terça-feira, maio 01, 2018

Prédio no Largo Paissandu desaba sobre Igreja Evangélica Luterana de 1908

Foto do Google
Prédio no Largo Paissandu 

Prédio da Rua Antônio de Godói no Largo Paissandu

Igreja Evangélica Luterana próxima do Largo Paissandu - São Paulo-SP
Por João Cruzué

Prédio de 26 andares, localizado na Rua Antônio de Godói,  no Largo Paissandu, invadido pelo Movimento Luta Social Por Moradia (MLSM) [1], pega fogo, colapsa e desaba às 03:00 da manhã de 1º de maio de 2018. Sua queda destruiu as estruturas da  Igreja Evangélica Luterana da Avenida Rio Branco, um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico. Meus comentários no final da matéria.


De acordo com o Pastor Fredrico Carlos Ludwig [2], o telhado da Igreja, o forro de madeira original de 1908, a parede do lado direito cujos vitrais vvbforam confeccionados por um dos maiores vitralistas do Brasil, da mesma oficina - Conrado Vitrais e Cristais - da família de  Conrado Sorgenicht que produziu os vitrais do Mercado Central, Theatro Mvnicipal, Estação Sorocabana, Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Preciosidades artísticas que se perderam, provavelmente,  um órgão de 1000 tubos, que tem a mesma idade da Igreja  (110 anos). [G1].


O Pastor Frederico disse, na Entrevista dada hoje de manhã na TV Globo, que as perdas da Igreja foram grandes, mas que estava mais preocupado com a vida das pessoas que moravam no prédio desabado. 

"O estrago  material, é claro que a gente se preocupa com ele, mas o mais importante são as pessoas que perderam a vida. Uma tragédia anunciada que sempre se falava do risco que corria este prédio, precisou acontecer uma desgraça... a gente tinha uma convivência com eles, a Igreja tem um trabalho de assistência de moradores em situação de rua; volta e meia eu conversava com eles, entrava no prédio, a gente via essa situação, por isso eu digo que era uma tragédia que um dia iria acontecer. A situação dentro do prédio era crítica, fiação exposta, esgoto a céu aberto, muitas crianças, pessoas muito boas conhecidas da gente..."

Crédito das Fotos:  Portal Luteranos
 Igreja Luterana da Avenida Rio Branco-SP

 Igreja Luterana da Avenida Rio Branco-SP


Igreja Luterana da Avenida Rio Branco-SP

Comentário do blogueiro: Trabalho no Centro de São Paulo, eu desço na Estação República do Metrô, e de vez em quando passo pelo Largo Paissandu em direção à Praça do Correio. No térreo do local do prédio que desabou, estive por lá, anos atrás, quando havia uma unidade administrativa do INSS.  Com é sabido das Autoridades  paulistas  e paulistanas o Centro de São Paulo possuí mais de 100 prédios invadidos além de cracolândias e milhares de moradores em situação de risco. Anote aí: agora vai começar a temporada de caça do Ministério Público pelos responsáveis que poderiam ter evitado esta tragédia.

Segundo o Jornal da Record do meio-dia,  cerca de 10 prédios da vizinhança foram interditados.

Neste jogo de empurra-empurra, a corda vai acabar rompendo na mão de algum lambari.  Este desabamento, por outro lado, pode ter consequências bem mais complexas do já foram reveladas. Mais que isso: é muito provável que haja corpos debaixo dos escombros. Além da Igreja Luterana que foi atingida, o prédio da frente, na  Rua Antônio de Godói também foi incendiado. Os noticiários  mostraram uma grande rachadura no meio dele. 

A conta desta tragédia causada pela omissão das Autoridades envolvidas vai ser cobrada com um preço muito alto. Paradoxalmente, hoje é  1º de Maio, data de comemoração  do Dia do Trabalho, e não haverá muito o que comemorar.



.



Nenhum comentário: