domingo, julho 18, 2010

Semelhanças entre os Presidentes Lula e Itamar Franco

.

Certas semelhanças não são meras coincidências

João Cruzué

O que têm em comum o Presidente Lula e o ex-Presidente Itamar Franco? Eu penso que muita coisa. Quando começamos a pensar e o assunto é politica brasileira, as surpresas não costumam ser boas. O ex-presidente Itamar Franco que o diga, quando foi abandonado no cantinho por Fernando Henrique Cardoso e podado sistematicamente sempre que postulou a volta ao Planalto.

Em 1994, o Presidente Itamar Franco estava no seu último ano de mandato. Seu ministro da economia era Fernando Henrique Cardoso, o negociador do Plano Real. Mal o Plano foi lançado, o ministro dedicou-se  a candidatura à presidência, correndo atrás do prejuízo, pois Luiz Inácio Lula da Silva estava à frente nas pesquisas. Ciro Gomes foi chamado pelo Presidente Itamar para tomar a direção do Plano Real. A História conta o resto: FHC ganhou a disputa contra Lula e se tornou Presidente do Brasil, capitalizando só para si o sucesso do Plano Real.

Depois disso o ex-presidente Itamar Franco foi simplesmente esquecido e desprezado. No poder estava agora um novo "cesar". Mesmo querendo voltar em 2008, e se candidatando para voltar à presidência, Itamar Franco foi esmagado pelo rolo compressor de FHC. Foi classificado de um velho tonto que precisava de constante tutela para não fazer besteiras. E ele fez duas: nomeou um ingrato para ministro da economia e depois o apoiou como candidato à presidência. Foi uma das maiores "cravadas" nas costas que se já se viu.

Por que tenho estas diferenças com Fernando Henrique Cardoso? Posso explicar: Na semana que foi aprovado o Proer, o maior socorro à bancos falidos, dilapidados por seus donos, foi Fernando Henrique quem deu. E nesta primeira semana do Proer, o Banco Nacional de Minas Gerais, o banco de sua nora, foi aquinhoado com um fortuna de bilhões de reais. E para jogar uma cortina de fumaça e desviar o faro da imprensa deste fato mal contado, o bode expiatório foi o chute na santa e uma perseguição ao Bisbo Macedo e à Igreja Universal de mais ou menos dois meses. Havia mais interesses por trás deste assunto além dos Marinho. Foi muita coincidência. Tudo na mesma semana. Desde esse tempo nunca mais votei em FHC, pois ele se mostrou inimigo dos crentes. E no seu trato com o ex-presidente Itamar Franco, cuspiu e pisou no prato que comeu, não uma, mas muitas vezes.

Parece que o trailer deste filme volta diante dos meus olhos nestes últimos meses. Vejo o Presidente Lula tão empolgado, trabalhando em favor da candidatura da senhora Dilma Roussef, que muito provavelmente será eleita às custas da popularidade do Presidente. E daqui a quatro anos quando ele tentar se candidatar de novo, sabe quem é que poderia cuspir e pisar no prato?

Quanto à Igreja e aos políticos evangélicos que estão rodeando a candidata do Presidente eu também tenho algo a dizer: vem aí o casamento gay, as cartilhas de homoafetifidade patrocinadas pelo MEC, a lei contra as palmadinhas nos bumbuns dos infantes e o controle da imprensa. E o bode expiatório da vez, vai ser o Pastor Silas Malafaia.






.
.

Um comentário:

Priscilla disse...

Se a CEMIG é de Minas Gerais, devemos isso a Itamar Franco.
http://www.itamar2010.com.br/noticia/agosto/itamar-franco-retomou-o-controle-da-cemig-para-minas-gerais