terça-feira, maio 04, 2010

Protocolo de Cooperação - para alcançar a Meta de 100.000 publicadores de conteúdo cristão até 2013

Geração Internet
Joao Cruzué

Este texto sugere uma forma concreta de ação que você e eu podemos combinar , para colocar em prática um plano de levar 100.000 líderes cristãos, a serem publicadores ativos de conteúdo genuinamente cristão na Internet. Imagine aquelas pessoas que exercem liderança na sua Igreja, com conhecimento e consciência da necessidade de publicar conteúdo virtual ,destinado a informar e formar esta geração que está crescendo com uma forte atração pela Internet...

Um protocolo pode ter formas operacionais diferentes. Há os protocolos de informação., os protocolos de intenção... este é um protocolo de cooperação. Atitudes, atividades e ações conjugadas para prover a demanda de formadores de opinião das próximas gerações.

Para chegar a ser um respeitado formador de opinião é preciso um começo. E nada melhor que um blogueiro que já aprendeu o caminho das pedras, para participar deste grande desafio: de levar muitos líderes para dar seus primeiros passos no aprendizado da publicação de conteúdo.

Há duas imagens bíblicas que podem retratar este assunto de forma bem fiel: As informações que Deus transmitiu para que Moisés voltasse ao Egito para libertar o Povo de Israel. E as instruções que Ananias recebeu para ir á Rua Direita em Damasco para orar por Saulo de Tarso. O que admira-me: foram pequenas ações que produziram grandes resultados no futuro. Quem imaginaria que um velho pessimista e um fariseu perseguidor pudessem ir tão longe e ser tão eficientes?

Agora com seu consentimento vamos ao que interessa:


Considerações - Considerando a necessidade de se multiplicar a participação cristã na publicação de conteúdo na Internet, que vá ao encontro das necessidades das futuras gerações que já escolheram o meio virtual como fonte de formação, lazer e informação,

O papel da ABC - A Associação de Blogueiros Cristãos, comunidade virtual, agregadora de Blogs Evangélicos, que tem como seu objetivo principal o fomento de criação de espaços digitais (blogs, microblogs, lightblogs e sites), vem, na pessoa do irmão João Batista Cruzué propor de forma humilde e consciente, à grande comunidade evangélica brasileira, um Protocolo de Cooperação em atividades voltadas para atingir uma meta de 100 mil publicadores até o final de 2012.

Definição de Protocolo de Cooperação: no caso específico da ABC, trata-se de uma aceitação voluntária e pessoal, de seguir ou estabelecer estratégias de mínima organização para atingir o objetivo proposto. Uma meta ambiciosa, difícil, mas factível.

São os termos deste protocolo:

1 – Adquirir uma consciência plena de que a Internet hoje é um meio de grande potencial para difusão do Evangelho e da cultura cristã voltada para o serviço do Senhor Jesus. Justificativa: a menos que isto esteja bem claro, todo outro tipo de esforço tenderá ao fracasso no longo prazo.

2 - O papel da ABC não será corporativo. Ela vai buscar de todas as formas santas e possíveis, incentivar a criação de blogs, e de outras comunidades ou blogs de publicação coletiva, para que na multiplicação dos esforços a meta principal seja atingida. O grande potencial de evangelização da Internet precisa ser melhor explorado - enquanto há oportunidade e gratuidade.

3 - As comunidades agregadoras de blogs podem continuar suas atividades de forma autônoma, ou trabalhando conjuntamente em alguns pontos quanto ao mesmo fim. A comunicação entre seus administradores, antes restrita ao silêncio, precisa ser estabelecida, fraternalmente, e para mútuo encorajamento. Será preciso um grande esforço para conjugar pessoas e grupos nas atividades desenhadas para atingir e ultrapassar a meta dos 100.000 blogs

4 – Atividades. Analisar o perfil de cada liderança evangélica da própria Congregação. Aproximar, comunicar e conscientizar aqueles com potencial adequado. Professores, Superintendentes de EBD, Líderes de Crianças, Líderes de Adolescentes, Líderes de Jovens, Pastores, Evangelistas, Maestros, Jornalistas cristãos, Funcionários Públicos e Profissionais Liberais cristãos. Se possível: cada líder deve ser conscientizado da necessidade aprender a publicar conteúdo na Internet.

5 – Treinamento – Um curso de criação e publicação de blogs já está à disposição para transmitir, a distância, os rudimentos necessários para o começo e algumas dicas básicas de aumento do número de leitores. Endereço: www.cursodb.blogspot.com .

6 – Comunicação e Interação – a comunicação de avanços, conquistas, solução de dificuldades e sugestões para multiplicação de resultados é bem-vinda por que renova o ânimo de todos.

7 – Autonomia. Não haverá interferência por parte da ABC – Associação de Blogueiros Cristãos no seu espaço. Nossos vínculos de trabalho são em torno de um objetivo. Os novos blogueiros que surgirem deste esforço conjugado não serão “propriedade” da comunidade A ou B. Eles são livres (como nós) para aderir espontaneamente às comunidades que quiserem. O importante é a conquista da meta.

8 – A Meta 100 mil publicadores cristãos de conteúdo na internet. Meta prevista para o final de 2012. Não se trata de um número absoluto, mas de um esforço para multiplicar por cinco a quantidade de blogueiros cristãos que existem hoje.

9 – O conteúdo das publicações – a título de sugestão: a primeira publicação pode ser um texto com o testemunho pessoal de conversão e salvação do publicador. A segunda sugestão, pode ser a descrição bem detalhada das atividades da própria congregação em todas as áreas, apontando a que melhor trabalha e uma crítica ao que poderia ser melhor. Depois, a experiência e a oração vão mostrar o conteúdo que mais agrada os leitores.

10 – O respeito pelo leitor precisa ser conquistado, com uma forma gentil de resposta aos comentários recebidos e o domínio da língua portuguesa. Sempre melhorando.


Para se afiliar à Associação de Blogueiros Cristãos, faça sua inscrição aqui: Inscreva-se e seja bem-vindo(a).

Em Cristo,


Irmão João Cruzué


.



Nenhum comentário: