segunda-feira, janeiro 31, 2011

Lugares altos



New Zeland


João Cruzué

uma das mais bonitas que grupo Diante do Trono já compôs: Lugares altos. Eu gosto de música cristã; ela sempre me inspirou, enfim, além de ter servido nas cordas em bandas (guitarra) por 14 anos na Igreja. Vi muita gente sendo batizada, renovada, falando em novas línguas pelo mover do Espírito Santo, presente nas notas de canções de adoração. Tenho certeza que o próprio Espírito Santo se alegra com boa música de louvor. A música alegra o Espírito e o Espírito alegra os adoradores na Casa do Senhor. Faz algum tempo que não escrevo; hoje, quero deixar alguns parágrafos sobre os outros versos do Salmo que o compositor do DT não colocou em "Lugares Altos".

No Salmo 18 está escrito: [O SENHOR] faz os meus pés como os da corça, e põe-me nas alturas. Imagino que a letra de "Lugares Altos", deve ter sido inspirada neste Salmo de Davi, que naquele tempo estava em primeiros anos no trono de Israel. O jovem Rei Davi olhou para trás e viu todas as lutas e perseguições que sofreu a partir daquele dia que matou o gigante Golias.

Quero dedicar este texto aos leitores que se pararem aqui para uma leitura cética. Afinal, que coisa boa poderia sair de um blog de crente? Bom, sou um cristão que passou por 11 anos de desemprego. Casado. Duas filhas pequenas. E, que antes desses dias ruins, tinha razoável conforto. Ano, após ano, as coisas foram piorando. Não vão caber neste post as referências a tantas coisas privações que passei, as dores que senti e as palavras que ouvi durante todos aqueles anos. Hoje estou bem. Muitíssimo bem. Olhando para trás, eu também posso dizer que foi o Senhor que "Livrou-me do meu inimigo forte e dos que me aborreciam, pois eram mais poderosos do que eu".

Há quem esteja angustiado enquanto lê este texto, mas há, também, quem esteja muito angustiado; muitíssimo angustiado. Mas para ser colocado em lugares altos, em posição de grande honra, certamente devi estar no vale ou no fundo do poço. Causa e consequência.

Tenho lido testemunhos de pessoas que me escrevem contando sobre coisas terríveis. Vida sentimental destroçada, doenças terríveis, solidão, dívidas imensas, ingratidão, desprezo, lares abandonados, filhos nas drogas. Males de todos os tipos, formas e tamanhos. Eu também tenho experiência em ouvir as palavras da angústia, os gritos da dor, a fome de justiça e o silêncio da solidão. Mas para muitos de nós isto, na verdade, não acontece com o propósito de nos destruir, senão para nos preparar, nos humilhar, para que um dia o Senhor nos coloque em posição de honra, assentado em lugares altos.

Em tudo dai graças. I Tessalonicenses 5.18.

Se você ainda não é um crente em Jesus Cristo, aconselho que procure sê-lo, para que tenha as condições e ajuda necessária para alcançar vitórias em Cristo e se assentar em lugares altos. Se você já é cristão vai entender perfeitamente estas palavras. No tempo da angústia e das tribulações a gente ora. Ora. Ora muito, pois é tempo de orar. Mas outro tempo virá, quando você vai começar a agradecer pelas respostas - antes de ver a bênção chegar.

Os cristãos andam por fé. Não andam por vista. Além da dor, da solidão, da depressão, do abandono, da dívida, há um tempo de vitória preparado por Cristo. Você não pode se concentrar apenas nas desgraças, precisa parar um pouco, para pensar e sonhar com aquilo que você precisa. Mude sua forma de pensar; pense que o tempo do fundo do poço vai passar, e quando ele passar, e suas bênçãos chegarem, imagine você olhando para trás e dando graças a Deus.

Eu passei por isso. Eu fiz assim. Se assentar em cima das suas derrotas e começar a chorar, isto vai consumir todos os dias de sua vida. As derrotas são degraus que descem mesmo para o fundo. Se você olhar para baixo talvez veja o fundo do poço, mas os mesmos degraus que descem, também servem para a subida. Sua realidade lhe diz você está descendo ao poço, mas pela fé volte os olhos para cima, para enxergar o céu - onde é a morada do SENHOR.

Quando Davi estava há poucos anos no trono, ele ficou consciente da presença de Deus em sua vida desde o momento que recebeu a oração e a unção do profeta Samuel, passando pelos dias no vale e na caverna. Assentado em cima do trono de Israel, ele olhou para os dias de sua angústia, perseguição, desprezo, abandono dos amigos, e viu a misericórdia, a graça, a força do Senhor em sua vida. Imagino que mandou trazer a sua harpa, e escreveu:


"Eu te amarei do coração, ó SENHOR, fortaleza minha.

O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador;

o meu Deus, a minha fortaleza, em que confio;

o meu escudo, a força da minha salvação e o meu alto refúgio".


Hoje, ao ouvir esta bela canção do Diante do Trono falando dos "Lugares Altos", eu também olhei para trás e vi cada um dos 11 anos que estive desempregado. De 30 julho de 1992 a 14 julho de 2003. Mas agora eu os estou vendo de cima (como Davi) . Veja: eu passei em alguns concursos públicos. Entre outubro/2009 e abril/2010 deste ano, fui convidado e convocado para assumir três cargos; dois por concursos. Em dezembro de 2000, por falta de emprego, eu estava cultivando mandiocas no Vale do Rio Doce; capinando (ou carpindo) mandiocas sufocadas por carirus de espinho e brachiaria rusieneses; com nuvens mosquitos pólvora em volta das minhas orelhas. Meus pés pisavam o barro e eu muito triste com tanta erva daninha. Hoje, exatos 11 anos depois sou um dos auditores do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Para se assentar em lugares altos, talvez seja preciso que você passe pelo vale ou desça até o fundo do poço. A bênção do Senhor é sempre maior do que você imagina. Você vai precisar de orar sempre, para vencer sua luta de cada dia. Você está matriculado na Universidade de JEOVÁ. Estas lutas são as disciplinas que você está aprendendo para se graduar na carreira da humildade. Quando você concluir o curso não vai mais dizer: tudo posso porque EU sou EU. Em lugar disso vai dizer: Tudo posso NAQUELE QUE me fortalece.

Se você leu este texto até o fim, muito provavelmente deve estar passando por algum tipo de dificuldade. Se isto é verdade, creia nestas simples palavras: quando mais fundo é o buraco, maior é a altura do "trono". Fique firme, ore sempre, Deus vai multiplicar algo na sua vida que tem passado despercebido para você. Mas você também precisa fazer a sua parte. Se é estudar - estude. Se é "plantar mandiocas" - plante. Se é fazer um concurso - compre apostilas. Alguma coisa você precisa estar fazendo, quando os olhos do Senhor descerem sobre você para admirar sua persistência.

Se até hoje você estava excluindo a possibilidade de uma virada em sua vida, prepare-se: quero deixar aqui, para você, a lebrança de um versículo muito especial: "Porque para Deus não há nada impossível."Lucas 1:37. Você sabia que comecei a escrever um blog só para contar meus testemunhos e bênçãos recebidas? Sim, para bendizer o Santo nome do Altíssimo, Soberano Criador e abençoador.


cruzue@gmail.com




.

terça-feira, janeiro 25, 2011

O azeite, o vinho e o fermento


Barco
Barco
João Cruzué

E um certo doutor da Lei levantou-se e disse: Mestre que farei para herdar a vida eterna? E Jesus devolveu a pergunta: O que está escrito na Lei? E então o doutor citou o grande mandamento: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo."

-- Faze isto e viverás! Disse Jesus.

-- E quem é o meu próximo? Insistiu o doutor.

E na sequência o Senhor Jesus Cristo expôs uma parábola, mais tarde entitulada "A Parábola do Bom Samaritano". Hoje pela manhã quando ia para o trabalho, passei pela região do Viaduto do Chá, no Centro de São Paulo. E neste trajeto veio a mim escrever alguma coisa sobre esses três elementos: O azeite, o vinho e o fermento.

Nós encontramos o azeite no Velho Testamento na botija da viúva endividada; no reservatório do candeeiro da Casa do Senhor. Na unção de Davi, ainda adolescente, no quinto verso do Salmo 23, e, entre tantos outros, na visão do profeta Zacarias. Azeite fala de sabedoria; azeita pode ser um rosto brilhando pelo perdão de Deus; azeite é uma bênção surpresa quando tudo o mais se acabou. Azeite é o gosto da vitória; azeite é a unção da promessa de Deus.

Na parábola do samaritano o vinho foi usado para limpar as feridas.

Azeite e vinho falam de solidariedade, de compaixão, de cuidados. Azeite e vinho são as atitudes do cristão verdadeiro que vai além das palavras; além da teologia. A sequência de uso é azeite e vinho. Primeiro a unção do Espírito em seguida a alegria do Espírito. O azeite amacia e refresca um coração ferido e o vinho lava as impurezas e a maldade do pecado. Para adquirir deste azeite e deste vinho é preciso ir à fonte da misericórdia e da compaixão. É preciso depender de Jesus.

Quem ama vai atrás, busca e procura até achar. Quem tem azeite e vinho anda na presença de Deus e navega como um barco cuja vela se faz cheia sob o vento da vontade do Espírito Santo. Isto não se aprende com a leitura de compêndios e comentários. Não vem junto com um canudo de teologia, mas em andar com o Senhor.

O fermento é a substância que incha, estufa, azeda, que enche de vento uma massa. O fermento para fazer efeito precisa ser misturado. Espiritualmente falando o fermento é o mundo sendo misturado no coração cristão. O fermento é a hipocrisia. É uma santidade de aparências. É uma cristã falsificada, mascarada.

O sacerdote e o levita viram o ferido, mas a sua religião estava acima de qualquer coisa. Sabiam o sagrado, mas não tinham mais o Espírito de Deus. Eram vazios de sentimentos, de compaixão. O sacerdote e o levita eram como barcos cujas velas já tinham apodrecido pela falta de uso.

Coisa interessante. Esta parábola é muito atual. Está surpreendentemente contextualizada em nosso tempo e país. Uma geração de sacerdotes e levitas têm ltrabalhado em nossas Igrejas. Eles estão muito ocupados com o que acontece no mundo. Estão encantados com o poder, com a política, com o dinheiro. O fermento já arruinou a vida espiritual deles. Nã têm mais tempo para a compaixão. Não se preocupam mais com os feridos nem com os perdidos, pois já não há mais sinal de azeite e vinho em seus corações. O Espírito Santo já foi apagado de suas vidas, de tantas atitudes mesquinhas, avarentas, falsas aparências. O óleo da unção já não brilha mais em suas faces. É muito provável que também estejam perguntando: E quem é meu próximo? Por que já se esqueceram.

E se eu não tomar cuidado, posso me tornar hipócrita do mesmo jeito. Por isso o exercício da compaixão deve ser sempre lembrado, praticado. Não basta ter uma biblioteca cristã na cabeça, é preciso muito mais que isso para ser um bom samaritano: manter a alegria de servir, de visitar, de sorrir e chorar junto, de ajudar, de amar, de perdoar pela presença do Espírito Santo.



SP 28.09.2010



.



Missão Integral na visão do Pastor Valdir Steuernagel

.

PR. VALDIR RAUL STEUERNAGEL*

Compilação de João Cruzué

O QUE VEM A SER MISSÃO INTEGRAL?

Sempre temos uma pergunta, sobre o que é Missão Integral. Mas em última análise, ela é nada mais do que ouvir o chamado de Jesus uma vez mais, e a obediência e o seguimento a este chamado uma vez mais.

Jesus nos chama para estarmos com Ele. É a pergunta da relação. Jesus nos chama a pregarmos o evangelho, é o anúncio das boas novas. Jesus nos chama a expulsar os demônios. É o anúncio da libertação. Jesus nos chama para curar os enfermos. É a possiblidade de vermos o Shalon da saúde.

Missão integral é a forma que nós temos e buscamos de juntar tudo isto para que o nosso seguimento a Jesus seja o mais profundo, o mais bonito, o mais intenso possível. Jesus nos chama de uma forma integral. Chama toda a nossa vida e nos chama por toda nossa vida. A Missão Integral quer responder a este chamado de Jesus. Envolvendo toda nossa vida e a vida de toda Igreja. A vida de todas as pessoas.

A missão integral é um jeito de respondermos a nossa vocação para sermos cidadãos do Reino de Deus no mundo de hoje. Cidadãos do reino de Deus na nossa sociedade, nas nossas comunidades, nas nossas Igrejas, famílias e pessoalmente falando. Juntando tudo isso em termos de como nós respondemos à missão que Deus nos tem confiado no mundo de hoje.


QUAIS SÃO OS AVANÇOS E RETROCESSOS NO BRASIL?

A segunda pergunta tem a ver com a Missão Integral na vida da nossa Igreja aqui no Brasil. É interessante que nossas respostas ao Evangelho de Jesus Cristo, ao seu chamado, acabam sendo sempre parciais. E também é verdade que sempre buscamos novamente por respostas completas

Paulo fala sobre isso, não é verdade? Paulo fala que nós não as alcançamos agora, mas que estamos sempre em busca. Assim também na nossa Igreja aqui no Brasil, nas diferentes Igrejas deste nosso país, temos muita gente servindo a Jesus Cristo de forma de intensa, de forma bonita, de forma integral. Nas comunidades, nas periferias. São pequenos projetos, pequenas Igrejas, programas de desenvolvimento comunitário que fazemos em nome do Evangelho. É uma nova geração que desperta para a compreensão do Evangelho que seja para a vida toda e que envolva toda vida. Nós celebramos estes sinais no Brasil de hoje.

A Missão Integral também encontra desafios, quem sabe poderíamos dizer que dois dos grandes desafios de hoje são: 1) aquilo que chamamos de Teologia da Prosperidade. Essa ênfase, esta onda que está nas nossas igrejas e que nos impede de ver um E evangelho todo e para a pessoa toda e para todas as comunidades e que de alguma forma materializa apenas o Evangelho essa é uma grande tentação. 2) A outra grande tentação é desencarnar o Evangelho. É fazer dele uma batalha espiritual que não tenha a ver com as estruturas pecaminosas na socieadade, quando nós precisamos de uma batalha espiritual que tenha a percepção das nossas estruturas, dos nossos vínculos, das nossas relações pecaminosas.

Assim quando procuramos seguir a Jesus Cristo, hoje, tentamos vencer essas tentações, tentamos dizer não, para estes caminhos que nos levam, em última análise, para longe do Evangelho de Jesus Cristo. Voltando-nos sempre e novamente para uma Missão Integral que se encarne na vida das pessoas, das comunidades, das comunidades pobres abandonadas desse nosso país.

O que eu mais celebro no Brasil de hoje é isso: este evangelho que ganha corpo na periferia. É este evangelho que abraça uma geração nova e uma geração nova que abraça este Evangelho, numa expressão nova de obediência ao chamado de Jesus Cristo.

O forum de missão Integral realizado aqui no Brasil no ano passado foi um sinal nesta direção e nessa direção nós precisamos seguir

Fonte: www.youtube.com/watch?v=RXR48kAG_MA


Pastor Valdir Raul Steuernagel é pastor da Igreja Luterana. Entre outras funções, já foi diretor mundial da World Vision. Quem já ocupou um cargo desses, dispensa apresentações. Tive a oportunidade de vê-lo em ação na abertura do Congresso de Missões da Igreja Batista do Morumbi em outubro de 2008, falando sobre a incapacidade da humanidade em lidar com processos demoníacos destruidores - como em Darfur no Sudão. Não imaginava que um Pr.Luterano tivesse tanta substância pentecostal em suas palavras.

.

Guardando a fé em dias de grande corrupção

O olhar da águia

João Cruzué

A primeira alma que "ganhei" para Cristo, chamava-se Dona Bela. Era uma negra, talvez viúva, com quase uma dezena de filhos. Morava na rua abaixo de nossa casa, no Jardim São Luís, em São Paulo. Lembro-me que possuía muitos cachorros e muitas inimizades com a vizinhança. Como era uma rua aonde passavam muitas crianças de volta da escola, não é necessário dizer que a cachorrada estava sempre correndo atrás de alguém, incentivada pelos filhos de Dona Bela.

Aconteceu assim: morrera um filho adolescente de Dona Bela; eu, um novo convertido, desejei falar-lhe do amor de Cristo naquela oportunidade. Não me lembro do que falara-lhe, mas sei que fiz o grande convite à fé, e ela aceitou Jesus levantando sua mão. Disso não me esqueço, como também que chorou, e do beijo que deu-me no rosto, em agradecimento.

Dona Bela e suas filhas mais velhas passaram a freqüentar a mesma igreja que eu.

Entretanto, a minha alegria não durou muito. O pastor, um presbítero recem-saído das Assembléia de Deus, sempre muito sábio; contudo, não sei o porquê, maltratou a Dona Bela no culto - acho que ele percebera que ela bebia um pouco e acutilou-a indireta e abertamente.

Eu chorei quando vi a rudeza dele com Dona Bela.

Foi a primeira vez que decepcionei-me na igreja. Afastei-me por algum tempo, mas voltei logo e mais alegre do que antes. Daí veio o batismo com o Espírito Santo, e quase toda mocidade o recebera ao mesmo tempo. Eram só alegrias. Depois vieram de novo as perseguições , acusações, os mal-entendidos e o convite para ser um obreiro na casa de Deus.
Aceitei. Um mês depois recusei o cargo.

Com apenas um ano de fé, achava que era muito novo. E, ao participar de certa reunião onde uma irmã acusava o maestro do coral de se insinuar para ela ( era um mal-entendido ) aquilo foi uma coisa insuportável para mim. Como poderia acontecer uma coisa daquelas dentro da Igreja do Senhor? Devolvi o cargo de cooperador, e sofri as conseqüências da "vara", a língua do pastor - o mesmo que "mexera" com Dona Bela.

Muitos anos já se passaram. Três décadas. Da Dona Bela, nunca mais ouvi falar. Mas, as decepções, acusações, desprezos, mal-entendidos, pisões, cotoveladas continuaram. Anos mais tarde, quando tive a oportunidade de cuidar de uma, experimentei na pele, como pastor, que isso faz parte de toda igreja. Não deveria, mas o aperfeiçoamento dos santos depende da distância de onde eles se encontram até Cristo. Quem tiver ouvidos, à medida que a palavra apropriada é dita, nos momentos certos, vai se convertendo e se santificando por ela.

Muitos irmãos da época de minha juventude eram melhores e mais crentes que eu. Mas tenho visitado alguns deles - desviados. Creio, que a causa de minha conversão e permanência sejam as orações de alguém que anonimamente olhou, se compadeceu e passou a orar insistentemente por mim.

Sei que assim é, pois também oro, há muitos anos, por um pai de família da minha rua que há muito se embriaga, cuja única companhia são outros bêbados, que sempre vejo fazendo "vaquinhas" para comprar outra garrafa de "pinga". A família desse moço se tornou crente, da igreja adventista. Ele tem um filho adolescente, que ao cair da noite, vai a procura do pai para trazê-lo, pela mão, para casa. Meu vizinho, no momento tem sido um alcoólatra ínutil, mas o Senhor Jesus veio mesmo para dar relevância aos sem valor.

Tenho certeza, que Jesus vai ouvir minhas orações, e a de outros mais, e ainda contarei aqui, em alegres palavras, a salvação desse vizinho. Alguém orou por mim. Alguém além de orar chorou por mim. Estou tentando retribuir com o mesmo amor.

Muitos cristãos estão escandalizados com o comportamento vergonhoso, adúltero, avarento, ganancioso, presunçoso, exibicionista de muitos líderes cristãos da igreja protestante. Jesus tem sido motivo de risadas entre o povo por causa do mau testemunho de alguns deles que estão seguindo o mesmo caminho da queda do diabo - a soberba!

Cada um dará conta de si mesmo a Deus.

Se escandalizar-me e abandonar a fé por causa de um pastor avarento, adúltero ou hipócrita, o inferno será aumentado em mais um - eu! Por isso, tenho que manter meu foco em Jesus e na sua comissão: Ide por todo mundo e pregai o Evangelho. Quem crer e for batizado, será salvo; quem não crer já está condenado. E os sinais da fé, seguirão aos que crêem.

E por se multiplicar a iniqüidade o amor de muitos esfriará!

Isso fala abertamente do pecado dentro da Igreja. Uns pecando e outros se escandalizando. A melhor solução para os dias de hoje é manter a presença do Espírito Santo em nossa vida, pois Ele é o espírito da alegria verdadeira. Um cristão somente pode ficar alegre de verdade quando estiver no centro da vontade do Senhor. Quando estamos no lugar certo, o Espírito Santo nos transmite a alegria da presença de Deus. Por isso, em nossa opinião, a frieza pode vir do pecado escondido, entretanto, também pode vir da teimosia em continuar focando o alvo errado, andando no caminho dos murmuradores e resistindo a voz do Espírito Santo.

Onde está Jesus no meio de tanta hipocrisia política e religiosa?

Ele continua salvando os bêbados, curando epilépticos (como eu fui), batizando com o Espírito Santo em todos lugares do mundo. As fotos dos cristãos chineses que publiquei com suas faces molhadas (fotos) pelas lágrimas da presença de Deus é uma visão muito mais edificante que o retrato de um pastor corrupto. Diz a Bíblia: "Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós". O diabo sempre procura nos enganar insinuando motivos sofismáticos".

Jesus está hoje na imprensa expondo a corrupção à luz; não importa se seja rabino, pastor, padre ou ateu - a luz da verdade sempre faz evaporar as aparências e revela a essência das coisas. Não há virtude fora de Cristo. Ele continua comissionando moços e moças a se tornarem médicos, como Ele; advogados de criminosos, como Ele.

Jesus está presente na vida dos missionários que morrem no Timor Leste.

Jesus Está nos hospitais guiando as mãos de médicos, enfermeiros e administradores. Está nas mãos calejadas do trabalhador honesto. Na boca dos mestres que alfabetizam. Operando o milagre da vida nas maternidades. Está no cárcere no meio dos grupos de oração para dar esperança de liberdade aos cativos. Está também nas igrejas dos que oram mais e não ficam murmurando.

Assim diz o Senhor, no apropriado texto de Apocalipse: "Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo suje-se ainda; e quem é justo faça justiça ainda; e quem é santo seja santificado ainda. E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra"

Leitor, sua alma é aquilo com que se ocupa em ver. Para guardar a fé tome muito cuidado com a visão. Seus olhos podem levá-lo para junto da vontade do Senhor Jeová ou pelo contrário, para ser um instrumento afiado a serviço do rancor do diabo.

Olhe como a águia!


autor: joão cruzué - www.olharcristao.blogspot.com


Cinco minutos para reaprender a sonhar

.
"O futuro pertence aos que acreditam
na beleza de seus sonhos."
Eleanor Roosevelt
João Cruzué

Portanto, vós orareis assim: Pai Nosso que estais no céus, santificado seja o vosso nome. Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu." Evangelho de Jesus Cristo - Mateus 6:9-10.

Deus criou-nos para expressar a beleza do seu amor.

Somos mais belos que árvores, flores, o mar e todos animais. Todas essas coisas, a princípio, podem ser deslumbrantes, mas se contempladas muitas e muitas vezes vão diminuir de beleza até trazer o tédio. As pessoas são diferentes; cada uma pensa, sente e age de forma ímpar. Somos seis bilhões e meio de indivíduos nascidos para ser diferentes na forma, mas iguais na capacidade de amar. Foi Deus, o Criador, que nos fez assim.

Outro dia, andando pela rua, vi uma moça que estava rindo sozinha. Ela não se apercebeu de mim, e absorta, continuou seu caminho pensando e sorrindo. O que estaria ela pensando para sorrir tanto? Com certeza lembrando-se de alguém, ou quem sabe, fazendo planos, ou envolvida em alguma coisa boa que estaria prestes a acontecer.

Em tempos de tantos pesadelos é raro ver alguém sorrindo no meio da rua. E, por falar nisso, como anda seu estoque de sorrisos? Você sabia que é preciso sonhar para voltar a sorrir?

Da mesma forma que você pode reaprender amar a si mesma(o) cuidando melhor da sua alimentação, aparência e da forma física, existe algo ainda melhor: você pode descobrir os planos de Deus para sua vida usando apenas cinco minutos para sonhar. Parece pouco tempo, mas é o bastante.

O que você poderia pensar em cinco minutos? Não importa se tenha 12, 30 ou 90 anos, os sonhos não podem ser limitados nem pelo tempo, nem pelo espaço, nem pela lei da gravidade. Quando sonhamos somos livres.

Certo prisioneiro estava sobre uma cadeira, com um lençol amarrado em volta do pescoço. ele tinha pesadelos horríveis, e "alguém" insistia com ele para se matasse. Então, vinha em sua mente uma lembrança do tempo de criança. Ele lembrava-se de seu pai segurando suas mãos caminhando na feira até a barraca do pastel. Ao voltar dessa lembrança, apercebia-se que esta a beira do suicídio e descia da cadeira.

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" Jesus Cristo, João 8:32.

Quando o profeta Eliseu perguntou à viúva: Declara-me o que é o que tens em tua casa? Ela parou, pensou e respondeu que nada possuia. Esforçando-se um pouco mais, lembrou-se, que em meio ao "nada", tinha alguma coisa: uma única botija de azeite.

Para lembrar-se daquela botija, não gastou mais que alguns segundos. O que é uma botija de azeite? Pode ser alguma coisa que está com você ou em você e ainda não foi notada. Mas Deus sabe fazer o milagre da multiplicação com aquilo que você tem e julga de pouco valor.

Há um mal que tira o sorriso das pessoas: milhões delas estão habituadas a ver a vida como um quarto escuro sem nenhum raio de luz - 24 horas por dia. Mas o sol existe e está brilhando lá fora; basta um pequeno sonho para abrir a janela da alma e deixar penetrar a luz.

Há um maravilhoso propósito de Deus para sua vida. Creia nisso. Você nasceu para expressar a alegria e o amor de Deus. Acredite nisso. Quanto maiores são as dificuldades, maior é a bênção do outro lado da ponte. Alguém já disse no passado que o muro quando está a nossa frente é uma barreira; ao transpô-lo, ele se torna nossa segurança.

Se você parar um pouco e usar cinco minutinhos para meditar nas coisas boas que ainda pode fazer, vai trazer uma revolução para sua vida. Quem consegue sonhar, também consegue sorrir. Sonhar, é pensar em coisas novas que você ainda não tentou, ou bater de novo naquela porta que você já bateu centenas de vezes. Sonhe com uma oportunidade grande e desafiadora.

Li um fato real no jornal há uns 20 anos. No Vale do Jequitinhonha, arrendam-se áreas de terrenos para cavar minas à procura de pedras preciosas. Uma dupla de mineiros passou muitos meses cavando, e cavando, mas só achava cascalho. Desanimados, desistiram de cavar e devolveram a mina. A terra foi arrendada para outros garimpeiros que após cavarem menos de meio metro, na mesma mina, encontraram um pedra de águas-marinas de cerca de duas toneladas.

