domingo, outubro 21, 2007

Igreja evangélica cubana II

Alfredo Gomes, Juan Carlos Escobar - da AADD* da Espanha
e Eliseo Villar, vice-superintendente da AADD de Cuba.
*AADD - Assembleas de Dios

Por João Cruzué

Na primeira postagem sobre a Igreja Evangélica em Cuba, publicamos a tradução de um entrevista com o Superintendete Geral das Assembléias de Deus cubanas, Pastor Hector Hunter Wright, feita em 1999, pela AG americana com sede em Springfield - Missouri.

Nesta segunda reportagem trouxemos informações mais recentes ( 2005) a partir de um informativo da Sociedad Biblica de España, assinado por seu diretor, reportando um visita às Igrejas cristãs cubanas. Ao fazer a comparação entre os números de 1999 com os de 2005 pode se ter uma idéia do crescimento do Evangelho na Ilha de "El comandante" Fidel Castro.

Não sou perito em tradução de espanhol, quem quiser ler o original, por favor acesse o Blog Mirar Cristiano .



Tradução de João Cruzué
para o Blog Olhar Cristão


"
Visita da Sociedade Bíblica de Espanha às Assembléias de Deus em Cuba – Próximo da meia noite do dia 03.jun.2005, chegaram a Cuba a expedição missionária das Assembléias de Deus da Espanha para compartilhar os próximos três dias de ministério intenso. Com a delegação chegam os líderes das AADD da Espanha: Juan Carlos Escobar, Presidente; José Maria Romo, Secretário executivo; Alfredo Gómez Moneo, Diretor de missões e Irmã Consuelo, responsável pelo projeto de cooperação com as igrejas cristãs de Cuba. Com eles, duas equipes de 09 e 05 pessoas, respectivamente, que nos próximos 15 dias, trabalharam com as Igrejas Assembléias de Deus em diversas partes da Ilha.

Os três dias,
incluindo o de nossa partida à noite, foram cheios de reuniões, visitas ás Igrejas e um culto especial de orações pelas 20.000 bíblias doadas nesta ocasião. Na ausência do Superintendente geral das AADD em Cuba, Pastor Hector, em viagem fora do país, nos recebeu o vice-superintendente , Pastor Eliseo Villar. “Nosso único lema é Cristo, e não as ideologias – nos disse ele – e isso é o que estamos experimentando em Cuba, onde há fome e sede da Palavra de Deus. Nos anos 1988 -1990, aconteceu em Cuba uma grande sacudida de milagres, coincidindo com uma grave crise econômica. Desde aquele momento o crescimento da Igreja tem sido extraordinário”

20.000 Bíblias da ADDD da Espanha
para os irmãos cubanos
junho - 2005

Alfredo Gomes Arce, secretário executivo geral da AADD cubana, nos conta que nos anos 80, havia no país 86 templos e 120 pastores, na denominação. Hoje são 720 templos e 3.280 casas de cultos, que fazem um total de 4.000 congregações com um rol de que passa de 250.000 membros e mais de 500.000 congregados freqüentando a Escola Dominical. O corpo ministerial credenciado forma-se com 721 homens e 539 mulheres de Deus, um total de 1.260 pastores e pastoras. Ademais, existem 600 presbíteros e 2.400 ministros (diáconos)laicos, com credenciais. Em todo país ainda há 6.000 grupos de leitura orações e leitura bíblica, que se reúnem nas casas, alguns deles nos lugares mais remotos das montanhas ( Sierra Maestra?) onde ninguém chega. Irmão Andavert (Diretor da SB de Espanha)tem muita demanda de bíblicas – disse-nos Alfredo – alguns se batizam e têm tão somente um Evangelho ou um Novo Testamento.

Estamos muito gratos por estas Bíblias, que serão uma grande bênção para os crentes, mas necessitamos muitas mias, pois há grande escassez. Também necessitamos Bíblias para o cárcere. Centenas se convertem na prisão. Irmão, há fome no povo cubano por ler a Bíblia,inclusive entre os crentes. Todos querem possuir um Bíblia. O Pastor José Cabrera nos conta como sua igreja de 1.000 membros se repartiu em oito congregações menores em bairros distintos e, hoje, são congregações independentes que passam, cada uma delas, de 700 membros e uma de suas maiores necessidades é poder dar uma Bíblia para cada crente.

