral. A cabeça começou a doer e não houve jeito. Ao meio-dia, expirou no colo da mãe que foi procurar o profeta no Monte Carmelo.

O profeta viu de longe sua aproximação. Enstão, disse a Geazi: "Eis aí a sunamita; corre-lhe ao encontro e pergunta se vai tudo bem. Quero interromper, para comentar que há um lindo hino cristão com a resposta a esta pergunta "Vai tudo bem, It is well on my soul".

A mulher se abaixou e segurou os pés de Eliseu. Qual foi a atitude de Geazi? Este procurou tirar a mulher dali, entendendo que ela estava importunando o profeta.  O que posso ler nesta atitude? Que Geazi não possuía nenhuma intimidade com Deus. O profeta percebeu que ela estava com o espírito amargurado. Geazi, não. Não tinha nenhuma sensibilidade espiritual.  Posso comparar isto à secura espiritual do sacerdote e do levita, no texto da parábola do bom samaritano. Sensibilidade zero.

Foi aí que o profeta Eliseu sofreu a primeira crítica da sunamita: Por ventura eu pedi ao senhor algum filho?  Foi aí que o profeta sentiu na pele o que é tomar uma decisão fora da direção de Deus. Isto mesmo, que arranjou-lhe toda confusão foi Geazi.

Sendo assim, ele pôs Geazi a caminho. "Vista uma roupa, tome meu bordão  e vai correndo. Não perca tempo saudando ninguém, nem responda saudações. Chega até onde está o menino e põe o meu bordão sobre o rosto do menino.

A esta altura, a mulher sunamita não concordou. E não concordou porque passou a conhecer que o auxiliar do profeta não tinha a virtude, a presença de Deus na vida; pelos gestos e atitudes ela viu que Geazi era um religioso estéril. Por isso, insistiu que Eliseu fosse até onde o menino estava.

Geazi foi correndo e voltou trazendo más notícias. "Eu coloquei o bordão na cara do menino, mas ele nem se mexeu, continua mortinho..."

Eliseu teve de orar 2 vezes a Deus para ver o menino ressuscitado. Pegou o menino, chegou até a sunamita e disse mais ou menos assim:

-Toma, sua incrédula! Ela se ajoelhou aos pés do profeta, colocou seu rosto no chão, pegou seu menino e saiu.

No capítulo 5 do mesmo Segundo Livro dos Reis, podemos conhecer outra face do caráter de Geazi - o Geazi avarento.

O general sírio Naamã recebeu a cura da lepra, banhando-se 7 vezes nas águas barrentas do Rio Jordão. O profeta Eliseu recusou os presentes do general, mas Geazi, sorrateiramente, foi e mentiu, dizendo que por motivo de "assistência social" o profeta Eliseu precisava de 1 talento de prata e 2 mudas de roupa. Sai, com 2 talentos de prata e 2 mudas de roupa. Geazi nem se deu ao trabalho de carregar; dois auxiliares do general carregaram aquilo até perto da casa de Geazi.

--Geazi,  donde vens?

--Ah! meu senhor, teu servo não foi a parte alguma. 

A Bíblia fala que o diabo é o pai da mentira, que mente desde o princípio e nele não há verdade alguma.  A Bíblia registra as palavras de Jesus em São João 8:44, chamando os fariseus de filhos do diabo porque eram homicidas e mentirosos.

A lepra saiu de Naamã, mas por causa da mentira e avareza ela foi parar no meio da família de Geazi.

No capítulo 6 de 2Reis, o Rei da Síria fazia guerra contra Israel. A tática que o Rei e seus generais planejavam nas suas tendas, Deus revelava ao olhos do profeta Eliseu. Este, sendo revelado pelo Senhor, avisa o Rei de Israel: Evita de passar por tal e tal lugar, porque o exército da Síria vai estar lá.

Irritado, o Rei da Síria pensou que havia um espião de Israel no meio de seus generais. Ao saber que seus planos eram revelados por Deus ao profeta mandou cercar a cidade onde estava morando Eliseu e Geazi.

Pela manhã, o moço do profeta [Geazi] levantou-se e viu a cidade de Dotã cercada pelo exército sírio.

-Ai meu senhor! O que faremos agora?

E Eliseu orou, e disse:

--Ó SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. 

E o Senhor abriu os olhos dele, e ele viu que o monte estava cheio de carros de fogo em redor de Eliseu. Nesta sequência, eu posso ver que o Geazi cego, incrédulo, fofoqueiro, mesquinho, mentiroso e avarento, passou a ter visões espirituais.

No capítulo 8 de 2Reis, vemos, porém, um Geazi diferente, conversando com o Rei de Israel. E o Rei pediu: "Conta-me, peço-te, as grandes obras que o profeta Eliseu tem feito" E, enquanto ele estava contando como Eliseu ressuscitara o filho da sunamita, ela própria apareceu, de repente, perante o Rei, e Geazi falou: "Ó rei, meu senhor, esta é a mulher, e este é seu filho a quem o profeta Eliseu ressuscitou." Muito interessante esta passagem. Geazi falando e Deus trazendo a mulher durante o assunto, para  confirmar o testemunho.

A partir do capítulo 8 de 2Reis, não é mais mencionado o nome de Geazi, segunda minha pesquisa na Bíblia América: https://eliseujn.wordpress.com/biblia-america .


Minha conclusão: pelo que está exposto na Bíblia, Geazi foi um péssimo auxiliar de profeta no começo. Seu pior feito foi ter mentido ao general Naamã por motivos avarentos. Mas depois deste acontecimento, talvez por causa da maldição da lepra em sua família, Geazi pode ter mudado de caráter. Eu creio nisso, depois da oração do profeta Eliseu: Senhor, abre os olhos desse moço. Ali, Geazi começou a ver a majestade de Deus e o poderio dos exércitos celestiais. Geazi era um cego que passou a ver. Quando ele contava o testemunho do que Deus fizera, ressuscitando o filho da sunamita, eu posso ver um ex-fofoqueiro que passou a ser uma testemunha fiel dos milagres do Senhor Deus. 

É isto que eu posso dizer, depois de ter analisado a obra completa da vida de Geazi na Bíblia.









quinta-feira, agosto 17, 2017

A Operação Lava Jato e a corrupção no Brasil

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Oração.3
Por: João Cruzué
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Toda organização humana tem começo, meio e fim. A Lava Jato não vai ser exceção. O que vem até nós pela imprensa tem cara de verdade, parece com a verdade, todavia, não sabemos no meio de tantos interesses o quê de fato é verdadeiro. O que não nunca vai mudar é: Deus abomina a corrupção e ama a justiça. A lava jato vai passar, a corrupção pode voltar atualizada,  mas se nós cristãos  orarmos com mais insistência, a justiça de Deus vai se revelar e  outra lava jato também virá.

Uma verdade é bem clara: A corrupção parece estar presente nos grandes negócios envolvendo governo e grandes empreiteiras . O exemplo disso é farto: Petrobrás, Eletrobras, BNDES, e as empresas que aparecem todo dia na mídia impressa . Basta fazer uma busca no portal de cada grande jornal ou revista, que os resultados vão ser fartos. 

Infelizmente, se houvesse ranking de roubo e desvio de dinheiro público, hoje, seria difícil desbancar o Brasil do Guinness  www.guinnessworldrecords.com/ .

Segunda verdade: A meta de gastos do Brasil em 2017 pode estourar 140 bilhões  de reais. Gasto maior que arrecadação http://g1.globo.com/economia . Para resolver isso,  de três soluções, apenas duas são repetidas exaustivamente pelos ministros da Fazenda, na tentativa de torná-las uma verdade: 1) Aumentar impostos; 2) Reduzir despesas com Saúde, Educação e Assistência Social. A terceira solução, seria reduzir bastante as taxas de juros. Mas sobre isso nem uma palavra. A taxa Selic (www.bcb.gov.br/htms/selic/conceito) sempre está, no mínimo, uns 4 pontos acima do que seria razoável.

Você quer saber quanto é pago de juros pelo governo federal? Pois bem, segundo o portal http://g1.globo.com/dívida publica, em maio de 2017 foram pagos R$ 34,36 bilhões. Fazendo uma conta rápida, isto dá 412 bilhões de reais de juros para 2017. 

Informações adicionais: cada ponto percentual que cai na taxa Selic (exemplo: de 10,25% para 9,25%), segundo análises de abril/2107, são  R$ 35 bilhões de juros que deixam de aumentar o total dívida do Governo Federal - www.correiobraziliense.com.br/economia.  A dívida pública federal alcançou em maio/2017 o patamar de R$ 3,25 trilhões - http://g1.globo.com/dívida publica .

Como o governo federal é dependente do sistema financeiro, é muito mais fácil deixar por 2 anos de corrigir a tabela do Imposto de Renda, aumentar os impostos sobre a gasolina e gás de cozinha, do que tirar dinheiro dos Bancos, afinal por que você acha que, via de regra, o Ministério da Economia/Fazenda no Brasil está sempre nas mãos de uma pessoa que está ligada aos Bancos? Embora sejam muito competentes, não seriam bobos de mexer nos próprios interesses.

Terceira verdade: A Lava jato começou bem, continuou bem, mas agora está afundando. Não por causa do Juiz Moro, mas porque alguns agentes da Procuradoria e do Ministério Público se envaideceram e partiram para um ativismo, que não é do meu interesse abordar aqui. Foram muito zelosos no caso da Odebrecht, mas deu um tiro no pé no caso da Friboi.  Quando os irmãos Batista receberam imunidade processual, além de uma anistia ampla, geral e irrestrita, eu sinto muito, o Ministério Público Federal, liderado pelo Procurador Geral Rodrigo Janot, assinou o ocaso da Operação Lava Jato.

Ela pode até continuar por mais um ano, dois. Prender meia-dúzia de empresários a cada segunda-feira, mas o rombo no casco do "titanic" já está feito. 

O que vai acontecer com a corrupção no Brasil? 

Como cristão, creio muito no poder da oração. Orar mexe com os ouvidos e as mãos do Senhor Deus de Israel. Eu oro e continuo orando para que toda corrupção, de todas as esferas de governo seja exposta à luz do meio dia. Todavia, em uma terra que não põe em prática o conselho de II Crônicas 7:14, infelizmente, eu creio que o que vai acontecer por aqui é o mesmo que se seguiu na Itália da operação "Mani Pulite" (http://www.bbc.com/). 

Ou seja, a corrupção vai mudar de versão, assim como o Windows da Microsoft. Vem aí a corrupção  ponto 3.  as grandes e pequenas empreiteiras continuarão fazendo "grandes e pequenos" negócios com as três esferas de governo. Outra lava jato só vai acontecer, quando outro grupo do Judiciário adquirir força política necessária para confrontar os donos do poder.

A não ser, que le mani de Dio acabem com esta cultura satânica em que os "faraós" do  Brasil  ficam com tudo, enquanto as viúvas, órfãos, pobres e  miseráveis continuam olhando para cima,  aguardando as bolsas-migalhas.

Minha conclusão é: A corrupção.3 é inevitável. A forma de receber trocar propinas por negócios vai sofisticar-se. A oração, por outro lado, também deve atualizar a sua versão. Quem  ora de dia, se quiser, pode começar a orar pelo Brasil de madrugada - oração.3. E, o Senhor Jesus vai ouvir esta oração incessante, e vai enviar outra Operação Lava Jato atualizada, porque esta, que está aí,  já era.     







quarta-feira, agosto 16, 2017

Uma reflexão sobre o Salmo 126: os que voltaram a Sião


Em meio ao cinza, havia uma canção.

Wilma Rejane


Salmo 126:1-Quando o Senhor trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham. 

O Salmo 126 foi escrito por um exilado judeu que experimentou  70 anos de deportação de Jerusalém para Babilônia. Qual o nome desse prisioneiro? Não se sabe. O que se sabe é que sua gratidão e louvor por ter retornado a Sião são e salvo, está registrada como  um cântico de celebração ou um Cântico dos degraus.

E que degraus eram esses? Eram os degraus das subidas entre Jerusalém e a Babilônia (Esdras 7:9) e os degraus do templo de Jerusalém,onde,ano a ano peregrinos se reuniam para relembrar a libertação do cativeiro. Cada degrau um novo cântico,um novo Salmo. No total, são quinze os Salmos denominados "dos degraus ou das romagens" do 120 ao 134.

O Salmo 126 é tão belo quanto os demais e versa especialmente sobre restauração. O autor faz uso de três metáforas para expressar a alegria do retorno para casa: Um sonho agradável, as águas frescas das torrentes do Neguev e as festividades da colheita. Lendo esse Salmo, logo no primeiro verso, encontro inúmeras lições que servem de referencial para os tempos de crises, de cativeiros enfrentados por nós em determinados momentos da vida. 

O cativeiro Babilônico teve inicio em 598 a. C e nos livros dos profetas Ezequiel, Jeremias, Daniel, Ageu e Zacarias é possível constatar relatos da época, bem como dos propósitos de Deus para a nação de Israel que estava sob julgamento. No livro de Esdras há um rico relato do período de retorno da Babilônia, do mover de Deus sobre a nação de cativos que com arrependimento e choro retornaram para os seus lares.