Os que desistem dos seus sonhos, primeiro perdem o próprio sorriso, depois perdem a bênção. Sei o que é isso, pois passei onze anos enviando, e enviando currículos, desempregado. Mas sempre esperando pelo dia em que uma porta se abriria. Justamente quando mais me entristeci por uma entrevista mal sucedida, veio uma nova oportunidade. Refiz mais uma vez o currículo; quando fui entregá-lo à gerente do RH, ela nem quis receber-me. Tudo parecia repetir-se pela milésima vez. Mas aquela vez foi a última. Depois de onze anos, a porta não bateu na minha face, ela abri-se e enlargueceu-se.

Os sonhos são como a estrutura de uma ponte.

Do lado de cá, estão as dificuldades, as mazelas, os preconceitos, os desprezos, os zombadores, os linguarudos, os urubus... Mas do outro lado, o Senhor já providenciou as vitórias e está esperando a sua chegada. Mova-se! É sempre interessante esse fato: O profeta Samuel foi até a casa de Jessé - o belemita, para derramar azeite da unção sobre a cabeça do novo rei. Enquanto todo os irmãos estavam em casa, ociosos, o jovem Davi estava ocupado, cuidando das ovelhas da família.

Você entra com o sonho e Deus com o milagre.

Assim vai cumprir-se a mais bela promessa do Salmo 23: Deus proverá uma mesa e vai colocá-la(o) assentada(o) atrás dela. Diante de você, mas do lado de cá do rio, estarão os zombadores, os urubus, os preconceituosos, os apedrejadores, os linguarudos, que de longe, vão avistá-la(o), surpresos sem entender nada.

Jesus é o seu raio de sol.

Quando todas as portas se fecham, os amigos a(o) abandonam e você está no mais profundo dos poços, olhe para cima e procure por Jesus Cristo. A porta do céu nunca está fechada. Ele é o nome do socorro no dia da angústia. Foi Ele mesmo que disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida.

Basta cinco minutos. Se você ousar um sonho e pensar nele cada dia, Deus vai de abrir a porta. Se você entrar por esta porta, e continuar caminhando, Ele vai abrir portas maiores. Porque se você caminhar com Jesus, enquanto Ele não cumprir toda vontade de Deus na sua vida não descansará, pois Jesus ama você.

Dedicatória:
dedicamos esta mensagem a todos os brasileiros que estão no exterior e são leitores desse blog. Aos brazucas nos Estados Unidos, Portugual, Holanda, Japão, Espanha, Itália, Suiça, Alemanha, Austrália, e especialmente para uma leitora de Hong Kong. Com respeito e carinho: João Cruzué.

autor: cruzue@gmail.com

.

Para que serve a santidade cristã

.
João Cruzué

Em tempos que os cristãos estão perdendo as referências e as palavras sagradas estão sendo relativizadas pelo testemunho de algumas lideranças cristãs, é muito importante saber o valor da santidade. Além do propósito principal, garantia de ver o Senhor, a santificação tem tesouros ocultos que ainda não foram revelados ao coração de muita gente. Guarde bem isso.

Podemos começar por este versículo: "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do pai não está nele". Quando João escreveu assim em sua carta, estava falando (e ainda está) de algo que vale mais que tudo: a presença de Deus. Quando o cristão decide no seu íntimo seguir um princípio de vida baseado em atitudes que agradam ao Senhor Jesus, ele passa a andar com Deus. E esse andar no dia a dia com o Senhor, traz uma comunhão sempre crescente com Ele. Esta comunhão se traduz pela presença do Senhor na vida deste cristão.

A presença do Senhor na vida do cristão é um tesouro de valor incalculável. Quando uma parenta nossa estava com câncer de colo de útero, internada no Hospital São Paulo, não tinha recursos financeiros. Na mesma ocasião, Linda Eastman McCartney e Leandro (da dupla Leandro e Leonardo) também estavam se tratando de câncer nos melhores hospitais. Estes dois, infelizmente, morreram. Eles eram muito ricos. A esposa de Paul McCartney era filha do fundador da Kodak. Dinheiro não era problema, mas eles morreram de câncer. Minha prima não tinha nada, mas está viva - porquê? Porque ela era uma crente fiel. A presença do Senhor estava com ela nos dias mais difíceis da vida, pois precisou de 42 bolsas de sangue, ficou 69 dias no hospital, saiu de lá com menos de 40 kg, mas já se vão mais de dez anos e ela está viva.

Andar em santidade significa praticar atos que agradam a Deus. E também buscar com interesse o conhecimento da Sua vontade para deixar de praticar aqueles que O desagradam. Fazer o bem e evitar o mal, com um coração alegre e sincero. Ao fazer assim, o cristão está plenamente de acordo com a condição escrita no Salmo 91: "Pois que tão encarecidamente me amou, também Eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o Meu nome. "

Em nossos dias, quando nos deparamos com atitudes surpreendentemente profanas de grandes médios e pequenos líderes cristãos, nós paramos e pensamos: Meu Deus era tudo de mentirinha, de faz de contas... eles são muito hipócritas. Assim temos vistos nossos paradigmas nos decepcionando um após o outro. Vamos, então, por isso, também relativizar e menosprezar as coisas santas? O andar com Deus? o desejo íntimo e profundo de agradar ao Senhor? De certo que não!

A consciência sincera, o andar com Deus, o agradar ao Senhor, tem, sim, um valor incalculável, inestimável e surpreendente. E sabe quando ela se torna útil? A resposta é bem simples: no dia da adversidade. Quando estiver diante do imprevisível, do assombroso, do assustador, do câncer, das dívidas, da doença incurável de um filho pequeno ou adolescente, daquilo que ninguém pode consertar, ajudar ou fazer.

Se você andar em santidade para Deus, se você seguir o princípio de agradar ao Senhor, como assim era do caráter de Jó, como assim disse o Apóstolo João no início deste texto, você vai olhar para cima e fazer uma pequena oração, uma oração até bem curta e o Senhor vai inclinar seus ouvidos vai ouvir suas necessidades. Se Ele quiser, vai atender sua oração e livrá-lo de todo o mal. Mas se você seguir o caminho do mundo, pisar na palavra de Deus e copiar o desvio de muitos bispos, pastores e pregadores, quando você clamar o Senhor não vai ouvi-lo. E nem todo o dinheiro do mundo vai lhe servir recurso.

Há coisas que estão além do alcance das riquezas deste mundo, das autoridades deste mundo. Se você é cristão e teme ao Senhor, não deixe que os desejos mundanos comandem o seu coração. Não ande na prostituição. Não procure ficar rico jogando em loterias. Não deixe seu coração vazio sem ocupação na obra do Senhor, por exemplo. Essas coisas vão impedir sua oração no dia que mais precisar. A santidade é um princípio, um caminho, é a banda larga que conecta sua oração aos ouvidos do Senhor.

É para isto que serve andar separado do mundo, em santificação perante o Senhor. Um tesouro único, ajuntado dia a dia, cujo valor só é descoberto no dia da adversidade.


SP-14.08.2010.JBC




.
.

Carta de um cristão ndiano para quem gosta de missões

.
Clique na figura para estudar os 28 estados e sete territórios da Índia.
João Cruzué

Recebi dois longos e maravilhosos emails de um Irmão indiano em Cristo, amigo nosso, chamado Aby Mammen do Estado de Kerala, Sul da Índia. Nós temos trocado informações há pelo menos uns quatro anos. Desde o tempo que ele era solteiro e eu brincava, dizendo que Jesus já tinha providenciado sua noiva. Ele achava um pouco difícil, porque em seu país, na verdade, as famílias é que acabam se "casando". E do jeito que falei, acabou acontecendo. Ele me enviou seu convite de casamento há uns dois anos. Também quero contar a "vergonha" que passei, quando um dia ele me falou que iria fazer um "House warming". Eu fiquei surpresa, pois achava que a Índia era muito quente para fazer alguma coisa ligada a aquecimento. "Irmão João", ele me falour "House Warming" é um culto de agradecimento e consagração que fazemos quando nos mudamos para um casa recém-construída..." Foi aí quer me dei conta da minha ignorância. Com vocês, então, um fonte de informação precisosa. O que os olhos de um jovem pentecostal indiano viu, também nós podemos ver. Obrigado pela leitura.


De Aby Mammen

Amado irmão,

(Tradução de João Cruzué)

"Estou feliz com sua preocupação com os missionários indianos. Primeiro, deixe me tentar responder suas questões. Bem, o nome do Irmão cujo texto transcrevi para lhe enviar, é Philip P. Eapen. Ele é meu primo segundo, da família de minha mãe, além de um abençoado escritor. Você pode ter acesso ao site dele, através deste endereço: www.philipeapen.com.

I - Sobre a necessidade de uma tradução atualizada da Bíblia para a língua malayalam [falada no estado de Kerala]. A tradução popular em malayalam usada pelos cristãos protestantes do Estado de kerala tem cerca de 170 anos. Alguns vocábulos dessa tradução não são compreensíveis ou têm erro de tradução. Assim, tendem a usar a Bíblia inglesa para conseguir aclarar a interpretação dos versículos.

Em 1997, uma nova versão da bíblia foi publicada, mas ela não se tornou popular. O povo tem uma mentalidade tradicional e se adaptam aos novos métodos muito vagarosamente. Também, estas duas, são as únicas versões disponíveis. Além disso, seria muito bom que tivesse uma Bíblia de crianças em malayalam.

