quinta-feira, junho 12, 2014

Carta de despedida de Cilli Dzialowski



Photobucket
Monumento ao Holocausto (Shoah*) em Berlin, Alemanha

Testemunho escrito
Carta de despedida escrita por Cilli Dzialowski

Tradução: João Cruzué


Com a ajuda de uma mulher holandesa, Cilli Dzialowski , enviou esta carta de despedida para seus quatro filhos que residiam na Holanda, durante a Guerra. Seu filho Hy sobreviveu em um esconderijo na Holanda. A carta foi remetida para o Yad Vashem por uma das filhas de Cilli, a senhora Jakobovitz, que hoje mora no Canadá.


"Enschede, Holanda, 1º de abril de 1943.


Amados e preciosos filhos

Nestes momentos finais, antes de me juntar ao seu querido pai, e perderei, como ele, minha liberdade, há uma compulsão urgente dentro de mim para dizer a vocês o seguinte.

Vocês estão em nossos pensamentos dia e noite; nosso amor por vocês faz de nossa vida, mesmo sob as circunstâncias desta presente dificuldade, valer a pena viver; nós ansiamos pelo momento quando outra vez seremos capazes de abraçá-los com os braços estendidos - a vocês, nossos bens mais preciosos – e temos fé no futuro, que esta suprema alegria nos será concedida.

“Amados pardais” - Eu devo chamá-los assim uma vez mais, como costumava fazer quando vocês eram ainda muito jovens, as circunstâncias deveriam alterar o curso para nós, e nós, segundo a vontade do Todo Poderoso, podemos não nos encontrar outra vez. Eu peço a cada um de vocês, de todo meu coração, para levar sempre vidas francas e honestas e suportar uns aos outros sempre que for necessário. Sua jovem e única irmã deve receber seu máximo cuidado e amor. E Hy, seu irmão mais velho, tem sentido saudades de vocês, não mais que todos nós, em todos estes anos e tem sofrido muito esta agonia e medo, deve estar sempre bem perto de vossos corações.

Desafortunadamente, desarraigados como ficamos na Holanda, nunca fomos capazes de dar-lhes o cuidado paternal e o clima de um lar pelo qual nós desejávamos tanto. Muitas vezes o anseio por vocês e o desejo de estarmos reunidos foram tão dominantes e fortes em nós, tanto quanto nele, que nós ficamos com medo de não poder carregá-lo mais.

Eu sei que temos um tesouro em vocês, meus queridos, e que vocês são comprometidos e de caráter firme e forte, que – Baruch Hashem – vocês são abençoados com aquela essência de personalidade a qual faz de vocês queridos por seus colegas e encontrarão certamente favor diante dos olhos do Criador. Este conhecimento traz-me consolação.

Nunca desviem o comportamento do caminho do temor de Deus e sempre sejam guiados pelo exemplo de vosso querido pai. Nossos pensamentos constantes sobre vocês os têm acompanhado de muito longe, através da estrada da vida de vocês, e nossas bênçãos nunca irão deixá-los.

Esta carta irá chegar até vocês através dos esforços de uma ótima senhora holandesa que sempre foi maravilhosa para conosco e constantemente nos deu coragem para enfrentar o futuro, o que nós aceitamos sempre cheios de gratidão.

Meus filhos preciosos – Eu abençoo a cada um vocês à distância com a benção tradicional, também em nome do Paizinho: Que vocês possam ser felizes e cheios de sucesso na vida; apeguem-se uns aos outros, e nunca desviem nem um só passo do caminho, dos preceitos de nossa Torah.

Eu abraço e beijo vocês, e agora, sinto-me verdadeiramente unida com vocês
Da sempre sua Mamãe."


Álbum do Holocausto





Cartas de despedidas




* Shoah, vem do hebraico e quer dizer holocausto, palavra usada depois da II Guerra mundial para definir o extermínio de 6 milhões de judeus praticados a mando dos nazistas alemães, liderados por Hitler.


Veja + em nosso antigo blog


.

2 comentários:

Barão - Guaracy I.Martins disse...

A muito custo consegui ler,ja que os olhos, estiveram desde o inicio marejados, pois enquanto lia o pensamento teimava em lembrar de crianças que existem às centenas pelos brazis afora, deficientes de pais que os geram por acaso ou descuido e depois os deixam carentes de carinho e amor e saiba irmão, muitas vezes dentro dessas igrejas que se dizem cristãs.
Estamos esquecendo nosso passado, e infelizmente, repetindo as mesmas asneiras.
Deus possa ter m8sericordia de nossa nação.
Guaracy martins

Joao Cruzue disse...

Obrigado, Guaracy. Vejo que ainda tenho amigos que se lembram de vir até aqui para deixar bons incentivos. Tudo o que você disse, eu vejo também como uma triste, porém, bíblica realidade. Profecis são feitas para serem cumpridas. E Deus está no controle