Mas o que aconteceu com os cativos  durante os 70 anos de crise? Como encontraram forças e ânimo para permanecerem esperançosos e confiantes de que tudo iria passar e Deus estava com eles? Não deve ter sido fácil porque a Babilônia procurou de todas as formas oprimir e roubar toda esperança do retorno. E é da Babilônia que nos chegam revelações do que acontece no mundo espiritual em tempos de crise. Claro, nem toda crise é resultado do juízo de Deus sobre nós. Existe base Bíblica para afirmar que até mesmo homens justos e tementes a Deus podem passar por cativeiros terríveis,foi o que aconteceu com Jó.

Se é difícil encontrar os porquês das crises, se não há unanimidade quanto a isso, porém,há unanimidade em outro aspecto das crises: elas confrontam nossa fé e força e todos, sem exceção, precisam lidar com elas, de modo a não se deixar abater, naufragar. Por esse motivo, é que olhar para o cativeiro nos ensina. Eclesiastes 7:5 diz: "O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos na casa da alegria." Então, vamos aprender com a casa do luto?

Algumas dificuldades vividas pelos cativos na terra da Babilônia:

I- Uma das primeiras investidas do exército da Babilônia (sob o domínio de Nabucodonosor II) contra os judeus foi: saquear as preciosidades do templo de Jerusalém. Tudo quanto havia em ouro, prata, metais preciosos foram levados embora (Jeremias 52). 

O templo de Jerusalém era uma representação da presença de Deus,  um elo entre Deus e o povo. Era lá que os sacerdotes se reuniam para transmitir a Palavra de Deus, manejar as ofertas sagradas.

O templo saqueado indicava o inicio de um período de tristeza. Consideremos que nós somos o Templo do Espírito Santo de Deus. Quando as crises vêm elas têm o objetivo de saquear esse Templo: roubar a alegria, o gozo,a comunhão com Deus, o que há de mais valioso em nossas vidas. O templo estava vazio, mas sua estrutura estava lá de modo que ainda era possível sonhar com um retorno, com as festas e as reuniões solenes. Não por muito tempo, porque os opressores também investiram para destruir essa esperança.

II- Sacerdotes e ferreiros estavam na primeira turma de cativos (Jeremias 24:1)

Sem sacerdotes e sem ferreiros o povo enfraquecia. Não havia direção de Deus, não haviam armas para contra atacar. Até mesmo no exílio essas funções foram proibidas de serem exercidas, em Lamentações de Jeremias se lê:

Lamentações 2: 9 - "As portas de Jerusalém já de nada servem. Todas as fechaduras e cadeados estão violados e partidos; foi ele mesmo quem os arrombou. Os seus reis e os nobres estão escravizados em terras desconhecidas e afastadas, sem um templo, sem leis divinas para os governarem, sem visão profética para os guiar."

Efésios 6:10-18 afirma que nas crises trava-se uma batalha espiritual. Os recursos espirituais estavam sendo roubados de Israel. Armas materiais não mais haveriam e as espirituais precisavam ser buscadas, de modo individual. os profetas da prosperidade haviam sido envergonhados, suas mensagens de paz e bênçãos não se cumpriram e aos cativos restava ouvir os profetas dos "ais" (Lamentações 2:14). e ouvindo os "ais" cada um deveria buscar a Deus em arrependimento. 

O que aprendemos aqui? A salvação é individual. Romanos 14:12 diz: "De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus." Desconfie de qualquer evangelho que não pregue arrependimento e afastamento do pecado. Desconfie dos caminhos e portas largas que não exigem renúncia e comprometimento com Deus. Desconfie da ritualidade eclesiástica, porque Evangelho é libertação é relacionamento com Deus através de Jesus Cristo. Evangelho é restauração do Templo, é novo nascimento com retorno ao Criador para fazer a Sua vontade. 

I Pedro 1:23 "Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.

Cada cativo precisava viver sua própria experiência, crescer pessoalmente na compreensão sobre Deus. Crises são aprendizados e não adianta querermos apenas culpar os outros pelo que não deu certo. É preciso fazer a nossa parte, refletir: onde preciso melhorar? 

III- A cidade destruída e a batalha para reergue-la.

