domingo, fevereiro 17, 2019

A voz do Deus e os buscadores de adoração


TUDO MEU
.
Por João Cruzué

Nós, cristãos, temos especial interesse em ouvir a voz de Deus. Porém, o diabo também tem um especial interesse em falar. Por isso, nos dias iniciais do governo Bolsonaro, precisamos refletir um pouco para não ter problemas na escolha do caminho.

A Bíblia é generosa em mostrar exemplos dos dois lados. 

Abrão tomou o caminho certo. Pela fé, saiu de UR, passou por Padã-Arã, antes de ir para Canaã. De Canaã desceu para o Egito, e depois voltou para as campinas do Jordão. Acertou razoavelmente nas escolhas, mas errou  ao dar ouvidos à voz de Sara, para que tivesse um filho com Agar - a serva (Gn. 16:2). Isso trouxe dores de cabeça, daquele tempo até agora, na disputa territorial de Jerusalém.

Jacó esperou com paciência, ficando solteiro até 70 anos de idade. Enquanto isso, Esaú era fornicário e profano. Jacó continuava solteiro, esperando em Deus, mas quase perdeu a vida, quando pensou que a voz da sua mãe, Rebeca, era a voz de Deus. Bastou um minuto de engano para colher aflições para o resto da sua vida.

Nos dois casos, a pressa (ansiedade) falou mais alto que a voz de Deus.
:
 um caso bíblico bem curioso no meio dos profetas do Antigo Testamento. Jonas era um homem que tinha plena consciência da voz de Deus. Tanto que conscientemente decidiu colocar sua opinião à frente do amor de Deus (Jn. 4:2).

Outro caso mais antigo teve início com nossos primeiros pais. A serpente enganou Eva, mas Adão desobedeceu à voz de Deus consciente e espontaneamente. O prejuízo foi incalculável.

E hoje, dia 17 de fevereiro de 2019, o que Deus está falando aos nossos ouvidos de cristãos brasileiros, principalmente agora, com a multiplicação de vozes falando pelas redes sociais. Certamente, há uma fartura de vozes. Posso comparar este assunto com uma operadora de TV por assinatura oferecendo 100 canais. A voz de Deus estaria presente ali, ao mesmo tempo que outras 99. A chance de ouvir a voz errada é de 99%.

O que podemos fazer para não ouvir a voz errada, diante de uma escolha importante? Antes de ler, saiba que este assunto está longe de ser esgota pelas minhas palavras.
  • O primeiro fato a ser considerado é que a responsabilidade por uma escolha errada é do seu autor.  Nesse ponto, a quantidade de profecias de casamento tem  uma frequência absurda tanto de príncipes como princesas que pareciam anjos de luz, mas, depois, não eram.
  • A voz de Deus não pode ser ouvida pela metade. Precisamos saber não apenas se é a vontade de Deus, como também se é o tempo certo para esperar ou começar a agir. Nesse ponto, erraram Abraão e Jacó e muitos outros
  •  porque deram ouvidos a pessoas ansiosas.
  • A ansiedade é a causa de desacertos da maioria dos cristãos. Sempre dou testemunho do período de 11 anos que passei desempregado. Na época, a voz de Deus dizia que Ele me abençoaria. Isso aconteceu ali pelo quarto ano. Doeu muito, porque a resposta das minhas orações, e das orações dos parentes e amigos, ainda demorou sete anos.
  • A fidelidade não é garantia absoluta (100%) de que não haverá erro na hora de decidir. Tanto Abraão quanto Jacó andavam com Deus, mas bastaram alguns minutos para optarem por uma escolha errada. 

O que fazer então? 

  • A fidelidade a Deus não é garantia absoluta de bênção, por que não existe fidelidade absoluta de nossa parte. Embora o pregador tenha escrito que "Na verdade, não há homem justo sobre a terra, que sempre faça o bem e nunca peque" (Ec. 7:20), procurar ser fiel a Deus, eu digo, que vai contribuir para Deus ouvir a nossa voz. Saiba, contudo, que é somente pela graça de Deus que nós somos salvos do pecado e também das escolhas errada.
  • Não se assuste com minhas palavras: Se você é um cristão que conhece bem a Bíblia, se não tiver tempo para falar com Deus, não adianta procurar por profetas para ouvir a voz de Deus. É como trocar a marcha de um carro desligado: você não irá a lugar algum.

Em nossos dias, dias do Presidente Jair Bolsonaro, a maioria de nós está dedicando (perdendo) muito tempo para coisas pouco importantes. O smartphone se tornou o deus de nossa época.  Aquilo que ocupa a maior/melhor parte de nosso tempo, pode ser o deus que estamos adorando.  Como é que eu sei disso? 

Pelo simples fato de que o verdadeiro Deus está sendo posto de lado. A outra coisa que também deve ser considerada é o egoísmo. Ou melhor, o antropocentrismo. Acho que estamos diante de um tempo de buscadores de adoração, ou seja,  tudo só para mim!




SP, em 17.2.2019




Nenhum comentário: