quarta-feira, janeiro 05, 2022

A Terceira Onda

 

Terra

João Cruzué

A visita do Espírito do Senhor aos corações dos homens é o maior privilégio que pode acontecer de tempos em tempos. Duas grandes ondas,entre outras, sacudiram a espiritualidade das nações, sendo uma delas no início do século XVI com a Reforma Protestante e a outra no início do século XX com o Movimento Pentecostal. Estamos no começo do terceiro milênio e uma terceira onda é muito necessária.

A comemoração dos 500 anos da Reforma protestante - a primeira onda - em 31 de outubro de 2017, ainda foi assunto predominante na mídia evangélica mundial. Da Reforma emergiram as Igrejas Luterana, Presbiteriana, Anabatista e Anglicana E por causa dela aconteceu a Contra-Reforma dentro da Igreja Católica Romana. Junto com o fundamentalismo que ela trouxe, veio uma das maiores bênçãos que a humanidade ja experimentou - a produção em massa de livros a partir da máquina de imprimir de Gutemberg, cujo primeiro produto impresso foi o Livro dos livros, a Bíblia Sagrada. 

Considero como a segunda onda da visita de nosso Deus aos corações dos homens no segundo milênio, o Movimento Pentecostal do início do século XX. Uns ainda dizem que é coisa do diabo outros que é uma completa heresia. Mas baseado no conselho de Gamaliel dado nos primórdios da Igreja Primitiva, os resultados por ela produzidos não foram malignos: em apenas uma década, um avivamento varreu o mundo de Norte a Sul, do Ocidente ao Oriente. 

Nós brasileiros não podemos negar a força que o pentecostalismo mostrou através de cristãos cheios da presença do Senhor atuando em duas vertentes: Igreja Cristã no Brasil e Igreja Assembléia de Deus. No caso da AD, começando entre os lares mais humildes no Norte e Nordeste brasileiros e deles se provendo de homens e mulheres capacitados pelo Espirito Santo que empreenderam viagens (alguns em "paus-de-arara") rumo as grandes Capitais: o Rio de Janeiro e São Paulo. 

Outros movimentos apareceram em tempos mais calmos e também foram muito bem sucedidos, tais como o da Cura Divina, pela Igreja Pentecostal Deus é Amor e Igreja O Brasil para Cristo e um pouco mais tarde os ligados ao chamado Neo-pentecostalismo, cujas duas maiores representantes são a Igreja Universal do Reino de Deus do Bispo Macedo, e a de seu contra-parente Igreja Internacional da Graça de Deus - do Missionário Romildo R. Soares. As duas maiores tecnologias de massificação da pregação do Evangelho desta onda foram o Rádio e a Televisão. 

Em 2007, estávamos às portas de embarcar na terceira onda de evangelização a qual será a mais eficaz de todas pois vai adicionar velocidade à comunicação do Evangelho sem deixar de usar os meios providos por Deus da primeira - a imprensa, e da segunda - o Rádio e a Televisão. A tecnologia da terceira onda será a WEB a mídia que nasceu nos anos 50/60 dentro dos quartéis americanos nos tempos da guerra fria. No rank mundial de produção de conteúdo para a Internet a língua portuguesa está em quinto lugar. Primeiro vem o inglês, em segundo o mandarim e em terceiro o espanhol. 

Qual é a situação da Igreja do Senhor neste início da 3ª década do Século XXI? 

Sinceramente diria, quanto ao Velho e Novo Continente ( Europa e América) que vejo um vale de ossos secos como na descrição em Ezequiel capítulo 37. 

A terceira onda com a tecnologia disponível, e com a liderança do Espírito Santo, hoje pode levar o Evangelho de Jesus Cristo em questão de segundos aos quatro cantos da terra.

No começo do Século a nação mais poderosa da terra foi desestabilizada com os eventos deo 11 de setembro de 2021. 

No final da segunda década e primeiro ano da terceira, a pandemia do Covid-19 pertubou toda a terra como se um anjo da morte. Em dois anos já ceifou a vida de 5.477.957 vidas.  Ricos, pobres e gente da classe média - sem distinção de raça, cor ou gênero. 


Fonte: Worldometers

Depois do Covid-19, a Igreja.com é uma realidade multiplicada por qualquer canal do YouTube.

Já posso ver todos os ossos ligados aos nervos, músculos como na visão de Ezequiel.

O que falta, mais uma vez, é a graça de Deus assoprando a vida em  uma "igreja" morta, como uma imensa onda  do seu Espírito, varrendo de Sul a Norte, de Leste a Oeste, em cima e em baixo o coração dos homens em toda Terra.

Então vou fazer hoje a mesma oração do profeta Habacuque: "Ouvi, SENHOR, a tua palavra e temi; aviva ó SENHOR a tua obra no meio dos anos, e no meio dos anos a notifica; na ira lembra-te da misericórdia" (Habacuque. 3:2).



.


Nenhum comentário: