sábado, fevereiro 28, 2009

Jesus fará o milagre em sua vida


Poço Betesda
"Então, lhe disse Jesus:

Levanta-te, toma o teu leito e anda."

João Cruzué

Hoje é sábado, 28 de fevereiro. Fui caminhar um pouco pela manhã para deixar em ordem o físico que Deus me deu e que já passou dos 53 anos. O sol estava maravilhoso e o dia bem quente às 10h. Por onde caminho tem uma calçada na avenida com mais de um km de extensão, com marcas numeradas de 50 e 100m. Na ida o trecho é uma subida. Dias desses eu cometi uma loucura correndo uns 500 metros e o coração quase saltou pela boca - he he he! Na semana seguinte continuei "louco" e corri todo quilômetro. No final deste trecho, à direita tem outra rua com o nome de Albert Sabin, uma rampa íngreme com exatos 500m que para subir é ainda pior que correr o trecho anterior.

Eu estava precisando disso, pois em meu novo trabalho o calor do Centro de São Paulo. E no dia de hoje, eu fui caminhar, correr o quilômetro da ida, subir a rampa, descer, correr o mesmo quilômetro na volta - terrível - até chegar em casa. Quase morto. Se Deus quiser, amanhã será um belo domingo, e tenho pretensões de repetir a caminhada, e semana que vem, até perder um pouco de peso enquanto ganho mais disposição.

Como gosto de fazer toda semana, fico orando e esperando que o Senhor me dê inspiração para escrever um bom texto, de preferência um texto que a voz dele fale primeiro comigo, para que eu tenha certeza que falará também com outros. Parece coisa antiga, mas eu ainda me guio desta maneira: Se eu ouvir a voz de Deus em um texto, sei que meus leitores também ouvirão. E a palavra que moveu meu espírito hoje, foi um trecho muito conhecido que está na Bíblia em São João Capítulo cinco - O paralítico do Tanque de Betesda.

Eu trabalho na área da saúde. Sou um contador público e lido com pagamentos de várias coisas, principalmente remédios, materiais hospitalares, terminologias que já acostumei ouvir, tudo ligado a tratar de doenças e problemas físicos. No Hospital, uma romaria constante de todo tipo de enfermos, de certa forma parece um pouco com o Tanque de Betesda da Bíblia, onde os médicos procuram fazer o trabalho do anjo. São tantos males e tantas doenças que certamente todo orçamento anual da Cidade de São Paulo não conseguira dar solução. Se estamos vivos em meio a tudo isso, é porque Deus ainda faz milagres em nossa vida, e muitas vezes nem percebemos.

Jesus Cristo foi a forma que Deus planejou para se humanizar e revelar seu grande amor para com as nossas mazelas de cada dia. Jesus é Deus. Se alguém quiser saber um pouco sobre o amor de Deus, precisa ler e meditar no que está escrito e no que não está no seu Evangelho escrito por Marcos, Mateus, Lucas e João. Jesus é o cumprimento da profecia de Isaías: "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

Quando Jesus abordou o paralítico junto ao Tanque de Betesta, não estava apenas interessado em um simples deficiente, atrás daquele gesto, Jesus estava dizendo o quanto nos ama, embora não contamos com isso. Imagine aquele homem no desconforto de não poder andar... hoje eu estava caminhando, correndo, subindo e descendo, eu fui e eu pude voltar. Graças a Deus! É com muita alegria que lhe faço um convite para meditarmos junto no milagre que Jesus fez na vida do paralítico do Tanque de Betesda.

A primeira coisa que vamos meditar é que o paralítico nunca imaginou que iria ter um encontro pessoal com Deus. Deus para ele era algo distante, um Deus ocupado com outras coisas, outras pessoas, pessoas importantes: reis, ministros, governadores, presidentes.

A segunda análise é que podemos fazer é que o conhecimento científico de hoje, 2.000 anos depois, ainda não é capaz de fazer o mesmo paralítico. E que mesmo a terapia com células tronco, em que a medicina tem apostado alto, receio que não vá funcionar. Li, há poucos dias, que clínicas russas têm atraído muitas pessoas doentes e ricas com tal tratamento. O resultado foram dois cânceres, um em cada lugar da espinha onde foram injetadas. E agora?

Deus tem o manual do corpo, da alma e do espírito humano. O Criador não espalhou vírus nem qualquer forma destrutiva de saúde. Foi pelo engano e astúcia de Satanás que a fonte de todas formas e espécies de destruição age na humanidade pela brecha aberta pelo pecado na vida de cada um. Deus abomina o pecado porque ele destroi a beleza e o futuro das pessoas.

