domingo, março 13, 2016

Amor, consciência e fé


Consciência
João Cruzué

O apóstolo Paulo resumiu em sua primeira carta a Timóteo o propósito do mandamento divino para o homem: A caridade de um coração puro, um boa consciência e uma fé não fingida. Os três grandes pilares onde se assenta a vida cristã. Ele também escreveu, no capítulo 12 da epístola aos Romanos que o cristão não deve se conformar com os valores de um pensamento mundano, declaradamente contrário a tudo que é de Deus. A receita de Paulo para os cristãos romanos, embora tenha quase dois mil anos, nunca foi tão atual.

Existe caridade nascida de um coração corrupto? Com certeza. Basta ver o que acontece nos governos populistas, que dão bolsas-esmola para conquistar o sufrágio dos pobres, mas preferem frequentar andar de mãos dadas com os ricos e poderosos. É uma esmola interesseira. Também, no princípio da época cristã, Jesus ensinou que não se deve fazer propaganda de ações beneficentes.

Depois da caridade, Paulo escreveu para Timóteo sobre manter uma boa consciência. Segundo o Dicionário Merrian-Webster, traduzindo da língua inglesa, consciência é a parte da mente que mostra para você se suas ações  são moralmente boas ou más. Ao meu sentir, a consciência é como uma balança que pesa e avalia suas ações. A boa consciência de que Paulo fala é consciência cristã. Meu saudoso pastor Luiz Branco, por várias oportunidades ensinava que cada crente possui uma consciência com sensibilidade diferente. É o caso de que Paulo fala: que se comer carne escandalizar seu irmão, então é melhor não comer.

Sobre a consciência neste mundo pós-moderno, onde as grandes empresas ditam moda e costumes, posso dizer que vivemos em tempos muito perigosos, pois os objetos de desejo e consumo da sociedade não cristã estão CONFORMANDO a mente muitos crentes. A febre de consumo dos smartphones, a forma de exposição nas redes sociais e o pensamento egoísta de nossa época tem amortecido o amor e turvado a consciência, principalmente, da geração mais nova.

João e Paulo sempre foram muito claros sobre o significado de amor ao mundo. Amar o mundo significa gostar das coisas que o mundo (sistema de valores) gosta. Significa se comportar  da mesma forma que um ímpio ou incrédulo se comporta. É andar, falar e relacionar-se de uma forma que não se possa diferenciar que é cristão de quem não é. Quando esta diferença não fica bem visível, é porque a presença de Deus já está ausente daquele que se diz cristão.

Esta forma egoísta, indiferente, insensível, narcisista  de viver, é o núcleo duro de um sistema de valores que o apóstolo João  (I João 2:15) ordenou: Não ameis o mundo, nem o (os valores) no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do PAI não está nele. Isto quer dizer não se deixar dobrar pelos valores do mundo. Os valores da porta larga que Jesus rejeitou em Mateus 7: vv. 13-15.

Se o cristão aceitar como normal e corriqueiro padrões de comportamento e consumo, ele pouco a pouco vai se dobrar ao laço maligno. Não existe um caminho intermediário onde você coloca um pé no caminho da prostituição, da satisfação crescente do próprio eu,  e ao mesmo tempo continua frequentando uma Igreja.

Não se deve confundir religiosidade com  fé.

Religiosidade é quando você vai a Igreja, passa o dia inteiro lá, enquanto sua mãe está doente e acamada em casa. Um exemplo estranho, mas bem mais comum do que você pensa.  A nova geração que adora passar horas e horas mexendo nervosamente os dedos sobre um smartphone , a meu ver está sujeita a um sistema mundano de valores que privilegia o "amor": o amor a si mesma.

