quinta-feira, setembro 27, 2018

Carta para um suicida



.

"Desde o nascimento do sol até ao ocaso,
seja louvado o nome do Senhor." Salmo 113:3.

JOÃO CRUZUÉ

Uma característica comum entre muitos suicidas é que eles confiam cegamente em uma análise errada dos fatos. E na sua conclusão acham que não existe mais qualquer saída. Que todas as portas estão cerradas com grossos cadeados e que a única alternativa é se autodestruir para se livrar dos problemas. Errado! Existe, sim, uma alternativa real: o grande amor de Deus.

Aprendi de um pastor finlandês, da experiência de seus noventa e tantos anos, que nossa mente precisa de um "firewall", um guarda para vigiar e barrar a entrada de certos pensamentos. Como cristão e leitor da Bíblia sei que a mente pode ser influenciada tanto pelo Espírito de Deus quanto por espíritos malignos. A possessão demoníaca é uma realidade. E da sua sabedoria quase centenária o Pastor Eurico Bergstein aconselhava guardar a própria mente e identificando os ataques malignos que só funcionam à sombra de nossa percepção.

Podemos ter pensamentos de variadas formas, mas há uma grande possibilidade de que pensamentos maus, de grande tristeza, de impulso à morte, que ocorram ininterruptamente, sejam alimentados de fora para dentro. Recordo-me da carta de um preso, já convertido ao evangelho, dizendo que depois de ter sido condenado e sentenciado à prisão, tinha dores de cabeça muito frequentes. E além das dores de cabeça, um havia um pensamento constante, que silenciosamente dizia: "Você magoou sua família, seus vizinhos, seus amigos - você não presta. Não tem mais nenhuma utilidade. Você é um lixo! Ninguém mais gosta de você. Por isso, precisa agora resolver este problema desta forma: mate-se!"

Aquela dor de cabeça terrível, e junto dela aquele pensamento frequente: Tire a sua própria vida! E de vez em quando aquele irmão se apercebia que estava em cima de uma cadeira com o lençol amarrado no pescoço e a outra ponta no teto. 

Assustado ele descia da cadeira. E ele contava que às vezes voltava a si, lembrando dos bons tempos de criança quando ia passear com o pai na feira do bairro. Seu pai segurava sua mão e os dois felizes iam comprar pastéis. Aquele moço tinha uma tia crente que orava por ele. E certo dia ela o visitou na prisão e lhe disse coisas que perturbaram seu coração e o fizeram enxergar o perigo que passava por andar longe de Deus.

Analisando os pensamentos daquele moço, eu posso interpretar a ação de um ser maligno procurando levá-lo ao suicídio. E também a ação do amor de Deus quando ele sonhava segurando a mão do pai, passeando pela feira em busca da barraca de pastéis.

O pensamento de suicídio se sustenta em uma mentira. 

A porta fechada só é vista apenas na mente do suicida, como uma miragem no deserto. E por crer que as coisas não têm solução, milhares de pessoas tiram a própria vida por falta de uma palavra de conforto e de esperança. Nenhuma porta permanece fechada depois de uma oração sincera ao Senhor Jesus Cristo. Ele quebra qualquer ferrolho e faz o milagre da multiplicação. Quando você pensa que não tem mais nada a fazer, é porque não sabe que seu Criador pode achar dentro de você a chave que vai abrir todos os cadeados e trancas da sua vida.

Deus é real. E Jesus Cristo a sua maior expressão de amor. 

Mesmo que você tenha passado a vida inteiro rindo e ridicularizando da fé dos cristãos, não importa. Cristo nos ama não pelo que somos nem pelo que fomos mas porque ele decidiu nos amar, e pronto. Cristo é o Advogado das causas perdidas, ao alcance de uma simples oração: SENHOR JESUS eu preciso que me ajude!

Para você saber se o que digo é verdade, faça um teste. 

Procure um lugar onde possa ficar só e diga para o Senhor Jesus: Alguém me disse que o Senhor é o Advogado daqueles que têm causas perdidas, daqueles que não têm mais nenhuma esperança, daqueles que não têm mais nada, e por isso eu estou aqui para fazer este pedido: Eu tenho uma causa, um assunto, um problema. Parece que para mim não existe mais nenhuma saída, mas que quero fazer hoje um teste. Toma, SENHOR JESUS nas tuas mãos,  a minha causa, a minha vida e se ainda há esperança para mim, eu quero que o Senhor me mostre uma porta aberta.

Ele vai mostrar. 

Depois disso, arranje uma bíblia,  procure uma Igreja Evangélica perto da sua casa e aceite Jesus com Senhor da sua vida e escreva-me contando o que Jesus fez para você.


Para sua reflexão, estes versículos do Salmo 107;

Salmo 107; 15/20:

"Louvem ao SENHOR pela sua bondade,


e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens,

pois quebrou as portas de bronze,

e despedaçou os ferrolhos de ferro.

Os loucos, por causa da sua transgressão,

e por causa das suas iniquidades, são aflitos.

A sua alma aborreceu toda a comida,

e chegaram até às portas da morte.

Então clamaram ao SENHOR na sua angústia,

e ele os livrou das suas dificuldades.

Enviou a sua palavra, e os sarou;

e os livrou da sua destruição.

Louvem ao SENHOR pela sua bondade,

e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens.

E ofereçam os sacrifícios de louvor,

e relatem as suas obras com regozijo."








Nenhum comentário: