sexta-feira, agosto 31, 2012

A animalização da mulher nas letras do funk

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 O funk em quatro atos

João Cruzué

O movimento funk carioca chegou à periferia da Capital paulista há pelo menos oito anos. Como foi difícil aguentar durante alguns meses o som alto das caixas tocando uma música chamada "bonde do tigrão". Mais recentemente, nos fins de semana, a coisa evoluiu. As caixas deixaram as janelas abertas das salas e foram para os porta malas ou mesmo dentro dos carros com potências turbinadas, para tocar funk a qualquer hora do dia, da noite e da madrugada. O febre do funk definitivamente "pegou" na "perifa" de Sampa.

O som muito alto, entretanto, não é o que mais me incomada no Funk. São as letras com palavras chulas despersonificando a mulher que me assustam. Um dia desses, alguns moços do bairro escolheram o começo da minha rua, para colocar o carro na calçada com o porta malas aberto e dali começou um batuque funkeiro em volume máximo. Apesar de, a esta altura de meus 53 anos, já estar um pouco surdo, por causa de barulho, o batuque não incomodava tanto. Mas uma letra "chulíssima" invadia a privacidade de todas as casas da vizinhança, ofendendo todas as mulheres, inclusive minha esposa e minha filha. Era um tal que passar a mão ali... sendo este "verso" um dos mais "castos", entremeado com gritos de orgasmos femininos, palavrões, entre outras coisas que não mencionar aqui. Reclamei, quase apanhei, mas mais o carro não foi mais foi colocado ali.

Como cristão, preciso analisar a assnto sob dois ângulos. Pela ótica de um cidadão, posso dizer que tomei uma atitude de resistência pacífica, sem aceitar a provocação para um confronto físico, graças a Deus, foi uma surpresa não ter apanhado para resolver o problema. Pelo lado espiritual, há outras coisas envolvidas que de agora em diante vou analisar. pois diz repeito ao ao propósito do texto.

Não posso dizer que a música funk seja do diabo, mas quanto as suas letras - posso sim! Elas partem do pressuposto de que toda mulher é uma prostituta, pois usam as palavras e palavrões desse meio. Não estou desprezando prostitutas, são dignas de ouvir o Evangelho, mas estou referindo-me a um linguajar que não é próprio fora do meio. Uma comunidade inteira fica exposta a ouvir este som móvel até se acostumar com ele, goste ou não. Estas letras sujas do funk tiraram a mulher de uma condição que já era ruim, para a condição de animal inferior. De objeto de desejo sexual, para uma cadela disposta à cruza. A diferença entre o sexo conjugal cantado em pura poesia bíblica em Cantares de Salomão para uma letra horrorosa e porca da música funk fica muito bem comparada usando apenas duas frases. "Amada minha" x "cachorras, preparadas e novinhas".

Estive conversando com minha filha, já casada,  ela me disse uma coisa muito triste. Na sua opinião aquelas adolescentes da periferia que estão hoje "quebrando" e balançando o traseiro no meio da rua, daqui a um futuro não muito distante vão estar grávidas. Seus bebês muito provavelmente não conhecerão o pai e serão criados pelos avós. Crescerão revoltados, agressivos, doidos, não porque lá no fundo sejam isso, mas porque usam desse artifício para encobrir a despersonalização. Quando olham outras crianças andando com os pais, e sentindo a falta de um que não conhecem, deparam-se com um vazio que não conseguem suportar. Eles são o produto do desamor, não de um ato conjugal, mas de uma "cruza" entre um "tigrão" e uma "cachorra."

Conheço alguém de um projeto social contando histórias para crianças de periferia. Em sua roda de leitura tinha um garoto terrível, perturbado e malvado. Conversando com ele, ela conta que descobriu que  era super carente de amor. Sua maior frustração era não poder conhecer o pai. Nem sua mãe sabia quem ele era. Aliás, foi criado pela avó, uma vez que a mãe casou-se e tem outra família. Conta ainda, que em determinado dia, pediu às crianças da roda, que levassem algum brinquedo para uma melhor interação livro-criança, na próxima roda. Uns levaram carrinhos, outros celulares de verdade, bonecas etc. Como não tinha nada, o garoto "malvado" levou uma tesoura de costura velha!

Assim, em um país tão mal administrado, onde as receitas públicas são gastas primariamente com juros pagos a banqueiros e agiotas, o enfraquecimento econômico da família nas classes mais baixas é real e aviltante. Cada família enfraquecida não consegue estudar seus filhos;  sem Educação não há como romper com a miséria. Na periferia das cidades grandes eles encontram diversão no Funk. Eu critico as letras do funk que depreciam a mulher, porque suas palavras chulas e movimentos obscenos só fazem aumentar a miséria já existente quando usam a música para roubar sua dignidade, tratando-a como se fosse um animal.






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O perigo da insatisfação dentro da Igreja



Olhar
O corvo e a águia

João Cruzué

Quem é que ainda não reclamou ou comentou sobre alguma coisa dentro da sua Igreja, principalmente, nos dias atuais em que há muitas novidades e mais liberdade de costumes? A insatisfação é como uma moeda de duas faces. Se você não tomar cuidado, pode entrar por um caminho perigoso e perder a alegria da sua salvação.

É muito comum voltar da Igreja para casa, hoje, com um "cesto" de assuntos não muito cristãos, para dizer o mínimo. Boa parte dos crentes não está indo à casa de Deus para adorar, senão para observar e colher as (más)novidades. Conscientemente  ou não.

Quando saímos da posição de adoradores para "observadores" as coisas se complicam. Primeiro isso não agrada a Deus. Seria como uma oferta defeituosa. Acho mesmo que nem oferta seria.  Veio à mente uma imagem: mãos vazias. Depois cultuar de mãos vazias, parafraseando a Bíblia, seria como enterrar o único talento. Talento enterrado. Adoração negativa. Sem pensar nisso você estaria ofendendo a Deus indo ao culto sem nada para oferecer; entristecendo o Espírito Santo.

Uma atitude crítica com respeito  à vida dos outros. Do pregador, do pastor, da mocidade, das senhoras, das crianças. Do estacionamento, do banco pouco confortável, do secretário, do irmão das conversas paralelas durante o culto. Um arsenal completo não da armadura do cristão, mas do crítico anticristão. Quem se age desta maneira dificilmente vai perceber que se comporta assim.

É por isso que muitos de nós não têm mais prazer de ir ao culto. Não ouve mais a voz de Deus nada dentro da Igreja. Já entristeceu tanto o Espírito Santo, que não recebe mais nada. E não recebe nada por que não veio oferecer nada. Outra imagem de pregações antigas: um vaso de boca para baixo.

Antes de mudar de Igreja, seria muito bom fazer uma pequena anamnésia. Por que eu estou insatisfeito com minha Igreja? Tenho sido um adorador ou um crítico? Minha vida é um sacrifício vivo de adoração a Deus ou  só penso em adorar quando vou ao culto? Como  estou diante de Deus? Carrego de volta para casa depois do culto tudo o vi de ruim ou ocupo meu tempo comentando como foi bom o culto? Dependendo da resposta, mesmo que mude de Igreja  sua insatisfação vai segui-lo/a. E aí?

Eu não creio que seja fácil mudar um comportamento crítico enraizado. Eu me humilharia diante de Deus e evitaria conversar sobre assuntos da Igreja  DIUTURNAMENTE com pessoas com o mesmo defeito. Hoje, com tanta liberdade, e tantas Igrejas, e tantos pastores, uma doutrina mais ortodoxa afasta pessoas. Muitas coisas são relevadas e não há, talvez, uma preocupação em ensinar e repisar este assunto. Outra imagem volta a minha mente: a oferta de Abel e a oferta de Caim.

Caim caiu da graça e chegando ao ponto de matar seu irmão, por um problema acontecido na adoração.  Não sei que tipo de oferta os dois levaram. Mas um deles pensou que eliminando o irmão iria resolver o problema da oferta. E o problema não estava o irmão, mas na forma de cultuar de Caim.

E assim, por causa da insatisfação você pode fazer muitas coisas. Acho que entre todas elas apenas é a melhor. Resolva este problema em oração com o Senhor Jesus. Converse com Ele. Chore na presença Dele. Desabafe suas mágoas e mesquinharias com Ele. Se você fizer assim vai resolver a raiz de muitos males. Se você é cristão e anda insatisfeito com tudo, principalmente com a sua Igreja, tome cuidado. Os santos da sua Igreja são mesmo pessoas com um variado leque de defeitos. A palavra de Deus pode limpá-los, deletá-los. Pedro perguntou: Senhor, até quantas vezes devo perdoar meu irmão - sete vezes? Ao que Jesus respondeu: Não apemas sete vezes, mas 70 x 7 - 490 vezes - por dia!

A falta de perdão é como a louça suja que vai acumulando na pia, dia após dia. Da mesma forma que produz uma insatisfação insuportável, chegar em casa e verificar que tem louça por lavar há mais uma semana, um coração que tenha o mau hábito de guardar e comentar tudo o que se passa de ruim na Casa de Deus, além de acabar mesmo muito insatisfeito, vai ficar vazio do Espírito.

Não dê "mole" para a insatisfação. As vítimas podem  ser você e sua família.





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