domingo, setembro 15, 2013

O milagre do perdão

.

Perdão
João Cruzué

O perdão é um mandamento bíblico ordenado por Jesus Cristo. Os efeitos do perdão são benéficos tanto para quem perdoa quanto para quem é perdoado. O objeto do perdão pode ser uma mágoa, um pecado, um sentimento de culpa, um prejuízo sofrido, uma palavra maldosa, uma atitude infeliz, uma omissão, uma traição - enfim, coisas que fazemos ou deixamos de fazer no dia a dia. Quando estas coisas são tratadas com o "detergente" divino do perdão, milagres podem acontecer em nossa vida. Quero meditar com você, nesta noite de domingo, sobre a cura do paralítico de Cafarnaum, registrado no Evangelho em Lucas 5;17-26.

Jesus Cristo tem competência, autoridade, autonomia, para perdoar. O perdão é uma ação que transcende à matéria e atua no campo espiritual, onde nossos olhos físicos não conseguem prescrutar. E neste texto isto fica muito claro quando Ele disse, mais ou menos nestes termos: Para provar para vocês que o Filho do Homem (Ele, Jesus) tem sobre a terra o poder de perdoar pecados, paralítico eu te digo: Levanta, toma a tua cama e vai para tua casa.

Ele decidiu operar este milagre porque os presentes, entre eles muitos líderes religiosos, ficaram murmurando de sua afirmação anterior, quando tinha dito ao paralítico: Homem, os teus pecados te são perdoados. Eles não gostaram do que ouviram.

Há vários tipos e graus de pecado. Desde uma desobediência simples até um assassinato ou adultério. Também há os pecados de omissão, quando alguém se vê diante de uma situação que deveria ter sido generoso e trancou a porta da bondade do próprio coração. Homens e mulheres podem ser protagonistas das mais perversas ações e, como podemos ver, no texto em análise, o pecado do paralítico precisava primeiro de perdão, para que depois pudesse andar.

A meu ver foram dois os milagres: O perdão dos pecados e o "levanta-e-anda".  Não está claro no texto quais foram os pecados o paralítico, mas coisa pequena não foi.

O pecado é algo praticado que desagrada aos olhos de Deus.  Entretanto, a vida cotidiana em meio a uma sociedade corrupta, pode distorcer o perigo real do pecado. Em certos textos do Evangelho, o pecado é comparado ao fermento que uma vez colocado da massa vai aumentando  seu volume. E, algo que era pequeno de repente se torna muito grande. 

Da mesma forma que os pecados daquele homem o levaram à paralisia, a mesma coisa está acontecendo agora na vida de muitas pessoas, casas e famílias - principalmente nestas. E o ódio é um dos maiores cadeados que prende as correntes invisíveis do pecado. Odiar é oposto de amar. Se Cristo disse para amar, na cartilha do diabo o comum é o odiar. No caso do paralítico, é muito provável que aquilo que ele fez deva ter causado muito prejuízo a alguém ou a várias pessoas. E, geralmente o autor deste tipo de pecado não se lembra de ter praticado tal malfeito, porque costumamos nos lembrar apenas daquilo que sofremos.

Eu sei que há por aí uma multidão de pessoas que não conseguem se librar das mágoas sofridas, maus tratos, desprezos, traições, estupros de familiares - de coisas horríveis que não me vêm à mente neste texto. Mas, uma coisa eu sei: José conseguiu perdoar seus irmãos. Deus perdoou Arão, depois da oração e Jejum de Moisés. Jesus perdoou a Pedro, depois deste tê-lo negado três vezes. Saulo de Tarso prendia e matava cristãos, até que teve um encontro com o Senhor e recebeu o perdão divino.

Se o Senhor Jesus determinou que é preciso perdoar para ser perdoado, é porque sabia que o resultado do perdão é maravilhoso para ambas as partes - principalmente para aquele que sofreu humilhações e prejuízos.

Quando o Senhor perdoou os pecados do paralítico, houve um pensamente crítico na mente dos religiosos presentes. Mas, para mostrar que ele - Jesus - era mesmo o Filho de Deus, completou o serviço: Homem, levanta  e toma a tua cama e vai para tua casa.

Mas se Jesus não está mais hoje nas ruas da minha cidade, como é que ele pode me perdoar? Pode, sim. Em sua palavra, ele mesmo disse: Eis que estou convosco todos os dias - Mateus, 28:20.

