quarta-feira, maio 26, 2010

Três conselhos para sair da depressão

.

TRÊS CONSELHOS

PARA VENCER
A DEPRESSÃO


Photobucket


João Cruzué

Esta mensagem foi escrita para quem anda deprimido ou sofrendo com a perda de muitas batalhas, e necessita desesperadamente de estratégias para ganhar a guerra. Quero dizer que não importa a situação em que você se encontra, posso adiantar que há certeza de vitória para você, desde que leia, guarde e os ponha em prática esses conselhos que me ajudaram a dar a volta por cima depois de 11 anos de desemprego.

Primeiro conselho: não fique preso ao passado.

Se a causa dos problemas está no passado (e não vou fazer uma lista) cada vez que você fica olhando para trás, um pensamento de amargura pode invadir seu coração. Posso ilustrar isso com o caso do enterro do gato.

Morreu o gato de uma família e as crianças combinaram fazer um enterro solene para o bichano. Como gostaram muito da brincadeira, decidiram deixar o rabo dele prá fora. No outro dia repetiram o enterro. Outra vez deixaram o rabo do gato de fora. A cada enterro, porém, o mau cheiro ia ficando insuportável, até que resolveram parar.

Você não vai conseguir resolver seus problemas ou sair deles, se todo dia ficar desenterrando um "gato" que está no seu passado. Esta decisão foi-me muito útil e este conselho está na Bíblia em F
ilipenses 3:13 e 14. Examine. Deus quer que mude seu olhar para o futuro, pois será de lá que virão suas vitórias.

Segundo Conselho: Oração e exercícios físicos

A oração é a chave que abre a porta do Céu. Mas há duas condições para orar e ser ouvida/o. Se você ainda não aceitou Jesus como Senhor de sua vida, vá ao Culto da Igreja Evangélica mais próxima, e diga ao pastor que precisa reconciliar-se com Deus - aceitar Jesus. Se você estiver afastado da fé por algum problema, procure a Igreja onde se afastou, se ela for próxima, e volte para Jesus. Por que é preciso fazer isto? Resposta: Evangelho de João 9:31.

---------------------------------------------------------------------------

"Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas

se alguém é temente a Deus e faz a sua vontade,

a esse ouve".

----------------------------------------------------------

Se você não se enquadra nas duas situações anteriores e está debaixo da maior luta, não se desespere. Os dias no Vale são tempos de preparação para a melhoria do caráter do cristão e para que ele esteja preparado para bênçãos maiores que estão próximas. Na Bíblia quem passou por isso foi Jó: depois da grande aflição ele ganhou de Deus o dobro de tudo que possuia.

Durante os 11 anos de grande desemprego que passei onde as coisas não davam certo, eu fazia regularmente longas caminhadas em uma rua calma próxima de casa. É provado pela medicina que os exercícios físicos estimulam a produção endorfina pelo cérebro. Durante essas caminhadas eu orava. Na Bíblia há uma pessoa que fez uma longa caminhada em tempos de depressão: o profeta Elias em 1Reis 19:4 ao 7.

O tempo que você passa em comunhão (conversando) com Deus é o tempo que Ele vai ajudá-la/o a resolver seus problemas. Ele sabe perfeitamente tudo sobre eles, mas cabe a você a iniciativa de procurá-LO. O que muita gente não sabe é que o SENHOR tem interesse em manter um relacionamento firme conosco para abençoar-nos - como fez com Jó - enquanto que a nossa realidade mostra que não temos muito interesse em conversar (orar) e construir um relacionamento vitorioso com ELE.

Terceiro Conselho: Não fique desocupado

Ao longo da Bíblia podemos ver Deus observando um padrão para escolher (muitos são os chamados, poucos os escolhidos) pessoas para liderança. Posso afirmar que este padrão é o trabalho. Em um processo de escolha Deus nunca separou alguém para uma vida vitoriosa, entre gente ociosa. Talvez porque pessoas ociosas além de nada fazerem desenvolvem o mau hábito de uma língua extremamente crítica - o que pode ser visto nas duas conversas entre Deus e satanás nos dois primeiros capítulos do Livro de Jó.

Uma das principais razões porque há tanta gente triste, amargurada, deprimida entre cristãos é a falta de ocupação ou a recusa de assumir responsabilidades na obra do Senhor. Ora, se a presença do Espírito Senhor na vida do crente traz alegria, qual será o motivo de tantas faces tristes, amarguradas e deprimidas? Deve ser que, quando recusamos a nos ocupar com as atividades de nosso chamado, entristecemos o Espírito Santo, dia após dia, até que fiquem de resto as cinzas de uma brasa que se apagou lentamente. Na Bíblia estude o
primeiro capítulo do Livro de Josué.

Photobucket
O sorriso da vitória
Conclusão

Não traga o passado para o presente; olhe para frente. Reconcilie-se com Deus para que sua oração seja ouvida; não deixe de praticar exercícios físicos. Procure envolver-se e assumir responsabilidades na Casa do Senhor. Fique firme, não desanime, porque você vai ganhar esta guerra. Olhe bem para esta foto. Pela fé posso ver o mesmo sorriso em você, se ouvir o que o Espírito do Senhor tem falado.




Message in english

y español

João Cruzue
blog Olhar Cristão
cruzue@gmail.com

.

9 comentários:

Pr. Fabio L. Volpini disse...

A paz do Senhor, excelente postagem pastor, tudo que esta escrito é verdade,ja tive depressão profunda e se bem o que é estar angustiado e soltitário, além de várias vezes ter crises de auto - destruição, sofri com este problema durante muitos anos de minha vida até que conheci e me entreguei por completo a Cristo que mudou e restaurou minha vida trazando minha alegria de volta.