II. Sobre a perseguição no estado de Orissa. As notícias que vocês encontram sobre a perseguição em Orissa são apenas a versão divulgada pela mídia. Ela não mostra o quadro inteiro. A razão por trás do porquê os cristãos estão sendo alvo de perseguições na Índia está no aumento da taxa de crescimento das conversões ao cristianismo. Seria bom que você soubesse como o missionário australiano Graham Staines e seus dois filhos foram queimados vivos por extremistas Hindus. Ontem, eu soube de notícias de que dois pastores foram atacados em Bihar. Perseguições muito similares estão acontecendo com o povo nativo. Mas estes fatos não se tornam conhecidos a nível internacional, provavelmente, porque os povos afetado são minorias e pelo medo que existe em muitas mentes. Além disso, por seguir princípios cristãos, as pessoas não procuram tomar medidas legais contra seus perseguidores.

III - Quanto ao assunto da intimidação e isolamento do novo convertido e "house church."

Para compreender isso, você precisaria ler o texto integral e conhecer o contexto cultural daqui. Com relação ao "não envolvimento" é o costume geral de hoje nas igrejas. Em lugar de ser um lugar amigável, as igrejas intimidam e isolam o novos crentes. Em lugar de ter um culto relevante e atrativo, elas frequentemente usam de formas arcaicas de adoração, locais de acomodação, arquitetura, etc. Mas não pense que os crentes mais velhos tentam atormentar os novos convertidos na Igreja.

Para entender a respeito das formas não atrativas de louvor, eu vou lhe explicar mais. Primeiro, na Índia, as Igrejas pentecostais não têm bancos dentro da Igreja para o conforto das pessoas. Isto se deve principalmente por duas razões: Desde que o movimento Pentecostal se tornou proeminente neste país, as pessoas costumavam se assentar sobre esteiras no chão, principalmente porque nós considerávamos isto como a melhor postura para adorar a Deus sobre nossos joelhos do que se nos assentássemos confortavelmente nos bancos. Havia também o problema de disponibilidade de instrumentos musicais, que eram não muito bons como os de hoje. Eram tambores e clangores, as pessoas batem palmas quando cantam e não há coral nas pequenas Igrejas. Mesmo hoje, há muitas igrejas que não consideram que os instrumentos musicais não são efetivamente adequados para adorar!

Segundo, muitas igrejas são pobres e têm um número reduzido de pessoas. Em uma cidade haverá muitas igrejas - poucas igrejas grandes e a grande maioria de igrejas pequenas. Então, as pequenas igrejas não têm templos próprios. Construir uma igreja aqui, precisa de dinheiro e as despesas de construção não podem ser arcadas por poucos membros. Assim eles se reúnem na casa do Pastor ou alugam um salão para cultuar. É por isso que vem o nome "Igreja nas Casas." Mas, interessantemente, é isto que vemos no livro de Atos dos Apóstolos. Na maior parte das vilas, as igrejas são pobres e estão nas casas.

Mesmo se uma igreja tiver muitos membros, e conseguir levantar recursos para construir um templo, eles geralmente não procuram embelezar o ambiente ou tornar confortável seu interior com bancos e galerias decoradas... ou ter boa música para adorar. É assim porque a mentalidade das pessoas está satisfeita com o estilo tradicional de louvor. Eu também frequento uma Igreja no lar, mas nós temos um órgão elétrico para acompanhar o louvor.

Assim, quando uma visita não cristã chega na igreja ela não encontra um lugar confortável para se assentar, pois os crentes se assenta no assoalho, ouve hinos cantados sem música, escuta sermões muito demorados... isto faz da igreja um lugar pouco atrativo para os não crentes.

Um outro aspecto: usar jóias é considerado pecado pelos pentecostais daqui. Geralmente, em nosso país se dá muita importância a joalheria, especialmente as mulheres. Você pode ver que uma noiva estará adornada com muitos ornamentos em seu casamento. Os pioneiros pentecostais de nossas igrejas tiveram o cuidado de ensinar um estilo de vida simples. Eles decidiram pelo não uso de roupas caras, construção de grandes casas, e não querem o uso de jóias. Mas a medida que o tempo passa o não uso de jóias se torna um código normal de conduta na igreja. O povo passa a considerar isto como uma doutrina. Então, quando as pessoas não crentes vêm a igreja, elas são olhadas pelos crentes que não usam jóias e se sentem deslocadas. Costumeiramente, apenas as viúvas não usam jóias em nossa terra. Algumas igrejas não permitiram receber o batismo nem participar da ceia do Senhor se a pessoa usasse ornamentos, porque eles ficam temerosos de ir contra a tradição. Então, isto é um aborrecimento e uma intimidação para recém convertidos. Você encontra isso, porque as pessoas estão seguindo cegamente a tradição.

IV. Resumindo o meu primeiro email, para que você entenda melhor:

1 - O evangelismo aqui é feito por pouquíssimas pessoas/organizações. Os crentes em geral não consideram que eles foram chamados para evangelizar. Mas não era assim antigamente.

2. As Igrejas não são um lugar amistoso/alegre para os recém-chegados, como eu já expliquei acima.

3. Missões não estão acontecendo nas áreas ainda não alcançadas porque mesmo as organizações missionárias receiam ataques de não cristãos, pela falta de recursos financeiros, falta de bom relacionamento com pessoas de outros credos e pela inabilidade de convivência com povos em seu contexto cultural.

4 - O método de evangelismo pessoal tem sido bem sucedido. As pessoas trazem seus amigos mais íntimos ou parentes para Cristo, depois de insistentemente ministrar-lhes a um nível pessoal. Isto é o que chamamos evangelismo de amizade ou evangelismo nas casas. Evangelismo em massa, como uma convenção apenas ajudará ao criar um clima nas mentes das pessoas, que depois poderia ser feito um acompanhamento daqueles que mostram interesse em conhecer mais de Jesus.

5 - Igrejas baseadas em células: uma grande igreja pode querer pequenos grupos chamados de igrejas as quais podem ser suas reuniões de oração e esforços evangelísticos. Isto se torna muito eficaz.

6 - Muitas igrejas que são boas em evangelização não conseguem ser tão boas no ensino da Palavra. Assim, o discipulado não é bem feito, o que resulta em um grupo de crentes mal fundamentados na fé.

7 - Há igrejas que muita visão de engajamento em evangelismo transcultural, mas não tem recursos financeiros. Enquanto outras têm dinheiro de sobra mas falta o desejo de sair para evangelizar.

Um movimento de rápido de crescimento em Uttar Pradesh (o mais populoso e também o mais pobre estado da Índia) é protagonizado por uma igreja que opera com bem estar social. As pessoas evangelizam seus membros familiares. Ninguém de fora é envolvido. Os convertidos não atiram fora as práticas tradicionais que não vão de encontro à Palavra. Eles não praticam adoração de ídolos, mas seus casamentos, festivais, etc, ainda são celebrados em seus próprios costumes culturais. Daí, o seu rápido crescimento nos últimos 15 anos.

9 - Evangelizar com literatura é muito necessário agora. Também, tendo hinos, livros, material de treinamento, filmes em língua nativa.

5. How you can help missions :

To see the zeal and the burden you have in the progress of the gospel has encouraged us greatly, dear Brother. May God greatly bless you.

V - Como você pode ajudar a obra missionária na Índia.
Ao ver o zelo e o fardo que você tem em mente sobre o evangelho, tem grandemente nos encorajado, amado irmão. Que o Senhor possa abençoá-lo grandemente.

Eu posso ajudá-lo a conectar com missionários que realmente necessitam, por fazer missões em lugares muito difíceis. Eu tenho contatos com organizações missionárias que encontra muitas dificuldades em operar devido a falta de recursos. Por estes tempos, muitos hospitais dirigidos por missões estão fechando as portas ou se transformando em hospitais particulares, devido a falta de médicos cristãos comprometidos que estejam prontos para servir com baixos salários.

Ocasionalmente eu ajuda financeiramente um hospital missionário tribal, que ministra para um tribo chamada Attapadi - Tribal Mission in India . Há também outra organização missionária chamada Missão Evangélica Indiana que está batalhando para pagar seus missionários. Eu tenho um amigo chamado Luke Titus que está trabalhando em missões em um lugar chamado Lahaul & Spiti localizado na cordilheira do Himalaia, um difícil trabalho de missões transculturais da minha terra junto a Himachal Pradesh.

Outra organização missionária é a Jesus mission in India.org. Saju Mathew da Missão Jesus, também é outro líder missionário que eu admiro. Ele tem campo de missões em Orissa onde as perseguições aconteceram. Também, Deus está usando-o em Moçambique, na África. Existem outros pobres missionários pioneiros que eu contato através de líderes missionários acreditados.
há Organizações missionárias com trabalho de assistência social acreditadas, através das quais elas podem receber dinheiro.

Se você me disser como deseja contribuir se de uma vez só, ou continuadamente, eu posso lhe dizer qual é a melhor forma para enviar os recursos. Também, você poderia transferir os fundos para as organizações missionárias ou diretamente para os missionários.

