"Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia; antes, fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei." Isaías 55:10 e 11.
Em 07 de agosto de 1991, o inglês Tim Berners-Lee colocou online no CERN o primeiro site e a primeira página em linguagem HTML, e passou para a história. Naquela página estava uma aula de Internet. O conceito da WWW, como criar um browser (navegador), como configurar e instalar um host (servidor). Ele não patenteou o invento. É livre. Ninguém, na época, jamais imaginou o tremendo potencial e versatilidade que estavam escondidos naquelas poucas linhas. Hoje se fosse quantificar o valor de sua criação, valeria mais de um trilhão de dólares. Mas está aí de graça para ser aprendido e usado livre e universalmente.
De lá para cá centenas de outras mentes iluminadas pelo mesmo Deus foram acrescentando novas tecnologias e novos softwares compondo uma ferramenta ágil, poderosa e global. Depois das comunidades científicas, o comércio mundial se apropriou deste conhecimento. Hoje, pela manhã, eu estava pesquisando o preço de um conjunto de sofás, online, sem sair de casa. Bilhões de produtos são comprados e vendidos sem precisar sair de nosso lugar. Indústrias, bancos, supermercados, hotéis, escolas, academias, clubes, etc. O mundo está ao alcance de nossos dedos.
Infelizmente, não foram somente empresas normais que tiveram acesso a este conhecimento e a esta ferramenta, a Internet. Muitas coisas que são condenadas pela Bíblia e promovidas pelo adversário também estão ali. A prostituição, a pornografia, o terrorismo, a discriminação, as drogas, venda de armas, contrabando, difamações, pedofilia, etc. e muitas outras coisas podres que não são aceitas por um cristão. É por isso que a Igreja do Senhor não pode ficar de braços cruzados e deixar de iluminar e salgar a comunidade global que frequenta a Internet. O bom cheiro de Cristo deve ser espalhado pelas palavras de um texto que publique conteúdo cristão.
Há menos de uma década começamos a ouvir um nome esquisito: Blog! O que é um blog? é um site descomplicado. Não é preciso nenhum conhecimento de linguagem HTML para criar, escrever e publicar um. Há grandes portais que oferecem espaço gratuito em seus servidores para hospedá-los. Google, Wordpress, Vox, entre outros. Em dez minutos você se inscreve, escolhe o modelo, escreve um texto e publica. Um site pré-configurado para uso de leigos. George Bush e Barack Obama ganharam eleições nos EUA usando essas ferramentas para comunicação e arrecadação de fundos. No Brasil, os blogs ainda não foram popularizados, mas a partir deste ano as novelas globais vão cuidar disso.
De cinco anos para cá, a comunidade evangélica descobriu os blogs. A primeira comunidade de blogueiros que conhecemos foi a Blogosfera Cristã da evangélica Poliane Latta. Em seguida veio a União de Blogueiros Evangélicos do irmão Valmir Milomem, e mais recentemente a CNBC do irmão Lucas Junior. As duas primeiras comunidades congregam mais de 2.000 blogueiros. Dados de janeiro 2009. Estas comunidades exercem um papel importante no incentivo à blogagem, no compartilhamento de saberes e na difusão de tecnologia. Fazem história e disseminam a cultura evangélica em variados estilos e áreas.
Até 2008 os blogs praticamente passaram despercebidos pelos 30 milhões de evangélicos brasileiros. Entretanto, há um viés de uma mudança muito rápida neste cenário. Centenas de líderes evangélicos estão descobrindo o valor e o poder de "fogo" de um blog em comunicação, evangelismo e missões. O que se publica na língua portuguesa em um minuto, no outro já está disponível para todo o mundo. Muito útil para missões. Mensagens e sermões podem ser escritos e pela ação do Espírito Santo colocado diante dos olhos de quem precisa, esteja onde estiver. O Rádio e a TV são locais ou restritos a territórios e alcance. A palavra escrita e publicada em um Blog tem alcance global. Se o texto em um blog fosse um folheto de evangelização, você pode entregá-lo para qualquer pessoa que fale a sua língua em qualquer prédio, mansão, cidade, país. Basta que escreva com unção e ore para que o Espírito Santo o leve a quem precisa.