Visite meu blogger tem postagens novas.

http://fontedevida-meubloggerpessoal.blogspot.com/

Deus te abençõe ricamente, hoje e sempre.

Anônimo disse...

Pastor,sou de uma religião evangélica a 15 anos e fui casada durante 14 anos,derrepente meu marido me deixou pra ficar com outra mulher do mundo,tinhamos uma vida exelente,eu cantava na igreja e ele era presbitero,depois disso eu fiquei durante alguns meses fora da casa do senhor,mais graças a deus ja me reconciliei com o senhor jesus,mais estou com sintomas de depressão o que devo fazer

Joao Cruzue disse...

Minha Irmã em Cristo,

Cada um de nós temos um cruz que gostemos ou não temos que carregar. O peso desta cruz pode muito bem ser aliviado quando perdoamos de fato. Perdoar de fato, quer dizer o seguinte: que quando nos lembramos daqueles espinhos eles não nos fazem mais ficar tristes, pois Jesus já passou o bálsamo em nossa alma. Enquanto a ferida ainda estiver viva, vai doer. E sempre que doer nós vamos entregar todas as nossas ansiedades e tristezas a Cristo. Nada deve ser enrolado e escondido em um trouxa.

Quando aos pensamentos de tristeza que disse ter e que eles a fazem ficar deprimida, pode ser que a senhora não tem feito nenhum exercício físico. Se o corpo não for exercitado, por exemplo por caminhadas, as glândulas do corpo vão deixar de funcionar e deixar a gente triste.

Para sua meditação, Filipenses 3-13 e 14.

A paz do Senhor Jesus.




Anônimo disse...

Pastor,
estou em depressão pela segunda vez...parece que quanto mais oro mais converso com Deus,mais clamo e imploro uma graça, as coisas dão mais erradas para mim. Porque meu Deus? Sou uma filha tão boa, ajudo todo mundo e tenho um coração gigante! Rezo e converso com Deus todos os dias..vou até a igreja falar com o Pai! Não sei o que fazer...estou muito sozinha..gostaria tanto de formar uma família e todos meus relacionamentos são um fracasso! 1º namoro ele me abandonou para ficar com a ex; 2º namoro meu namorado entrou para o mundo das drogas e me agredia; agora me relacionei com uma pessoa que eu ja havia ficado há 5 anos atras, eu o amava! Achei que até que enfim iria dar certo e de repente ele me abandonou de novo pra ficar com uma moça mais rica.. Faço de tudo para dar certo e nada...estou muito infeliz há quase 6 anos! Não sei mais o que fazer..estou desesperada! Por favor me ajude!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Joao Cruzue disse...

Minha querida irmã cujo esposo viaja muito e a senhora fica sozinha com as filhas em casa sem poder ir toda família na Igreja. Meu comentário: ore ao Senhor para que dê um trabalho mais abençoado para seu esposo. Acontecendo isto, vocês vão ficar juntos e poderão ir aos cultos a família toda. Mude o foco minha irmã, e Jesus vai ouvir sua oração.

Anônimo disse...

A paz pastor, sou a Juliana, eu tenho 16 anos, resolvi procurar ajuda na internet pois já estou sem saídas... vai fazer 1 ano agora que me converti, tenho passado muitas lutas com a família, lutas espirituais, tudo vem contra mim pra me derrubar... eu estou extremamente cansada de tudo... já não quero mais pedir ajuda paras meu lideres e pastores... por que sempre ouço a mesma coisa... ''vá ler a bíblia e orar'' mas eu não consigo mais! eu no começo orava tanto, lia tanto a bíblia agora não tenho nem forças pra dobrar meu joelho no chão e pegar a bíblia... estou cansada sabe, me acho tão inútil, penso que as pessoas sentem ódio de mim, ninguém parece que se importa comigo... nasci em um berço cristão... mas minha mãe se desviou e eu vivia com um pé na igreja e outro no mundo, até que quando ela caiu, eu me levantei entregando minha vida de verdade para Deus... já recebi muitas profecias de que eu irei fazer tantas coisas para Deus... mas já estou desacreditada de tudo, eu amo tanto Deus, sempre peço perdão por ser tão falha... me sinto sozinha demais... meus amigos da igreja me acolheram tão bem no começo, hoje já não se importam mais comigo... parece que estou me afogando em um mar de decepção... sabe, pode ser até uma frescura adolescente... mas pra mim parece o fim de tudo, estou desanimada, minhas notas caíram tanto, tenho amigos que me pedem ajuda, me pedem pra falar de Deus... e me sinto tão fraca sabe, não tenho forças nem pra mim... e tenho medo de perder eles, sem ajuda-los... , estou em uma profunda depressão, não consigo mais fazer nada, a vida passa e eu sempre no mesmo lugar... ou esta acontecendo isso por que Deus quer que eu passe por isso pra mim ficar mais forte, ou estou super travada espiritualmente. Se poder me dar uma ajuda... sou grata... fique na paz.

Anônimo disse...

To passando por essa mesma situação minha hitoria eh parecida com a sua tenho 18 anos e não sei mais o que fazer

Rafael Souza disse...

Eu tbm estou com depressão e o inimigo quer que eu faça uma tragédia na mimha vida a até tirar a vida de meu filho que tanto amo estou lutando contra isso mais se alguém puder me ajudar eu vara agradeço em nome de Jesus