domingo, junho 17, 2012

A cura da depressão com oração e atividades físicas


Caminhadas
 João Cruzué

Quero iniciar nossa conversa cotando uma frase do início do Evangelho segundo Lucas: "Porque para Deus nada é impossível" Lc. 1:37.; e esperando  que, se o Espírito Santo quiser, este assunto chegue até "teu" coração em tempo oportuno. Com sua permissão, vou restringir o alcance da palavra impossível, para aquilo que humanamente pode ser feito.

 Vivemos em um geração que o mundo passa por mudanças diárias. Nunca em tempo algum aconteceu tantas mudanças. É muita informação para assimilar em uma velocidade que nós humanos estamos acostumados. As nações globalizaram seus negócios e hoje são dependentes umas das outras.  Basta um problema com as finanças da Grécia ou um terremoto no Japão ou uma queda de um ponto no PIB do último trimestre da China para agitar as finanças globais. Em uma semana de recessão forte, como a recessão americana de 2008, trilhões de dólares  são perdidos 

Estas e outras coisas menores trazem  uma sensação de insegurança. A insegurança produz estresse. E muito estresse distorce a realidade das coisas. De repente, qualquer problema a ser enfrentado aparece aos nossos olhos como uma montanha ou uma lista de impossibilidades. 

Se vamos fazer uma pequena viagem, nos estressamos. Se temos que ir ao médico, mais estresse. Se nossa filha foi ao Centro da Cidade, ficamos preocupados. Excesso de preocupação!  

O que estou escrevendo para você, também é muito útil para mim. Estamos criando uma atmosfera de preocupação a nossa volta que semanticamente rotulamos (incorretamente) por depressão. 

As coisas impossíveis pertencem a Deus  e Ele age em nosso favor no tempo da sua vontade e depois que já fizemos a nossa parte. 

Uma das coisas que  mais nos trazem desânimo diante dos problemas é a falta de atividade física. Eu tenho tendência a ficar depressivo, mas tenho ficado longe disso porque  há muitos anos pratico boas caminhadas. Ainda há pouco voltei depois de 12 km de trote e caminhada. Nestes momentos, eu sempre aproveito para orar. Com isso evito ser um sujeito desanimado e rabugento. Minha idade? 56 anos. 

Atividades físicas  melhoram muito o funcionamento de nosso corpo queimando toxinas e produzindo os hormônios serotonina (bom humor e bem-estar),  endorfina  e  norepinefrina  (antidepressivos naturais).  Se isto pode ser feito naturalmente por você, então isto pertence ao campo das coisas possíveis e a responsabilidade de ação é sua - e não de Deus. 

Oração durante caminhadas. Isto me ajudou muito durante os 11 anos que fiquei desempregado. E também me ajudou muito quando tinha coisas de muita responsabilidade para fazer. Sem atividades físicas, um montinho de terra  se transforma em uma montanha à nossa frente.  Já as montanhas realmente grandes, já pertencem ao campo das impossibilidades e com  oração, se forem da vontade de  Deus, depois de ter feito nossa parte, Ele pode cuidar do impossível. 

Nem todo desânimo é depressão.  

Com isso quero terminar dizendo: o Cristão normalmente deve ser uma pessoa alegre, pois tem o Espírito Santo em sua vida. Se em lugar desta alegria  está uma tristeza contínua, um desânimo estranho diante de coisas pequenas, fique atento e faça seu planejamento 

A oração é o exercício da alma, mas cuidar do bem estar do corpo é deixá-lo em ordem para cumprir todas as promessas de Deus em nossa vida.  Estes dois remédios são eficazes contra qualquer depressão.









4 comentários:

A vida é mais que sonho de prazer disse...

absolutamente certo, eu realemnte ja passei por muitas coisas nao boas, entao isso me levou a me sentir muito depremida, tambem pelo fato de nao fazer nenhum exercicio diario, mais agora irei começar mudar minhas atitudes e maneira de pensar e viver. obg.

A vida é mais que sonho de prazer disse...

juliana

Suas Orações Poderosas Aqui disse...

Oi, tenho 19 anos e estou com um começo de depressão forte pois sinto dores no corpo todo e só sei chorar... Vou fazer isso que o senhor falou, mas o primeiro passo é dificil...criar coragem e ânimo é fogo, mas obrigada pela dica

Anônimo disse...


A paz do Senhor Jesus.
li seu comentário sobre o cristão praticar esporte.
Informo que é importante salientar que a yoga deveria sair desde"hall" pois a pratica dela está ligada ao hinduismo, as posições corporais "asanas" e exercicios respiratorios "pranas" , os mantras fazem alusão ao hinduismo... TRADUZINDO DEMÔNIO PURO.
Entendo que vc é um estudioso e vai compreender muito bem isso.
A contribuição é construtiva.
pois o inimigo de nossas almas não cessa em expandir o seu reino maligno cuidado