Meu email ficou bastante longo. Eu espero que tenha explicado claramente suas dúvidas. Por favor me diga de você precisa de mais informações. Eu estou certo disso, que aquele que iniciou um boa obra em ti, a aperfeiçoará até o dia da vinda de Cristo Jesus.(Filipenses 1:6)"


----------------------


cruzue@gmail.com



Blogs cristãos e o perigo da vala comum

.

.João Cruzué

A visão inicial que tive sobre o uso de Blogs evangélicos não mudou. Ela veio no dia que digitei a palavra "church" no navegador e veio uma página de uma igreja satanista. Fiquei admirado com a letargia dos líderes cristãos. Depois, conclui que eu fazia parte dessa liderança e fui blogar e ensinar outras a fazer o mesmo. Hoje temos quase duas dezenas de blogs evangélicos na NET, mas uma coisa me preocupa: o lado mesquinho da cultura de algumas igrejas infectou a blogosfera. Isso tem assustado os leitores não crentes quando leem só coisas ruins do meio evangélico.

Hoje temos milhares de blogs evangélicos, muitos dos quais aprenderam em nossas dicas para blogar. Só em 2009, a UBE, comunidade que liderei à convite, cresceu de 1.300 para 6.000 blogs. O que seria motivo para satisfação, na verdade tem me preocupado, pois o foco inicial está sendo perdido.

A vala comum de um blog não cristão hoje é o apedrejamento de Pastores e o Pastor Silas tem sido a "geni" da maioria da WEB evangélica. Blogueiros que detestavam postar fofocas, agora escrevem como loucos sobre a vida de pastores, para girar o counter de seus castelos de areia. Não tendo nada de importante para dizer, se ocupam então da vida alheia, com críticas e prognósticos sobre o "mal" que os pastores (que TRABALHAM) em evidencia estão tramando.

Se for para escrever textos e mais textos que abordem SEMPRE o lado ruins das pessoas, então não precisaria de blogs, pois o diabo já faz este tipo de publicidade. O que tenho visto sob a capa de APOLOGIA é tudo menso apologia. É farisaísmo arcaico mesmo. Lupas com o foco apenas nos defeitos.

Um blog evangélico que só trabalha com posts ácidos e opiniões rasas só é comparável àqueles pregadores de Praça da Sé. Pouca sabedoria, muito radicalismo, que assustam as pessoas que passam. A imaginação que as pessoas têm dos crentes quando passam perto das "rodas" dos pregadores da Praça da Sé, é que estão diante de pessoas desequilibradas. A primeira impressão delas produz um sinal amarelo, que se é aquilo que acontece dentro das Igrejas Evangélicas, então os crentes têm um estranho mau gosto. A imagem de um traz o preconceito sobre todos.

Assim também já está acontecendo na blogosfera evangélica. Muitos blogueiros estão seguindo o sucesso irresponsável de fofoqueiros que se identificam por apologetas. Se há um milhão de assuntos bons para escrever e um ruim para criticar, a facilidade de desconstruir é muito mais atraente. A fama pela fofoca ou por críticas gratuitas em nome da defesa da fé parece -se muito como a história da roupa invisível do rei.

O texto que eu gosto ler tem um conteúdo positivo. É uma postagem que não assuste pela agressão barata. E um assunto que encante e cative a atenção de um leitor comum. É um estilo cristão.

É tempo de cativar, de fazer planos mais altos, de fugir da vala comum. De que vale um blog que não tem mais o respeito de seus leitores?

É preciso blogar com excelência, com consciência, sem vergonhar o evangelho. Blogar insistentemente coisas não construtivas mostra aos leitores de maior cultura a mesquinhez que há por trás do blog. Que perfil de leitor é atraído por conteúdo negativo? A julgar pelos comentários superficiais...

É por isso que creio e insisto em uma blogosfera evangélica equilibrada, positiva, construtiva e séria. Exatamente a receita para bons formadores de opinião. Menos que isso seria perda de tempo e prejuízo para a Igreja.




Tropeçando no Salmo Primeiro

.

"Tripping"
Por João Cruzué

Em 12 de outubro de 1995, há mais de 14 anos, aconteceu aquele triste episódio do "chute" na santa, protagonizado pelo Bispo Von Helder, da Igreja Universal, numa atitude de desequilíbrio, repercutida maldosamente pela TV Globo que, além de desrespeitar nossos irmãos católicos que a consideram "padroeira" do Brasil, desrepeitou a todos os crentes que pregam o evangelho de forma mansa e humilde.

O Bispo Edir Macedo Bezerra em seu livro mais recente diz: "... O Sérgio criou um problema na Igreja. Atrasou nosso trabalho em dez anos. Ficamos parados no tempo por causa daquele chute. Atrapalhou a Igreja, atrapalhou todos os nossos projetos. Poderíamos ter ajudado muito mais gente se não fosse aquele ato impensado."

Quem acompanhou, na época, sabe que a TV Globo gravou as imagens da "pregação" do Bispo Sérgio Von Helder, feita na madrugada, e a tornou assunto principal de seus jornais, movendo maciça perseguição à Igreja Universal. Nos dois meses seguintes, serviu perfeitamente como cortina de fumaça para o lançamento do PROER. aquele programa de socorro a banqueiros feito pelo governo FH - que só foi "descoberto" pela grande imprensa a partir de fevereiro de 1996. E o primeiro banco (imediatamente) socorrido foi o Banco Nacional - da nora do Presidente..

Para tornar mais eficaz a campanha de destruição contra a Igreja Universal, a Rede Globo foi buscar na seara evangélica o apoio do Reverendo considerado com o príncipe dos pregadores e escritores evangélicos do Brasil, o Pastor presbiteriano Caio Fábio D'Araújo Filho. Diante do microfone daquela emissora, ele ajudou a TV Globo a cravar vários pregos naquilo que achavam ser o caixão do Bispo Macedo e da Igreja Universal.

Quase 15 anos já se passaram. O Bispo chutou a santa, mas quem tropeçou no Salmo Primeiro foi o Reverendo Caio. Tropeçou e caiu. O Tempo, e não eu, está sendo o juiz daquela causa. De um lado,a boa mão de Deus prosperou a causa do Bispo Macedo. Que a grande maioria dos Evangélicos repudia. E certamente, o Bispo NÃO tem minha aprovação em todas as coisas que faz. Pode ser que até seja mais falho que o próprio Reverendo, mas por que um teve uma queda tão feia, e o outro continuou? Creio que Caio caiu por muitas falhas ( quem não as tem?), mas foi imperdoável ter se juntado aos "Marinhos" que sempre desprezaram, desprezam e nutrem um feio preconceito contra os crentes em Jesus desta nação.

Contudo, diante de Deus algumas faltas são consideradas maiores que as outras, e a razão do Salmo Primeiro estar exatamente ali, como primeiro, deve ser porque Deus nunca aprovará que o crente tropece no seu primeiro versículo (ainda mais se for um mestre) que só para recordar, diz assim:


"Bem-Aventurado o varão

que não anda segundo o conselho dos ímpios,

nem se detém no caminho dos pecadores,

nem se assenta na roda dos escarnecedores".

ooo


João Cruzue - cruzue@gmail.com

.

domingo, janeiro 09, 2011

Conselhos para um novo convertido

Jesus e Pedro

De: João Cruzué

Para: você que aceitou o Senhor Jesus faz pouco tempo.

Em tempos tão modernos, com tanta coisa acontecendo, um novo convertido pode ter dificuldades de orientação. Como discernir o santo do profano em meio a tantas vozes, tantas Igrejas e tantos ensinos? cada um deles parecendo ser mais verdadeiro (ou falso) que o outro. No plano espiritual todo cuidado é pouco. Nossa sinceridade com Deus conta muitos pontos para acertar o Caminho, mas isto só não bata. Esta carta traz alguns conselhos singelos que podem lhe mostrar muitas coisas que ainda lhe estão encobertas aos olhos. Ficaria muito contente se a lesse - do começo ao fim.

O que vemos e ouvimos - sempre - deve ser julgado e pesado com muita prudência, a luz da palavra de Deus, porque há caminhos que parecem direitos aos nossos olhos, mas muitos deles são perigosos e podem nos levar à morte espiritual
.
Eu posso ilustrar isso da seguinte forma: Esta semana um alpinista brasileiro estava escalando o Monte Fitz Roy no Sul da Argentina com sua companheira. Antes de viajar ele deixou um bilhete:
"As montanhas são uma espécie de reino mágico onde por meio de algum encantamento eu me sinto a pessoa mais feliz do mundo." Mas ele não sabia que neste último "reino mágico" a corda iria se soltar e ele perderia sua vida. O valor de uma alma é tão caro que foi preciso que Deus enviasse o próprio filho para morrer em uma cruz para que fôssemos resgatados - com vida - do caminho da perdição. Nem toda casa que se diz Igreja do Senhor, Igreja do Senhor, é na verdade uma Casa de Deus. É preciso desconfiar, analisar, para não se enganar com os "reinos mágicos" que proliferam por aí.

