terça-feira, setembro 28, 2010

O azeite, o vinho e o fermento


Barco
Barco à vela
João Cruzué

E um certo doutor da Lei levantou-se e disse: Mestre que farei para herdar a vida eterna? E Jesus devolveu a pergunta: O que está escrito na Lei? E então o doutor citou o grande mandamento: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo."

-- Faze isto e viverás! Disse Jesus.

-- E quem é o meu próximo? Insistiu o doutor.

E na sequência o Senhor Jesus Cristo expôs uma parábola, mais tarde entitulada "A Parábola do Bom Samaritano". Hoje pela manhã quando ia para o trabalho, passei pela região do Viaduto do Chá, no Centro de São Paulo. E neste trajeto veio a mim escrever alguma coisa sobre esses três elementos: O azeite, o vinho e o fermento.

Nós encontramos o azeite no Velho Testamento na botija da viúva endividada; no reservatório do candeeiro da Casa do Senhor. Na unção de Davi, ainda adolescente, no quinto verso do Salmo 23, e, entre tantos outros, na visão do profeta Zacarias. Azeite fala de sabedoria; azeita pode ser um rosto brilhando pelo perdão de Deus; azeite é uma bênção surpresa quando tudo o mais se acabou. Azeite é o gosto da vitória; azeite é a unção da promessa de Deus.

Na parábola do samaritano o vinho foi usado para limpar as feridas.

Azeite e vinho falam de solidariedade, de compaixão, de cuidados. Azeite e vinho são as atitudes do cristão verdadeiro que vai além das palavras; além da teologia. A sequência de uso é azeite e vinho. Primeiro a unção do Espírito em seguida a alegria do Espírito. O azeite amacia e refresca um coração ferido e o vinho lava as impurezas e a maldade do pecado. Para adquirir deste azeite e deste vinho é preciso ir à fonte da misericórdia e da compaixão. É preciso depender de Jesus.

Quem ama vai atrás, busca e procura até achar. Quem tem azeite e vinho anda na presença de Deus e navega como um barco cuja vela se faz cheia sob o vento da vontade do Espírito Santo. Isto não se aprende com a leitura de compêndios e comentários. Não vem junto com um canudo de teologia, mas em andar com o Senhor.

O fermento é a substância que incha, estufa, azeda, que enche de vento uma massa. O fermento para fazer efeito precisa ser misturado. Espiritualmente falando o fermento é o mundo sendo misturado no coração cristão. O fermento é a hipocrisia. É uma santidade de aparências. É uma cristã falsificada, mascarada.

O sacerdote e o levita viram o ferido, mas a sua religião estava acima de qualquer coisa. Sabiam o sagrado, mas não tinham mais o Espírito de Deus. Eram vazios de sentimentos, de compaixão. O sacerdote e o levita eram como barcos cujas velas já tinham apodrecido pela falta de uso.

Coisa interessante. Esta parábola é muito atual. Está surpreendentemente contextualizada em nosso tempo e país. Uma geração de sacerdotes e levitas têm ltrabalhado em nossas Igrejas. Eles estão muito ocupados com o que acontece no mundo. Estão encantados com o poder, com a política, com o dinheiro. O fermento já arruinou a vida espiritual deles. Nã têm mais tempo para a compaixão. Não se preocupam mais com os feridos nem com os perdidos, pois já não há mais sinal de azeite e vinho em seus corações. O Espírito Santo já foi apagado de suas vidas, de tantas atitudes mesquinhas, avarentas, falsas aparências. O óleo da unção já não brilha mais em suas faces. É muito provável que também estejam perguntando: E quem é meu próximo? Por que já se esqueceram.

E se eu não tomar cuidado, posso me tornar hipócrita do mesmo jeito. Por isso o exercício da compaixão deve ser sempre lembrado, praticado. Não basta ter uma biblioteca cristã na cabeça, é preciso muito mais que isso para ser um bom samaritano: manter a alegria de servir, de visitar, de sorrir e chorar junto, de ajudar, de amar, de perdoar pela presença do Espírito Santo.



SP 28.09.2010



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Candidatos militantes da causa gay e da maconha, atrás do voto evangélico

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João Cruzué

Foi aberta a temporada de caça ao voto evangélico.

Um tesouro de 35 milhões de votos diputado por todo tipo de candidato. Você vai aceitar sugestão para votar em estranho?

Tem uma fila de lobos, vestidos de ovelhas, rondando a sua igreja. Há candidatos que já cerraram fileiras com a causa gay, participaram da marcha da maconha, que agora na véspera das eleições estão dando 'aleluia' no ouvido de muitos pastores e crentes.

Se você deixar eles falam tudo o que um crente quer ouvir. Mas ficam só nas palavras, depois eles esquecem tudo - de propósito.

Os projetos de leis favoráveis ao aborto, liberação da maconha, casamento gay, proibição de corrigir os próprios filhos, e coisas parecidas - estão todos escondidinhos nas gavetas do Congresso em Brasília, para não assustar os crentes.

Esta é a recomendação: deixar tudo engavetado, até as eleições.

Mas depois que passar a eleição, e os votos estiverem contados, e os fulanos eleitos, vão dar uma tremenda "banana" para os crentes. E Vão tirar tudo da gaveta para empurrar seus projetos pela nossa goela abaixo.

Veja o que acontece na Capital de São Paulo. O Prefeito Kassab se prontificou a deixar a Parada Gay na Avenida Paulista e sugeriu que a Marcha para Jesus e o Evento do Padre Marcelo ficassem no Autódromo de Interlagos. Lá nos cafundós do Judas, para que ninguém veja. Há muitos políticos por aí, assim, atrás do voto dos crentes. Eles têm vergonha de nós. Eles nos consideram a face mais atrasada da sociedade.

É mentira. Nós os cristãos somos o sal da terra e a luz do mundo.

Muito cuidado com aquilo que você possui de mais valioso: o seu voto. Eles estão doidos por ele. É um cheque em branco para ser gasto durante quatro anos.

Valorize seu voto. Vote em quem pode ganhar, mas que tenha compromisso com Deus. Dê seu recado a eles nas urnas.

Vote bem, vote em cristão.