Se  você carrega mágoas, amarguras, humilhações, prejuízos que sofreu, chegue diante da presença de Deus dentro do quarto da sua casa e fale para Deus do seu desejo de perdoar. Da sua dificuldade em perdoar. Mas faça planos para perdoar. Perdoar parece ser difícil, mas não o é. Jesus foi crucificado e morto pelos religiosos do seu próprio povo. Ele já sabia disso e em uma das suas últimas palavras na cruz, ele disse - Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem. É a força da presença de Jesus que nos dá a capacidade de perdoar. Perdoe, e volte seus olhos para o futuro é lá que estão muito mais bênçãos, duas vezes, quatro vezes, dez vezes mais bençãos do que os prejuízos que já sofreu.

Se você, conscientemente, sabe que foi o autor de uma ou várias atitudes que causaram dor, humilhação e prejuízo às pessoas, aí não basta fechar a porta do quarto e orar. Se já é crente, procure um pastor para lhe aconselhar. Pode ser que alguns tipos de ações que você praticou precisam de mais cuidados no pedido de perdão. Via de regra, enquanto sua consciência martelar, o assunto não ficou resolvido. Seu pedido de perdão deve ser sincero. Se deu prejuízo financeiro por exemplo, siga o exemplo de Zaqueu. Não banque o esperto, para levar vantagem. Cada caso é um caso, mas o que importa é mostrar para Deus que você está arrependido e disposto a pedir perdão com sinceridade.

Tendo feito a sua parte, agora peça o milagre de Deus na sua vida.

Eu não sei o que você precisa, mas o Senhor Jesus sabe. Pegue um pedaço de papel, sente-se a uma mesa da sua casa e faça duas coisas: primeiro, ore a Deus e  diga para Ele: Senhor, eu sou o fulano de tal. Estive em falta contigo, mas agora já liberei o perdão para esses e aqueles assuntos.  Dei prejuízo Senhor, mas já fui lá e conversei, propus fazer a minha parte; arrependi-me de verdade. Agora Senhor, se tu quiseres, faz o milagre em minha vida: eu preciso disso, disso e daquilo.

Quem tem ouvidos ouça a voz do Senhor:

Mateus 7:8: "Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á." Amém.

Mateus 6:14: Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; 

Mateus 6:15: Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas. 

Continue lendo:

I João 2:1:  MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 

2 E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. 

3 E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. 

4 Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. 

5 Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. 

6 Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou. 

7 Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes. 

8 Outra vez vos escrevo um mandamento novo, que é verdadeiro nele e em vós; porque vão passando as trevas, e já a verdadeira luz ilumina. 

9 Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas. 

10 Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo. 

11 Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos. 

12 Filhinhos, escrevo-vos, porque pelo seu nome [Jesus Cristo] vos são perdoados os pecados. 




.




4 comentários:

disse...

Pastor,publiquei uma mensagem sua no meu blog,que Deus o abençõe e que essa dura realidade em qual estamos inseridos não afete nossos principios e valores cristãos,pois a frieza já chegou a igreja e é muito difícil conviver com ela!

Joao Cruzue disse...

Oi, Rô!

Deus nos deu os amigos com o propósito de não nos deixar desanimar de escrever.

Obrigado.

Juscelino Nery disse...

Sabe irmão João, perdoar não é difícil até que se viva uma situação que vá lhe exigir que perdoe, ou seja, até que ocorra uma situação que estraçalhe a sua alma, faça você sentir muita dor na alma e no espírito, seja massacrado com palavras duras, julgamentos incorretos e até calúnias. Aí eu diria, com toda sinceridade: não é fácil perdoar, ou melhor, não me está sendo fácil perdoar. Acho que minhas mágoas, ressentimentos e marcas indeléveis que restaram no meu ser, demorarão muito tempo para serem saradas e eu possa sentir que é hora de perdoar. Mas por enquanto, sinceramente, não. Não consigo, não quero nem ver a pessoa nunca mais na minha frente. Isso é muito triste para um cristão, mas não posso ser hipócrita e ainda não virei anjo. Perdoar leva bastante tempo! E por incrível que pareça, até então eu nunca tinha sentido mágoas e ressentimentos de ninguém; agora eu os sinto.
Senhor Jesus, ajude-me a perdoar!

Abraços,

Joao Cruzue disse...

Abraço Juscelino.

Estava sentindo falta de seus comentários.

Vamos em frente, com a bênção de Deus.