No domingo, dia 05/06/05, pude comprovar muito do que havia ouvido em uma igreja AD do Bairro “El Diezmero” pastoreada por Samuel Saavedra, onde compartilhei a palavra em um templo completamente cheio. Em uma noite fui em um culto extraordinário, o templo do Bairro de “Infanta” da Igreja Fonte da Vida, estava que não cabia mais um alfinete. Um longo culto de três horas de adoração e pregação da palavra de Deus sob uma mensagem inspiradora do Pastor Juan Carlos Escobar (AADD Espanha) além das participações de todos os visitantes. Temos vindo para penetrarmos profundamente de Cuba – disse o Presidente das AADD da Espanha – e nostra convenção espanhola está totalmente comprometida convosco. É maravilhoso ver que instituições com a AADD e a Sociedade Bíblica se unem para glorificar e dar a Palavra.

Poderia continuar e não terminar mas creio que este relato oferece uma síntese bastante precisa do que foi esta viagem e das portas que se abrem para ser uma benção para outros. Com estas linhas quero render uma sincera, mas sentida homenagem a este povo cubano batalhador pelo Evangelho com quem em poucos dias tenho aprendido muitas coisas das quais vale a pena não esquecer. Minha gratidão especial a todos os que têm me recebido e ajudado nesta viagem e em especia a José Lopez, Secretário da Comissão Bíblica em Cuba, herdeiro infatigável da Palavra eterno – meu colega em Cuba.

Pepe, como o chamam todo mundo carinhosamente, é um homem comprometido, queridíssimo por todo mundo e eficaz em seu ministério. É conhecedor da obra em Cuba como ninguém e um grande amante de todo patrício em Espanha. Ele foi meu guia e anfitrião, de luxo. Também meu reconhecimento e gratidão as Assembléias de Deus de Espana, verdadeiro artífice desta ação missionária e em especial Jose Maria Romo, Alfredo Gómez e Juan Carlos Escobar, por sua visão. Com eles passamos momentos maravilhosos de companheirismo cristão no campo de trabalho. Todos eles comungam paixão por missões".

José Luis AndavertDiretor Geral da Sociedade Bíblica de Espanha.

Tradução de João Cruzué para o Blog Olhar Cristão.

Espero que tenham gostado
cruzue@gmail.com

4 comentários:

Carlos Roberto, Pr. disse...

Caro irmão João Cruzué!
A Paz do Senhor!
Muito bom seu artigo no blog da UBE - União de Blogueiros Evangélicos.
Acredito que sua experiência de anos na blogosfera, pode auxiliar em muito os mais novos, como eu por exmplo.
Parabéns pelo seu blog.
Pastor Carlos Roberto
www.pointrhema.blogspot.com

Anônimo disse...

Olá irmão, eu sou do Rio de Janeiro, Brasil, tenho 3 Blogs, e com muito carinho estou visitando este espaço, que é muito bom, parabéns! Desejo que Deus abençoe sua vida e sua família! Fique na Paz! ABraço!

Pastor Marcus Soares disse...

PASTOR MARCUS SOARES.

Ólá queridos, sou pastor intinerante, prego pelo brasil, e gostaria de que os irmãos me desse uma oportunidade pra gente está fazendo uma cruzada aí, se quiser pode ver meus videos no youtube - no orkut.

Deus abençoe

RAFAEL JUSAN disse...

BOA NOITE,

ME CHAMO RAFAEL JUSAN.

HA ALGUNS DIAS ESTOU ORANDO PELO PAIS DE CUBA.

TENHO VONTADE DE IR LEVAR A PALAVRA DE DEUS E LUTAR PELA LIBERDADE DE ADORAÇAO A ELE.

GOSTARIA DE RECEBER CONTATO DE PESSOAS QUE ESTAO EM CUBA PARA INICIAR TRABALHO DE ADAPTAÇAO.

CASO QUEIRAM ME AJUDAR SEGUE MEU E-MAIL: RAFAEL.JUSAN@HOTMAIL.COM
DEUS OS ABENÇOEM. AMEM.