Como voltar para os lares se a cidade estava em ruínas? Deus providencia o recomeço e instrui a Esdras para liderar a obra de restauração. Mas a Babilônia sabia que com os muro reerguidos e o templo em funcionamento, o retorno se tornaria possível, a esperança renasceria para os cativos que se tornariam mais fortes.


Esdras 4:4-5 "Todavia o povo da terra debilitava as mãos do povo de Judá, e inquietava-os no edificar. E alugaram contra eles conselheiros, para frustrarem o seu plano, todos os dias de Ciro, rei da Pérsia, até ao reinado de Dario, rei da Pérsia."

Não é assim também conosco? A Babilônia, não quer nos vê de pé e felizes, mas quando Deus ordena, Seus planos não se frustram. Havia chegado a hora do retorno, as ruínas do passado precisavam dar lugar a uma cidade forte. Salmo 113:7 diz que "Deus Levanta o pobre do pó e do monturo levanta o necessitado."

Se estamos dispostos a mudar a direção de nossas vidas, os pecados serão  perdoados. De vidas despedaçadas: por vícios, medos,abandonos, rebeldia...O que for, Deus ajunta os cacos e ergue fortalezas. Mas será preciso esforço, entrega. Não se pode esperar que outros façam por nós o que só nós podemos fazer. Israel não tinha mais que confiar em templos, reuniões, sacerdotes da prosperidade, armamentos. Israel tinha que decidir andar com Deus, as bençãos seriam consequências.

Para reconstruir Jerusalém, nem mesmo as pedras queimadas pelo fogo do incêndio provocado pelo exército inimigo foram descartadas. Elas serviram de alicerce para novas construções.  É isso mesmo, Deus é divinamente paciente para nos tratar com amor e perdão. Ele não quer nossa destruição, antes,porém, quer nosso crescimento e felicidade. E se para isso tiver que nos corrigir, assim seja. Sábio será o que aceitar a correção.

Hebreus 12:11 "E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela."


 A restauração:
  • Quando o Senhor trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham.
  • Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o Senhor a estes.
  • Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres.
  • Traze-nos outra vez, ó Senhor, do cativeiro, como as correntes das águas no sul. 
  • Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria.
  • Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos. 
Salmos 126:1-6

No final, a recompensa  chega como as correntes do Sul, que lugar é esse? Se refere as torrentes no deserto de Neguebe, um lugar inóspito ao Sul de Jerusalém. Ali existe um leito de rio vazio e seco em alguns períodos do ano, mas de repente, e sem haver chuva ou explicação, o lugar é inundado por torrentes de águas, e o lugar então, faz jus a indicação: "correntes do Sul" ou "torrentes do Sul" que transbordam como em um fenômeno.

No final o que foi plantado com choro, é colhido com alegria. Por que foi plantado com choro? Porque o terreno era trabalhoso, a caminhada era penosa, as sementes foram conseguidas com tanto esforço que mesmo andando e chorando o semeador não as soltou, não as desprezou. Pelo contrário, ele as sustentou com todo o zelo e acreditou que floresceriam. Que grande lição de fé nos dá esse Salmo!

Nesse momento, temos em diversas partes do mundo, servos fiéis  passando por cativeiros: missionários em prisão, mulheres em decepção por causa de um relacionamento, homens desempregados, quem sabe doenças, morte. Todos esses cativeiros são reais, mas não podemos soltar as sementes das promessas de Deus, não podemos perder jamais a alegria de ter o Reino de Deus em nós. As torrentes do Sul, podem jorrar como um despertar espiritual nos proporcionando crescimento que não alcançaríamos, de outra forma, que não através do choro de arrependimento, decepção, tristeza e outros regressos.


Que o Deus da restauração o abençoe.

Fonte de pesquisa: Bíblia de Estudo Plenitude, Sociedade Bíblica do Brasil, SP. Edição 1995.

domingo, agosto 13, 2017

Chuvas voltam a São Paulo - 15 de agosto 2017


João Cruzué

Depois de dois meses sem chuva, o clima vai começar a mudar para a Cidade de São Paulo na metade deste inverno. Acho que voltamos a estaca zero entre as influências de El Niño e La Niña.  El Niño já ficou para trás, e La Niña deve estar chegando. Por que ainda não chegou? Porque a seca não está presente no Sul do País. Seca na região Sul e enchentes no Nordeste - eis La Niña.





Estava mesmo precisando de coletar água da chuva para minhas verduras e legumes.


Graças ao Senhor, Que venha a chuva!




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