sábado, junho 30, 2012

IBGE - Mapa religioso do Brasil Censo 2010

João Cruzué

Caro amigo, fiz uma tabulação de dados dos 27 gráficos das estatísticas oficiais  da religiosidade brasileira disponibilizados pelo IBGE na data de hoje: 29/06/2012.  Quero ressaltar que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística não fez uma contagem física pessoa por pessoa. Quando o agente do IBGE este em minha casa, ele não perguntou sobre minha religião. Da mesma forma isto não foi perguntado na maioria dos lares. Como nas estatísticas oficiais dos censos anteriores, os dados foram obtidos e tabulados por um processo  científico de amostragem.

Minha tabela é original e inédita.  Ela foi ordenada a partir dos estados com maior percentagem de crentes.

Mapa 1
Mapa Religioso Oficial do Brasil - Censo IBGE  2010
.
Os dados estão em ordem decrescente, a partir do Estado com maior porcentagem de evangélicos - Rondônia (com 35%), até chegar ao Estado com menor participação, o Piauí, (9,7%).  O Estado que está exatamente dentro da média nacional de 22,1% é o Paraná.

A população católica, que segundo o IBGE era de 73,6%  no Censo 2000, caiu   para 64,6% em 2010. Os Evangélicos eram 15,4%  e agora são 22,2%  da população brasileira.  O IBGE levou 19 meses para apresentar o Mapa Religioso do Brasil do censo de 2010.

Os católicos romanos eram  124.976.912 fiéis em 2000. Pelo dados do  IBGE,  caíram para 123.280.173 em 2010; queda de 1,4%.

Mapa Evangelicos
Taxa média de crescimento de evangélicos de 1940  a 2010 - Fonte de dados: IBGE
Os evangélicos eram 26.166.930 em 2000 e  42.275.437 em 2010. Crescimento de  61,45%. Taxa anual média (composta) de crescimento de 4,91%  ao longo de 10 anos. Mantendo esta mesma taxa de crescimento anual, estimo que evangélicos e católicos estejam iguais em número por volta do ano 2033.

A população brasileira em 2000 era de  169.799.170. No Censo atual é de 190.755.799.

Os que se declaram sem religião eram  12 milhões em 2000 e  15 milhões em 2010.

Em abril de 2009, fiz uma projeção do crescimento dos Evangélicos estimando em 19% a população evangélica no final do ano seguinte. Cerca de 36,5 milhões de 192 milhões. Errei por 6 milhões. Mas minhas projeções foram mais realistas do que os dados do SEPAL  divulgados na Internet como 57 milhões  de crentes estimados em 2011 e o dobro disso em 2020. 

No ano passado, com base nas tabulações de dados da FGV/CPS sob a supervisão do Economista Marcelo Neri, refiz os cálculos utilizando as taxas de evangélicos por Estado  vezes a população brasileira de cada @Estado do site do IBGE. Os números chegaram a 21,3%, ou 40 milhões de crentes.

Com a publicação de hoje, já temos os dados oficiais do IBGE e um dado novo e relevante surgiu deste Censo 2010: O número das pessoas que se declaram sem religião já são 8% da população brasileira. 

Analise
Evangelicos  por gênero e local de  habitação

O termo "Outras Religiões" Cristãs do IBGE, creio que sejam , Testemunhas de Jeová e Mormons e Espíritas, predominantemente.

Espero que tenha gostado da análise.

João Batista Cruzué/Blog Olhar Cristão





9 comentários:

Daladier Lima disse...

Enquanto isso a UMADENE, União de Ministros das AD no Nordeste, necessita de um plano de evangelização. Os estados do Nordeste estão na rabeira do levantamento. Oremos!

Ronaldo Corrêa disse...

Que ótimo trabalho, irmão João!

No entanto, fiquei bastante preocupado com o nosso estado de Sergipe, que está na penúltima colocação do ranking em termos percentuais.

Nos mudamos de MT recentemente e eu já sabia que havia uma diferença no índice de evangélicos em comparação com SE; mas não imaginava que era tão acentuada a ponto de SE ter a metade do percentual de MT. Em números absolutos é pior ainda, pois é o menor estado do país...

Que Deus tenha misericórdia do nordeste. Especialmente do sertão, onde a seca destes últimos 30 dias está massacrando a população...!

Se me permite, peço que quem puder contribuir com algum trabalho missionário que sua igreja porventura desenvolva no sertão nordestino, contribua de bom coração. E quem não puder, ore, que será também de grande ajuda...

Certamente O Galardoador não se esquecerá de vosso gesto.

Francis disse...

