domingo, abril 24, 2011

Páscoa Cristã - ano 2011


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DE MOISÉS ATÉ JESUS CRISTO ERA ASSIM:

Um cordeiro era sacrificado por família a cada Páscoa

João Cruzué

"Chegou o dia da Festa dos Pães Asmos, em que importava comemorar a Páscoa. Jesus, pois, enviou Pedro e João, dizendo: Ide preparar-nos a Páscoa para que a comamos. Eles lhe perguntaram: Onde queres que a preparemos? Então, lhes explicou Jesus: Ao entrardes na cidade, encontrareis um homem com um cântaro de água; segui-o até à casa em que ele entrar e dizei ao dono da casa: O Mestre manda perguntar-te: Onde é o aposento no qual hei de comer a Páscoa com os meus discípulos? Ele vos mostrará um espaçoso cenáculo mobilado; ali fazei os preparativos.

E, indo, tudo encontraram como Jesus lhes dissera e prepararam a Páscoa. Chegada a hora, pôs-se Jesus à mesa, e com ele os apóstolos. E disse-lhes: Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento. Pois vos digo que nunca mais a comerei, até que ela se cumpra no reino de Deus. E, tomando um cálice, havendo dado graças, disse: Recebei e reparti entre vós; pois vos digo que, de agora em diante, não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus.

E, tomando o pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós". Lucas 22:7-20.


DE CRISTO EM DIANTE CELEBRAMOS ASSIM:
(Foto do Culto de Ceia na Igreja Ass. Deus de Araguatins)

ADAraguaratins

Santa Ceia do Senhor, com pão e vinho

A Ceia do Senhor - "Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.

Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha. Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; pois quem come e bebe se discernir o corpo, come e bebe juízo para si. Eis a razão por que há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem". ICor.11 23-30

"Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós". ICor.5:7.

A Páscoa cristã tem um significado especial: todo aquele que aceita Jesus Cristo, crê nas palavras do Evangelho e nasce de novo do Espírito, se liberta da escravidão do pecado. É o sangue de Jesus, derramado na cruz do Cálvario que garante a nossa liberdade. Ele é o cordeiro definitivo que tira os pecados dos homens. Em Cristo morremos para o mundo e passamos a viver para o SENHOR. Ele é o cordeiro de nossa Páscoa.

"Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, [coelhos ou ovos de chocolate] que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo".
1 Pedro 1:18-19.


POR QUE MUDOU ?

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Cristo é o cordeiro pascal definitivo.


"Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.

Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne, quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?

E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna. Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador.

Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus; nem também para a si mesmo se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no santuário com sangue alheio;

De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo.

Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação." Hebreus: 9.


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The Last Supper - By Leonardo Da Vinci

Quadro: A Última Ceia


sexta-feira, abril 22, 2011

Pe Marcelo Rossi chuta o balde em entrevista na Veja

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João Cruzué

Fui surpreendido com a franqueza do Padre Marcelo Rossi em entrevista feita pela jornalista Adriana Dias Lopes da Revista Veja/Abril de 20.04.2011. Eu não imaginava que o distinto vigário chutasse de modo tão aberto o pau da barraca e contasse para todo mundo sua decepção com os organizadores da visita de Benedictus XVI ao Brasil. Padre Marcelo, não sei por qual razão, reclamou do desprezo.

Não é novidade a manipulação dos pauzinhos por ocasião de grandes eventos religiosos, sejam católicos ou evangélicos. Na lista de participantes dos eventos sempre há discriminação. Proposital, inclusive. Se Padre Marcelo deseja "se aparecer" não o percebi, acho que queria, como tantos outros, cumprimentar o Papa. Mas escalado para cantar às 05.30 da manhã, em horário que Benedictus XVI estavvesse dormindo - foi a gota d'água para os sentimentos do Padre, já certamente acutilado há algum tempo pelo carisma e sucesso que tem e faz.

Como evangélico poderia ter escolhido outro tema para comentar. Mas como cristão, creio que este assunto vai ter o troco. Padre Marcelo acertou uma forte pancada na ferradura, mas a pancada maior ainda está por vir - de Roma. Ademais apreciei a menção dele à boa Doutrina da Igreja Evangélica Ass. de Deus, onde este blogueiro congrega desde 1975.

Se o aclamado vigário não tomar cuidado e engolir as coisas que pensa, pode acabar mudo e com as "asas" cortadas da mesma forma que fizeram com Frei Leonardo Boff. A Igreja cristã sempre teve um jeito bem eficiente de cuidar de suas lideranças mais expressivas. Elas incomodam, mas são provisoriamente necessárias para alterar o movimento inercial. Depois são descartadas como um caroço de manga. Se alguma coisa brilhar no céu de alguma grande Igreja cristã, e perturbar o status quo do poder local, enquanto ela não se for apagada, não ficarão descansados.

Vem aí, em breve, um silencioso ofício de Roma endereçado ao Bispo supervisor de Padre Marcelo, puxando as orelhas dos dois, para que calem a boca! Você e eu vamos perceber isso logo. Imagino até, que depois da construção do templo, uns dois anos depois, o astro-vigário vá ser "convidado" a pasar um tempo no Vaticano ou na África para "espairecer"!

Como explicar a franqueza do Padre? Acho que ele foi guardando as pancadas recebidas até o ponto que não conseguiu mais ficar quieto. Também pode ser um pouco de presunção. Quem é que não tem isso? Por outro lado, as ações dos que "esqueceram" propositalmente do Padre, nos dias da visita papa, só podem ser identificadas como dor de cotovelo mesmo.

Pessoalmente creio que o Vaticano detesta o seguimento carismático, florescente na Igreja Católica Brasileira. Mas eles não tinham nenhuma outra ação para passar a borracha na "Teologia da Libertação" comandada pelo "comunista" Frei Leonardo Boff. Eu que me graduei em Faculdade Jesuíta, sem muito bem como a coisa aconteceu. O movimento carismático, sem sombra de dúvida, é tolerado, mas não louvado na cúpula da Igreja de Roma. É puro pragmatismo.

No final de tudo, qualquer inovação na Igreja Católica será considerada boa, desde que no final de tudo, Maria volte para o centro dos louvores e adoração da Igreja Católica, que ao meu ver está mais para uma Igreja Mariana, do que para uma Igreja Cristã - pelo menos no Brasil, excetuando a idiossincrasia da ala carismática.





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