quarta-feira, janeiro 28, 2009

O que a Bíblia fala sobre o aborto

João Cruzué

Encontramos
nove versículos contendo palavras com o radical "abort" em nossa pesquisa na Bíblia. Vou relacioná-los, e depois quero fazer um breve comentário.


1 - Gênesis 31.38
Estes vinte anos eu estive contigo; as tuas ovelhas e as tuas cabras nunca abortaram, e não comi os carneiros do teu rebanho. ( Jacó irritado, falando com o sogro)

2 - Êxodo 21:22-23
Se alguns homens pelejarem, e um ferir uma mulher grávida, e for causa de que aborte, porém não havendo outro dano, certamente será multado, conforme o que lhe impuser o marido da mulher, e julgarem os juízes. (23) Mas se houver morte, então dará vida por vida.

3 - Êxodo 23.26
Não haverá mulher que aborte, nem estéril na tua terra; o número dos teus dias cumprirei.

4-Jó 3.16
Ou como aborto oculto, não existiria; como as crianças que não viram a luz.

5 - Jó 21.10
O seu touro gera, e não falha; pare a sua vaca, e não aborta.

6-Salmos 58.8
Como a lesma se derrete, assim se vá cada um deles, como o aborto duma mulher, que nunca viu o sol.

7-Eclesiastes 6.3
Se o homem gerar cem filhos, e viver muitos anos, e os dias dos seus anos forem muitos, e se a sua alma não se fartar do bem, e além disso não tiver sepultura, digo que um aborto é melhor do que ele.

8-Oséias 9.14
Dá-lhes, ó SENHOR; mas que lhes darás? Dá-lhes uma madre que aborte e seios secos.

9-I Coríntios 15.8
E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo.


Comentário: Sem dúvida, o texto de Êxodo 21:22 é o mais díficil de interpretação. Dois homens pelejando; um deles fere a mulher do outro, grávida. Se ela abortar, ele paga uma multa. Se ela morrer, o agressor pagará com a própria vida. Eu vejo duas duas alternativas para interpretar o primeiro fato. A agressão à mulher com relação ao feto pode ter sido culposa ou dolosa ,segundo o linguajar jurídico. Se o agressor propositalmente atinge a barriga da gestante com a intenção de matar é um crime doloso. Há muitos relatos em nossa época de homens chutando ventres de grávidas. Neste ato há uma nítida inteção de matar o feto. Se o agressor em peleja com outro homem atingir sem intenção a mulher dele, e esta abortar o crime é doloso.

Interpretando literalmente o que está no texto desta versão, para ambos os casos envolvendo a morte do feto a pena será uma multa. Todavia, caso a mulher morra por ferimento de ato culposo ou doloso, não importa: a sentença é a morte.

Deus deu a minha esposa e a mim duas lindas filhas. Venho de uma família onde este ato não é aceito. Quanto a mim, não aceito a possibilidade do aborto a não ser em caso de estupro por bandido ou incesto por abuso de pai. Quero concluir, dizendo que não tenho a sabedoria necessária para interpretar a razão da multa ordenada por Deus no v.22, pela morte do feto não importando se por culpa ou dolo.

Desta vez, caro leitor, quero ouvir sua opinião.




João Cruzué


cruzue@gmail.com





3 comentários:

Anônimo disse...

Penso que somente Deus é que pode dar e tirar a vida de alguém e que isso de maneira alguma cabe a nós!
Mesmo que seja fruto de um estupro, devemos amar o nosso próximo como a nós mesmo como disse Jesus. É assim que acontece com quem possui o amor de Cristo em sua vida. O pregador Marcos Feliciano uma vez disse, quando contava seu testemunho, que sua mãe queria abortá-lo, mas isso não aconteceu, e hoje ele é um homem de Deus.

Unknown disse...

Adao e Eva nao se tornaram alma vivente somente depois que inspiraram o sopro da vida? O homem nao é somente alma vivente...nao ser vivente, alma vivente depois que inspira ... Ganhamos alma depois que inspiramos o sopro da vida ou no ventre da mae? É pecado matar uma alma ou um ser vivente? É pecado entao matar animais, seres viventes tb?

Arnaldo Ribeiro disse...

REVELAÇÃO / EXORTAÇÃO:
Urge propagarmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo ja vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber, criando Irmãos espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõem o titulo do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE CRIA ESSA AÇÃO DE CRISTO. (LC.15.28) E cumpriu-se a escritura que diz: (JB.14.17) O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós. Regozijemo-nos ante a presença do Nosso Senhor, e façamos jus ao poder que o Filho do Homem traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

(MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FORA NÃO HAVER NASCIDO.

E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber e entender quem é o Filho do Homem.

E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ

(MC.14.41) – CHEGOU A HORA, O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO ENTREGUE NAS MÃOS DOS PECADORES. E hoje, quem quiser interagir com o Filho do Homem, deve buscar “A Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet. E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta... .