Olá,
Acredito que exista um perigo oculto na divulgação desses dados, já que não existe uma unidade de pensamento no meio evangélico. Observa-se que caracteriza-se como evangélico todos os que estão na linha da Reforma,mas há muitas diferenças, nós sabemos disso. Do total obtido um percentual superior a 30% seja de membros da Assembléia de Deus (cerca de 14 milhões). Mas qual AD? A renovada, a Madureira, a outra re-renovada? Enfim... Os Batistas tradicionais são evangélicos como os do bispo mercantilista? Por uma questão de honestidade diante de Jesus, precisamos refletir sobre os números, e solicitar que se façam as divisões por denominações, a fim de que saibamos além da quantidade, a qualidade de crentes que somos. Caso contrário estaremos, em verdade, estimulando o crescimento de falsas doutrinas, que negociam o Céu e não estimulam as virtudes e a Fé, indispensáveis à morada de Deus em nossos corações. E/T sou Presbiteriana.
Francis
Franckie.avignon@gmail.com

Joao Cruzue disse...

Oi Francis,

A paz de Cristo.


Há vários pontos de observação na divulgação deste mapa. Por exemplo, quem gosta de evangelização vai perceber que o estado do Piauí tem apenas 9 crentes em 100 pessoas.

Também mostra que é preciso evangelizar mais no Nordeste.

Quanto ao "perigo" de divulgação destes dados, não vejo da mesma forma. Há mesmo gente que pode entender os dados de um ponto de vista bairrista, mas eu vejo de outra forma. Com incentivo a um esforço para pregar o nome de Jesus como salvador, perdoador, abençoador e libertador.

Fiquei enriquecido com o comentário da minha Irmã em Cristo.

Como jornalista cristão e conhecedor de um pouco de estatísticas, não poderia esconder esta informação.

Um abraço em Cristo

Sidney Xavier de Sousa disse...

Excelente trabalho!

"E aquele que prega, pregue ainda mais..."

1- Meu Brasil, nação gigante e mui sublime, creio ver-te muito breve bem maior, combatendo a iniquidade, o vício, o crime, redimido aos pés de Cristo, o Salvador.

Meu Brasil! Meu Brasil! Abre o largo peito e deixa a luz raiar! Meu Brasil! Meu Brasil! O Evangelho de Jesus te quer salvar!

2-Debelar a escuridão minh'alma anseia, do teu meio, onde o Evangelho prega a paz. Espalhando livros santos a mancheia, a vitória, meu Brasil, alcançarás.

3-Não te peço, meu Senhor, poder, riqueza, nem as glórias que oferece o mundo vil: Dá que eu possa ver fulgindo de beleza, na coroa de Jesus - o meu Brasil.

HARPA CRISTÃ Nº633
Autor: A.Mignão.

Sidney Xavier de Sousa disse...

Excelente trabalho!

"E aquele que prega, pregue ainda mais..."

1- Meu Brasil, nação gigante e mui sublime, creio ver-te muito breve bem maior, combatendo a iniquidade, o vício, o crime, redimido aos pés de Cristo, o Salvador.

Meu Brasil! Meu Brasil! Abre o largo peito e deixa a luz raiar! Meu Brasil! Meu Brasil! O Evangelho de Jesus te quer salvar!

2-Debelar a escuridão minh'alma anseia, do teu meio, onde o Evangelho prega a paz. Espalhando livros santos a mancheia, a vitória, meu Brasil, alcançarás.

3-Não te peço, meu Senhor, poder, riqueza, nem as glórias que oferece o mundo vil: Dá que eu possa ver fulgindo de beleza, na coroa de Jesus - o meu Brasil.

HARPA CRISTÃ Nº633
Autor: A.Mignão.

Filipi dos Santos Ribeiro disse...

Gostei mt da tabela por estado. Só uma observação. O IBGE não considera os adventistas como para-protestantes, mas como evangélicos de missão. Portanto, os adventistas estão excluídos da tabela outros,e incluídos na tabela dos evangélicos. Na outros estão os mórmons, testemunhas de Jeová, judeus, muçulmanos, religiões orientais. A inclusão dos adventistas nos evangélicos de missão vem desde o censo de 2000 (não me lembro do de 1991). Sociologicamente, os adventistas são protestantes tardios (junto com batistas e metodistas) pois creem na trindade, divindade de Cristo, infalibilidade da Bíblia e salvação pela graça; diferente dos mórmons e testemunhas de Jeová. Fiquem na paz.

Joao Cruzue disse...

.

Boa observação, Filipi. Você trabalho no IBGE?

Abraço,

Obrigado pelo comentário.


.

Missão Cristã Vivos! disse...

Caro irmão João, quero utilizar as tuas tabelas do IBGE em meu site, claro, citando a fonte e autor. É possível?

Meu site: www.VIVOS.com.br

Pr Elias