Entre a multidão de enfermos, cegos, coxos e paralíticos, à beira do tanque, estava o paralítico. Além de paralítico ele não tinha amigos. Ele reclamou para Jesus: Senhor não tenho ninguém que me ponha no tanque. Sempre desce outro antes de mim. Se ele tinha família, entendo que era um peso inútil para ela. De manhã alguém o levava, e talvez à noite alguém ia buscá-lo.

Por que Deus fez o milagre na vida daquele homem paralítico, solitário, peso morto da família? Existiria uma razão para que entre tantos doentes somente ele recebesse o milagre da cura? A resposta é sim. Para Deus fazer o milagre em sua vida, ele o atributo necessário: ânimo! Há 38 anos estava paralítico, mas sua presença à beira do tanque sinalizava que ele não queria morrer paralítico. Para Deus fazer um milagre em nossa vida é preciso que tenhamos algo. O paralítico não tinha pernas, não tinha companhia, sabia que outros desciam primeiro que ele, mas ele estava lá. Se tem uma coisa que comove o coração de Deus são os nossos sonhos. Ele tinha um grande sonho: o sonho de voltar a andar.

Sem sonhos não há milagres. Você precisa abrir o baú e retirar de lá seus velhos sonhos. Não perca seu tempo reclamando, odiando, se drogando, se matando. Você precisa voltar a sonhar. Sonhar como aquele paralítico. De todos os que estavam à beira do poço ele estava no fim da fila. Mas ele sonhava. Sonhou por 38 anos que iria andar - e andou!

Se você sonhar, não importa quantos anos passem, um dia você vai ouvir a voz de Deus em sua alma, daquela forma que só Deus sabe falar, Ele vai lhe dizer: Levanta, tome o teu "leito" e ande!



Aceite Jesus em uma Igreja Evangélica

.

5 comentários:

Anônimo disse...

Legal o texto João. Sabe uma coisa que eu pensei lendo? Tem um trecho que o senhor escreveu: "Entre a multidão de enfermos, cegos, coxos e paralíticos, à beira do tanque, estava o paralítico."
Eu imaginei uma cena com uma multidão dessas. Agora, imagina Jesus olhando as pessoas. O pecado, é como se fosse uma doença espiritual, não é? Então, quando Jesus olhava para as pessoas, mesmo que fisicamente "pefeitas", imagino que ele enxergava mais do que nós (afinas, Ele é Deus e Deus vê o coração). Uma pergunta para o senhor João: Jesus, quando estava aqui na terra, ele conseguia ver o mundo espiritual o tempo todo?
Abraço, desejo que Deus te abençoe grandemente, em nome de Jesus.

ROBSON SILVA disse...

Meu prezado amigo e Pastor, João Cruzue,

Há tempo não fazia uma visita ao blog... Tenho que confessar que está lindo... E as mensagens estão nem se fala: sempre inspiradas pelo Senhor!

Que Ele continue te abençoando ricamente!

Abraços fraternos,

Robson Silva
Prossigo para o Alvo...

Agora com meu mais novo blog:
É Legal ser Crente

midiã disse...

a paz irmão,,,hoje eu estava vazia ,,precisava ouvir a voz de Deus,,ai resolvi por no google como ouvir a voz de Deus..ate por que eu ouvi ontem e antes de ontem alguem me chamar na madrugada,,ai fikei na duvida se era o senhor Deus,mas nao consegui me levantar pra orar quando me ajoelho nao sai palavras,,creio que era msmo o senhor,,no google caiu aqui no seu blog,,creio foi Deus ,,quando li este texto sobre o paralitico de betesda q nao desistiu de seus sonhos ,e alcançou a benção,,e no final sobre abrir o bau,, ,, à uns tres anos atraz nao queria nem acordar so ficava dormindo para o dia passar logo,,pois n sonhava mais,,hoje retornei a casa do pai de novo tava afastada a uns tres meses,(de novo),,,mas n estava conseguindo sonhar mais,,,,e nesse texto Deus falou profundamente comigo em meu coração,,,me ajude em oração,,vou acrediar sim nos sonhos de Deus pra minha vida,,,que deus abençoe em nome de Jesus

Anônimo disse...

jesus arruma um emprego bom para mim e que eu consiga fazer um cursinho pré-vestibular!!!e exista gente que me ajude aqui na terra!!!

cintia disse...

DEUS PAGUE UM CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR PARA MIM EM NOME DE JESUS!!!