Não se deixe enganar. A fé é uma semente de Deus em plantada em seu coração. O plano do diabo, nosso adversário, é fazer o possível e o impossível para roubá-la, estragá-la, arrancá-la, destruí-la.
Quando você ouve a pregação do Evangelho, as boas novas da Palavra de Deus, esta semente pode cair em quatro tipos de terrenos, dependendo do carinho e zelo com que você a recebe. Busquei esse texto no capítulo 8 do Evangelho escrito por Lucas - na Bíblia Sagrada.

1.
A semente caiu à beira do caminho. Isto significa dar uma atenção superficial ou desprezar a palavra do Evangelho de Jesus Cristo. O diabo pode vir, na pessoa de amigos, parentes ou professores, colegas, namorados, filosofias, para fazer com que você desista, menospreze e perca o interesse pelo Evangelho. Eles realçam todas as desvantagens e perigos que vai enfrentar se insistir em ser um crente fiel em Jesus. Então, sem analisar com cautela o outro lado da moeda, isto é, a salvação e todas as bênçãos que a seguem por uma vida toda, você pode ser enganado e levado a entender falsamente que ser um cristão sincero é um atraso de vida. Assim, se você der ouvidos às desvantagens, àmudança do Evangelho, será com uma semente à beira do caminho que é pisada ou devorada pelas aves. A semente que foi destruída antes mesmo de nascer.

Qual é atitude certa ao ouvir a pregação do Evangelho? Deus não tem interesse que você seja puxado ou tangido ao sabor de todo vento de ensinamentos, religiões e filosofias. O desejo ele é que você investigue e analise tudo. Um coração sincero e investigador é tudo que precisa para ter um encontro com Deus.
Quando alguém vier e dizer que o Evangelho é coisa para gente humilde, pobre, atrasada; palavras pregadas por espertalhões, não está dizendo a verdade por inteiro. Na verdade está jogando areia na sua fé.

O primeiro presidente do maior Banco privado brasileiro - O Bradesco - era um crente da Igreja Presbiteriana. Os Estados Unidos da América foram colonizados por crentes. O povo alemão é crente. Os Igleses são crentes no Cristo. Donos de muitas multinacionais em países do mundo inteiro são crentes em Cristo. O Evangelho não empobrece nem é coisa de pobre. Se for investigar bem de perto este assunto vai descobrir que a aceitação do Evangelho nunca foi atraso de vida. Pelo contrário, já tirou, tira e sempre vai tirar muita gente da miséria. Ter Jesus como Senhor de nossa vida é a maior riqueza
.
Quando Ele entra, a miséria espiritual sai.

2 .
A semente que foi semeada no terreno pedregoso nasceu com a primeira chuva. Brotou alegre e radiante. Se ela pudesse falar diria isto: "Ah! Como é maravilhoso ter aceitado Jesus como Salvador da minha vida. Estou muito feliz! A Igreja onde estou é uma bênção, todos gostam de mim. Nunca fui tão amado em minha vida. Deus, o Senhor é dez! Porém, o tempo de clima tão ameno logo passa e uma seca atinge com força a jovem plantinha. Debaixo do sol forte, das primeiras críticas, decepções, a raiz não consegue se aprofundar na pedra e a falta de humidade e o vento podem ser fatais.

A pedra neste caso é a ignorância das coisas de Deus. O conhecimento do caminho que nos leva a intimidade com Deus não é conhecido desde o começo. É preciso conhecer a palavra de Deus, estudá-la, ter prazer em ouvi-la, para que o solo pedregoso seja quebrado pelo martelo da palavra. Os exemplos dos heróis da fé, personagens espalhados pelos livros da Bíblia, estão lá como sinais de trânsito para nossa orientação. Um novo convertido sem aprofundamento na palavra de Deus, diante do primeiro problema vai se esquecer de toda alegria inicial podendo até se desviar. Jesus não é como o gênio da lâmpada mágica que atende a todos os nossos desejos e nos dá tudo que pedimos. Ao se manter com os olhos firmes em Jesus, em lugar de nos defeitos dos irmãos, o novo convertido vai evitar que sua fé morra de sede em cima da pedra.

As maiores bênçãos da vida de um crente fiel a Cristo chegam mais tarde, a partir de um certo tempo. No início da carreira, as bênçãos são maravilhosas, mas não se podem comparar com as que hão de ser recebidas depois de ser provado e permancecer fiel ao Senhor.
O cultivador de tomates sabe, por exemplo, que as mudas até ir para o terreno definitivo, precisam ser arrancadas e replantadas com um espaçamento maior, para justamente desenvolver as raízes. Da mesma forma ao aprofundar-se na leitura da Palavra de Deus o novo convertido vai quebrando a rocha e aprofundando suas raízes no conhecimento palavra de Deus. A broca que fura uma pedra tem na sua ponta um material feito de diamante. Esta broca é movida pelo ar de um comprensor. Na vida espiritual a broca que abre caminho para baixo no solo pedregoso é a fé. E está fé é adquirida pelo ouvir da palavra de Deus. A palavra tanto semeia a semente quanto quebra a dureza da pedra da ignorância (ou desconhecimento) da vontade de Deus.

Ao examinar a palavra de Deus, você vai verificar que todos os grandes homens e mulheres da Bíblia passaram por tempos de difilculdades, como provações, aflições, perseguições e que a vida deles nunca foi um mar-de-rosas. Mas tendo eles resistido ao confiar nas promessas do Senhor, foram ajudados por Ele para e se tornaram vencedores.
Esta realidade é desconhecida de muitos crentes que não têm a sede natural de conhecer mais e mais os ensinamentos bíblicos.
Ficam satisfeitos com suas raízes a meio metro do chão. É este conhecimento bíblico que traz entendimento para enfrentar as provações cotidianas, tanto grandes como pequenas.
Assim como uma grande árvore precisa de raízes profundas para se manter de pé, da mesma forma, o cristão que deseja agradar a Deus precisa se aprofundar de maneira desconfiada (não dando crédito a tudo que ouve) mas sincera.

3 -
A quarta semente foi lançada entre os espinhos. Analisando o terreno desses espinheiros, podemos dizer sem errar que grande parte dos cristãos de hoje se mantêm infrutíferos porque estão satisfeitos, confortáveis, ricos, em meio à moitas de espinhos. Um paradoxo, é dizer - conforto em meio aos espinhos, mas a semente entre os espinheiros é aquela que nasceu, cresceu e aprofundou as raízes. Não se trata mais de um novo convertido, mas de um cristão maduro. Quando o dono do terreno (Deus) foi procurar frutos, simplesmente não os encontrou. Uma erva daninha cheia de espinhos cresceu junto à planta e sufocou seus frutos. Houve um fracasso de produção.


A triste realidade de hoje são os cristãos de "banco". Passam a vida inteira assentados na Igreja sem um propósito, sem assumir compromissos, sem o mínimo desejo de se envolver com a obra do Senhor. Apenas assistem, sem prestar um culto de verdade. Não planejam nada para Deus. Não querem saber de glorificar o nome de Jesus por ações cristãs. Por outro lado, muitos líderes de Igrejas cristãs de hoje, não têm mais paciência para suportar os arroubos e as trapalhadas de convertidos recentes em ação. Preferem não ter dores de cabeça, preferindo que seus membros apenas assistam aos cultos e contribuam financeiramente. Dessa forma a Igreja a princípio fica em paz, prospera financeiramente, mas depois esta paz (ou ausência de ação ) se transforma na paz dos cemitérios. O que estava errado? Omissão no incentivo e no desenvolvimento de lideranças. De incentivo ao desenvolvimento dos talentos pessoais. O Senhor tem um projeto de vida para cada convertido e as lideranças da Igreja não podem boicotar ou se omitir. Eles precisam encontrar seus lugares na grande obra de Deus e os responsáveis por mostrá-los são os pastores.

O Cristão não deve simplesmente assistir aos cultos, mas prestar culto a Deus com sua vida. E o culto não é apenas aquelas duas horas onde se canta, ora, contribui e se ouve uma pregação. Ele precisa cultuar a Deus 24 horas por dia, sete dias por semana. Este é o padrão. Orando, onde podemos orar, vigiando onde devemos vigiar e dando bom testemunho de cristão na maior parte do tempo. Alguém consegue fazer isto? Decerto que não, mas este é o padrão. A lei do mínimo esforço, por outro lado, não é culto que se preste a Deus. É o que tem acontecido e muitos pastores fingem que não estão vendo - para evitar a fadiga! Uma Igreja de faz de contas, só vai produzir frutos também de faz de contas. Uma Igreja dessas, longe de erradicar os espinhos, está satisfeita com eles.

O significado dos espinhos também está claro no Evangelho: novas prioridades de vida e abandono do compromisso de fidelidade com a Obra do Senhor. A busca de riquezas, o ingresso de pastores na vida política, omissão, competição dentro das próprias Igrejas, crentes baladeiros, dançarinos pelas madrugadas e noitadas. Gente se enrolando até o pescoço pelas concupiscências da carne e dos olhos. É a perda do primeiro amor. Antes era tudo para agradar ao Senhor Jesus. Agora? depende...

4 - Por fim, vem a semente semeada em boa terra. A única que chegou a frutificar. Para que você novo convertido chegue a ser uma bênção nas mãos do Senhor, dar frutos em Cristo - posso listar algumas humildes orientações práticas.

*Abandone as velhas (e más) companhias. Não existe futuro com Deus ao lado de velhas e corrompidas amizades. São elas que o diabo vai usar para fazê-lo desistir e se envergonhar de Cristo. Rompa com as velhas amizades e passe a andar com cristãos fiéis. Não há meio termo.

*Tudo que ouvir ou aprender sobre a Bíblia não vá aceitando como verdades. Aprenda a examinar, conferir, perguntar onde se encontra tal assunto na Bíblia. Matricule-se na Escola Dominical da sua Igreja, foi na Escola Dominical que aprendi a conhecer a diferença entre o certo e o errado nas coisas espirituais.

*Não queira ser um "missionário" antes do tempo. A palavra de Deus diz que devemos crescer PRIMEIRO na graça e no conhecimento de Deus - com equilíbrio. Espere primeiro compreender as verdades cristãs para depois ensiná-las. Você tem que ter para depois dar. Colher, para depois semear. Não se enturme com fanáticos, que adoram recrutar novos convertidos a revelia do Pastor da Igreja. Quando algum grupo lhe convidar para sair e pregar ou orar "não sei aonde", seja prudente: procure primeiro seu pastor e se informe com ele. O fanatismo não é caminho para cristãos. O único fanatismo aceito por Deus é o abandono radical do pecado.
Nas demais coisas devemos ser moderados, temperados.

*Vida de oração. Comparo a oração como a chuva que você pode obter quando separa um tempo especial para conversar com Deus. Orar não é repetir padre-nossos, ave-marias, santa-marias, credos e salve-rainhas. Orar é como namorar. Uma conversa íntima entre duas pessoas que se amam. Você e o Senhor Jesus Cristo.

No começo, você pode fazer uma lista de oração distribuída assim:

1) Início da oração, por exemplo: "Querido Pai que está no Céu" quero passar uns momentos na sua presença, etc.

2) Agradecimentos: na primeira vez, liste tudo que se lembrar. Por exemplo: "Obrigado pela casa onde moro, pelos alimentos no armário, pelas compras que pude fazer hoje, pela segurança de minha família que o Senhor até hoje tem guardado do mal, pela vida de cada familiar, pelas roupas que tem para vestir,
pelo emprego que tiver, pela oportunidade de viver... tendo listado tudo o que Deus tem dado para você, já na próxima oração já não é preciso de listas, acho que vai se lembrar de quase tudo.

3) Petições - apresente suas necessidades e faça seus pedidos. Tudo o que se passa no seu coração conte para Jesus. Ele é o seu melhor confidente. Ore como se ele estivesse ao seu lado. Não ore diante de imagens. Não se deixe enganar, pois a Bíblia inteira condena o uso de imagens. Elas aparentemente trazem resultados, mas se analisar direitinho, vai ser possível perceber que mais cedo ou mais tarde uma maldição vai se abater sobre aquela casa. Deus sempre condenou e amaldiçoou quem usa ícones religiosos.

4) Intercessão - interceder é pedir a Deus que atenda as necessidades de outrem.
De novo a lista por escrito é importante para colocar todas as pessoas da família, da vizinhança, do trabalho que precisam de salvação, saúde, oportunidade de trabalho, libertação de vícios, alcoolismo, drogas, etc.

5) Fim - por exemplo: Obrigado Pai querido, em nome de Jesus eu peço que responda minhas orações. Amém.

Não se esqueça de orar também para Jesus lhe batizar com o Espírito Santo. É uma experiência maravilhosa de capacitação e enchimento de coragem para servir na Obra do Senhor. Por isso recomendo: congregue numa Igreja Protestante e Pentecostal. Por duas razões, para fugir da adoração de imagens e para seguir o exemplo dos apóstolos no início da Igreja que buscaram em oração o Batismo com o Espírito Santo.

*Cuidado com as igrejas avarentas. Dinheiro, dinheiro, dinheiro. O culto inteiro pedindo e levando você a se sentir um pecador se não der tudo o que tiver no bolso. O dízimo é bíblico. Devemos pagá-lo a Deus, entregando-o em uma Igreja, isto é, naquela que congregamos. Se alguém lhe pedir que venda sua casa, ou qualquer de suas posses para dar para a obra de Deus, desconfie: isto se chama exploração de fé alheia. Fuja deste tipo de igreja antes que fique sem dinheiro ou suceda algo pior, perder sua fé. Existem muitas falsas igrejas que a pretexto pregar a palavra de Deus estão montando negócios particulares. bancos, partidos políticos, que nada têm a ver com o Evangelho. Fuja destes covis.

* Não se escandalize com o que vier a descobrir no caminho da vida cristã. Assim como houve um Judas em meio aos 12 discípulos escolhidos por Jesus Cristo, existe todo tipo de crentes na Igreja. Ao aceitar Jesus, os convertidos não se tornan santos da noite para o Dia. A santificação acontece por dois processos. No primeiro, éramos perdidos e ao aceitar Jesus, fomos transportados do reino das trevas para o Reino da Luz ou o Reino de Deus. Uma nova posição em um lugar santo. O dono do Reino agora é Jesus. No segundo processo, já no reino de Cristo, somos aperfeiçoados gradativamente pela ação modificadora da Palavra de Deus. Quando alguém se converte, dependendo de onde ele esteja, sua distância até a perfeição que é Cristo pode ter variadas distâncias. Perto, por exemplo alguém que nunca matou, nunca roubou, tem uma vida 99% correta com Deus. Daí até a perfeição de Cristo, o caminho é bem curto. Longe - Diferentemente, pode demorar algum tempo para uma pessoa fofoqueira, linguaruda, avarenta, assassina, prostituta, chegar a mesma perfeição.

Então, considerando que todos estamos em processo de santificação precisamos ouvir e ler constantemente a palavra de Deus. Podemos entender que haja competição, brigas, preconceitos, "pisões" e "cotoveladas" entre os cristãos de toda Igreja. Além disso, também vêm os escândalos - pequenos ou grandes - que infelizmente também estão previstos na Bíblia Sagrada.

*Não fique mudando de Igreja em Igreja para encontar a igreja perfeita. Aqui na terra ainda não existe e nunca existirá uma igreja que seja 100% pefeita. A igreja verdadeira só existe no plano espiritual e é composta por Cristãos fiéis que congregam em lugares e Igrejas diferentes. Fique onde foi salvo por Cristo. Só mude depois de muita oraçao e direção segura do Senhor

*Por fim concluiremos abordando o tema como se orientar e ouvir a voz de Deus. Para ouvirmos a voz de Deus, já sendo nós cristãos, primeiro devemos pedir as orientações através da oração. Não aconselho buscar profetas que atenden em casa em busca de orientação com Deus. Isso é perigoso. No tempo que fiz estas experiências, nunca resolvi meus problemas. Até porque eles aumentaram com a minha ansiedade.

A melhor forma de orientação para crentes é ouvir pessoalmente a voz do Senhor em nosso coração. Para Deus falar conosco devemos abandonar toda prática de pecado. Sem arrependimento e abandono sincero de pecados, não podemos discernir a voz de Deus entre tantas vozes que ouvimos. Se o nosso problema for muito grave, junto com nossas orações devemos aprender a jejuar.

Ja fizemos jejuns de até três dias sem nenhum alimento, mas bebendo água normalmente, por causas muito difíceis. Na maioria dessas ocasiões, o Senhor respondeu resolvendo os problemas. Mas também houve caso que não adiantou nem a oração nem o jejum. A vontade do Senhor prevalece sobre aquilo que desejamos. E, quando não é da vontade do Senhor, você pode passar a vida toda jejuando e morrer jejuando que Deus não vai responder. Quando nossa vontade é aceita por Ele, aí sim, prosperamos e nossos problemas são resolvidos.

Deus fala conosco de várias maneiras: pelos conselhos de nossos pais cristãos, por uma paz e calma firmes no momento de uma decisão. Se o nosso coração está em dúvida, com certeza estamos indo no caminho errado. Ou no tempo errado.
Nas coisas espirituais mesmo que não gostemos, esperar com paciência o momento certo de tomar uma decisão é fundamental.

*Vida sentimental. Uma vida inteira pode ser arruinada por uma escolha errada.
O que aprendi do Senhor posso ensinar. Enquanto o Senhor não me mostrou, não namorei. E quando ele me mostrou a jovem que iria ser minha futura esposa, não acreditei de imediato. Era uma voz em meu coração, eu poderia estar enganado. Então, fiz uma prova com Ele e propus uma situação. Se aquilo acontecesse exatamento como pedi, então eu saberia que era mesmo a voz do Senhor. Então do jeito que pedi sucedeu. Em um ano namoramos, noivamos e casamos. Durante meus 23 anos e 11 meses de casado, minha esposa e eu passamos por tempos dificílimos, mas estamos juntos e alegres um com o outro porque casamos na direção do Senhor. Foi Ele quem nos escolheu um para o outro e nos uniu.

Não posso ensinar de outra forma.

Sei que há muitos que são mais sábios que nós, mas o que escrevemos é suficiente para que você, novo e nova convertida, conheçam nossa idiossincrasia quanto aos primeiros passos da vida cristã. Tudo foi escrito com muito carinho. Seus progressos serão a nossa alegria.


Do seu irmão em cristo, João Cruzué.


cruzue@gmail.com