Em menos de dez anos, a banda larga de Internet vai estar presente na maioria dos lares brasileiros. Assim como uma TV. Aliás, computador e TV podem estar juntos em um só aparelho. E quando esta época chegar - está bem ali - precisamos ter blogueiros experientes, maduros, conscientes, éticos, editando blogs de leitura agradável, inspirada e motivadora. O ano de 2009 vai ser um divisor de águas: será o ano da popularização dos blogs entre as lideranças evangélicas. O pastor deve blogar, o Evangelista deve blogar, o professor evangélico, o missionário, cantor, escritor, poeta, todo líder de algum trabalho na casa do Senhor pode blogar. Para isso, o cuidado com a língua portuguesa é um requisito básico. Entretanto o maior erro não é escrever errado, mas o medo de escrever ou escrever sem inspiração, mecanicamente. Quem tem alguma experiência em digitar textos no Word, sabe: ali existe um corretor ortográfico que ajuda a corrigir erros ortográficos.Um blogueiro, segundo minha estimativa, leva pelo menos dois anos para amadurecer e se conscientizar de que o contador de visitas é menos importante que a mensagem publicada.
O "motor" de arquivo e busca do Google, responsável por 90% das buscas em língua portuguesa, é o maior divulgador e publicitário dos blogueiros que escrevem, que criam, que publicam coisas de própria autoria. Pode ser desajeitado dar o primeiro passo, escrever a primeira palavra de um texto, mas é a mesma coisa que aprender a andar. Se você anda, é porque passou por um processo de tentativas e ajuda. Engatinhar, cair, levantar, continuar até aprender. Blogs são parecidos. O importante é começar; mais importante ainda é não esmorecer até o amadurecimento. Diria que a Parábola do Semeador é um texto de cabeceira de um blogueiro iniciante. O inimigo, o desânimo e o abandono impedem o nascimento, o crescimento e a frutificação da semente.
O ano de 2009 ficará na história como o Ano dos Blogs Evangélicos. É tempo de fazer planos para criar e editar um Blog. Se você já tem um, faça proselitismo. Procure blogueiros em potencial na sua Igreja, incentive, desafie, conduza-os até à fonte. Valerá a pena. Lembre-se de que o apóstolo Paulo era um teólogo cego. Até o momento que Deus mandou Ananias orar e ungi-lo. Quem poderia imaginar que atrás daquele homem perseguidor estava o maior missionário de todos os tempos que a Igreja cristã já teve? Da mesma forma, o maior e mais ungido escritor evangélico deste país pode nascer de um blogueiro. E este blogueiro pode estar na sua Igreja, ou dentro da sua casa.
É tempo de blogar. O mundo tem fome de Cristo. Juntos, nós podemos surpreender.
Inscreva-se na UBE - União de Blogueiros Evangélicos
cruzue@gmail.com
.
5 comentários:
Textos cada vez mais sensacionais e precisos. Eis aí o cronista da blogagem evangélica: João Cruzué!
Excelente trabalho, atuando com o mesmo amor e desenvoltura tanto na base quanto na vanguarda.
Por favor, republique este texto na Confeitaria.
Um abraço do Sammis
Amei o texto. É hora de tirar os servos de Deus do anonimato. Quando estamos ligados no trono sempre temos algo para dizer que pode transformar o mundo. Portanto, todo o crente em Jesus, cheio de graça e unção tem muito para contribuir através de blog. Parabéns! Que Deus continue iluminando sua mente para escrever palavras de incentivo e ânimo a toda a comunidade cristã; e palavras de desafio e de amor para aqueles que ainda não têm Jesus.
Que Deus o abençoe!
http://cleuzano.blogspot.com
Maravilha! Texto objetivo e bastante didático. Parabéns!
No amor de Cristo,
irmão André
Teu Alliadoo
Olá João!
Tenho acompanhado o blog Olhar Cristão durante algumas semanas, lendo seus textos e conhecendo-os melhor.
Agora, estou acrescentando um link para o Olhar Cristão no meu blog Marcados para Impactar (http://marcados.wordpress.com). Parabenizo-o pela abençoada iniciativa e pelo apoio que o irmão tem dado à criação de blogs cristãos de qualidade.
Quando puder, passa lá no Marcados e dá uma lida. É um blog voltado para a edificação da Igreja e o despertamento dos crentes para uma vida em conformidade com a imagem de Jesus.
Um abraço em Cristo,
Vinícius
Caro amigo,
De fato o uso da internet terá, nos próximos anos, um papel primordial no campo do evangelismo e do discipulado.
É preciso que cada vez mais cristãos conscientes utilizem desta ferramenta para multiplicar o conhecimento e revelação que vem do alto.
Dar os primeiros passo não é nada fácil. Romper as barreiras, principalmente da faltad e tempo para escrever um texto de qualidae, requer um esforço muito grande mas que certamente será recompensado.
Excelente post.
Postar um comentário