Fé, nos dias de hoje é manter uma consciência sensível, para sempre ouvir a voz do Espírito Santo. É esperar no SENHOR e se manter atento e distante daquilo que o mundo ama. Fé é procurar manter-se afastado dos valores que o mundo defende, para agradar a Deus. Deus não nos deu um espírito de timidez. Deus não nos deu um espírito insensibilidade diante da dor e necessidade das pessoas que nos cercam. Deus não nos deu um espírito egoísta que procura colocar o eu em primeiro lugar e o próximo em último. Deus nos deu, isto sim,  um espírito de fortaleza, de amor e de moderação.

Que cada um nesta noite, feche a porta do seu quarto e coloque na balança a forma de comportar e as atitudes do cotidiano. Sobretudo, é preciso avaliar se não estamos pendurados em alguma rede maligna em um oceano de viciados. O primeiro sinal de perigo é a falta de atitudes de amor, principalmente para com os que estão dentro da nossa casa.













sábado, março 12, 2016

Muita letra e pouca fé

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Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR
João Cruzué


Curiosamente, um grande paradoxo tem acontecido em meio ao povo evangélico, nestes últimos 20 anos. Nunca vimos tantas Casas Publicadoras, Seminários, Bíblias de Estudo, Programas em TV, consagrações de Pastores, Bispos, Apóstolos; realizações de Congressos e mais Congressos; construções de templos cada dia maiores e mais suntuosos; bancos de madeira sendo trocados por confortáveis longarinas. Todavia, em meio a este formidável fortalecimento religioso de atividade-meio, a figueira continua produzindo pouquíssimos frutos.

Isto se me parece muito com o vale de ossos secos, do capítulo 37 de Ezequiel. Estive meditando: Se o profeta tivesse profetizado apenas uma única vez, o resultado teria sido um formidável reboliço. Se, por acaso, isto acontecesse em um congresso em nossa época. Os presentes sairiam dizendo que o fogo teria caído de forma espetacular. Mas, nós sabemos que depois da primeira profecia de Ezequiel, o barulho não produziu vida.

Eu fico analisando. Não basta enfiar pelo tímpano dos crentes apenas um monte de palavras com extensas referências bíblicas do aconteceu com Moisés até Saulo de Tarso. Ou mesmo recitar todos os versículos da Bíblica, de cor, durante a pregação. É preciso mais. É preciso se aproximar de Deus para rogar a Ele que ordene o tempo para a segunda e  terceira profecias.

Na segunda vez que Deus mandou Ezequiel profetizar, os ossos foram revestidos de nervos, músculos e pele. Mas os corpos continuavam inertes e sem vida. Mas na terceira vez, no tempo escolhido por JEOVÁ, Deus mandou e o profeta convidou o Espírito Santo para dar vida àqueles mortos.

Imprimir livros, pregar mensagens eloquentes (e aborrecidas também) construir templos, fundar seminários, e consagrar um imenso ministério é muito bom, mas tudo isto não é suficiente para trazer o Espírito de Deus sobre os mortos.

Falar do Espírito Santo, pregar sobre o Espírito Santo, sem andar continuamente na presença de Deus, não traz o verdadeiro Espírito à vida dos crentes. Enrolar a língua, hoje, sem a manifestação dos frutos do Espírito, não é suficiente para dizer que eu esteja cheio do Espírito do Senhor.

Infelizmente, temos uma estrutura de apoio fantástica na Igreja Evangélica brasileira. Vertentes teológicas para todos os gostos, uma multiplicidade de denominações para todos os ouvidos, títulos de lideranças cada dia mais altos, Todavia, um homem cheio da graça, sozinho (Paulo), fez mais pela fé em 10 ou 15 anos de ministério do que todas as  denominações evangélicas brasileiras em 100 anos. Quem foi que profetizou o Espírito Santo na vida de Paulo? Um discípulo de Cristo, chamado Ananias.

Profetizar carro novo, casa com três andares, ou uma empresa que fature 1 milhão de dólares tem sido muito mais fácil do dizer debaixo da graça de Deus: Assim diz o Senhor JEOVÁ: "Vem dos quatro ventos, ó Espírito e assopra sobre estes mortos, para que vivam."