segunda-feira, janeiro 17, 2022

O Covid-19 e a Psicose de Formação em Massa

 

"A transformação social que se desenvolve sob o totalitarismo é construída e sustentada por delírios, pois apenas homens e mulheres iludidos regridem ao status infantil de súditos obedientes e submissos e entregam o controle total de suas vidas a políticos e burocratas." (Joost Merloo)


João Cruzué

Durante o programa de entrevistas "Direto ao Ponto" do jornalista Augusto Nunes, em 11/01/2022, o Dr.  Roberto Zeballos (a partir de 1 hora e 14 minutos do vídeo do YouTube) cita o psicólogo Mattias Desmet, introduzindo o termo "Psicose de Formação em Massa. 

Daí, fiz a pesquisa no Google e cheguei até o post de Luciano Pires (12/01/2022) no Portal Café Brasil. O assunto é bastante técnico, mas para despertar a curiosidade vou fazer dois recortes do texto deste último link.


Primeiro Recorte:

"O Dr. Robert Malone, um dos principais contribuidores para a criação da vacina de RNA mensageiro, criticando a obrigatoriedade das vacinações em massa para a COVID-19, sugeriu ao podcaster Joe Rogan, que os Estados Unidos estão em meio a uma “psicose de formação em massa”.

Malone disse: “Nosso governo está fora de controle sobre isso. E eles são foras da lei. Eles desconsideram completamente a bioética. Eles ignoram completamente a regra comum federal. Eles quebraram todas as regras que eu conheço, nas quais eu fui treinado por anos e anos e anos”.

Cara: a entrevista do médico, deu o maior reboliço. Ele já tinha sido cancelado no Twitter e esse termo, psicose de formação em massa,  ganhou evidência.

Mas do que que se trata, hein?

Olha: quando eu fiz o podcast O poder do mau, lá atrás, eu comecei a pesquisar o assunto e encontrei uma publicação a respeito, mergulhei um pouco mais fundo e encontrei o livro a respeito e já tinha desenhado o programa Café Brasil que se perdeu, ficou meio parado, ficou quietinho, guardadinho pra eu retomar no futuro.

E este episódio aqui com o Joe Rogan, me ajudou a trazer de volta então eu vou fazer hoje o programa que já estava rascunhado desde abril ou maio do ano passado. Então, olha aqui, ó.

Eu vou usar aqui no programa o texto “A fabricação de uma psicose em massa – a sanidade pode retornar a um mundo insano?” Esse texto na verdade é a transcrição de um vídeo publicado no canal da Academy Of Ideas no Youtube em Abril de 2021.


Segundo Recorte:

"O texto abre com uma citação de Gustav Le Bon, intelectual francês interessado em antropologia, psicologia, sociologia, medicina, invenção e física. Le Bon é mais conhecido por sua obra de 1895, The Crowd: A Study of the Popular Mind, que é considerada uma das obras seminais da psicologia da multidão. Le Bon diz assim:

“As massas nunca tiveram sede da verdade. Elas se afastam de evidências que não são do seu gosto, preferindo endeusar o erro, se o erro as seduzir. Quem quer que possa lhes fornecer ilusões é facilmente seu senhor; quem tenta destruir suas ilusões é sempre sua vítima.”

As doenças do corpo podem se espalhar por uma população e atingir proporções epidêmicas, mas o mesmo pode acontecer com as doenças da mente. E das epidemias da mente, a psicose em massa é a mais perigosa. Durante uma psicose em massa, a loucura se torna a norma na sociedade e as crenças ilusórias se espalham como uma epidemia. Mas, como os delírios podem assumir muitas formas e a loucura pode se manifestar de inúmeras maneiras, o jeito específico como uma psicose em massa se desdobra será diferente com base no contexto histórico e cultural da sociedade infectada. No passado, as psicoses em massa levaram à caça às bruxas e genocídios, mas na era moderna é a psicose em massa do totalitarismo que é a maior ameaça.

Arthur Versluis, professor e chefe do Departamento de Estudos Religiosos na Faculdade de Artes e Letras da Michigan State escreveu em As Novas Inquisições o seguinte:

O totalitarismo é o fenômeno moderno do poder estatal centralizado total junto com a aniquilação dos direitos humanos individuais: no estado totalizado, existem aqueles que estão no poder, e existem as massas objetificadas, as vítimas.”

Em uma sociedade totalitária, a população é dividida em dois grupos, os governantes e os governados e ambos passam por uma transformação patológica. Os governantes são elevados a um status quase divino, o que é diametralmente oposto à nossa natureza de seres imperfeitos, facilmente corrompidos pelo poder. As massas, por outro lado, são transformadas em sujeitos dependentes desses governantes patológicos e assumem um status regredido psicologicamente infantil.

Hannah Arendt, uma das mais proeminentes estudiosas dessa forma de governo no século 20, chamou o totalitarismo de uma tentativa de transformação da “própria natureza humana”. Mas essa tentativa de transformação apenas transforma mentes sãs em mentes doentias, como escreveu o médico holandês Joost Meerloo, que estudou os efeitos mentais de viver sob o totalitarismo.

Os autores do vídeo usaram várias referências de Joost Merloo, que em 1933 começou a estudar os métodos pelos quais a pressão mental sistemática leva as pessoas à submissão abjeta, e pela qual os totalitários imprimem sua subjetiva “verdade” na mente de suas vítimas. Em seu livro The Rape of the Mind, Joost Merloo escreveu assim:

“… Há, de fato, muito que é comparável entre as reações estranhas dos cidadãos do [totalitarismo] e de sua cultura como um todo, por um lado, e as reações dos… esquizofrênicos doentes, do outro”.

A transformação social que se desenvolve sob o totalitarismo é construída e sustentada por delírios. Pois apenas homens e mulheres iludidos regridem ao status infantil de súditos obedientes e submissos e entregam o controle total de suas vidas a políticos e burocratas. Apenas uma classe dominante iludida acreditará que possui o conhecimento, a sabedoria e a perspicácia para controlar completamente a sociedade de cima para baixo. E somente quando sob o feitiço de delírios alguém acreditaria que uma sociedade composta de governantes sedentos de poder, por um lado, e uma população psicologicamente regredida, por outro, levará a qualquer coisa que não seja sofrimento em massa e ruína social."

Fim dos recortes.


Repetição da fonte do post:

https://portalcafebrasil.com.br/podcasts/cafe-brasil-804-psicose-de-formacao-em-massa/


Comentário final do Blogueiro:

Não quero crer na possibilidade de que o coronavírus Covid-19, depois de estabelecida a pandemia foi utilizado para testes de ideologia de alienação de massas e conquista de poder. Ainda que infinitamente pequena, a possibilidade é real. Este assunto de Psicose de formação em Massa não é assunto para esquecido, senão pesquisado e melhor entendido. Seu entendimento pode ter os efeitos de uma vacina na sua e na minha mente. Para quê? Para não cairmos no conto do vigário de nenhuma ditadura aniquiladora de nossa liberdade.


Crédito: https://www.afterskool.net/


Vídeo destes desenhos "Menticício"  do After Skool 

aqui: https://www.youtube.com/watch?v=09maaUaRT4M



Nota: não traduzi os textos das figuras de propósito.


SP-17-01-2022





Nenhum comentário: