domingo, maio 09, 2010

Homenagem do Blog Olhar Cristão ao Dia das Mães

.

Mother's Day

Homenagem do Blog Olhar Cristão

--------------------------------------------------------------------

Olá! Que bom encontrar você por aqui.

Hoje vamos deixar aqui nossa homenagem às Mães.

-------------------------------------------------------------------------------------

João Cruzué

A palavra "Mãe" está presente 371 vezes na Bíblia - sendo 280 vezes no Velho e 71 vezes no Novo Testamento. O primeiro versículo, em Gênesis 2:24 e, o último, em Apocalipse 17:5. A mãe do Senhor é citada 36 vezes no NT. De longe a mãe mais citada em toda Bíblia. No Velho Testamento há muitas mulheres valorosas: Rebeca - a mãe que amava Jacó e aborrecia Esaú. Joquebede, a mãe de Moisés, a mãe planejadora e Ana - ah! Ana - a mãe que parecia bêbada quando orava, mas era só aparência; na verdade sua oração incomodava Deus e perturbava homens.

Hoje é o Dia das Mães. Quero dedicar aqui algumas palavras de carinho para cada mãe que estiver lendo este texto. Sem esquecer a principal delas: Dona Glória, minha mãe, a bênção que Deus usou para me trazer ao mundo.

Minha mãe foi professora. Aos 15 anos ela ensinava em uma classe mista na Zona Rural. Seu trabalho era referência, pois havia alunos da cidade que se mudaram para frequentar suas aulas. Era uma moça de cidade que se casou com um homem do campo. Não quis, porém, ficar apenas na cozinha, e foi trabalhar ombro a ombro com meu pai. Construíram um futuro próspero com muito suor e muita enxada. Era econômica e repudiava o desperdício. Comprava somente o que o dinheiro desse.

Acreditava no poder da instrução. Aos sete, oito anos, lembro-me de minha mãe, capinando no arrozal, comigo ao pé, com um caderno na mão fazendo lições de casa. Era extremamente focada na educação. Tanto é aos sete anos fui alfabetizado para a escola - direto para o segundo ano. Aprendi a ler na "famosa" Cartilha da Infância de Thomaz Galhardo. Aquela tão criticada do "Joãozinho é cabeçudo, mas tem belo coração" O interessante é que nunca soletrei, nem "silabei" - lia as palavras por inteiro.

Mãe só teve um pouquinho mais de trabalho comigo com a letra "gê", que eu insistia em chamar de "efegê".

Aos 18 anos, mãe "empurrou-me" para a cidade grande, para procurar meu futuro. Para concluir os estudos e trabalhar. Eu tentei voltar dois anos depois, mas ela não concordou. Estava certa. Duas coisas boas aconteceram longe de casa: conclui o bacharelado em Ciências Contábeis e tornei-me um crente em Jesus. Mas isto ela detestou, e muito lutou para que eu não saísse da sua "religião". Mãe era católica "roxa". Catolicismo que ela abandonou 12 anos depois, quando ouviu a ordem do Senhor para sair e aceitar Jesus como seu único Senhor e Salvador.

Hoje, Dona Glória tem 77 anos. Viva e independente. Foi dela que aprendi o gosto pela leitura, o zelo pelas coisas honestas, o respeito às autoridades - novas e velhas. De todas as coisas boas que me ensinou, uma foi fundamental: ela me ensinou a ORAR!

Comentário posterior a este texto de maio/2010: Mãe Glória faleceu no ano seguinte (agosto/2011). Ela se deitou e dormiu - literalmente.
 -
Ó Senhor Jesus, neste dia consagrado especialmente às Mães, receba esta concisa oração: Abençoa com saúde, força e sabedoria cada mãe deste mundo. Especialmente a Dona Glória, minha mãe e mãe deste leitor. Depois delas, minha esposa e minha filha mais velha, grávida de poucos meses - entre tantas outras excelentes e sábias mamães.


Parabéns Mamães!





Um comentário:

Priscila A.C. disse...

Obrigada!