domingo, dezembro 13, 2009

Curso de Blog para Evangélicos

.
Por João Cruzué /

Há algum tempo venho publicando textos sobre blogs e outras coisas neste sentido, compartilhando espontaneamente conhecimento (curso de blog) e tecnologia (como blogar) que reuni nestes últimos cinco anos. Meu propósito sempre foi o de fomentar a criação de blogs e o incremento de publicações de conteúdo cristão para contraponto às ideologias mundanas que se acham espalhadas pela Internet.

Espero com isso aumentar a consciência de muitas lideranças evangélicas para investir no quinto poder (Internet) - a fonte de informação das próximas gerações.
Investir em tecnologia de comunicação é crucial para divulgar BEM a palavra de Deus. O Evangelho não muda, mas as formas de comunicar as Boas Novas precisam ser adequadas para impactar cada geração.

VISÃO - Os formadores de opinião da sociedade brasileira são majoritariamente anti-cristãos. Eles são editores, redatores, jornalistas, escritores, proprietários de jornais e revistas tops que, via de regra, discriminam Igrejas, pastores e crentes. Por outro lado, a influência evangélica hoje se resume a menos de meia dúzia de pessoas. Ainda não fizemos ouvir a nossa voz na sociedade apesar de 20 milhões de crentes. Este é o nosso desafio: produzir um processo de mudança.

MISSÃO - Atuar no meio evangélico para conscientizar suas lideranças a participar de um processo de mudança. Este processo pode ser iniciado por um aumento na publicação de conteúdo cristão na Internet usando blogs como instrumentos de trabalho. Com o aparecimento das "lanhouses" e a gratuidade das plataformas de criação de blogs, toda liderança das áreas de louvor, ensino, ministério pastoral, profissionais liberais, empresários e estudantes evangélicos são blogueiros em potencial.

OPINIÃO - para escrever é preciso disciplina e paixão. A vantagem de um blog é a facilidade de sua criação, gratuidade de publicação e um grande poder de comunicação. Não é preciso ter conhecimentos técnicos em TI para publicá-los, apenas um bom investimento em criatividade e o zelo pela língua portuguesa deve ser buscado, pois um texto agradável e sem erros mostram respeito ao leitor. Isso é nenhum complicador, mas um desafio. Na verdade, a maioria dos grandes escritores tiveram dificuldades e um começo simples. Depois avançaram no conhecimento da língua e na arte de trabalhar com as palavras. Se eles conseguiram isso com disciplina, estudos e horas de revisões, nós também podemos.


A próxima geração de leitores de qualquer pátria e idioma vai usar a Internet como fonte básica de informação. Nós precisamos trabalhar para um presença maciça por lá. Uns fazem isto por vanglória, mas nós vamos fazê-lo para a glória de Cristo e para abençoar a sociedade brasileira.

---------------------------------------------------------------------------------------------------

"Algumas coisas nunca mudam, outras se recusam a mudar,

mas graças a Deus, nós podemos mudar para melhor"


(Parafraseando "Matrix")
---------------------------------------------------------------------------------------------------




SP 13.dez.2009

cruzue@gmail.com



8 comentários:

Ezequias Anacleto disse...

Muito boas suas dicas sobre blogs.

Estamos fazendo nossa parte para a divulgação do evangelho.

Abraço em Cristo

Ezequias Anacleto
http://consistenciacrista.blogspot.com/

Vinicius Morais disse...

Graça e Paz!

Realmente temos um gigante, chamado mídia, para derrubar.
Todavia, estamos em Cristo Jesus e nEle, somos mais que vencedores.

Que possam, a cada dia, nascer mais e mais blogs com conteúdo cristão verdadeiro, que nos ajudem a espalhar o evangelho também pela Internet.

Deus abençoe!

Vinicius Morais
-----
Visite: Refletindo a Graça
http://refletindoagraca.blogspot.com/

Tiago Scala disse...

O evangelho é o poder da salvação para aquele que crê, como disse o apóstolo Paulo. Nós devemos ser os comunicadores destas boas novas. O cristão precisa fazer uso dos "novos" meios de comunicação para que a graça divina torne-se conhecida.

Belíssimas instruções, especialmente no que se refere ao objetivo se ter um blog. A igreja precisa estar preparada e LIMPA para receber as ovelhas.

Abraços,
Tiago Scala
outsidethechurch.net

Fernanda disse...

Oi !

Seu blog é bem bacana, parabéns !
Encontrei algumas matérias suas através do diHITT!
Você podia enviar também pro PC Chip né?, o link dele é http://www.pcchip.com.br

Eu acompanho notícias de blogs por lá também, ele é tipo o diHITT e é muito bacana, e bem bonito.

Beijo !

Fernanda

Anônimo disse...

Amado irmão voce foi a primeira pessoa a me encentivar no meu blog quando iniciei, ainda estou devagar mais estou caminhando, e aprendendo muito com pessoas como voce,meus parabéns pelo seu esforço de nos ensinar,se puder faça uma visitinha no meu e me deixe algumas orientações, muito obrigado um grande abraço de seu ir em Cristo.

Reinaldo Carlos da Silva disse...

paz seja convosco,

gostaria de sugerir que o irmão, deixasse disponivel modelos de templates para os blogs. pois a ube tem bons templates a disposição e seria uma benção se estivesse tambem disponivel para blogs.

lery disse...

(Respondendo à Irmã Lery)

Oi Irmã Lery - A paz do Senhor Jesus.

Muito obrigado pelo contato.

Li seu comentário, mas achei melhor NÃO publicá-lo, pois tinha dados de acesso ao seu blog.

Infelizmente,não pude completar seu pedido porque não tinha o nome do usuário do blog, nem o email para contatar a senhora.

Se a senhora ler ler esta resposta, por favor, entre em contato comigo para que possa entender melhor suas dificuldades com o blog:
Irmão João/email: cruzue@gmail.com

.

Brasil Empreende disse...

Ola visitei seu blog e gostei muito e gostaria de convidar para acessar o meu também e conferir a postagem de hoje: O Todo-Poderoso e os desastres climáticos.
Sua visita será um grande prazer para nós.
Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
Atenciosamente,
Sebastião Santos.