quarta-feira, agosto 24, 2011

População Evangélica do Brasil em 2009

.
Tabela com a população evangélica por Estados

Estats

JOÃO CRUZUÉ

Tabela construída com dados publicados por:

1) Marcelo Neri, e equipe, da CPS/FGV - "O Novo Mapa das Religiões no Brasil". Base 2009. Endereço do site na segunda nota da tabela.

2) Coletei as informações das populações estaduais do Censo IBGE 2010, no endereço Estados@ - Endereço do site na primeira nota da tabela.

3) Fiz a soma das porcentagens (nota 2 da tabela) dos Evangélicos Pentecostais + Outros Evangélicos e calculei a população evangélica multiplicando a população de cada estado pelo percentual obtido na soma. Fiz um arredondamento no final para bater com os dados do Professor Neri (20,23%).

4) Como a publicação do Censo IBGE 2010 será feita com dados de amostragem, é bem possível que a população evangélica relacionada fique por volta de 40 milhões de crentes, considerando a informação de que - a partir de 2003 - ela voltou a crescer nos mesmos níveis da década de 90.

5) A confirmar os números de 2010 - 40 milhões - se estiverem corretos, será a primeira vez em uma década que o número de evangélicos não dobrou, pois a população evangélica no Censo IBGE 2000 era da ordem de 26,184 milhões.

Obs. Como o Censo IBGE 2010 não publicou ainda os dados (por amostragem) quanto ao aspecto religioso, a fonte (2009) CPS/FGV - Fundação Getúlio Vargas dispensa aprensentação de confiabilidade.


Se for copiar, solicite, antes, autorização por email para : cruzue@gmail.com





Um comentário:

Tretswelt disse...

Bom dia,irmao Joao...eu pensei que a cota fosse maior.Mas Deus vai continuar operando.boa quinta na paz do Senhor.Bju.Luciene,