sábado, outubro 13, 2007

Curiosidades bíblicas


Capa da Bíblia de Genebra


Quantos versículos tem a Bíblia?
A Bíblia, edição Revista e Corrigida na tradução de Almeida, possui 31.105 versículos.

Em quantos capítulos a Bíblia está dividida?
A Bíblia está dividida em 1.189 capítulos.

Quem dividiu a Bíblia em capítulos?
A Bíblia Sagrada foi dividida em capítulos pelo inglês Stephen Langhton, teólogo, Bispo de Canterbury - Inglaterra, e professor da Universidade de Paris - França, entre 1234 e 1242.

Quem dividiu a Bíblia em versículos?
A divisão do Antigo Testamento hebraico, em versículos foi concluída entre os séculos IX e X pelos "massoretas", estudiosos judeus das Escrituras Sagradas. Com hábitos monásticos e ascéticos, os massoretas dedicavam suas vidas à recitação e cópia das Escrituras, bem como à formulação da gramática hebraica e técnicas didáticas de ensino do texto bíblico. Influenciado pelo trabalho dos massoretas no Antigo Testamento, um impressor francês, que morava em Gênova, Itália, chamado Robert d’Etiénne, concluiu a divisão do Novo Testamento em versículos no ano de 1551.

Qual foi a primeira Bíblia completa publicada em capítulos e versículos?
A primeira Bíblia a ser publicada incluindo integralmente a divisão de capítulos e versículos foi a Bíblia de Genebra, lançada em 1560, na Suiça. Os primeiros editores da Bíblia de Genebra optaram pela sua divisão em capítulos e versículos, porque chegaram a um consenso de que isso seria muito útil para a memorização, a localização, e a comparação de assuntos bíblicos.



cruzue@gmail.com


.

2 comentários:

Unknown disse...

Boa Noite!
Estás informações são legais, para quem quer conhecer a respeito do aspécto histórico do cristianismo.
Parabens pelo sue blog.
Alexandre Canevari
http://tradumusic.blogspot.com/

Tati Dias disse...

Querido irmão, fiquei muito feliz quando recebi o seu comentário! Desculpe-me por ter demorado tanto para respondê-lo. A cada dia, seu blog está conseguindo ser melhor (se é que isso é possível!). Mas que tudo seja para a glória de Deus.
Um grande abraço pra ti e toda a sua família. Inté.